Marcelo Grando Postado Sexta as 14:09 Postado Sexta as 14:09 Alguém já se deparou com esse erro "Invalid parameter." ao adicionar o componente TACBrCTeDACTERFR no form ? O erro esta ocorrendo no: Delphi 12.3 Professional Estou usando o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8 Esta instalado a ultima versão ACBr;
Moderadores Juliomar Marchetti Postado Sexta as 18:26 Moderadores Postado Sexta as 18:26 Fast Report tem que ser a versão enterprise senão falho a memoria está em 2025.1.7 Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Marcelo Grando Postado Segunda as 13:15 Autor Postado Segunda as 13:15 Em 28/03/2025 at 15:26, Juliomar Marchetti disse: Fast Report tem que ser a versão enterprise senão falho a memoria está em 2025.1.7 Obrigado pelo retorno! O FastReport que adquiri é a versão completa, mas não leva o nome 'Enterprise'. Além disso, minha versão já está acima da 2025.1.7. Há alguma funcionalidade específica da edição 'Enterprise' que seja necessária para o uso?
Moderadores BigWings Postado Segunda as 13:48 Moderadores Postado Segunda as 13:48 31 minutos atrás, Marcelo Grando disse: Obrigado pelo retorno! O FastReport que adquiri é a versão completa, mas não leva o nome 'Enterprise'. Além disso, minha versão já está acima da 2025.1.7. Há alguma funcionalidade específica da edição 'Enterprise' que seja necessária para o uso? Eu tenho a Standard e funciona bem. Se não me engano o diferencial da Enterprise é que vem com os fontes. A versão Embarcadero é que não é compatível por não ter suporte a scripts. Tentei replicar o erro e não consegui, pode informar o passo a passo pra ocorrer o erro? BigWingsAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC
Moderadores Juliomar Marchetti Postado Segunda as 13:53 Moderadores Postado Segunda as 13:53 35 minutos atrás, Marcelo Grando disse: Obrigado pelo retorno! O FastReport que adquiri é a versão completa, mas não leva o nome 'Enterprise'. Além disso, minha versão já está acima da 2025.1.7. Há alguma funcionalidade específica da edição 'Enterprise' que seja necessária para o uso? há tá então já te adianto ao instalar o ACBr não deixe marcado a opção deixar LIBXX pois ao compilar em release ou debug vai erro Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Marcelo Grando Postado Segunda as 16:58 Autor Postado Segunda as 16:58 2 horas atrás, Juliomar Marchetti disse: há tá então já te adianto ao instalar o ACBr não deixe marcado a opção deixar LIBXX pois ao compilar em release ou debug vai erro Já tinha o ACBr instalado com essa opção "Deixar somente a pasta LibXX no Library Path do Delphi" desmarcado.
Marcelo Grando Postado Segunda as 17:08 Autor Postado Segunda as 17:08 3 horas atrás, BigWings disse: Eu tenho a Standard e funciona bem. Se não me engano o diferencial da Enterprise é que vem com os fontes. A versão Embarcadero é que não é compatível por não ter suporte a scripts. Tentei replicar o erro e não consegui, pode informar o passo a passo pra ocorrer o erro? Eu adquiri o delphi 12 e tentei usar com o fastreport que vem junto no Delphi, ocorreu esse erro que reportei acima, vi que a versão que vem junto com o Delphi não é completa, então adquiri a versão completa do Fastreport, desinstalei o fastreport que veio junto com o delphi e instalei o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8, reinstalei também o ABCr novamente. mas o erro continuou ocorrendo. O erro ocorre ao abrir no Delphi 12 o form que já tinha os componentes adicionados (desenvolvido no delphi 2010), O mesmo erro ocorre ao adicionar o componente ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR em um form novo no Delphi 12. OBS: estou tentando migrar o meu sistema do Delphi 2010 para o Delphi 12; Tem essa propriedade no frxPDFExport que não existe mais no FastReport atual, mas esse componente abre normalmente ignorando o erro, Será que não seria isso que esta causando o erro no componente do ACBr, pelo que eu vi ele usa esse componente frxPDFExport nos componentes da ACBr citados acima. O mesmo DataModule usando no Delphi 2010 e no Delphi 12, no Delphi 2012 ocorre o erro e não visualiza o componente.
