Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 4780 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Abaixo o documento de homologação feito pelo caixa em boletos impressos pelo acbr. Estou postando para quem quiser homologar saber das correções necessárias.

Formulário para Homologação de Bloquetos de Cobrança Bancária - SIGCB

Cedente

ONONONONONONONONONONONON

1. (S) O Código do Cedente informado no campo Agência/Código do Cedente está cadastrado no sistema corporativo da CAIXA?

2. (S) Formato confere com as especificações? Papel A4 ou Carta

3. (S) Gramatura do papel confere? De 50 g/m2 - 75g/m2.

4. (S) Número de vias ou partes confere? Recibo do Sacado e Ficha de Compensação, podendo ser acrescida uma via para Controle Interno ou Protocolo de Entrega;

5. (S) Disposição das vias ou partes confere?

6. (S) Cor da Via/Impressão confere?

Observação:

I – A amostra apresenta a via denominada Comprovante de Entrega.

II – Retirar o número-código /DV de compensação da CAIXA (104-0) da via denominada Comprovante de Entrega.

RECIBO DO SACADO

7. Contém obrigatoriamente:

(S) Nome do Cedente (S) Agência/Código do Cedente (S) Valor do título

(S) Vencimento (S) Nosso Número (S) Nome do Sacado

* Todos os campos acima são de preenchimento obrigatório. As informações devem ser as mesmas constantes na Ficha de Compensação

8. (S) No recibo do sacado contém a expressão "RECIBO DO SACADO"?

Observação:

I – Na amostra o nome do cedente está divergente do cadastrado na CAIXA e Receita Federal.

II – Retirar o número-código/DV de compensação da CAIXA (104-0) da via Recibo do Sacado.

FICHA DE COMPENSAÇÃO

9. Apresenta na grade/denominação os seguintes campos:

(S) Local de pagamento* (S) Vencimento* (N) Cedente (nome e CNPJ)*

(S) Agência / Código do Cedente* (S) Data documento (S) Número do documento

(S) Espécie documento (S) Aceite (S) Data processamento *

(S) Nosso Número * (S) Uso do Banco (S) Carteira

(N) Moeda (S) Quantidade Moeda (S) Valor Moeda

(S) Instruções (Texto de Responsabilidade do Cedente) (S) (=) Valor do documento * (N) (-) Desconto

(N) (-) Outras Deduções/Abatimentos (N) (+) Mora/Multa/Juros (N) (+) Outros Acréscimos

(S) (=) Valor Cobrado (S) Sacado (nome e endereço completo) * (S) CNPJ/CPF do sacado *

(N) Sacador/Avalista (nome e CPF/CNPJ)

* Campos de preenchimento obrigatório.

- No campo Local de Pagamento: PREFERENCIALMENTE NAS CASAS LOTÉRICAS, AGÊNCIAS DA CAIXA E REDE BANCÁRIA.

Observação:

I – Incluir o campo CNPJ do Cedente e o número de inscrição à frente do nome do Cedente;

II – O conteúdo dos campos Data documento e Data processamento não pode ser superior ao conteúdo do campo Vencimento;

III – A literal contida no campo Carteira da amostra (SR) está divergente do que foi cadastrada na CAIXA (RG) cabendo ação da agência para alteração no sistema (cobranca.caixa), caso a modalidade negociada seja mesmo a Sem Registro;

IV – Alterar o nome do campo de Espécie para Moeda;

V – Alterar o nome do campo de Quantidade para Quantidade Moeda;

VI – Alterar o nome do campo de Valor para Valor Moeda;

VII – Alterar o nome do campo (-) Desconto/Abatimento para Desconto;

VIII – Incluir o campo (-) Outras Deduções/Abatimentos abaixo do campo (-) Desconto;

IX – Alterar o nome do campo (+) Mora/Multa para (+) Mora/Multa/Juros;

X – Incluir o campo (+) Outros Acréscimos abaixo do campo (+) Mora/Multa/Juros;

XI – Alterar o nome do campo Código de Baixa para CNPJ para informar o número de inscrição vinculado ao sacador/avalista e, mover esse campo para a mesma linha à frente do campo sacador/avalista.

XII – Alterar o conteúdo do campo Local de Pagamento para “PREFERENCIALMENTE NAS CASAS LOTÉRICAS, AGÊNCIAS DA CAIXA E REDE BANCÁRIA”.

10. (N) Altura de 95 a 108 mm da Via Ficha de Compensação confere?

11. (S) Largura de 170 a 216 mm da Via Ficha de Compensação confere?

