Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recommended Posts

• Moderadores
Postado

Tentando entender as tabelas e como implementá-las no banco de dados. Algumas dúvidas aqui sobre qual a melhor forma de diagramar e relacionar essas novas tabelas:
1-Uma tabela de CST única para IBS e CBS? Ou uma para IBS e outra para CBS?
2-Na tabela cClassTrib criar um campo CST de IBS e outro de CST de CBS? Ou não deverá haver vínculo entre cClassTrib e CST, devendo haver um controle individualizado?
3-EC, LC, LCRedacao são campos da tabela CST ou da cClassTrib?
4-Data de inicio e final de vigência, pra mim, são campos que tiram a paz do desenvolvedor. Difícil controlar tantas tabelas que possuem esses campos: IBPT, NCM...

• Consultores
Postado

1) pelo o que entendi ficou unificado o IBS e CBS, no caso se utilizar o Código 200 Aliquota seria Zero para CBS e Reduzida em 60% para o IBS. 
Hoje eu estou prevendo 1 campo, que irá substituir a parte de ICMS, ISS, PIS, COFINS

2) Aqui mapeamos 1 campo único, como tínhamos o NCM, e depois que o ICMS sair, o NCM não existirá também.

3) Entendo que tudo cClassTrib, pois refere-se a classificação Tributária do IBS e da CBS e não Situação Tributária (CST)

4) Realmente, e geralmente o prazo entre sair e entrar o novo código, não tem uma janela saudável. Essas tabelas terão que mudar, mas teremos que controlar elas separadas.

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Postado

E com relação ao IS? O CClassTrib aplicado será o mesmo? Pelo que estou entendendo sim.

Entendo que a tabela de CClassTrib também ficará vinculada a outra tabela interna,  vinculando CCLassTrib x Estrutura do Produto  x Tipo de Operação x Município Destino x Alíquota IBS Mun x Alíquota  IBS UF 

• Moderadores
Postado
Em 24/02/2025 at 15:23, Gr@c@ disse:

Tentando entender as tabelas e como implementá-las no banco de dados. Algumas dúvidas aqui sobre qual a melhor forma de diagramar e relacionar essas novas tabelas:
1-Uma tabela de CST única para IBS e CBS? Ou uma para IBS e outra para CBS?
2-Na tabela cClassTrib criar um campo CST de IBS e outro de CST de CBS? Ou não deverá haver vínculo entre cClassTrib e CST, devendo haver um controle individualizado?
3-EC, LC, LCRedacao são campos da tabela CST ou da cClassTrib?
4-Data de inicio e final de vigência, pra mim, são campos que tiram a paz do desenvolvedor. Difícil controlar tantas tabelas que possuem esses campos: IBPT, NCM...

1)Então, no caso da nova tabela de CST_IBS_CBS, teremos 2 campos de aliquota? Uma para o CBS e outra para o IBS?
Codigo
Descricao
Aliquota CBS
Aliquota IBS
Legislação CBS
Legislação IBS
(haverá diferença dessas legislações conforme CRT ou Tipo de Destinatario (se consumidor final, indústria, varejo)?

2)Na tabela de produtos teremos:
um campo CST_IBS_CBS (assim como hoje temos o campo CST_ICMS)
um campo cCLASSTRIB (assim como hoje temos o campo NCM. Se o cClassTrib irá substituir o CFOP, devo colocar esse campo na tabela de produto? )

Na tabela cCLASSTRIB não haverá um campo CST_IBS_CBS. Haverá somente os demais campos da planilha fiscal?
Codigo
Descricao
EC
LC
LCRedacao
DtInicio
DtFim 

Postado
Em 25/02/2025 at 15:54, Gr@c@ disse:

1)Então, no caso da nova tabela de CST_IBS_CBS, teremos 2 campos de aliquota? Uma para o CBS e outra para o IBS?

Estou entendendo que essa tabela de CST é "acessória", visto que os três primeiros dígitos do CClassTrib são justamente o CST. Exemplo: 000001 - CST 000, tributado integralmente. 

Também entendo que a serão três alíquotas: CBS, IBS Estadual e IBS Municipal. Logo, como as aliquotas irão variar conforme CClassTrib,  UF Destino e Município Destino, existirá outra estrutura nos sistemas vinculando CClassTrib a essas outras informações da operação. 

Postado
Em 25/02/2025 at 15:54, Gr@c@ disse:

2)Na tabela de produtos teremos:
um campo CST_IBS_CBS (assim como hoje temos o campo CST_ICMS)
um campo cCLASSTRIB (assim como hoje temos o campo NCM

Entendo que somente CClassTrib vinculando ao produto: CST vinculado ao CClassTrib e CClassTrib vinculado ao produto.

Vai da organização de cada sistema. Teria que organizar os produtos em "estruturas" e depois , criar tabelas relacionando CFOP a estruturas e alíquotas,  tipo de operação, CST, etc, conforme destino final da operação, pois IBS  vai variar conforme UF e Município. 

A não ser que no seu sistema para cada venda realizada para cada cidade distinta você tenha um produto específico,  o que acho que não é o caso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...