Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recommended Posts

Postado

Alguém já se deparou com esse erro "Invalid parameter." ao adicionar o componente TACBrCTeDACTERFR no form ?

image.thumb.png.254f23620b7e8eb067e4d45c7fe610ed.png

O erro esta ocorrendo no:
Delphi 12.3 Professional
Estou usando o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8
Esta instalado a ultima versão ACBr;

Postado
Em 28/03/2025 at 15:26, Juliomar Marchetti disse:

Fast Report tem que ser a versão enterprise

senão falho a memoria está em 2025.1.7

Obrigado pelo retorno! O FastReport que adquiri é a versão completa, mas não leva o nome 'Enterprise'. Além disso, minha versão já está acima da 2025.1.7.
Há alguma funcionalidade específica da edição 'Enterprise' que seja necessária para o uso?

• Moderadores
Postado
31 minutos atrás, Marcelo Grando disse:

Obrigado pelo retorno! O FastReport que adquiri é a versão completa, mas não leva o nome 'Enterprise'. Além disso, minha versão já está acima da 2025.1.7.
Há alguma funcionalidade específica da edição 'Enterprise' que seja necessária para o uso?

Eu tenho a Standard e funciona bem. Se não me engano o diferencial da Enterprise é que vem com os fontes. A versão Embarcadero é que não é compatível por não ter suporte a scripts.

Tentei replicar o erro e não consegui, pode informar o passo a passo pra ocorrer o erro?

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Moderadores
Postado
35 minutos atrás, Marcelo Grando disse:

há tá então já te adianto ao instalar o ACBr não deixe marcado a opção deixar LIBXX pois ao compilar em release ou debug vai erro

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Postado
2 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

há tá então já te adianto ao instalar o ACBr não deixe marcado a opção deixar LIBXX pois ao compilar em release ou debug vai erro

Já tinha o ACBr instalado com essa opção "Deixar somente a pasta LibXX no Library Path do Delphi" desmarcado.

Postado
3 horas atrás, BigWings disse:

Eu tenho a Standard e funciona bem. Se não me engano o diferencial da Enterprise é que vem com os fontes. A versão Embarcadero é que não é compatível por não ter suporte a scripts.

Tentei replicar o erro e não consegui, pode informar o passo a passo pra ocorrer o erro?

Eu adquiri o delphi 12  e tentei usar com o fastreport que vem junto no Delphi, ocorreu esse erro que reportei acima,
vi que a versão que vem junto com o Delphi não é completa, então adquiri a versão completa do Fastreport, 
desinstalei o fastreport que veio junto com o delphi e instalei o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8, reinstalei também o ABCr novamente. 
mas o erro continuou ocorrendo.

O erro ocorre ao abrir no Delphi 12 o form que já tinha os componentes adicionados (desenvolvido no delphi 2010), 
O mesmo erro ocorre ao adicionar o componente ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR em um form novo no Delphi 12.

OBS: estou tentando migrar o meu sistema do Delphi 2010 para o Delphi 12;

Tem essa propriedade no frxPDFExport que não existe mais no FastReport atual, mas esse componente abre normalmente ignorando o erro, 

Será que não seria isso que esta causando o erro no componente do ACBr, pelo que eu vi ele usa esse componente frxPDFExport nos componentes da ACBr citados acima. 

image.png.da0041097607af78fd77e5174235acf4.png  image.png.69974ae87e31b5fe1ee6468c27c1a1b2.png

O mesmo DataModule usando no Delphi 2010 e no Delphi 12, no Delphi 2012 ocorre o erro e não visualiza o componente. 

image.thumb.png.dacdc62ee314342608d2c9aa6850ef44.png

• Moderadores
Postado
1 hora atrás, Marcelo Grando disse:

image.png.da0041097607af78fd77e5174235acf4.png  image.png.69974ae87e31b5fe1ee6468c27c1a1b2.png

isso daqui é do fast report. quer dizer que propriedades foram modificadas desde a versão que tu tinha para essa então para isso é ignorar os erros

mexer algum componente e salvar que ele vai ajustar esse é o erro acima

Projeto ACBr

• Moderadores
Postado
1 hora atrás, Marcelo Grando disse:

desinstalei o fastreport que veio junto com o delphi e instalei o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8, reinstalei também o ABCr novamente. 
mas o erro continuou ocorrendo.

Verifica o teu library path se por acaso não está apontando ainda para alguma pasta do Fast Report antigo.

Ou se tem .dcu/.dcp/.bpl da instalação antiga do FR em alguma das pastas do library path.

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

Postado
10 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

isso daqui é do fast report. quer dizer que propriedades foram modificadas desde a versão que tu tinha para essa então para isso é ignorar os erros

mexer algum componente e salvar que ele vai ajustar esse é o erro acima

Pior que não, o mesmo erro ocorre ao adicionar o componente ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR em um form novo no Delphi 12.

Essa propriedade no frxPDFExport1.CheckboxAsShape que não existe mais no FastReport atual, mas esse componente abre normalmente ignorando o erro, 

o frxPDFExport1 permanece na tela, os demais que ocorre o erro de "invalid parameter" somem da tela e não permite recoloca-los.

image.png.0c0a2756f8a901757d85251dd40cc979.png

Esse erro ocorre em todas os componentes da ACBr ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR,

abrindo no form já existente e ignorando o erro, o componente some da tela e se for colocar manualmente ocorre o erro e não adiciona o componente, mesmo sendo em um form novo de um novo projeto.

image.png.85ffcb0165e1fcd06b5d856906b138bf.png

image.thumb.png.3f3fc2468af8ff74a59f907b946bde59.png

Será que por causa dessa propriedade frxPDFExport1.CheckboxAsShape que não existe mais no fastreport estaria causando o erro de invalid parameter nos componentes do ACBr ?

