João Vitor Bogo Postado 1 Abril Postado 1 Abril Pessoal, bom dia! Eu tive um problema com um cliente que emite boletos e BoleCodes (QR Code com Pix) via API do Itaú. A questão era que os pagamentos feitos por boleto só eram creditados na conta bancária no dia seguinte, enquanto os pagos via BoleCode caíam na mesma hora. Porém, no JSON retornado pelo banco, a única diferença entre os dois tipos de pagamento estava no campo "descricao_instrumento_cobranca", onde um vinha como "BoleCode" e o outro como "boleto". Até mesmo o campo "data_inclusao_pagamento" era idêntico para ambos os casos, o que dificultava a diferenciação. Notei que o ACBR não realizava nenhum tratamento específico para a tag "descricao_instrumento_cobranca", o que me impedia de identificar claramente qual pagamento havia sido feito por boleto e qual por BoleCode. Fiz a alteração necessária para tratar essa diferença e agora consigo identificar corretamente os pagamentos. Agora estou preenchendo e analisando o campo "CodigoCanalTituloCobranca" com o valor da tag "data_inclusao_pagamento". Segue anexo unit com as alterações para análise. ACBrBoletoRet_Itau_API.pas
Moderadores Juliomar Marchetti Postado 2 Abril Moderadores Postado 2 Abril 3.2 - Não faça "bump" de forma excessiva (postar simplesmente para que um tópico vá para o topo da lista). Isso é considerado flooding. Favor leia as regras do fórum. Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Moderadores Juliomar Marchetti Postado 3 Abril Moderadores Postado 3 Abril Em 01/04/2025 at 11:37, joao vitor bogo disse: Fiz a alteração necessária para tratar essa diferença e agora consigo identificar corretamente os pagamentos. Agora estou preenchendo e analisando o campo "CodigoCanalTituloCobranca" com o valor da tag "data_inclusao_pagamento". Baixei e olhei mas não entendi. tu diz aqui data mas não vi . poderia explicar melhor? a unica coisa que vejo é Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
João Vitor Bogo Postado 4 Abril Autor Postado 4 Abril 2 horas atrás, Juliomar Marchetti disse: Baixei e olhei mas não entendi. tu diz aqui data mas não vi . poderia explicar melhor? a unica coisa que vejo é Acho que talvez eu me expliquei mal, vou dissertar um pouco mais para deixar mais claro. Imagine que eu tenho 2 boletos idênticos que foram pagos no mesmo dia, porém o boleto nº1 foi pago pelo qrcode e o boleto nº2 foi pago pelo código de barras. O Boleto 1 vai entrar na minha conta no mesmo dia que foi pago, o boleto 2 vai entrar na minha conta no próximo dia. Porém, no arquivo JSON que o Itaú retorna, o campo "data_inclusao_pagamento", está preenchido em ambos com a mesma data, então só por esse campo, eu não consigo saber se o título foi pago pelo QRCode ou pelo Código de barras. A única diferença que esses 2 títulos tem no arquivo JSON que o Itaú retorna, é o preenchimento da tag "descricao_instrumento_cobranca" O Boleto 1 vai ter a tag "descricao_instrumento_cobranca" preenchida com a string "BoleCode" O Boleto 2 vai ter a tag "descricao_instrumento_cobranca" preenchida com a string "boleto" Levando isso em consideração, e 'convertendo' para os campos do ACBR, essa informação deveria ser preenchida no campo "CodigoCanalTituloCobranca" (Campo esse que até então, não é preenchido no Itaú). Agora sim, com o campo "CodigoCanalTituloCobranca" preenchido, eu consigo saber na hora de tratar esse retorno, se o título foi pago pelo QRCode (E deve entrar no extrato da conta bancária no mesmo dia) ou se ele foi pago pelo código de barras(E deve entrar no extrato de conta bancária somente no próximo dia)
Moderadores Juliomar Marchetti Postado 4 Abril Moderadores Postado 4 Abril NO svn At revision: 38368 Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora