Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Alterações para Passar na homologação do SITEF


rodrigoogioni

Recommended Posts

  • Fundadores

Notei que seus fontes, estão sem alguns ajustes recentes, efetuados pelo @Juliomar Marchetti.. veja:

image.png

image.png

Acho que seria interessante sincronizarmos todos os fontes, antes...

Onde posso achar informações, sobre o teste que você está tendo dificuldades ?

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

vou te passar como eles fazem pra verificar quando o computador desliga. Eles pedem pra fazer um cupom no cartao debito ou credito, inserir no pinpad cartao, (nao ler automatico), dai vai pedir a senha, dai coloca a senha e aprova o pagamento. Depois vai pedir para retirar o cartao, nesse momento, vc finaliza a aplicação no gerenciador de tarefas. É ai que o Acbr nao trata

uma informação importante, eles querem que seja sempre efetuado os cancelamentos pelo codigo 130 e nao pelos arquivos de backup como o Acbr faz hoje

Como eu fiz que ficou pendente:   Fiz a venda com multiplos cartões.  No primeiro,  passou normalmente, no segundo cartao, inserir no pinpad cartao, (nao ler automatico), dai vai pedir a senha, dai coloca a senha e aprova o pagamento. Depois vai pedir para retirar o cartao, nesse momento, vc finaliza a aplicação no gerenciador de tarefas.

Quando o aplicação reinicia, o primeiro cartao ainda fica pendente.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Postado (editado)

Boa tarde Daniel, conforme solicitado, o teste é este aqui: 

Roteiro de pré-homologação, seq.19:

- Realizar uma transação com cartão de Crédito chip.

- Selecionar a opção à vista

- Quando receber o retorno de aprovação, de forma rápida precisa encerrar a aplicação, para poder simular a transação pendente de forma correta.

- Na sequência, iniciar novamente a aplicação e tratar a transação pendente pelas funções IniciaFuncaoSiTefInterativo modalidade 130 ou pela função ObtemQuantidadeTransaçõesPendentes

- Após obter os resultadosdas funções acima, enviar função“Finaliza” confirmando ou desfazendo a transação, dependendo da sua regra de negócio. 

 OBS: Por boas práticas com a CliSiTef, orientamos o cliente a sempre cancelar a transação.

Editado por adriano.quintino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Conforme tu notou Daniel existe essa alteração e para o teste tu deixou já no arquivo do sitef o local onde deve ser introduzido a parada para que possa ser feito teste 19.

eu homologuei duas pessoas sem problemas com esse manual e somente com essa alteração que acima citou e o clientes já estão em produção nos clientes deles

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Oi @Juliomar Marchetti... mas parece que o pessoal não está sabendo usar.. ou você fez o teste ligeiramente diferente do preconizado no roteiro...

Não seria mais simples implementarmos o uso do método ObtemQuantidadeTransaçõesPendentes e com isso não depender mais de arquivos de Backup ?

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
19 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Oi @Juliomar Marchetti... mas parece que o pessoal não está sabendo usar.. ou você fez o teste ligeiramente diferente do preconizado no roteiro...

Não seria mais simples implementarmos o uso do método ObtemQuantidadeTransaçõesPendentes e com isso não depender mais de arquivos de Backup ?

para a chamada que os homologadores querem já faz.
agora se não usar o local adequado do componente sim é preciso fazer.
mas não lembro se só os dados pois se notar já deixei comentado são suficientes para montar e chamar seja o confirmar ou cancelar.

image.png

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Bom dia!   Fiz o teste conforme foi me solicitado no dia da homologação, e aqui comigo continuou transações abertas. E não poderia ficar.

Se tiver algo diferente que temos que fazer para que isso ocorra, nos passe como fazer que faço o teste aqui novamente.

Grato

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
22 horas atrás, Daniel Simoes disse:

@EMBarbosa... creio que você também esteja investigando esse caso, correto ?

Sim, a @Juliana Tamizou pediu para eu dar um apoio a esse caso mesmo.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
33 minutos atrás, EMBarbosa disse:

Sim, a @Juliana Tamizou pediu para eu dar um apoio a esse caso mesmo.

O pessoal da homologação do sitef, não querem que faça por arquivo de backup, mencionaram que tem que obter a quantidade de pendentes e cancelar todos com 130. E eles tem um programa Relatorios, que verificam se foi feito corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Obter a quantidade e diferente de obter os dados das transações pendentes...

Há métodos que retornem os Dados de todas as transações pendentes?