Moderadores Juliomar Marchetti Postado Segunda as 18:15 Moderadores Postado Segunda as 18:15 1 hora atrás, Marcelo Grando disse: isso daqui é do fast report. quer dizer que propriedades foram modificadas desde a versão que tu tinha para essa então para isso é ignorar os erros mexer algum componente e salvar que ele vai ajustar esse é o erro acima Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Moderadores BigWings Postado Segunda as 18:20 Moderadores Postado Segunda as 18:20 1 hora atrás, Marcelo Grando disse: desinstalei o fastreport que veio junto com o delphi e instalei o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8, reinstalei também o ABCr novamente. mas o erro continuou ocorrendo. Verifica o teu library path se por acaso não está apontando ainda para alguma pasta do Fast Report antigo. Ou se tem .dcu/.dcp/.bpl da instalação antiga do FR em alguma das pastas do library path. BigWingsAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC
Marcelo Grando Postado Segunda as 18:36 Autor Postado Segunda as 18:36 10 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse: isso daqui é do fast report. quer dizer que propriedades foram modificadas desde a versão que tu tinha para essa então para isso é ignorar os erros mexer algum componente e salvar que ele vai ajustar esse é o erro acima Pior que não, o mesmo erro ocorre ao adicionar o componente ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR em um form novo no Delphi 12. Essa propriedade no frxPDFExport1.CheckboxAsShape que não existe mais no FastReport atual, mas esse componente abre normalmente ignorando o erro, o frxPDFExport1 permanece na tela, os demais que ocorre o erro de "invalid parameter" somem da tela e não permite recoloca-los. Esse erro ocorre em todas os componentes da ACBr ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR, abrindo no form já existente e ignorando o erro, o componente some da tela e se for colocar manualmente ocorre o erro e não adiciona o componente, mesmo sendo em um form novo de um novo projeto. Será que por causa dessa propriedade frxPDFExport1.CheckboxAsShape que não existe mais no fastreport estaria causando o erro de invalid parameter nos componentes do ACBr ?
Moderadores Juliomar Marchetti Postado Segunda as 18:47 Moderadores Postado Segunda as 18:47 11 minutos atrás, Marcelo Grando disse: Esse erro ocorre em todas os componentes da ACBr ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR, mas não lembro de ter componente não visual no form. até tenho aqui instalado no 12.3 e fast report 2025.17.1 Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Marcelo Grando Postado Segunda as 19:25 Autor Postado Segunda as 19:25 29 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse: mas não lembro de ter componente não visual no form. Justamente, o componente não fica visual porque ocorre o erro, "invalid parameter". Se for salvar o form, o Delphi pergunta se desejo remover a declaração do componente.
Marcelo Grando Postado Segunda as 19:33 Autor Postado Segunda as 19:33 1 hora atrás, BigWings disse: Verifica o teu library path se por acaso não está apontando ainda para alguma pasta do Fast Report antigo. Ou se tem .dcu/.dcp/.bpl da instalação antiga do FR em alguma das pastas do library path. No library path, tem somente o apontamento para a nova instalação do FR. dcu/.dcp/.bpl também não encontrei nada referente ao FR versão Embarcadero. Inclusive, depois que desinstalei essa versão, eu exclui a pasta aonde tinha instalado o FR versão Embarcadero e a nova versão do FR instalei em uma pasta diferente, na verdade foi o próprio FR que solicitou o caminho da instalação.