• Moderadores
Postado
11 minutos atrás, Marcelo Grando disse:

Esse erro ocorre em todas os componentes da ACBr ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR,

mas não lembro de ter componente não visual no form.
até tenho aqui instalado no 12.3 e fast report 2025.17.1

Projeto ACBr

Postado
29 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

mas não lembro de ter componente não visual no form.

Justamente, o componente não fica visual porque ocorre o erro, "invalid parameter".

Se for salvar o form, o Delphi pergunta se desejo remover a declaração do componente.

image.png.4aac6a02f68524945a31ee8ce8399f0a.png

Postado
1 hora atrás, BigWings disse:

Verifica o teu library path se por acaso não está apontando ainda para alguma pasta do Fast Report antigo.

Ou se tem .dcu/.dcp/.bpl da instalação antiga do FR em alguma das pastas do library path.

No library path, tem somente o apontamento para a nova instalação do FR.

image.png.ce9ea4230eb99b3ae50ee193996a3af8.png

dcu/.dcp/.bpl também não encontrei nada referente ao FR  versão Embarcadero.

Inclusive, depois que desinstalei essa versão, eu exclui a pasta aonde tinha instalado o FR versão Embarcadero e a

nova versão do FR instalei em uma pasta diferente, na verdade foi o próprio FR que solicitou o caminho da instalação.

Postado
11 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

lá da pasta Catalogy?

O FR versão Embarcadero tinha sido instalado dentro da pasta \OneDrive\Documentos\Embarcadero\Studio\23.0\CatalogRepository, depois que desinstalei ele, eu exclui a pasta do FR que estava dentro desta pasta \CatalogRepository

Agora o FR esta instalado dentro da pasta C:\Program Files (x86)\Embarcadero\Componentes\Fast Reports\VCL\2025.1.8\Sources

• Moderadores
Postado

Acabei de abrir um projeto novo, colocar os componentes acima citados e compilar sem problema algum e depois inseri em um datamodule também para testar

sua situação tem relação com fontes do fast report antigo

e também alterações que não estão salvas ainda no dfm

faça um teste em criar um projeto novo e colocar esses componentes e salvar.

depois abre o dfm e olha que não tem essas propriedades que ele diz. e dai abre seu fonte e vai notar que estão lá no seu dfm. tu usa herança não usa de formulários?

Projeto ACBr

Postado
Em 28/03/2025 at 11:09, Marcelo Grando disse:

Alguém já se deparou com esse erro "Invalid parameter." ao adicionar o componente TACBrCTeDACTERFR no form ?

image.thumb.png.254f23620b7e8eb067e4d45c7fe610ed.png

O erro esta ocorrendo no:
Delphi 12.3 Professional
Estou usando o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8
Esta instalado a ultima versão ACBr;

15 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

faça um teste em criar um projeto novo e colocar esses componentes e salvar.

Após o meu projeto pronto não abrir, o primeiro teste que fiz foi tentar por o componente em um projeto novo ,

simplesmente ao pegar o componente da palette e jogar ele no form já ocorre o erro de "Invalid parameter" e não salva nada no dfm.

Postado
15 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Acabei de abrir um projeto novo, colocar os componentes acima citados e compilar sem problema algum e depois inseri em um datamodule também para testar

A versão do FR que você tem, tem ainda a propriedade CheckboxAsShape no componente frxPDFExport ?

Caso não tenha, estou achando que é isso que esta causando o problema no ACBr pra mim,

o frxPDFExport  esta sendo usado nos componentes de impressão do ACBr e no caso, ao tentar criar o frxPDFExport,  a falta dessa propriedade "CheckboxAsShape" seria o  "Invalid parameter".

image.png.19a02eab7c6eb6ae8f2fc5a449f315a3.png  image.png.403cec88e05c9e67ef99325a9025d1fe.png

• Moderadores
Postado

Está com as duas versões do Delphi e do FR na mesma máquina?

Tentou alterar essa variável $(FRL) do library path para o caminho completo?

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

Postado
5 horas atrás, BigWings disse:

Está com as duas versões do Delphi e do FR na mesma máquina?

Sim, tenho instalado na mesma maquina

o Delphi 2010 com o FastReport versão 4.15.13 + ACBr  (esta funcionando normalmente)

o Delphi 12.3 com o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8 + ACBr

único problema que ocorreu foi esse "Invalid parameter" ao adicionar no form  qualquer um desses componentes:

ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR,

5 horas atrás, BigWings disse:

Tentou alterar essa variável $(FRL) do library path para o caminho completo?

Tentei alterar, mas continua com o mesmo problema;

image.thumb.png.b5f764c5d4fd9447d4bf3f141ea3fa09.png

Tentei executar o arquivo "apagarAcbr.bat" e reinstalar novamente o ACBr, mas também não adiantou.

Será que é porque tenho  2 versões do Delphi e do FR na mesma maquina ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...