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
34 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Obter a quantidade e diferente de obter os dados das transações pendentes...

Há métodos que retornem os Dados de todas as transações pendentes?

Daniel, isso é a parte do código que o Juliomar implementou mas ainda está comentado. É a chamada da função  ExecutarTransacaoSiTef('130') que está no final do método TACBrTEFAPIClassCliSiTef.Inicializar. Acho que esse código talvez deveria estar numa função que tenha a função de recuperar as transações pendentes.

Mas com ajuda do @adriano.quintino, fizemos alguns testes e com alguns ajustes que vou listar abaixo parece que o código está quase tudo ok.

 

@rodrigoogioni, pode por favor verificar o código implementado pelo Juliomar que está comentado no código atual da unit ACBrTEFAPICliSiTef com os seguintes ajustes abaixo?

Temos que fazer algumas alterações nele para funcionar. Por exemplo, tem que descomentar as linhas que tratam os TipoCampo e alterar a classe de resposta pendente de TACBrTEFResp para TACBrTEFRespCliSiTef.

Também ainda falta o código para cancelar as transações pendentes. Isso ainda falta fazer, mas é basicamente adicionar no final do método TACBrTEFAPIClassCliSiTef.ContinuarRequisicaoSiTef um loop para percorrer a lista fpACBrTEFAPI.RespostasTEF e cancelar as que precisam ser canceladas.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
1 hora atrás, EMBarbosa disse:

Daniel, isso é a parte do código que o Juliomar implementou mas ainda está comentado. É a chamada da função  ExecutarTransacaoSiTef('130') que está no final do método TACBrTEFAPIClassCliSiTef.Inicializar. Acho que esse código talvez deveria estar numa função que tenha a função de recuperar as transações pendentes.

Mas com ajuda do @adriano.quintino, fizemos alguns testes e com alguns ajustes que vou listar abaixo parece que o código está quase tudo ok.

 

@rodrigoogioni, pode por favor verificar o código implementado pelo Juliomar que está comentado no código atual da unit ACBrTEFAPICliSiTef com os seguintes ajustes abaixo?

Temos que fazer algumas alterações nele para funcionar. Por exemplo, tem que descomentar as linhas que tratam os TipoCampo e alterar a classe de resposta pendente de TACBrTEFResp para TACBrTEFRespCliSiTef.

Também ainda falta o código para cancelar as transações pendentes. Isso ainda falta fazer, mas é basicamente adicionar no final do método TACBrTEFAPIClassCliSiTef.ContinuarRequisicaoSiTef um loop para percorrer a lista fpACBrTEFAPI.RespostasTEF e cancelar as que precisam ser canceladas.

Boa tarde!!!

No começo do topico, eu anexei o arquivo com as minhas implementações feitas. Se quiser dar uma olhada.

Se terminar, anexa o arquivo alterado que faço os testes aqui também.

 

Grato

2 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Obter a quantidade e diferente de obter os dados das transações pendentes...

Há métodos que retornem os Dados de todas as transações pendentes?

Tem sim

No arquivo que enviei, tem pronto.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde a todos! Com a ajuda do @EMBarbosa, fiz alguns ajustes nestes arquivos abaixo, porém, as propriedades (TratamentoTransacaoInicializacao e TratamentoTransacaoPendente) do componente ACBrTEFAPI devem estar setado da seguinte maneira (tefopiCancelarOuEstornar e tefpenEstornar) respectivamente para solucionar quedas de energias quando houver 2 ou mais cartões e o problema ocorrer depois de ter sido aprovado pelo menos 1 transação.

Assim como está, caso haja uma transação aprovada, o sistema cria o arquivo de backup que deverá ser incluido na lista de Respostas na inicialização do SiTEF e as transações que estão pendentes não irão sobrescrever o backup já criado. Para isso, tive a necessidade de fazer a chamada TefAPI.CarregarRespostasDoDiretorioTrabalho na procedure Inicializar do CliSiTEF, linha 413.

Tive a necessidade de criar a propriedade 899-105 para armazenar a informação da propriedade "Confirmar" nos retornos de transações pendentes para o componente dar continuidade nos cancelamentos.  

ACBrTEFAPICliSiTef.pas ACBrTEFAPIComum.pas ACBrTEFCliSiTefComum.pas ACBrTEFComum.pas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Na classe TACBrTEFAPIDadosTerminal da unit ACBrTEFAPIComum, acrescentei a propriedade TokenRegistro para receber o valor que a SiTEF passar para a empresa. Coloquei apenas pra me atender na homologação. Então, é algo que não precisam levar em consideração, ou então dá pra fazer alguns ajustes, tipo, colocar uma propriedade TipoComunicacaoExterna para receber o valor TLSGWP, como é um valor fixo, eu já deixei no próprio código. Daria pra acrescentar também o proxy, como não é algo que eu uso, não coloquei nada a respeito de proxy.

