Membros Pro SisMaster Sistemas Postado 13 Novembro Membros Pro Postado 13 Novembro Bom dia, primeiro, já quero me desculpar o tópico não está na parte correta do forum. Hoje, nosso ERP já utiliza o ACBr para criar/imprimir o boleto, gerar arquivo de remessa em txt e ler o arquivo de retorno em txt. Porém, gostaríamos de passar a usar a API do Boleto mas tenho algumas duvidas sobre como ela funciona e das possibilidades dela, mesmo tentando usar o exemplo do ACBr "Demo ACBrBoleto" disponível no Tortoise. 1. Se não entendemos errado, a API irá permitir gerar/transmitir boletos bancários diretamente no banco (instituição financeira) sem necessidade de fazer remessa na opção "Registrar Boleto On Line"? Ou não é bem isso? 2. A opção "Consultar Boleto" seria um equivalente ao arquivo de retorno, em que é possível verificar o status dos boletos bancários registrados para saber se foram pagos, em que data, se houve juros etc? 3. Vi que há opções de alguns bancos em homologação e outros não. No ambiente de homologação, eu posso ficar gerando boletos testando inclusive o pagamento dele em datas acima ou abaixo do vencimento para ver o resultado no retorno? Como isso funciona? Existe algum vídeo explicando passo a passo isso? É semelhante ao ambiente de homologação da NF-e, que é praticamente um espelho do ambiente em produção ou possui limitações? 4. Acredito que o titular da conta no banco (instituição financeira) deva fazer o pedido ao gerente para liberar a conta dele para usar essa opção da API, seja em produção ou homologação, quando houver. Isso precisa ser feito banco a banco ou existe um regra geral baseada em CNPJ/CPF como se fosse um certificado digital? Onde consigo mais informações a respeito? Novamente, peço desculpa se são dúvidas banais mas como estamos iniciando agora a tentativa de implantação da API Boleto em nosso ERP, seria importante ter essas informações antecipadamente para nos planejarmos melhor sobre como e onde utilizar ela. Se tiverem vídeos de tutoriais bem completos sobre uso dela via ACBr, agradecemos também.
Consultores Júlio Cavalcanti Postado 13 Novembro Consultores Postado 13 Novembro 17 minutos atrás, SisMaster Sistemas disse: Bom dia, primeiro, já quero me desculpar o tópico não está na parte correta do forum. Hoje, nosso ERP já utiliza o ACBr para criar/imprimir o boleto, gerar arquivo de remessa em txt e ler o arquivo de retorno em txt. Porém, gostaríamos de passar a usar a API do Boleto mas tenho algumas duvidas sobre como ela funciona e das possibilidades dela, mesmo tentando usar o exemplo do ACBr "Demo ACBrBoleto" disponível no Tortoise. 1. Se não entendemos errado, a API irá permitir gerar/transmitir boletos bancários diretamente no banco (instituição financeira) sem necessidade de fazer remessa na opção "Registrar Boleto On Line"? Ou não é bem isso? 2. A opção "Consultar Boleto" seria um equivalente ao arquivo de retorno, em que é possível verificar o status dos boletos bancários registrados para saber se foram pagos, em que data, se houve juros etc? 3. Vi que há opções de alguns bancos em homologação e outros não. No ambiente de homologação, eu posso ficar gerando boletos testando inclusive o pagamento dele em datas acima ou abaixo do vencimento para ver o resultado no retorno? Como isso funciona? Existe algum vídeo explicando passo a passo isso? É semelhante ao ambiente de homologação da NF-e, que é praticamente um espelho do ambiente em produção ou possui limitações? 4. Acredito que o titular da conta no banco (instituição financeira) deva fazer o pedido ao gerente para liberar a conta dele para usar essa opção da API, seja em produção ou homologação, quando houver. Isso precisa ser feito banco a banco ou existe um regra geral baseada em CNPJ/CPF como se fosse um certificado digital? Onde consigo mais informações a respeito? Novamente, peço desculpa se são dúvidas banais mas como estamos iniciando agora a tentativa de implantação da API Boleto em nosso ERP, seria importante ter essas informações antecipadamente para nos planejarmos melhor sobre como e onde utilizar ela. Se tiverem vídeos de tutoriais bem completos sobre uso dela via ACBr, agradecemos também. Um momento
