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dev botao

Erro no retorno do PIXCD_CancelarCobrancaImediata/ITaú


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Postado

Bom dia Pessoal, Ao tentar executar o cancelamento de uma cobrança imediata, no ambiente de testes do Itaú, estou recebendo no log da biblioteca está retornando um -10, conforme log a seguir:
 

21/11/24 17:19:20:444 - PIXCD_CancelarCobrancaImediata(7978c0c97ea847e78e8849634473c1f1 )

21/11/24 17:19:20:446 - Travar 21/11/24 17:19:21:645 - Destravar

21/11/24 17:19:21:646 - SetRetorno(-10, Invalid float value : {{body_valor_original}})

Já no log do componente, o cancelamento consta como aprovado, conforme log a seguir:
 

21/11/24 17:19:21:609 - Resp.Body:
{"status":"REMOVIDA_PELO_USUARIO_RECEBEDOR","txid":"7978c0c97ea847e78e8849634473c1f1","revisao":0,"location":"pix.example.com/qr/v2/9d36b84fc70b478fb95c12729b90ca25","loc":{"id":789,"criacao":"2024-11-21T17:19:18.723476","location":"pix.example.com/qr/v2/9d36b84fc70b478fb95c12729b90ca25","tipoCob":"cob"},"solicitacaoPagador":"Solicitação enviada ao pagador.","calendario":{"criacao":"2024-11-21T17:19:18.723559","expiracao":"86400"},"devedor":{"cpf":"11766653081","nome":"Sandbox Teste"},"valor":{"original":"{{body_valor_original}}","modalidadeAlteracao":"0"},"infoAdicionais":[{"nome":"Info adicional Sandbox","valor":"Mensagem personalizada"}]}
21/11/24 17:19:21:622 -   ResultCode:200

Além disso, a documentação da função PIXCD_CancelarCobrancaImediata está misturada com a de consultar.

  • Consultores
Postado

Bom dia!

Foi criada a #TK-6258 para análise do caso e parecer por parte da equipe de consultores.

Qualquer novidade será divulgada neste tópico.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
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  • Consultores
Postado

Boa tarde!

A API PIX do PSP Itaú segue o padrão proposto pelo Bacen.

Se conferirmos na documentação deste padrão, podemos observar que o campo original no JSON deve ser um valor numérico que é o esperado pela Lib no momento de realizar a leitura:

Captura de tela 2024-11-25 153435.jpg

 

O que significa que o valor que lhe foi devolvido na resposta pela API do próprio PSP, NÃO É um valor válido:

  "valor": {
    "original": "{{body_valor_original}}",
    "modalidadeAlteracao": "0"
  },

A equipe de consultores ainda está analisando se é possível realizar alguma alteração do lado da solução ACBr, no entanto, também É MUITO IMPORTANTE, que você abra um chamado junto ao suporte do PSP para relatar o erro para eles.

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Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
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  • Consultores
Postado

Boa tarde!

Salvo engano, você mencionou no Discord que está partindo para o uso em produção com o PSP Itaú, correto?

O problema relatado neste tópico ainda persiste? Se testar em produção a API do PSP ainda devolve uma informação incorreta?

 

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
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  • Membros Pro
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Boa Tarde Diego,
No ambiente de produção do Itaú, nem consegui fazer nada... Como relatei no discord, só consegui ir até obter o certificado e o client_secret. Depois disso, quanto tento fazer um teste de fluxo está gerando o seguinte erro de execução:

29/11/24 13:40:17:038 -   ResultCode: 0 - 
29/11/24 13:40:17:040 -   Sock.LastError: 10054
29/11/24 13:40:17:043 -   Resp.Headers:

29/11/24 13:40:17:048 - Resp.Body:

29/11/24 13:40:17:051 - EACBrPixHttpException: Erro HTTP: 0, Metodo: POST, URL: https://sts.itau.com.br/as/token.oauth2

 

E disso não consegui sair. Já estou meio que desistindo disso...
 

  • Consultores
Postado

Conferindo nas mensagens do Discord, lhe foram passadas algumas instruções para que pudesse realizar um teste com o PostMan para confirmar se o problema seria na API do PSP ou se a forma como o componente comunica com a API precisasse ser revista.

Foi feito o procedimento?

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
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Sim, fiz o teste pelo postman e tb sem sucesso. Pra min, se eu consegui pegar o certificado pelo app de testes, o ambiente já estaria configurado e ativo no PSP.
O pior é que o pessoal do Itaú não da nenhum retorno... aí não consigo avançar.

  • Consultores
Postado
5 minutes ago, VFADev said:

Pra min, se eu consegui pegar o certificado pelo app de testes, o ambiente já estaria configurado e ativo no PSP.

Desculpe, esta parte não ficou muito clara.

O app de exemplo aqui seria o app de exemplo da Lib? Com ele você consegue comunicar tanto em homologação quanto em produção, mas quando tenta com a sua aplicação ocorre o problema?

Você consegue realizar um teste com este .EXE do programa de exemplo nativo para Delphi/Lazarus?

 

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
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Usando o app de exemplo, fiz a configuração para o ambiente de produção e nele consegui pegar o certificado e o client_secret, exatamente como esta no video do treinamento do nutror. 