Obrigado @EMBarbosa, aqui funcionou 100%

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
55 minutos atrás, rodrigoogioni disse:

Boa tarde!!!

No começo do topico, eu anexei o arquivo com as minhas implementações feitas. Se quiser dar uma olhada.

Eu já verifiquei o seu código, mas como o Daniel postou lá no começo do tópico, suas alterações estão diferentes do código que está no SVN.

Na verdade, você mesmo admitiu que não estão no padrão do ACBr:

Em 06/09/2024 at 09:48, rodrigoogioni disse:

Porem não esta nos padroes do acbr. Juliomar ficou de cuidar disso.

Então seria interessante verificar as alterações que foram feitas acima em conjunto com o @adriano.quintino, para verificar se resolvem seu problema.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Postado (editado)
1 hora atrás, EMBarbosa disse:

Eu já verifiquei o seu código, mas como o Daniel postou lá no começo do tópico, suas alterações estão diferentes do código que está no SVN.

Na verdade, você mesmo admitiu que não estão no padrão do ACBr:

Então seria interessante verificar as alterações que foram feitas acima em conjunto com o @adriano.quintino, para verificar se resolvem seu problema.

Entao, pra mim, ja esta funcionando do jeito que esta. Eu ja fiz homologação e ja passou. Estou passando o jeito que fiz e passou, pra vcs adaptarem da melhor maneira no entendimento de vcs, no acbr.

So tem que seguir as mesmas regras. Utilizar backup da pasta para fazer cancelamento de pendentes, comigo nao aceitaram.

Se quiserem quer eu teste aqui, tudo bem, se nao vou mantendo o meu do jeito que esta.

Grato

Editado por rodrigoogioni
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Oi Rodrigo, tudo beleza?

Parece que a gente não está se comunicando bem...

Me desculpe se eu não me fiz entender, ou se eu não te entendi... vamos tentar novamente... :)

5 minutos atrás, rodrigoogioni disse:

pra vcs adaptarem da melhor maneira no entendimento de vcs, no acbr.

Foi mais ou menos o que fizemos, como eu disse acima... mas precisamos ter certeza que está ok.

Pelo que o colega Adriano testou, parece que sim. Mas seria bom que você pudesse testar. Quanto maior o número de pessoas testando, melhor certo?

6 minutos atrás, rodrigoogioni disse:

Utilizar backup da pasta para fazer cancelamento de pendentes, comigo nao aceitaram.

Ninguém está falando para fazer assim... não sei se você chegou a ver o código atual no SVN da classe do Sitef ou o código que o colega Adriano compartilhou acima.

Pelos seus comentários parece que não... mas olha minha resposta anterior que foi direcionada ao Daniel. Lá eu menciono que o código chamando a função 130 está ao inicializar a classe do Sitef e o tratamento do retorno na função ContinuarRequisicaoSiTef.

8 minutos atrás, rodrigoogioni disse:

Se quiserem quer eu teste aqui, tudo bem,

🙃 Mas foi exatamente o que eu pedi: por favor faça testes o código atual do SVN e com os ajustes do Adriano acima.

Daí nos dê um retorno. Bom trabalho.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Postado (editado)

Teste realizados junto à SiTEF e finalmente estou homologado.

Obrigado a todos! Em especial a @Juliana Tamizou@EMBarbosa@Juliomar Marchetti e @Daniel Simoes pelo brilhante trabalho no código do ACBrTEFAPI e demais componentes, e a toda equipe ACBr.

Agora quero homologar no PayGOWeb. 🫣

Editado por adriano.quintino
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Postado (editado)
22 minutos atrás, adriano.quintino disse:

Teste realizados junto à SiTEF e finalmente estou homologado.

Obrigado a todos! Em especial a @Juliana Tamizou@EMBarbosa@Juliomar Marchetti e @Daniel Simoes pelo brilhante trabalho no código do ACBrTEFAPI e demais componentes, e a toda equipe ACBr.

Agora quero homologar no PayGOWeb. 🫣

Boa tarde!!!  Tem como anexar os fontes alterados e atualizados das tuas alterações para mim testar aqui?

Grato

Editado por rodrigoogioni
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.