Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvida sobre o CNPJ do certificado público e o CNPJ do emissor do documento

Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado

Olá, boa tarde, tudo bem? 

Estou com uma dúvida quanto à assinatura que retorna no método LCTe.SSL.CarregarCertificadoPublico().
Minha intenção é validar o XML imputado, garantindo que o documento é autêntico. Para isso, utilizo os seguintes métodos:  

//Carrego o XML 

LCNPJEmissor := LCTe.Conhecimentos.Items[0].CTe.emit.CNPJ;
LCTe.Conhecimentos.VerificarAssinatura(LMSGErro);
if LMSGErro <> '' then
  raise Exception.Create(LMSGErro);
LCTe.SSL.CarregarCertificadoPublico(LCTe.Conhecimentos[0].CTe.signature.X509Certificate);
if (LCTe.SSL.CertCNPJ = '') or (Copy(LCTe.SSL.CertCNPJ, 1, 8) <> Copy(LCNPJEmissor, 1, 8)) then
   raise Exception.Create('CNPJ não validado. Não importado');

Até então isso funcionava corretamente, o CNPJ do certificado sempre era igual ao certificado do emissor (Ou pelo menos o prefixo). Hoje me surgiu um caso em que o CNPJ do certificado não é o mesmo do emissor. Validei o XML no site do sefaz e ele passou sem problemas. Estou confuso, não consegui entender se isso que estou fazendo está correto ou incorreto. Poderiam por favor me ajudar a esclarecer essa dúvida? E se estiver incorreto, como eu deveria proceder? 

Muito obrigado ,

O XML está em anexo. 

342250020675881_v04.00-procCTe.xml

• Consultores
  • Solution
Postado

Boa tarde @forbostec,

Esse caso onde o CNPJ do emitente diverge do CNPJ do certificado, você chegou a pegar a chave do referido documento e consultar no Portal Nacional para ver se esse documento realmente existe?

Eu fiz isso e ele existe, portanto esse XML é de um CT-e que foi enviado para a SEFAZ e esta o autorizou.

O fato do CNPJ do emitente ser diferente do CNPJ do certificado, pode ser que o certificado seja de uma pessoa que tenha uma procuração para poder assinar o XML do emitente.

Observação: O XML do CT-e foi assinado com o certificado digital da empresa que emitiu a NF-e que esta vinculada ao CT-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...