Então, ainda no app de exemplo fui tentar executar o fluxo de venda e nele é que está ocorrendo esse erro. 

  • Consultores
Postado

Apenas por desencargo, por favor, consegue realizar um teste usando o anexo de minha postagem anterior?

Ele é o .EXE utilizado no curso, talvez seja mais fácil acompanhar.

Se der certo com ele, podemos comparar os logs gerados para ver se encontramos algum problema.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
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Essa versão que vc enviou o link, já é a que estou usando pra testar. `Pelo menos a data e tamanho do executável estão iguais.

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  • Consultores
Postado

Conferindo no último log que disponibilizou no Discord, este é o retorno que recebeu:

Quote

27/11/24 15:18:15:239 -   ResultCode: 0 - 
27/11/24 15:18:15:241 -   Sock.LastError: 10054
27/11/24 15:18:15:252 -   Resp.Headers:

27/11/24 15:18:15:266 - Resp.Body:


27/11/24 15:18:15:278 - EACBrPixHttpException: Erro HTTP: 0, Metodo: POST, URL: https://sts.itau.com.br/as/token.oauth2

Apesar de ele não ter uma mensagem, realizando algumas pesquisas por "Sock.LastError: 10054", encontrei alguns links relacionando este código de erros a problemas de TLS.

Conferindo na unit do PSP Itau, me parece que o mesmo faz uso do Lt_all por padrão ao invés do TLS1.2.

Em anexo, deixo um .EXE, com uma alteração que define o valor TLS1.2 para ser usado na conexão.

Por favor, tente realizar um novo teste com o mesmo.

PIXCDTeste.7z

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Bom dia Diego,
Com essa versão que vc enviou, o botão "Pagar" não está ficando ativo, como vc pode ver na imagem anexada..

Clipboard01.jpg

  • Membros Pro
Postado

Eu fechei o módulo e em seguida ao reabrir, ele ja veio com o botão ativado. Mas continua retornando o mesmo erro ao tentar executar o fluxo de vendas:

02/12/24 07:55:05:069 -   ResultCode: 0 - 
02/12/24 07:55:05:071 -   Sock.LastError: 10054
02/12/24 07:55:05:073 -   Resp.Headers:
02/12/24 07:55:05:077 - Resp.Body:
02/12/24 07:55:05:079 - EACBrPixHttpException: Erro HTTP: 0, Metodo: POST, URL: https://sts.itau.com.br/as/token.oauth2


 

  • Consultores
Postado

Bom dia!

Se você tentar acessar abrir um chamado no portal pelo link: https://devportal.itau.com.br/baas/#/suporte-contato não recebe nenhum retorno?

Caso já não o tenha feito, por favor, adicione as Dlls deste LINK dentro da mesma pasta do .EXE que foi disponibilizado e faça um novo teste.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
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Abrimos um chamada no Itaú já tem quase uma semana e até agora não recebemos nenhum retorno deles.
Já tinha salvo essas dlls, mas de qualquer modo, salvei novamente e fiz um novo teste e nada mudou.

  • Curtir 1
  • Consultores
Postado
33 minutes ago, VFADev said:

Abrimos um chamada no Itaú já tem quase uma semana e até agora não recebemos nenhum retorno deles.

Não tem nada na caixa de spam ou lixeira?

Se você logar no fórum não tem nenhuma mensagem ou informação relacionada?

38 minutes ago, VFADev said:

Já tinha salvo essas dlls, mas de qualquer modo, salvei novamente e fiz um novo teste e nada mudou.

Apenas para confirmar.

Seguindo a aula que há no curso, você conseguiu passar pela etapa das credências. (Deu certo de configurar as informações e de usar o botão "Solicitar Certificado").

O problema ocorre quando vai testar um fluxo de pagamento, quando vai gerar uma cobrança, é isso?

Consultor SAC ACBr

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Postado
21 horas atrás, Diego Foliene disse:

Não tem nada na caixa de spam ou lixeira?

Se você logar no fórum não tem nenhuma mensagem ou informação relacionada?

Apenas para confirmar.

Seguindo a aula que há no curso, você conseguiu passar pela etapa das credências. (Deu certo de configurar as informações e de usar o botão "Solicitar Certificado").

O problema ocorre quando vai testar um fluxo de pagamento, quando vai gerar uma cobrança, é isso?

Bom dia,
Isso mesmo. Conseguir obter o certificado e recebi também a client_secret.  O erro acontece quanto tento executar o fluxo de vendas.

  • Consultores
Postado
38 minutos atrás, VFADev disse:

Bom dia,
Isso mesmo. Conseguir obter o certificado e recebi também a client_secret.  O erro acontece quanto tento executar o fluxo de vendas.

Recentemente tivemos bastante relatos sobre esse mesmo problema. Nós mesmos tentamos contato com o Itaú, mas ainda estamos sem retorno.
Temos esse tópico onde alguns usuários estavam compartilhando informações sobre o problema: 

 

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  • Membros Pro
  • Solution
Postado

Boa Tarde Pessoal,
O Itaú refez o cadastro do meu cliente no ambiente deles e agora está funcionando.

  • Curtir 1
  • Consultores
Postado

Boa tarde!

Que bom que deu certo!

 

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
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