Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado

Boa Tarde
Agora estou tendo dificuldade com as Datas de Inicio da Mora Diaria e Multa por atraso. 
Para um Boleto com Vencimento dia 03/10/24 coloquei as seguintes informações:
Nas colunas 386 a 391 da Linha 1 coloque a Data de Inicio da Cobrança de Mora.
Nas colunas 3 a 10 da linha 2 coloquei a Data da Multa. 

3       3                  4               0                0                   0  0 
8       9                  0               0                 1                   2  2 
678901234567890               123456789012345678901234 

04102400 000002               22041020240000000000500

Na impressão do Boleto o Monitor imprimiu corretamente:
 Cobrar juros de R$ X,XX por dia de atraso para pagamento a partir de 04/10/2024
 Cobrar multa de X,XX% para pagamento a partir de 04/10/2024

Mas o ITAU entendeu diferente e aplicou as seguintes instruções:
 Aplicar juros no valor de R$ X,XX após 02 dias do vencimento
 Aplicar multa no valor de R$ X,XX após 02 dias do vencimento

De onde ele tirou esses 02 dias do vencimento?

Será que não basta informar a Data de Inicio da Mora e da Multa. Tem que informar também a quantidade de dias após o vencimento? No caso desse cliente seria 01 (1 dia após o vencimento)
Onde tenho que colocar essa informação no TITULO.INI
Obrigado

• Consultores
Postado
15 minutos atrás, Reinaldo Silva disse:

Boa Tarde
Agora estou tendo dificuldade com as Datas de Inicio da Mora Diaria e Multa por atraso. 
Para um Boleto com Vencimento dia 03/10/24 coloquei as seguintes informações:
Nas colunas 386 a 391 da Linha 1 coloque a Data de Inicio da Cobrança de Mora.
Nas colunas 3 a 10 da linha 2 coloquei a Data da Multa. 

3       3                  4               0                0                   0  0 
8       9                  0               0                 1                   2  2 
678901234567890               123456789012345678901234 

04102400 000002               22041020240000000000500

Na impressão do Boleto o Monitor imprimiu corretamente:
 Cobrar juros de R$ X,XX por dia de atraso para pagamento a partir de 04/10/2024
 Cobrar multa de X,XX% para pagamento a partir de 04/10/2024

Mas o ITAU entendeu diferente e aplicou as seguintes instruções:

De onde ele tirou esses 02 dias do vencimento?

Será que não basta informar a Data de Inicio da Mora e da Multa. Tem que informar também a quantidade de dias após o vencimento? No caso desse cliente seria 01 (1 dia após o vencimento)
Onde tenho que colocar essa informação no TITULO.INI
Obrigado

Pode anexar os logs?

• Membros Pro
Postado

Boa Tarde

Obrigado a todos pela ajuda.

Desculpem a demora. Depois de ler ontem a pergunta do Daniel sobre Instruções, vi que não estava colocando nenhuma instrução no programa. Rapidamente corrigi o programa e coloquei a  Instrução 44 nas colunas 157 158

F 44 Importância por dia de atraso a partir de ddmmaa

(F) Informar o valor por dia de atraso nas posições 161 a 173 e a data nas posições 386 a 391

Ontem mesmo a cliente transmitiu uma remessa com essas informações. Não adiantou. Continuam aplicando juros e multa após 2 dias do vencimento

Anexos, arquivo remessa, com detalhes do Manual, arquivo Titulo1.txt e mensagens no boleto e no processamento do Itau

MensagensBoleto-Itau.jpeg

RemessaItau.txt TXTTIT.TXT

• Membros Pro
Postado

não entendi a sua pergunta, mas, o Cedente vai informado na linha 0 do arquivo remessa.

quanto ao suporte técnico, já pedimos ajuda para o preenchimento da linha 2 (multa) e deram uma resposta absurda. Não sei se poderemos contar com ele. 

mas, vou pedir para a cliente entrar enviar a consulta

• Consultores
Postado
14 horas atrás, Reinaldo Silva disse:

quanto ao suporte técnico, já pedimos ajuda para o preenchimento da linha 2 (multa) e deram uma resposta absurda. Não sei se poderemos contar com ele. 

