Luciano Rodrigues Pereira Postado 24 Setembro Postado 24 Setembro 1. O Json que o ACBr está retornando na consulta detalhes de um título não está trazendo as informações de liquidação do título (bloco abaixo) "pagamentos_cobranca": [ { "numero_agencia_recebedora": "5749", "data_inclusao_pagamento": "2024-08-23T09:42:28", "valor_pago_total_cobranca": "336.35", "codigo_instituicao_financeira_pagamento": "1", "descricao_canal_pagamento": "3", "descricao_meio_pagamento": "2", "valor_pago_desconto_cobranca": "9.36", "valor_pago_multa_cobranca": "0.00", "valor_pago_juro_cobranca": "0.00", "valor_pago_abatimento_cobranca": "0.00" } ], O Itaú explicou, testei e realmente o problema é que o parâmetro view tem de ser igual à "specific" e não "full" como está no ACBr (linha 339 de ACBrBoletoW_Itau_API). Já fiz a modificação, segue o fonte (.pas) para sua análise e atualização. 2. Tem como verificar o tópico aberto em relação à movimentação da API do Itaú? ACBrBoletoW_Itau_API.pas
Moderadores Juliomar Marchetti Postado 25 Setembro Moderadores Postado 25 Setembro Neste caso só em consulta detalhada? nas demais continua igual? Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Luciano Rodrigues Pereira Postado 25 Setembro Autor Postado 25 Setembro O ACBr já fez a atualização ontem mesmo (24/09/2024). Uma última coisa em relação à esta pesquisa que não entendi. Se informo IndicadorPix = true a consulta retorna retorna vazia com o erro "Não o foi possível processar essa requisição. Por favor, procure a documentação da API.". Log em anexo. Se informo IndicadorPix = false a consulta retorna Ok. Log em anexo. Mas o Get é o mesmo, independente do IndicadorPix. Eu achei que a informação de IndicadorPix só tinha influencia na hora de registrar o boleto, não na hora de consultar. De qualquer forma mesmo consultando os boletos que foram registrados com Pix se informo IndicadorPix = true dá o erro na consulta. dim - consulta com erro.txt dim - consulta Ok.txt
Luciano Rodrigues Pereira Postado 25 Setembro Autor Postado 25 Setembro (editado) O que identifiquei é que quando informo IndicadorPix = true, o ACBr seta o x-itau-apikey e quando = false não seta, conforme imagem do fonte do ACBr abaixo. Imagino que esse x-itau-apikey (que é o client_id) seja obrigatório na consulta, ao menos no postman é, independente de IndicadorPix. procedure TBoletoW_Itau_API.DefinirKeyUser; begin if Boleto.Cedente.CedenteWS.IndicadorPix and Assigned(ATitulo) then FPKeyUser := 'x-itau-correlationID: ' + Boleto.Cedente.CedenteWS.ClientID else begin FPHeaders.Add('x-itau-apikey: ' + Boleto.Cedente.CedenteWS.ClientID); FPHeaders.Add('x-itau-correlationID: ' + Boleto.Cedente.CedenteWS.ClientID); end; end; No Log da consulta Ok onde IndicadorPix = false -> x-itau-apikey: dcb6c030-717e-4af6-82f3-7ab80987deb4 x-itau-correlationID: dcb6c030-717e-4af6-82f3-7ab80987deb4 No Log da consulta com erro onde IndicadorPix = true -> x-itau-correlationID: dcb6c030-717e-4af6-82f3-7ab80987deb4 Editado 25 Setembro por Luciano Rodrigues Pereira
Luciano Rodrigues Pereira Postado 25 Setembro Autor Postado 25 Setembro Aliás, é o contrário, quando IndicadorPix = true não seta o x-itau-apikey, só seta quando IndicadorPix = false Outra coisa, não encontrei essa variável FPKeyUser em lugar nenhum no fonte, só mesmo nesta linha aí. O fato é que o x-itau-apikey é obrigatório, independente do IndicadorPix. Ou não? Pelo ou menos quando seto IndicadorPix = false (é setado o x-itau-apikey) a consulta ocorre de boa e quando seto IndicadorPix = true (não é setado o x-itau-apikey) a consulta dá o erro mencionado.
