Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado

Ao tentar emitir o conhecimento ocorre o seguinte erro na estrutura do xml:

Não foi possível gerar o CT-e.
Validação do CT-e assinado: 
Falha na validação dos dados do Conhecimento: 73739

--> 1871 - Element '{http://www.portalfiscal.inf.br/cte}infCarga': This element is not expected. Expected is ( {http://www.portalfiscal.inf.br/cte}toma ).

CTe_FOR - F - 73739.XML

• Membros Pro
Postado

Boa noite, no XML em anexo que mandei a tag toma foi informada, com as demais informações:

<toma>
      <toma>0</toma>
      <indIEToma>9</indIEToma>
      <CNPJ>05196942000100</CNPJ>
      <xNome>CT-E EMITIDO EM AMBIENTE DE HOMOLOGACAO - SEM VALOR FISCAL</xNome>
      <fone>85 3223-0070</fone>
      <enderToma>
        <xLgr>AVENIDA DOS EXPEDICIONARIOS</xLgr>
        <nro>5644</nro>
        <xCpl>SEM COMPLEMENTO</xCpl>
        <xBairro>MONTESE</xBairro>
        <cMun>2304400</cMun>
        <xMun>FORTALEZA</xMun>
        <CEP>60411136</CEP>
        <UF>CE</UF>
        <cPais>1058</cPais>
        <xPais>BRASIL</xPais>
      </enderToma>
    </toma>

a tag esta dentro de infCte

• Consultores
Postado

Boa tarde @devFortes,

O XML que você anexou esta sendo gerado pelo componente ACBrCTe ou pelo ACBrLibCTe ou pelo ACBrMonitor ou é a sua aplicação que gera o XML?

Não sei se você notou esse XML não abre em um navegador pois a montagem da tag CNPJ das informações do responsável técnico esta errada.

O CNPJ Não pode estar formatado e esta faltando o carcter "<" ao fechar a tag.

O seu XML esta da seguinte forma: 

<CNPJ>66.699.938/0001-50/CNPJ>

sendo que o correto seria:

<CNPJ>66699938000150</CNPJ>

Por fim lembre-se de só validar o XML depois do mesmo ter sido assinado.

E certifique-se que esta com todos os schemas atualizados na maquina que vai gerar o XML, assinar e validar antes do seu envio.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Membros Pro
Postado

Bom dia, @Italo Giurizzato Junior, após os ajustes o erro persiste.

1 - A minha aplicação gera o xml e usa o ACBr para enviar.

2 - Em relação ao erro da tag, este foi corrigido. Segue a img com o xml aberto no chrome.

image.thumb.png.fb059ed31b55b0be70b2e3349ea33845.png

3 - Em relação a formatação do CNPJ, fiz o teste com o envio sem a pontuação, mas o erro original persistiu, no caso o da tag toma.

image.png.64b49a4535fc90c124d99ee45f758c46.png

4 - Na minha aplicação o xml é assinado e só então é validado. O erro ocorre no método ACBrCTeConhecimentos.Conhecimento.Validar.

5 - Sobre os schemas, verifiquei novamente se estavam atualizados e estão

6 - O xml corrigido está em anexo.

image.png

CTe_FOR - F - 73741.XML

• Consultores
Postado
58 minutes ago, devFortes said:

Bom dia, @Italo Giurizzato Junior, após os ajustes o erro persiste.

1 - A minha aplicação gera o xml e usa o ACBr para enviar.

2 - Em relação ao erro da tag, este foi corrigido. Segue a img com o xml aberto no chrome.

image.thumb.png.fb059ed31b55b0be70b2e3349ea33845.png

3 - Em relação a formatação do CNPJ, fiz o teste com o envio sem a pontuação, mas o erro original persistiu, no caso o da tag toma.

image.png.64b49a4535fc90c124d99ee45f758c46.png

4 - Na minha aplicação o xml é assinado e só então é validado. O erro ocorre no método ACBrCTeConhecimentos.Conhecimento.Validar.

5 - Sobre os schemas, verifiquei novamente se estavam atualizados e estão

6 - O xml corrigido está em anexo.

image.png

CTe_FOR - F - 73741.XML 3.38 kB · 0 downloads

Bom dia!

Tivemos outro relato de um colega da comunidade.

Foi criada a TK-6057 para análise do caso.

