Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado

Boa tarde,

Vocês tem informações sobre a volumetria com a quantidade de chamadas a biblioteca consegue fazer por minuto?

Exemplo:
Eu tenho um serviço Java, que chama a Biblioteca ACBR para Boleto, pra vários cedentes diferentes(1 cedente/titular por requisição).

Tenho hj em produção uma aplicação que gera em alguns bancos cerca de 20 mil boletos por dia com bancos/cedentes/titulos/valores diferentes.

Já estruturamos o codigo para passar a usar a bilioteca .so da ACBR, mas estamos com receio de fazer essa virada e a biblioteca não suportar tantas chamadas por minutos.

Lembrando que estou falando dessa biblioteca rodando em um servidor Ubuntu, biblioteca linux.

O que me indicam a fazer? Pois gerar esses boletos registrados tem um custo... E gerar sem registrar não vai no servidor da instituição financeira e com isso o teste de carga se torna frágil, podendo nos dar falso positivo pra aguentar o volume.

• Consultores
Postado

Eu acredito que não vai ter problemas, esta utilizando ACBrLib multthread para suportar múltiplas as requisições?
Realizou testes neste ambiente solicitando varias emissões como prevê em ambiente de produção ?
de qq forma, vou pedir opinião de outros consultores.

Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

• Consultores
Postado

Bom dia,

Para esses casos é interessante realizar um "Teste de Stress".

https://yaman.com.br/pt-br/blog/stress-test-2/#:~:text=O Stress Test tem como,volume desejado e%2Fou esperado.

Você atinge dois resultados aqui. Tira sua dúvida sobre a capacidade da ACBrLib e também garante o bom funcionamento do seu sistema, tendo em vista que tem um volume considerável de operação como você mesmo comentou.

• Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

• Membros Pro
Postado

Bom dia, 

Obrigado a todos pelas respostas, então, a ideia é realmente fazer um teste de stress, porém alguns bancos não disponibilizam um ambiente de homologação pra eu fazer isso, e simular isso em produção depende muito do contrato pois existem cenários onde eu tenho custos,

Exemplo:
Cada boleto registrado é 3 reais, pra 20k boletos eu teria um custo alto... e mesmo com o cancelamento existe uma taxa a se pagar, por isso eu gostaria de saber se a propria acbr ja fez esse tipo de teste e como foi o resultado.

• Consultores
Postado

A ideia do teste é ser realizado em ambiente de homologação. "Testar em produção" nunca é uma boa ideia (atire a primeira pedra quem nunca fez... :-) )

Acredito que o BB (Banco do Brasil) por exemplo tenha um ambiente de homologação. Verifique no https://www.bb.com.br/site/developers/ ou até mesmo se for o caso talvez vale um contato com algum GCash (gerente do banco) para discutir seu caso.

Importante ressaltar que o teste de stress pode se tornar parte da sua rotina de testes, sendo executado periodicamente (antes de lançamentos de versões, por exemplo).
Outros bancos podem ter os ambientes também. Pode consultar com seus gerentes ou gerentes de seus clientes.

• Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

• Membros Pro
Postado

Já iniciamos com ao menos mais 3 bancos a procura por ambientes de testes deles, infelizmente é isso ai haiuhaihuaiuha, tem casos que não temos muito a opção de testar em sandbox pq é um ambiente limitado que não nos mostra o real tempo de resposta ou não traz o retorno esperado por serem respostas mocadas... afinal nesses testes também incluímos cenários de erros e afins pra ver como a aplicação se comportará como um todo.

Estamos aguardando o retorno dos bancos pra ver se conseguimos de alguma forma simular com o maximo de precisão possível, trago aqui depois os retornos que eu conseguir.

O intuito inicial do post era pra saber se internamente isso ja foi feito antes e pra saber se algum outro usuário também já precisou passar por isso.

• Curtir 1
  • Consultores
Postado
3 minutos atrás, Messias Bittencourt disse:

sandbox pq é um ambiente limitado que não nos mostra o real tempo de resposta ou não traz o retorno esperado por serem respostas mocadas

o bb é um que a resposta é bem fiel ao de produção. vc nao precisa ter conta para testar.. so criar a aplicação e blz.
unica observação que é um ambiente compartilhado. as vezes vc pode ter um retorno de nosso numero ja cadastrado por outro usuario. mas vc pode testar uma range de nossoNumero. e a partir dai seguir uma sequencia.

• Curtir 3
Consultor SAC ACBr

• Consultores
Postado

Lembrando que a lib nao tem limitacao de quantidade, hora, minuto, porém pode ser que o endpoint não resposta como esperado.
Exemplificando o BB responde em milésimos de segundos, o C6 pode demorar um pouco mais para retornar. (mas é coisa da API do banco, se vc testar via postman vai ter o mesmo resultado)

• Curtir 2
Consultor SAC ACBr

• Consultores
Postado

@Messias Bittencourt Você usa a Lib como MultiThread ou SingleThread?

Lendo o comentário do Daniel acima me atentei a isso... a forma que você vai trabalhar pode impactar significativamente no desempenho nesse caso.

Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula

• Membros Pro
Postado
7 minutos atrás, Alexandre de Paula disse:

@Messias Bittencourt Você usa a Lib como MultiThread ou SingleThread?

Lendo o comentário do Daniel acima me atentei a isso... a forma que você vai trabalhar pode impactar significativamente no desempenho nesse caso.

O dev responsável falou que no Linux não tem essa separação, vou pedir pra ele entrar aqui pra ver sobre isso.

• Consultores
Postado

Pra esse caso de desempenho é importante usar a MT para que a geração dos boletos siga "em paralelo", ou seja, você pode ir disparando as gerações ao mesmo tempo e uma não depende da outra.

Também é importante lembrar que não depende apenas da escolha da ACBrLib utilizada, mas também da forma que seu desenvolvedor implementa o codigo na sua aplicação.

• Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.