Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ACBrLibBoleto - API Sicoob V3

Ver Solução Respondido por Daniel InfoCotidiano,

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado

Boa tarde !

Conversei com o @Daniel InfoCotidiano e o @Diego Foliene no chat do Discord no dia 14/11 e passei um problema ocorrido na utilização de Consulta Movimentação SICOOB API e me pediram para abrir um post no fórum, então vamos lá...

Estou utilizando a ACBrLibBoleto, para realizar a Consulta Movimentação via API do banco Sicoob V3, seguindo todos os passos desse post Aqui. No post orienta a utilizar o método Boleto_ConsultarTitulosPorPeriodo e realizar o envio das consultas pelo parâmetro: TpConsulta: Boleto.Configuracoes.WebService.Operacao := tpConsulta. Fiz todas as configurações e está funcionando perfeitamente, mas percebi um detalhe que está incorreto.

Mesmo passando esse parâmetro como TpConsulta, a ACBrLibBoleto devolve o método como: INCLUI_BOLETO, conforme imagem abaixo:

Imagem

Gostaria de solicitar essa correção, pois não é uma Inclusão e sim uma Consulta.

Também gostaria de solicitar mais algumas correções que percebi durante a implantação, as quais citarei abaixo:

• Corrigir o Post, na parte onde informa que deve-se realizar o envio das consultas pelo parâmetro: TpConsulta, pois não é necessário informar esse parâmetro, uma vez que o próprio método Boleto_ConsultarTitulosPorPeriodo, define automaticamente o valor tpConsulta;

image.png.64c2eaaeb9e9c4e3c985c71587997367.png

• Corrigir o manual Boleto_ConsultarTitulosPorPeriodo, na descrição do eArquivoIni, que está faltando citar os novos parâmetros:  'NumeroProtocolo' e 'Identificador', utilizados no Sicoob;
  • Corrigir o manual Configurações da Biblioteca, no item BoletoWebSevice / Operação, onde o nome correto do parâmetro é: Operacao (sem acentos);
  • No Post, especificamente no item 3 (Download e Leitura do(s) arquivo(s) de movimentação), é informado que deve-se: "Alimentar um titulo para que o componente pegue alguns parâmetros como contrato, cedente (valor pode estar zerado)". Quando se alimenta o componente com mais de um título o retorno do arquivo .INI vem duplicado. Por exemplo
    • Se o retorno tiver 2 boletos e o componente foi alimentado com 1 título: RETORNO 2 boletos (está correto);
    • Se o retorno tiver 2 boletos e o componente foi alimentado com 3 títulos: RETORNO 6 boletos (está incorreto); Nesse caso eu percebi que os valores se repetem, dessa forma no retorno: boleto1, boleto2, boleto1, boleto2, boleto1, boleto2. Gostaria de solicitar essa correção também, uma vez que o próprio componente poderia 'ignorar', caso o componente for alimentado de forma errada com mais de um título.

Sei que é bastante informação para ajustes, então caso tenham dúvidas em algo que por ventura não consegui explicar corretamente, por favor me perguntem.

Agradeço a atenção.

• Membros Pro
Postado

Abaixo mais uma solicitação, para verificar se é possível ser realizada:

•  No Post, especificamente no item 3 (Download e Leitura do(s) arquivo(s) de movimentação), a ACBrLibBoleto retorna o parâmetro 'Msg_Retorno=-Quantidade de arquivos :2'. Configurei o PostMan em meu PC para identificar os dados de retorno e percebi que além da quantidade de arquivos a API retorna a Quantidade Total de Registros (veja dados abaixo). Seria possível incluir a Quantidade Total de Registros nos dados do retorno?
{
    "resultado": {
        "quantidadeTotalRegistros": 96,
        "quantidadeArquivo": 1,
        "idArquivos": [
            14439846
        ]
    }
}

• Membros Pro
Postado (editado)
1 hora atrás, Daniel InfoCotidiano disse:

Bom dia @Luiz Antonio Ubaldini
Obrigado pelas sugestões. será analisada e documentada. criado a tarefa TK-6244;

Sobre a quantidade de arquivos já é retornada:
image.png

Bom dia @Daniel InfoCotidiano!

Obrigado pelo retorno.

Referente a quantidade de arquivos, isso mesmo já retorna, o que ainda não retorna é a Quantidade Total de Registros (tag quantidadeTotalRegistros do JSON).

"quantidadeTotalRegistros": 96,
        "quantidadeArquivo": 1,
Editado por Luiz Antonio Ubaldini
  • Curtir 1
  • Consultores
Postado
Em 18/11/2024 at 17:38, Luiz Antonio Ubaldini disse:

No Post, especificamente no item 3 (Download e Leitura do(s) arquivo(s) de movimentação), é informado que deve-se: "Alimentar um titulo para que o componente pegue alguns parâmetros como contrato, cedente (valor pode estar zerado)". Quando se alimenta o componente com mais de um título o retorno do arquivo .INI

No titulo p consulta, vc alimenta uma vez apenas. a nao ser q vc saia e entre novamente. pode estar um zerado.