Você pode acompanhar no tópico:

https://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/79969-leitura-incorreta-da-tag-no-ct-e-simplificado/

Mas assim que houver novidades, também será notificado aqui.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membros Pro
Postado

Boa tarde, fizemos os ajustes solicitados, porem o erro persistiu, fizemos uma analise mais detalhada e identificamos a seguinte situação:

O erro que nos é apredentado: Element '{http://www.portalfiscal.inf.br/cte}infCarga': This element is not expected. Expected is ( {http://www.portalfiscal.inf.br/cte}toma )

Ocorre no seguinte trecho:

image.png.63bcf80b768ceb7196e3b1df70ab6f44.png

dentro do arquivo ACBrCTeConhecimentos

Essa validação passa o XML e busca o XSD para realizar a validação, o XSD em questão é o cteSimp_v4.00.xsd

image.thumb.png.0554a56d33932d82637620d75c109f90.png

Ele busca um elemento CTeSimp e valida pelo tipo TCTeSimp:

image.thumb.png.759feab468d6b3bda9ac2dda25883754.png

Comparei sua extrutura com o XML que é gerado pelo nosso sistema:

image.thumb.png.a71bf68e0bd7b6434c592c98e5c4cd1e.png

e me parece tudo OK, sendo que no erro ele menciona as informações de infCarga e toma, pelo XSD ambas estão dentro de um elemento infCte que esta de acordo com o meu XML (Em anexo)

Validei o XML no validador do portal do conhecimento:

image.thumb.png.8acea566dd695b0803bfc3483fa8f0e7.png

Foi informado um OK, porem pela mensagem, creio que ele não esteja validando o CTeSimplificado ainda

Poderiam me ajudar a identificar qual o problema do XML ? na verificação que fizemos parece estar com a estrutura toda ok

CTe_FOR - F - 73779.XML

• Consultores
Postado

Bom dia @devFortes,

Para que o componente valide o XML o mesmo precisa estar assinado e o XML que você anexou não esta.

Outra coisa, ao instalar o ACBr você marcou a opção para usar o ACBrXmlDocument ?

Caso não tenha marcado favor marcar, pois a unit pcteCTeR não esta fazendo a leitura correta do XML pois a pcnLeitor possui uma deficiência ao tentar ler um grupo que contem um elemento do mesmo nome, que é o caso do grupo <toma> que possui o elemento <toma>.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Membros Pro
Postado

Boa tarde @Italo Giurizzato Junior, desculpe em a demora em dar um feedback, revifiquei novamente as informações que passou e a parte de habilitar o ACBrXmlDocument, não tinha sido realizada, como nos utilizamos as DCUs dos fontes do ACBr compilados e não os componentes instalados no Delphi esse passou passou despercebido, dessa forma verifiquei como usar essa opção no codigo, e vi que poderia usar a diretiva USE_ACBr_XMLDOCUMENT em meu projeto para usala (Caso algum colega tenha esse problema, pode ser resolvido dessa forma, se usar o ACBR, como nos usamos aqui), demorei um pouco a dar um retorno pois quis testar o processo de emissão ate o fim, porem me deparei com alguns problemas, um deles creio ser no fonte do ACBR:

Quando vou assinar meu XML, notei que o campo indIEToma que no simplificado fica dentro da tag toma e não da ide, mesmo eu passando o valor 9 – Não Contribuinte estava recebendo o XML Assinado com o valor 1 – Contribuinte ICMS, debuguei o fonte ate o arquivo ACBrCTe.XmlHandler, neste ponto, notei que ao ler o tomador, não é lida a informação do indIEToma, ficando o valor padrão de contribuinte (1)

image.thumb.png.f9a27363408307eabf4346c4027ec099.png

Fiz um ajustes para carregar o valor nesse ponto:

image.thumb.png.ef8c71c691f5c299d144ef8d7a5f4a8b.png

Apos esse ajuste consegui realizar a emissão, gostaria que o mesmo seja realizado nos fontes do ACBr, vou continuar meus testes, em quanto aguardo o ajuste ser realizado.