Quando falamos que está conforme o manual, o suporte confere. caso tenha divergência, eles nos orientam e anexam parte do manual.

Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

• 3 semanas depois ...
  • Membros Pro
Postado

Boa Tarde

Esse problema ainda está pendente, e o cliente me cobrando.

Tenho impressão que para ser resolvido é necessário informar a Quantidade de Dias nas Colunas 392 e 393 no registro 1 do Arquivo Remessa, mas não encontrei nenhum comando do TITULOS.INI para passar essa informação, pelo menos não vi no manual https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/ModeloTituloArquivoINI.html

Achei um arquivo Remessa de um cliente, feito por outro sistema, e essas colunas estão preenchidas. (anexo)

Esqueceram delas no AcbrMonitor ?

qtd-dias.jpg

• Consultores
Postado

Bom dia @Reinaldo Silva
estou verificando no manual do itau, o que diz sobre a posição:

image.png

Pede p verificar Nota 11A, segue abaixo:

image.png

Para o preenchimento desta posição é necessário informar a propriedade DataProtestoNegativacao, DataProtestoNegativacao e CodigoNegativacao
Se puder por favor anexar o Tiulo.INI que está utilizando, vou realizar um teste em meu ambiente e ajustar o mesmo para o Sr.

Consultor SAC ACBr

• Consultores
Postado

No titulo anexado neste post, 24/10 nao tem informações sobre protesto ou negativação.
e este campo 392 a 393 é utilizado para protesto ou negativação conforme anexo acima.

Consultor SAC ACBr

• Membros Pro
Postado

Boa Tarde

Muito obrigado pela sua atenção.

Usar comandos de negativação está fora de questão, pois resulta em envio a Protesto. 

De qualquer forma o Monitor tem que ter a opção Dias de Pagamento para os campos 392, 393. No caso da Instrução 91, Não receber após xx dias do vencimento, eles  devem ser informados. No meu caso estou achando que o problema está na falta dessa informação pois o banco está usando para inicio de pagamento de mora e juros o mesmo critério da obs 11A, "caso o campo quantidade de dias seja informado com zeros, será considerado o prazo de 2 (dois)
dias corridos após o vencimento. "

TITUTO.INI

• Consultores
Postado

@Reinaldo Silva
Só para confirmar, o problema é que o itau está entendendo 02 dias apos o vencimento, correto?

Consultor SAC ACBr

• Membros Pro
Postado

Exato. Apesar das datas de inicio de mora e multa serem 1 dia após o vencimento (veja Titulo.ini que mandei), o internet bank considera 2 dias após o vencimento e, aparentemente o arquivo remessa está certo. Só cismei com aquela data de vencimento 00

• Consultores
Postado

Falando com o time entendemos que:
Vencimento 03/10/2024
Cobrar juros de R$ X,XX por dia de atraso para pagamento a partir de 04/10/2024 ( ou seja vai cobrar em 05/10/2024)
Cobrar multa de X,XX% para pagamento a partir de 04/10/2024 ( ou seja vai cobrar em 05/10/2024)

que deve ser a mesma coisa que o banco esta entendendo:

Então para este caso, passe a mesma data de vencimento para multa e juros.
Se puder realizar o teste por favor.

O Arquivo de remessa esta sendo gerado com as datas, conforme manual:
Screenshot_460.png

Screenshot_459.png

Screenshot_458.png

Consultor SAC ACBr

• Membros Pro
Postado

Bom dia

Mais uma vez agradeço o empenho da equipe ACBR.

É até possível que o banco tenha interpretado dessa maneira, mas teoricamente não está certo. Segundo a gramática "a partir de" é uma locução usada para demarcar o início de uma contagem, o mesmo que "a começar de".  Se vamos doente ao médico no dia 20/11 e vai dar um atestado dando licença médica a partir do dia 20/11.

Tenho que testar, e dou um retorno.

Obrigado

• Curtir 1
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.