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API Cobrança Itaú - Problemas


Ver Solução Respondido por Luciano Rodrigues Pereira,

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A API do banco Itaú está com 2 problemas sérios que impossibilita seu uso quem for trabalhar com desconto ou usar QRCode. Já tratei o caso com o suporte do itaú e eles detectaram os problemas e e estou aguardando uma posição deles.

1. Mesmo eu gerando um Json com todas as informações de desconto corretamente, esse desconto não está sendo registrado no Itaú, tanto para boletos com ou sem QRCode.

2. Ao consultar os detalhes de um boleto liquidado, quando este é liquidado via código de barras a requisição traz todas as informações da liquidação no bloco:

"pagamentos_cobranca": [
                    {
                        "numero_agencia_recebedora": "5749",
                        "data_inclusao_pagamento": "2024-08-23T09:42:28",
                        "valor_pago_total_cobranca": "336.35",
                        "codigo_instituicao_financeira_pagamento": "1",
                        "descricao_canal_pagamento": "3",
                        "descricao_meio_pagamento": "2",
                        "valor_pago_desconto_cobranca": "9.36",
                        "valor_pago_multa_cobranca": "0.00",
                        "valor_pago_juro_cobranca": "0.00",
                        "valor_pago_abatimento_cobranca": "0.00"
                    }
                ],

Ao consultar um boleto liquidado via QRCode, a requisição traz só a data da liquidação, não traz nem sequer o valor total pago e assim não sei se houve, multa, juros, desconto, absolutamente nada.

"baixa": {
                    "data_inclusao_alteracao_baixa": "2024-09-24T00:00:00",
                    "motivo_baixa": "Baixa por ter sido liquidado"

 

  • Solution
Postado

O erro é da API do Itaú. No primeiro caso o ACBr gera o Json com todas as informações do desconto mas a API do Itaú é que não está registrando, tanto nos boletos sem quanto nos boletos com QRCode.
No segundo caso, é a API do Itaú que gera só esse bloco aí que traz só a data de quitação. Quando o Itaú fizer a correção, aí sim vamos precisar mexer no ACBr, mas vamos aguardar ver como vão corrigir.

  • Curtir 1
  • 4 meses depois ...
Postado (editado)
Em 27/09/2024 at 10:02, Luciano Rodrigues Pereira disse:

O erro é da API do Itaú. No primeiro caso o ACBr gera o Json com todas as informações do desconto mas a API do Itaú é que não está registrando, tanto nos boletos sem quanto nos boletos com QRCode.
No segundo caso, é a API do Itaú que gera só esse bloco aí que traz só a data de quitação. Quando o Itaú fizer a correção, aí sim vamos precisar mexer no ACBr, mas vamos aguardar ver como vão corrigir.

Conversei na época com o TI do Itaú que me explicou com detalhes o que acontece. O banco não considera isso um "problema". Mas existem muitas reclamações.

O Itaú meio que mistura a API de cobrança com a API de Pix. Então quando alguém paga o boleto com o QRCode essa baixa vai para o BD do Pix e aí no BD do boleto fica só a informação "Baixa por ter sido liquidado" e mais nada. Para saber os detalhes dessa liquidação precisaria fazer uma outra requisição na API de PIX, só que lá você vai encontrar todos os PIX realizados para o cliente, não só o pagamento dos boletos. Entendeu? E como identificar o PIX do boleto dentro dos demais?

Por isso não recomendo usar o boleto hibrido do Itaú. Eu mesmo nem estou usando API do Itaú ainda por outro "problema" agora com o ACBr.

A API do Itaú tem requisição da movimentação. O que é a movimentação? É a movimentação da carteira dentro de um período como você sabe. E o ACBr faz essa requisição usando o tpConsulta mas isso nos outros bancos. No Itaú o ACBr usado o tpConsulta para buscar a movimentação de um único título (que é outra opção que tem na API do Itaú). Agora eu te pergunto: De que me interessa a movimentação de um único título? Me interessa saber os títulos que foram liquidados, baixados e protestados dentro de um período, tipo ontem, para eu não ter de ficar todo dia consultado título por título. Imagina se o cliente tem 100.000 títulos?

E o ACBr só tem tpConsultaDetalhe que consulta um título e tpConsulta que consultaria a movimentação, mas que no Itaú está consultando a movimentação de um único título, não existe uma terceira opção. Então não seria melhor o ACBr muda esse tpConsulta para buscar a movimentação da carteira e não a movimentação de um único título?

Editado por Luciano Rodrigues Pereira

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