Membros Pro AnDes Sistemas Postado Quinta as 19:27 Membros Pro Postado Quinta as 19:27 Companheiros Boa Tarde! Gostaria de lhes reportar uma dúvida relacionada ao WhatsApp (não relacionada ao Acbr) ! Em final 2022 um cliente me solicitou que desenvolvesse recurso para permitir enviar automaticamente o Arquivo Pdf Boletos Bancários via WhatsApp. Na época eu cheguei avaliar quais possibilidades teria que atender o cliente : a)-Desenvolver Interação direta com a Api da Meta para WhatsApp: Companheiros na época me reportaram que a empresa Meta era muito restritiva no tocante à permitir novos Desenvolvedores terem acesso à documentação da API do WhatsApp Business e bem como autorizá-los e desenvolver esta integração. Vi casos de Desenvolvedores que ficaram meses esperando que seus cadastros fossem aprovados. b)-Utilizar componentes de Terceiros para envio de mensagens ao WhatsApp automaticamente: Obtive informação também de que a Meta não autoriza envio de mensagens via Componentes Delphi. Isto porque a maioria dos componentes manipula de forma anônima o WhatsApp Web para efetuar o envio. E esta prática poderia inclusive resultar em banimento do Número do Celular junto à Meta. c)-Utilizar Serviços de API de Empresas Credenciadas: Cheguei a verificar possibilidade de consumir serviços de empresas que tem autorização de interagir com o WhatsApp Business. Porém acabei desistindo porque a maioria das empresas ( dentre elas a Twilio ) não me davam suporte suficiente para o processo de integração. Assim, na época eu optei por fazer com que a aplicação enviasse uma mensagem direta para o WhatsApp Web. A minha aplicação gerava o Texto da Mensagem apenas. Aí competia ao usuário anexar o Arquivo ( que ficava em pasta pública e padronizada ) e clicar no botão do WhatsApp Web para enviar. Até então o Cliente tem utilizado de forma relativamente satisfatória desta forma este recurso. Sabem me dizer se a situação que eu descrevi acima ainda existe ? Alguém conseguiu alguma forma mais segura de automatizar a integração de um Sistema Erp com o WhatsApp sem incorrer no risco de banimento do Número do Celular ? Grato a todos
Márcio Baroni Postado Quinta as 21:09 Postado Quinta as 21:09 Boa Tarde.. Aqui na empresa no ano passado fizemos um serviço que utilizava o componente "wppconnect-team/WPP4Delphi" para o envio de mensagens e arquivos via WhatsApp integrado no nosso ERP, mas não virou, consumia muitos recursos (memoria, cpu). Depois de algumas pesquisas, fizemos uma api em node.js e utilizamos o projeto "WhiskeySockets/Baileys" que comunica com WhatsApp. Hoje a api funciona super tranquilo hospedado em um VPS, consumindo pouco recursos... Temos hoje 42 empresas usando enviando uma média 3.500 mensagens por mês (os números são poucos porque ainda é um projeto piloto) Mas existe algumas observações por ser um meio não oficial: * Não use um número recém criado, vai dar banimento, vc precisa "esquentar" o número, enviando e recebendo mensagens... * Não envie mensagens em massa, com certeza vai dar banimento (Se precisar enviar muitas mensagens, faça uma fila e dê uma pausa de tempos em tempos) * Não envie mensagens idênticas, sempre coloque algo que distingue cada mensagem.
Moderadores Juliomar Marchetti Postado Sexta as 12:19 Moderadores Postado Sexta as 12:19 16 horas atrás, AnDes Sistemas disse: Na época eu cheguei avaliar quais possibilidades teria que atender o cliente : a)-Desenvolver Interação direta com a Api da Meta para WhatsApp: continua sendo a melhor e está mais tranquilo hoje . esquece os ooutros posi em primeiro tu vai gastar mais pois terá alguém no meio do processo pra ganhar grana e os demais são parser da versão web pra mandar mensagem correndo o risco de perder o numero ou ser bloqueado pela meta Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Fernando Rodrigo Postado Sexta as 20:27 Postado Sexta as 20:27 hoje uso evolution para enviar pdf de boleto, nota, cupom, mas o grande problema e envio em massa se bobiar vc é bloqueado estava usando o mesmo numero para todos os vendedores enviando pdf de pedido para os clientes, mesmo enviando cada pedido de uma forma, base64 dos pedidos, mesmo assim eles bloquearam agora vou usar o numero do proprio vendedor
Membros Pro valterpatrick Postado Sábado as 12:28 Membros Pro Postado Sábado as 12:28 Mesmo usando a api oficial do whatsapp vc pode ser bloqueado. O bloqueio do whatsapp é independente de ferramenta, ele leva em consideração o padrão do usuário, assim como outras coisas. Vou listar algumas coisas que pode fazer para não ser bloqueado: Quem recebe sua mensagem ter você como contato; Quem recebe sua mensagem interagir com sua mensagem; Enviar mensagens para números que estão na sua lista de contatos; Não enviar mensagens repetidas, ou seja, onde o texto é praticamente igual para várias das quais você enviou. Varie algumas coisas como saudações (oi, bom dia, boa tarde, olá, como vai,...); Interagir no whatsapp como se fosse um usuário comum: interagir com mensagens (curtir, responder), stories, grupos; Esquentar o número se for novo, que nada mais é que fazer o envio de mensagens e interações de forma gradativa, ou seja, hoje vc envia x mensagens, entra em alguns grupos, interage nos grupos, stories e etc. No dia seguinte, a mesma coisa, mas aumentando a frequência aos poucos e não esquecer que o outro usuário precisa interagir com você; Vou compartilhar uma experiência que já tive aqui: Compramos um número novo para um vendedor e ele começou a enviar algumas mensagens direto do celular, não usou nenhuma ferramenta, nem o whatsapp web e foi bloqueado no mesmo dia. Isto por que o whatsapp pensou que fosse algum spam, já que estava enviando mensagens parecidas para números que não estavam na lista de contatos, nem na lista de contatos de quem estava recebendo e nem foi tantas assim, acho que se for 20 contatos diferente é muito. A melhor opção de fato é a api oficial, que está mais fácil hoje, mas ainda sim é burocrática. As outras ferramentas que emulam o whatsapp web, seja empresas contratadas que já oferecem o serviço via api ou aplicação, até mesmo componentes como o TInject, WPP4Delphi, Evolution e muitos outros vão te entregar um resultado igual a api oficial, não vou dizer melhor por que algumas coisas não funcionam bem nestas ferramentas como é o caso dos botões. O que vai importar ai é como você usa a ferramenta, então pesquise sobre o assunto e veja técnicas para não ser bloqueado. Valter Patrick Gerente de Projetos na empresa CTEC (33)98400-0936 GitHub: https://github.com/valterpatrick
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora