Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBrLibBoleto - Arquivo de Retorno CNAB - Leitura dos Códigos de Motivos/Rejeição.


Ver Solução Respondido por Daniel InfoCotidiano,

Recommended Posts

  • Membros Pro
Postado

Ao responsável,

Tópico referência Discord: https://discord.com/channels/798697718800318484/800922538892591115/1308122426043006986

Estamos tentando realizar a leitura dos Motivos/Rejeições mas alguns bancos parecem não seguir o padrão de Código + Descrição ou a Lib não esta retornando esse padrão.

Exemplo abaixo do Banco Sicoob que retornou somente uma literal "Valor/Taxa de Juros de Mora Inválido"

image.png?ex=674605f2&is=6744b472&hm=9edf788e2b0eeb13740bcf45ad60d142f39ecce6094bf02f04f485017b2a8d2e&

Já o Banco Bradesco pela Lib nos retorna:

https://discord.com/channels/798697718800318484/800922538892591115/1310665637089120306

Exemplos:

[MotivoRejeicao6-0] MotivoRejeicao=00-Titulo pago com dinheiro

[MotivoRejeicao15-0] MotivoRejeicao=00-Baixado conforme instrucoes na agencia

[MotivoRejeicao16-0] MotivoRejeicao=A - Aceito

Obrigado.

  • Consultores
Postado

Tópico movido para a área do ACBr Pro, para que o SLA de respostas seja considerado

Boa tarde!

Foi criada a #TK-6276 para análise do caso e parecer por parte da equipe de consultores.

Qualquer novidade será divulgada neste tópico.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

  • Membros Pro
Postado

Olá pessoal,

Só para eu tirar uma dúvida, esses motivos que estão sendo retornados, a descrição desses motivos esta sendo retornada por algum mapeamento da Lib? Pergunto pois estava vendo o retorno do Sicoob e não encontrei exatamente esse retorno "Valor/Taxa de Juros de Mora Inválido" do exemplo na planilha de homologação deles.

image.png.5d392a0512a5a017697410f97ff3129c.png

PlanilhaSicoobCobrança.xls

  • Consultores
Postado
18 horas atrás, rpotalara disse:

não encontrei exatamente esse retorno "Valor/Taxa de Juros de Mora Inválido" do exemplo na planilha de homologação deles.

é CNAB ? precisamos saber qual o campo está alimentando. vc pode anexar um retorno e no nos passar qual o nossoNumero esta retornando esta informação ´para que possamos o verificar os fontes.

Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

  • Membros Pro
Postado
2 horas atrás, Daniel InfoCotidiano disse:

é CNAB ? precisamos saber qual o campo está alimentando. vc pode anexar um retorno e no nos passar qual o nossoNumero esta retornando esta informação ´para que possamos o verificar os fontes.

Daniel, o tratamento desse assunto foi iniciado no Discord:

Mensagem inicial:
https://discord.com/channels/798697718800318484/800922538892591115/1308118377235087443

Anexo CNAB enviado para consultores:
https://discord.com/channels/798697718800318484/800922538892591115/1308118884750196839

Teste que @Daniel InfoCotidiano realizou e exibiu o valor citado na mensagem anterior "Valor/Taxa de Juros de Mora Inválido"
https://discord.com/channels/798697718800318484/800922538892591115/1308122426043006986

A partir daí foi solicitado a abertura desse tópico:
https://discord.com/channels/798697718800318484/800922538892591115/1310699326108078133

Obrigado. Qualquer outra dúvida pelo a gentileza de me informar.

  • Curtir 1
  • Consultores
Postado
3 horas atrás, rpotalara disse:

Joia. Movi o tópico para PRIVADO, agora os anexos são feitos nas postagem PRIVADAS só nos consultores e vc tem acesso ao seu post.
Encontrei o retorno sicoob aqui. ja reporto

 

Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

  • Consultores
Postado

No manual de cada banco tem as ocorrências.
No manual do sicoob, temos:
Screenshot_465.png

Então no manual da Febraban:
https://cmsarquivos.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Layout padrao CNAB240 V 10 09 - 14_10_21.pdf
 

Pagina 210 - Motivo da Ocorrência

 

 

 

Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

  • Membros Pro
Postado (editado)
42 minutos atrás, Daniel InfoCotidiano disse:

No manual de cada banco tem as ocorrências.
No manual do sicoob, temos:
Screenshot_465.png

Então no manual da Febraban:
https://cmsarquivos.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Layout padrao CNAB240 V 10 09 - 14_10_21.pdf
 

Pagina 210 - Motivo da Ocorrência

 

 

 

@Daniel InfoCotidiano, entendi! então essa descrição esta vindo dessa lista da Febraban. No caso, no manual vejo que seria o código 27 mas o ACBr me retornou somente a descrição.

No manual/planilha do Sicoob que nós recebemos e que anexamos no Post anterior, me parece divergente também pois da posição 214 até a 223 são 9 caracteres eu entendo e não 10 como diz. Fato é que estou tentando padronizar a rotina para exibir o código + descrição e não estou encontrando conformidade, então não consigo saber onde esta o problema pois não tenho como debugar a Lib.

image.thumb.png.3a7eb5f69765175b69cb1cb8a4b8d5af.png

Já no exemplo do Bradesco do primeiro Post, em um dos retornos já temos o A - Aceito, ou seja, outro padrão.

Na minha rotina eu estou percorrendo os Motivos de Rejeição conforme sugestão do @juliocavalcantiacbr:

 

for (int k = 0; k <= pRetornoBoletoACBr.Titulos[i].Rejeicoes.Count - 1; k++)
{
    DS_Receber.ArquivoRetornoMotivosOcorrenciaRow drMotivo = pdsReceber.ArquivoRetornoMotivosOcorrencia.NewArquivoRetornoMotivosOcorrenciaRow();

    drMotivo.FK_ID_ArquivoRetorno = i;
    drMotivo.Codigo = pRetornoBoletoACBr.Titulos[i].Rejeicoes[k].MotivoRejeicao.Substring(0, 2);
    drMotivo.Descricao = pRetornoBoletoACBr.Titulos[i].Rejeicoes[k].MotivoRejeicao.Substring(3, pRetornoBoletoACBr.Titulos[i].Rejeicoes[k].MotivoRejeicao.Length - 3);

    pdsReceber.ArquivoRetornoMotivosOcorrencia.AddArquivoRetornoMotivosOcorrenciaRow(drMotivo);
}

 

3194_97336858_382485_241112_C240_1.RET

REALPRODUCAOCLIENTECB1810CI00.RET

Editado por rpotalara
  • Consultores
Postado

Fizemos uma alteração, sera comitado na segunda. a compilação da lib vai estar disponível na terça para que vc possa realizar os seus testes.
Foi adicionado na resposta da rejeição a propriedade MotivoRejeicaoComando que vai devolver os codigos.

image.png

image.png

 

image.png

  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

  • Membros Pro
Postado
Em 29/11/2024 at 17:29, Daniel InfoCotidiano disse:

Fizemos uma alteração, sera comitado na segunda. a compilação da lib vai estar disponível na terça para que vc possa realizar os seus testes.
Foi adicionado na resposta da rejeição a propriedade MotivoRejeicaoComando que vai devolver os codigos.

image.png

image.png

 

image.png

Olá, só complementar uma dúvida antes da compilação de testes. Sei que no mesmo título podem vir até 10 motivos, mas é comum virem todos iguais?

Exemplo:

image.png.ddf955fc47caf0e494da0f802699cd2a.png

Nesse exemplo, o mesmo título teria retornado 5 vezes "00-Titulo pago com dinheiro" ? Versão da DLL ACBrLibBoleto-1.2.1.331

Obrigado.

  • Consultores
  • Solution
Postado

Bom dia !
Depende do Banco... posicao X-Y (00000000)
tem banco q devolve 35
tem banco q devolve 35000000
ele verifica a posição e devolve as mensagens e códigos
dai vc desconsidera tratando apenas 1

image.png

Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...