Foi comitado a alteração para devolver consulta no lugar da inclusao, ja vai estar na compilacao de amanha.
A documentacao esta sendo atualizada.

Obr

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

• Membros Pro
Postado
Em 25/11/2024 at 08:23, Daniel InfoCotidiano disse:

No titulo p consulta, vc alimenta uma vez apenas. a nao ser q vc saia e entre novamente. pode estar um zerado.

Foi comitado a alteração para devolver consulta no lugar da inclusao, ja vai estar na compilacao de amanha.
A documentacao esta sendo atualizada.

Obr

Bom dia @Daniel InfoCotidiano!

Acabei de baixar a nova versão da Lib (1.2.1.330) e nos meus testes o campo 'Header_Operacao' aparece como 'CONSULTA_BOLETO' apenas no primeiro registro do retorno...nos demais ainda continua retornando como 'INCLUI_BOLETO'. Veja print abaixo:

image.png.9a460e1b3bb255e1b4b0523aab6f86a1.pngimage.png.d986aa8c02f6e67cd2fff45aea3d3670.png

• Consultores
Postado
51 minutos atrás, Luiz Antonio Ubaldini disse:

Header_Operacao' aparece como 'CONSULTA_BOLETO' apenas no primeiro registro do retorno...nos demais ainda continua retornando como 'INCLUI_BOLETO'. Veja print abaixo:

que estranho, vou ver se consigo testar sem credenciais, qq te aviso.

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

• Consultores
Postado

Tópico movido para a área Privada do ACBr Pro, para que o conteúdo ou Logs anexados, não seja exposto

Movi o topico para a area privada, por favor, consegue me fornecer as credenciais para que eu possa realizar testes no meu ambiente?
Preciso dos arquivos de certificado e o ACBrLib.INI

Consultor SAC ACBr

• Membros Pro
Postado
Em 26/11/2024 at 11:30, Daniel InfoCotidiano disse:

Tópico movido para a área Privada do ACBr Pro, para que o conteúdo ou Logs anexados, não seja exposto

Movi o topico para a area privada, por favor, consegue me fornecer as credenciais para que eu possa realizar testes no meu ambiente?
Preciso dos arquivos de certificado e o ACBrLib.INI

Seguem...

• Consultores
Postado

Boa tarde @Luiz Antonio Ubaldini

O̶c̶u̶l̶t̶e̶i̶ ̶s̶e̶u̶ ̶p̶o̶s̶t̶ ̶p̶a̶r̶a̶ ̶p̶r̶e̶s̶e̶r̶v̶a̶r̶ ̶s̶u̶a̶s̶ ̶c̶r̶e̶d̶e̶n̶c̶i̶a̶i̶s̶,̶ ̶m̶a̶s̶ ̶s̶e̶g̶u̶e̶m̶ ̶v̶i̶s̶í̶v̶e̶i̶s̶ ̶p̶a̶r̶a̶ ̶o̶s̶ ̶c̶o̶n̶s̶u̶l̶t̶o̶r̶e̶s̶ ̶e̶ ̶o̶ ̶@̶D̶a̶n̶i̶e̶l̶ ̶I̶n̶f̶o̶C̶o̶t̶i̶d̶i̶a̶n̶o̶ ̶p̶o̶d̶e̶r̶á̶ ̶d̶a̶r̶ ̶s̶e̶q̶u̶ê̶n̶c̶i̶a̶ ̶q̶u̶a̶n̶d̶o̶ ̶p̶o̶s̶s̶í̶v̶e̶l̶ ̶n̶o̶ ̶a̶t̶e̶n̶d̶i̶m̶e̶n̶t̶o̶

Desculpe a confusão, não notei que seu tópico estava na área privada, corrigindo a informação, outros usuários do fórum não terão acesso aos seus arquivos.

• Curtir 2
  • Consultores
  • Solution
Postado

Fiz uma correção, testei esta ok., obrigado por reportar.
Estará disponível na próxima compilação da lib.

removi os dados sensiveis. para deixei este post. na area pro.

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

• Membros Pro
Postado
1 hora atrás, Daniel InfoCotidiano disse:

@Luiz Antonio Ubaldini Bom dia
Não sei se chegou a ver o log

{"mensagens":[{"mensagem":"Já existe um título com essa identificação.","codigo":"5002"}]}

E no retorno ACBr ele devolveu p vc

Code HTTP 400
image.png

Sim, o retorno da rejeição está correto, o que não retorna são os dados do boleto que foi rejeitado...veja no print abaixo, que todas as demais chaves de identificação do boleto estão vazias.

Nesse exemplo que te mandei, foi apenas um título, então fica fácil identificar qual título se refere a rejeição, o problema é quando a lista tem muitos boletos, fica mais complicado localizar qual boleto se refere a rejeição.

image.png.81e23bdc3ceb3f2e2ca4f6b33c89415a.png

• Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.