12. (S) A identificação do Banco Cedente/Destinatário contém a logomarca do banco? O número-código/DV de compensação está à direita da logomarca e em negrito (104-0) com 5 mm de altura?

13. (S) A expressão "Autenticação/Ficha de Compensação" possui a dimensão máxima de 2 mm de altura, com posicionamento na parte inferior, à direita?

3

14. A representação numérica do código de barras confere com o Layout FEBRABAN:

(S) o seu posicionamento na parte superior direita da Ficha de Compensação

(N) fonte de 3,5 a 4.0 mm

15. (S) Nosso Número é compatível com a Carteira?

1 - Modalidade REGISTRADA - RG

2 - Modalidade SEM REGISTRO - SR

16. (S) No Código de Barras consta Fator de Vencimento?

17. (S) O Fator de Vencimento confere com o informado no campo Data de Vencimento?

18. O Código de Barras possui as medidas:

(N) 12 mm da margem inferior da Ficha de Compensação até o centro do Código de Barras

(N) 13 mm de altura por 103 de comprimento

(S) 5 mm da lateral esquerda da Ficha de Compensação até o início do Código de Barras ( zona de silêncio )

19. Quanto à leitura do Código de Barras:

(S) a qualidade/definição da impressão possibilita a leitura

(S) confere com o digitado

20. (N) As instruções para cobrança estão claras e coerentes?

21. (S) As amostras contêm dígito verificador geral de 1 a 9?

22. (S) O Dígito Verificador Geral confere?

23. (S) As amostras contêm dígito verificador do Nosso Número de 0 a 9?

24. (S) O Dígito Verificador do Nosso Número confere?

25. (S) A amostragem contém 09 documentos diferentes?

Observação:

I – Ajustar a altura da Ficha de Compensação ao padrão exigido (ver item 10, acima), sugerimos incluir linha serrilhada abaixo do código de barras.

II – Alterar o texto da expressão Autenticação Mecânica/Ficha de Compensação para Autenticação/Ficha de Compensação;

III – Ajustar a altura da fonte da Representação Numérica ao padrão exigido (ver item 14, acima);

IV – Ajustar as medidas do Código de Barras ao padrão exigido (ver item 18, acima);

V – A amostra não apresenta qualquer tipo de instrução sobre data limite para pagamento e valor de encargos para recebimento após o vencimento.

RESULTADO DA HOMOLOGAÇÃO

( ) A impressão está homologada.

( ) A impressão está homologada com ressalvas para os itens acima grifados.

(X) A impressão deverá ser corrigida, conforme observações e itens acima grifados.

(X) Deverá ser enviada nova amostragem.

OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES

• A INEXISTÊNCIA DO FATOR DE VENCIMENTO ESTARÁ ISENTANDO O BANCO ACOLHEDOR/RECEBEDOR DAS RESPONSABILIDADES PELO RECEBIMENTO APÓS O VENCIMENTO, POIS IMPEDE DE IDENTIFICAR AUTOMATICAMENTE SE O BLOQUETO ESTÁ OU NÃO VENCIDO.

• A TARIFA DE COBRANÇA NEGOCIADA ENTRE O CLIENTE E A CAIXA CONSTITUI-SE EM OBRIGAÇÃO EXCLUSIVA DO CEDENTE. PORTANTO, EM QUALQUER DAS FORMAS DE EMISSÃO DE BLOQUETO, O CEDENTE NÃO DEVE INSERIR, NO CORPO DO MESMO, INFORMAÇÃO NEM IMPOSIÇÃO DE COBRANÇA DE TARIFA AOS SACADOS PELO FATO DE ESTES PAGAREM OS BLOQUETOS NA REDE BANCÁRIA.

• OCORRENDO ALTERAÇÃO NO PADRÃO DO DOCUMENTO OU NA COMPOSIÇÃO DO CÓDIGO DE BARRAS POR PARTE DO CLIENTE, ENVIAR NOVA AMOSTRAGEM PARA HOMOLOGAÇÃO.

• A CAIXA NÃO SE RESPONSABILIZA POR PROBLEMAS DECORRENTES DA EMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE BLOQUETOS POR ELA NÃO VALIDADOS.

  • Administradores
Postado

Bom dia Guto.

Vc efetuou alguma das correções solicitadas pelo banco?...se sim poderia por favor anexar aqui, para que as mesmas sejam adicionadas ao svn?

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

  • 8 meses depois ...
  • Este tópico foi criado há 4780 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...