• Administradores
Postado

Bom dia

Situação em análise em nosso backlog sob a TK-6088

At.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membros Pro
Postado

Boa tarde, identifiquei mais alguns problemas:

Na geração da tag compl (arquivo pcteCTeW), a verificação é feita campo a campo da tag, verificando se o campo está ou não preenchido, conforme a imagem a seguir:

AD_4nXediUPmohd3RVTWxPhjDo1eMRXhNLqtBpfQ6J_-Klqyu5rE42VqRJ69-Mvs5QYelgXi18WmExnpckZgXDK5XiFtQyLOMoI3ZzQRQCBuZIZMqEkcUPUxJ_2enlLSyHDe_82hRrUgIQNsoZvoigT3PcfuaSHN?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

No entanto, faltou a verificação do campo xObs, como mostrado na imagem a seguir:

AD_4nXd1Nxe7jxTvWDOvfwkvXCHJNwYrIRE-vkanwomddABQxeyQSe99idYvrjexIPwhhJjvhVuFkwzgjpTtq__nPa0e-rFcQYTnOGgomFJ352aK2l-fozwoj4rq4KEmX-xoj0pm-imrVa5DMykp86kkjADuuQ9m?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

Fiz um ajuste para verificar o conteúdo do campo, conforme a imagem a seguir:

AD_4nXcdL18z2vgnkaMvyEEVlDZb2CEwsJkN-XlifMLODpLnTckwHxOkse9p6F2M3-yyWVvp-vEPXZOxtW0lJQOM8GvC2F9Xcin8BWVNhtZZhfYPDXcL-_RH_XfCj9E8BwckArxv4_BB8OoE5a_fxLYk9p8_W47E?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

Após o ajuste, a tag compl foi gerada com a tag xObs.

No mesmo arquivo, foi verificado que a tag total não está sendo lida:

AD_4nXcKPC3RXIncDtPf-M_Zn2_sthndTbTlaheXvhxYm1sWThn9mnmuM9KHtQrg37WTdlgaAA0UzXKqkHuUUY3tykdQDSgzW40n38ONeUjxIB2GULor5dxcP2IS170dFDQCOsZ3vSXDAN1NwBXuDt4ma3LuvILU?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

Layout do CT-e Simplificado:

AD_4nXcqhXPs3ABvDvJCwL6MtAx-5PFHdYk8HwImCoWTaUToVrmNiDVA20I0SQYmGLcaokU1n7VzJXGoutR3ZWjCnsb9aRL1WK9rpYa0uDbLduAsqyH9mxApocaK8WvrirTeI9BjieLSBieMTzyGU7R24Lx5q-oi?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

Layout do CT-e:

AD_4nXc_NbNqUPhEpIZpCPL548-jbPLbf-mHd57Y7NMEkylCW67LmRvnhciWSQJkUfRgAe7dp3TBIukNIowtQFzvAsOm5hFEmq9b-XOVAyTCqdhOLwGq3pJIe3v2ixsmFQ7mOQD3DokSj7RmG7aq6y49tSr-GEHO?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

Não encontrei tratamento para leitura desse grupo e suas filhas, acredito que esteja faltando.

A geração parece estar ok, mas como os valores não são lidos, eles aparecem sempre zerados.

AD_4nXelzV5eTl62ICV670KQNVi9lcHRzxnv-J96t_iRu8TA4xN3xCZ0gL4OOQhHhylyGfWJXZJzOc9sLSjKqXlFuuA8mZ3Y7ibNo5At23dhEr-uDDddEVeWcgWrnfeaojgRC62hokepTEd4huKgPjcZtP3U_IdW?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

XML gerado pelo nosso sistema:

AD_4nXdiDmQ4JSt2OarnTMcmpZ0Hmmt6_F9CTkPGOtr5wG5_1psLlpl6K4o3vknf21MjzczK3lC_JipfpM3cCcnFlSHrPPgqabVZtplwsfMjs6cllL91eZh3xVycvNMYwKg0rH9c20fZVM_ZlBcpsAp5fFYlSH0?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

XML gerado pelo ACBr:

AD_4nXdQH2gJ_SF2MgBVuRFfilZG5jy5uTPwZSiJeQposTTg_EtCfVbj58VXiShj8wCN7yfxMJKwDYcg7gbSVHnVQibMkZnetRoJPTgipLthkaJjWjj5aJgXGKKYYAUoSVyatBxaiXGgoCv4qDsKaaMkAHNjBM0?key=eaVyzQJUkB-0bDFDyKGj7A

• Membros Pro
Postado

Boa tarde, sim, estou anexando as units, porém o ajuste referente à leitura do total eu não realizei, pois seria necessário criar toda a estrutura de leitura. Validei apenas que essa leitura não estava sendo feita.

Os outros dois ajustes, como eram mais simples, eu realizei e testei.

ACBrCTe.XmlHandler.pas pcteCTeW.pas

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.