Moderadores Juliomar Marchetti Postado 26 Setembro Moderadores Postado 26 Setembro 18 horas atrás, Luciano Rodrigues Pereira disse: Aliás, é o contrário, quando IndicadorPix = true não seta o x-itau-apikey, só seta quando IndicadorPix = false Outra coisa, não encontrei essa variável FPKeyUser em lugar nenhum no fonte, só mesmo nesta linha aí. O fato é que o x-itau-apikey é obrigatório, independente do IndicadorPix. Ou não? Pelo ou menos quando seto IndicadorPix = false (é setado o x-itau-apikey) a consulta ocorre de boa e quando seto IndicadorPix = true (não é setado o x-itau-apikey) a consulta dá o erro mencionado. faz a mudança pra testar mas acho que deve consultar a documentação da API deles para verificar se é obrigatorio ou não Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Luciano Rodrigues Pereira Postado 26 Setembro Autor Postado 26 Setembro Já consultei o manual e falei com o suporte do Itaú, o parâmetro é obrigatório. Tanto que eu só consigo consultar se informar o mesmo. Para fazer o teste eu só fiz IndicadorPix = true, aí desta forma ele não seta o x-itau-apikey e dá o erro na consulta. Quanto eu faço IndicadorPix = false, ele seta o x_itau_apikey e a consulta é realizada com sucesso. Entendeu? Fiz conforme abaixo (retirei o else apenas). Mantive as 2 primeiras linhas, porque não sei para que serve este FPKeyUser, afinal ele não é usado em lugar nenhum no fonte, ele nem foi declarado neste fonte. procedure TBoletoW_Itau_API.DefinirKeyUser; begin if Boleto.Cedente.CedenteWS.IndicadorPix and Assigned(ATitulo) then FPKeyUser := 'x-itau-correlationID: ' + Boleto.Cedente.CedenteWS.ClientID; FPHeaders.Add('x-itau-apikey: ' + Boleto.Cedente.CedenteWS.ClientID); FPHeaders.Add('x-itau-correlationID: ' + Boleto.Cedente.CedenteWS.ClientID); end; Estou anexando o .pas, caso queiram aproveitar, caso contrário, vocês mesmos podem fazer a alteração. ACBrBoletoW_Itau_API.pas
Moderadores Juliomar Marchetti Postado 26 Setembro Moderadores Postado 26 Setembro 38 minutos atrás, Luciano Rodrigues Pereira disse: porque não sei para que serve este FPKeyUser, afinal ele não é usado em lugar nenhum no fonte, ele nem foi declarado neste fonte. nem nos demais arquivos que fazem a herança ali? 38 minutos atrás, Luciano Rodrigues Pereira disse: Estou anexando o .pas, caso queiram aproveitar, caso contrário, vocês mesmos podem fazer a alteração. tá já testado em homologação e produção funcionando em ambos? com pix e sem pix? Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Luciano Rodrigues Pereira Postado 26 Setembro Autor Postado 26 Setembro 1. O FPKeyUser está declarado e em uso em ACBrBoletoWS.Rest procedure TBoletoWSREST.Executar; if FPKeyUser <> '' then LHeaders.Add(FPKeyUser); Como está o ACBrBoletoWS_Itau_API vai definir o "x-itau-correlationID" 2 vezes, pois o FPKeyUser só vai mandar adicionar o x-itau-correlationID no header, o que jé está sendo adicionado logo abaixo na minha alteração, por isso vou alterar novamente. O IndicadorPix só importa no registro do boleto, em mais nada. Na própria documentação do Itaú, o que ele chama de BoleCode só tem a requisição de registro de boleto, todas as outras requisições: alteração, consulta, baixa, etc., está na outra documentação de cobrança. 2. Já testei em homologação e produção com e sem pix e está funcionando perfeitamente. Vou partir agora para os testes de baixa, alteração de vencimento e consulta de movimento. A consulta de movimento não está funcionando no ACBr (existe outro tópico com o assunto).
Membros Pro TiagoTecchio Postado 26 Setembro Membros Pro Postado 26 Setembro https://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/79801-api-boleto-itaú-movimento/?do=findComment&comment=516728&_rid=676
Luciano Rodrigues Pereira Postado 27 Setembro Autor Postado 27 Setembro Eu me esqueci de anexar o fonte corrigido. Se quiserem testar para verificarem que como está no ACBr se você for trabalhar com QRCode (IndicadorPix = true) vai ver que a consulta dá erro, posso fornecer as credenciais para seus testes. Como já explicado esse IndicadorPix só interessa na hora de registrar o boleto e o x-itau-apikey é obrigatório também na consulta como mostra a documentação em anexo neste tópico. ACBrBoletoW_Itau_API.pas
Moderadores Solution Juliomar Marchetti Postado 27 Setembro Moderadores Solution Postado 27 Setembro 2 horas atrás, Luciano Rodrigues Pereira disse: Eu me esqueci de anexar o fonte corrigido. Se quiserem testar para verificarem que como está no ACBr se você for trabalhar com QRCode (IndicadorPix = true) vai ver que a consulta dá erro, posso fornecer as credenciais para seus testes. Como já explicado esse IndicadorPix só interessa na hora de registrar o boleto e o x-itau-apikey é obrigatório também na consulta como mostra a documentação em anexo neste tópico. ACBrBoletoW_Itau_API.pas 44.52 kB · 0 downloads No svn favor testar e reportar Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Luciano Rodrigues Pereira Postado 27 Setembro Autor Postado 27 Setembro Baixado e testado, tudo Ok. Juliomar, é preciso marcar este post como "resolvido"? Como faço isso?
Moderadores Juliomar Marchetti Postado 27 Setembro Moderadores Postado 27 Setembro Obrigado por reportar. Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico. Juliomar Marchetti skype: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br
Recommended Posts