Moderadores Juliomar Marchetti Postado Segunda as 19:34 Moderadores Postado Segunda as 19:34 lá da pasta Catalogy? Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Marcelo Grando Postado Segunda as 19:52 Autor Postado Segunda as 19:52 11 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse: lá da pasta Catalogy? O FR versão Embarcadero tinha sido instalado dentro da pasta \OneDrive\Documentos\Embarcadero\Studio\23.0\CatalogRepository, depois que desinstalei ele, eu exclui a pasta do FR que estava dentro desta pasta \CatalogRepository Agora o FR esta instalado dentro da pasta C:\Program Files (x86)\Embarcadero\Componentes\Fast Reports\VCL\2025.1.8\Sources
Moderadores Juliomar Marchetti Postado Segunda as 20:01 Moderadores Postado Segunda as 20:01 Acabei de abrir um projeto novo, colocar os componentes acima citados e compilar sem problema algum e depois inseri em um datamodule também para testar sua situação tem relação com fontes do fast report antigo e também alterações que não estão salvas ainda no dfm faça um teste em criar um projeto novo e colocar esses componentes e salvar. depois abre o dfm e olha que não tem essas propriedades que ele diz. e dai abre seu fonte e vai notar que estão lá no seu dfm. tu usa herança não usa de formulários? Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Marcelo Grando Postado Há 19 horas Autor Postado Há 19 horas Em 28/03/2025 at 11:09, Marcelo Grando disse: Alguém já se deparou com esse erro "Invalid parameter." ao adicionar o componente TACBrCTeDACTERFR no form ? O erro esta ocorrendo no: Delphi 12.3 Professional Estou usando o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8 Esta instalado a ultima versão ACBr; 15 horas atrás, Juliomar Marchetti disse: faça um teste em criar um projeto novo e colocar esses componentes e salvar. Após o meu projeto pronto não abrir, o primeiro teste que fiz foi tentar por o componente em um projeto novo , simplesmente ao pegar o componente da palette e jogar ele no form já ocorre o erro de "Invalid parameter" e não salva nada no dfm.
Marcelo Grando Postado Há 18 horas Autor Postado Há 18 horas 15 horas atrás, Juliomar Marchetti disse: Acabei de abrir um projeto novo, colocar os componentes acima citados e compilar sem problema algum e depois inseri em um datamodule também para testar A versão do FR que você tem, tem ainda a propriedade CheckboxAsShape no componente frxPDFExport ? Caso não tenha, estou achando que é isso que esta causando o problema no ACBr pra mim, o frxPDFExport esta sendo usado nos componentes de impressão do ACBr e no caso, ao tentar criar o frxPDFExport, a falta dessa propriedade "CheckboxAsShape" seria o "Invalid parameter".
Moderadores Juliomar Marchetti Postado Há 17 horas Moderadores Postado Há 17 horas é algo que tu tem antigo do fast report ou algum plugin ou alterações no código mas não existe isso, veja Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Moderadores BigWings Postado Há 16 horas Moderadores Postado Há 16 horas Está com as duas versões do Delphi e do FR na mesma máquina? Tentou alterar essa variável $(FRL) do library path para o caminho completo? BigWingsAjude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC
Marcelo Grando Postado Há 10 horas Autor Postado Há 10 horas 5 horas atrás, BigWings disse: Está com as duas versões do Delphi e do FR na mesma máquina? Sim, tenho instalado na mesma maquina o Delphi 2010 com o FastReport versão 4.15.13 + ACBr (esta funcionando normalmente) o Delphi 12.3 com o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8 + ACBr único problema que ocorreu foi esse "Invalid parameter" ao adicionar no form qualquer um desses componentes: ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR, 5 horas atrás, BigWings disse: Tentou alterar essa variável $(FRL) do library path para o caminho completo? Tentei alterar, mas continua com o mesmo problema; Tentei executar o arquivo "apagarAcbr.bat" e reinstalar novamente o ACBr, mas também não adiantou. Será que é porque tenho 2 versões do Delphi e do FR na mesma maquina ?
Moderadores Juliomar Marchetti Postado Há 7 horas Moderadores Postado Há 7 horas Então é isso. olhe em enviroment variables a path. ela deve ter caminho de ambos nos dois. remova os caminhos do delphi 2010 dentro do 12 Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora