Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Rótulo "TEL:" do campo fone do emitente não deveria aparecer quando não tem a informação preenchida - ACBrDANFeRL FortesReport

Ver Solução Respondido por Jhoni Conzatti,

Recommended Posts

Postado

Bom dia,

O rótulo "TEL:" é impresso na DANFe mesmo que não tenha essa informação no XML.

Acredito que isso realmente não faça sentido e um cliente nosso reclamou.

Usamos o Fortes Reporte CE, então já realizei o ajuste nas danfes A4 nas orientações paisagem e retrato: fontes em anexo.

Na imagem abaixo, tem um exemplo de DANFe antes do ajuste que eu fiz:

image.png.6cc29e57bc20d164d89289d45dbe06d8.png

Nesta outra imagem a seguir, tem um exemplo de DANFe depois do ajuste que eu fiz:

image.png.a7c82abc846de01ed38ee7d384128691.png

Nas units ACBrNFeDANFeRLRetrato e ACBrNFeDANFeRLPaisagem, no método ```DefinirEmitente``` foram incluídos o seguinte tratamento:

if NaoEstaVazio(Fone) then
begin
  sTemp := 'TEL: ' + FormatarFone(Fone);
  rlmEndereco.Lines.add(sTemp);
end;

image.thumb.png.091310688f516bfd89846271c3ceec05.png

ACBrNFeDANFeRLPaisagem.pas ACBrNFeDANFeRLRetrato.pas

Postado (editado)

Segundo o manual na NFe/NFCe o campo telefone do emitente (tag emit.enderEmit.fone) é opcional (ocorrência 0-1). 

Editado por Jhoni Conzatti
correção do nome da tag
  • Moderadores
Postado
26 minutos atrás, Jhoni Conzatti disse:

Apenas para deixar registrado, devo informar ao cliente que o telefone é obrigatório na DANFe e portanto deve sempre informar no XML da NF-e.

Pela documentação acima sim.
se o xml não obriga e ele não quer informar dai é outra historia

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

• 2 semanas depois ...
Postado (editado)
Em 01/11/2024 at 11:24, Juliomar Marchetti disse:

Pela documentação acima sim.
se o xml não obriga e ele não quer informar dai é outra historia

O XML não obriga, o cliente não quer informar (e pode não informar) o seu telefone no XML da NF-e: nesse caso ele deseja que não apareça o rótulo "TEL:" na Danfe.

Segundo o cliente, não faz sentido aparecer o rótulo se não existe essa informação para exibir.

Eu, por outro lado, estou inclinado a concordar com o cliente.

Eu penso que, se o telefone deve ser obrigatório na DANFE, então a SEFAZ deveria pelo menos obrigar informar também no XML, para ficar coerente.

Editado por Jhoni Conzatti
  • Consultores
Postado

image.png

A especificificação do DANFE diz explicitamente que estas informações devem constar. Nesse caso nem tem relação com estar no xml ou não. Você poderia obter os dados no seu cadastro, por exemplo. Veja o logotipo, este sim é opcional e está explicito no manual também.

Esta documentação pode ser encontrada no link: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=ndIjl+iEFdE=

Oriente seu cliente a consultar o resposável fiscal da empresa dele.

Caso ainda assim pretenda manter a alteração você pode aplicar a seus próprios fontes, realizando o controle do arquivo toda vez que atualizar o ACBr.

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Postado
12 minutos atrás, Alexandre de Paula disse:

image.png

A especificificação do DANFE diz explicitamente que estas informações devem constar. Nesse caso nem tem relação com estar no xml ou não. Você poderia obter os dados no seu cadastro, por exemplo. Veja o logotipo, este sim é opcional e está explicito no manual também.

Esta documentação pode ser encontrada no link: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=ndIjl+iEFdE=

Oriente seu cliente a consultar o resposável fiscal da empresa dele.

Caso ainda assim pretenda manter a alteração você pode aplicar a seus próprios fontes, realizando o controle do arquivo toda vez que atualizar o ACBr.

Vou falar com o cliente e o contador dele. Vou tentar convencê-los a informar o telefone para aparecer na DANFe mostrando essa documentação fiscal.

Vou informa-los que apesar da informação não ser obrigatória no XML da NF-e, ela é obrigatória na DANFe.

Vamos ver o que irão me dizer. Em últimos casos faço o que o @Alexandre de Paula sugere, mantendo essa alteração nos meus fontes locais.

Depois reporto aqui a solução dada.

Obrigado por enquanto :)

• Curtir 2
  • Moderadores
Postado
28 minutos atrás, Jhoni Conzatti disse:

Vou falar com o cliente e o contador dele. Vou tentar convencê-los a informar o telefone para aparecer na DANFe mostrando essa documentação fiscal.

Vou informa-los que apesar da informação não ser obrigatória no XML da NF-e, ela é obrigatória na DANFe.

Vamos ver o que irão me dizer. Em últimos casos faço o que o @Alexandre de Paula sugere, mantendo essa alteração nos meus fontes locais.

Depois reporto aqui a solução dada.

Obrigado por enquanto :)

sincero não faça o que o cliente quer pois ele está fora do manual e lei que rege.

depois claro que isso não será algo assim mas se gerar problemas ou multas ele só ira apontar tu como culpado

• Curtir 1

Projeto ACBr

Postado
6 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

sincero não faça o que o cliente quer pois ele está fora do manual e lei que rege.

depois claro que isso não será algo assim mas se gerar problemas ou multas ele só ira apontar tu como culpado

Sim, eu geralmente faço da forma como você sugere, no entanto, nesse caso, realmente parece ser um inconsistência entre os manuais do SEFAZ e um advogado qualquer com segue me defender nesse caso kkkkk

Esse cliente em específico é dureza, mas acho que consigo convencê-lo com os argumentos que os senhores me apontaram: depois falo aqui.

• Moderadores
Postado
51 minutos atrás, Jhoni Conzatti disse:

e um advogado qualquer com segue me defender nesse caso kkkkk

nesse caso tu então diz pra ele fazer parte da discussão e do grupo do ENCAT e lá ele vai prever as alterações

e isso são só com fiscais do sefaz dos estados então ele não faz parte.

ou ele manda sugestão para eles

Projeto ACBr

• Consultores
Postado

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.