Consultores Solution Daniel InfoCotidiano Postado 13 Novembro Consultores Solution Postado 13 Novembro 19 minutos atrás, SisMaster Sistemas disse: 1. Se não entendemos errado, a API irá permitir gerar/transmitir boletos bancários diretamente no banco (instituição financeira) sem necessidade de fazer remessa na opção "Registrar Boleto On Line"? Ou não é bem isso? Tanto CNAB ou API ambas tem q registrar. o Registro do CNAB, vc gera o arquivo e envia para o banco o arquivo. Na API o registro é feito através do comando TpEnvia (registro online) registrando o boleto, nao precisa enviar via CNAB, pense que o cnab pode ser usado qdo a API estiver fora do ar. 3 minutos atrás, Júlio Cavalcanti disse: 2. A opção "Consultar Boleto" seria um equivalente ao arquivo de retorno, em que é possível verificar o status dos boletos bancários registrados para saber se foram pagos, em que data, se houve juros etc? Isso mesmo, vc consulta o boleto para retornar informações sobre ele. (se foi pago, se esta aberto.. etc) devolve informações do pagamento. 4 minutos atrás, Júlio Cavalcanti disse: 3. Vi que há opções de alguns bancos em homologação e outros não. No ambiente de homologação, eu posso ficar gerando boletos testando inclusive o pagamento dele em datas acima ou abaixo do vencimento para ver o resultado no retorno? Como isso funciona? Existe algum vídeo explicando passo a passo isso? É semelhante ao ambiente de homologação da NF-e, que é praticamente um espelho do ambiente em produção ou possui limitações? Sandbox nem todos bancos fornecem informações corretas, pagamento nao da p vc simular. mas nos retornos dos testes, é devolvido informações de testes alimentando os campos. como é sandbox, vc pode realizar os testes p ver como é devolvido e atender o fluxo. 5 minutos atrás, Júlio Cavalcanti disse: 4. Acredito que o titular da conta no banco (instituição financeira) deva fazer o pedido ao gerente para liberar a conta dele para usar essa opção da API, seja em produção ou homologação, quando houver. Isso precisa ser feito banco a banco ou existe um regra geral baseada em CNPJ/CPF como se fosse um certificado digital? Onde consigo mais informações a respeito? vc pode se cadastrar nos ambientes como desenvolvedor: https://www.bb.com.br/site/developers/ https://developers.inter.co/sandbox https://devportal.itau.com.br/baas/#/ 1 Daniel de Morais (Infocotidiano) Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Discord
Membros Pro SisMaster Sistemas Postado 14 Novembro Autor Membros Pro Postado 14 Novembro 21 horas atrás, Daniel InfoCotidiano disse: Tanto CNAB ou API ambas tem q registrar. o Registro do CNAB, vc gera o arquivo e envia para o banco o arquivo. Na API o registro é feito através do comando TpEnvia (registro online) registrando o boleto, nao precisa enviar via CNAB, pense que o cnab pode ser usado qdo a API estiver fora do ar. Isso mesmo, vc consulta o boleto para retornar informações sobre ele. (se foi pago, se esta aberto.. etc) devolve informações do pagamento. Sandbox nem todos bancos fornecem informações corretas, pagamento nao da p vc simular. mas nos retornos dos testes, é devolvido informações de testes alimentando os campos. como é sandbox, vc pode realizar os testes p ver como é devolvido e atender o fluxo. vc pode se cadastrar nos ambientes como desenvolvedor: https://www.bb.com.br/site/developers/ https://developers.inter.co/sandbox https://devportal.itau.com.br/baas/#/ Muito obrigado, Daniel. Vou iniciar os procedimentos baseados nas informações que você enviou. Agradecido. 1
Consultores Daniel InfoCotidiano Postado 14 Novembro Consultores Postado 14 Novembro Obrigado por reportar. Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico. Daniel de Morais (Infocotidiano) Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC (15) 2105-0750 (15)99790-2976. Discord
Recommended Posts