Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recommended Posts

Postado

Bom dia. 

Seria mais uma opinião, não a verdade absoluta, gostaria de ter uma noção de como é tratado isto, não querendo abusar, mas já abusando da experiencia do pessoal.

Qual melhor "Tática" de se tratar a contingencia, digo quando habilitar a mesma ? 

Algum método de consulta na do sefaz original, fazendo o software alternar automaticamente de um servidor a outro ?

Uma forma de disparar para nossos usuarios algum comando que alterna entre os servidores ?

Existe alguma propriedade dentro do ACBRNFe que faz este serviço ? (isto seria uma mão na roda...) 

Enfim na opinião, de quem puder opinar, qual a melhor maneira de se ter a alternancia entre os servidores originais e a contigentcia, com a minima interação de suporte possivel ?

Captura de tela 2024-07-23 103314.png

• Moderadores
Postado

NFe?

senão me engano tu tem que esperar informar no portal que deve ser usado e qual estará habilitado

e só então habilitar ela no software.

o que tu pode fazer é ter uma API que tu tratar isso por estado e cada cliente

e se entrar em contigencia tu manda comando pra habilitar e faz isso no seu cliente

e também para desabilitar

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Postado

@Juliomar Marchetti vamos dizer que tenho um estado em Especifico. Vamos tomar por base SP;  

Quando consulto o serviço na contingencia e a mesma não esta ativa, tenho a resposta "SVC desabilitado pela SEFAZ-Origem SP" . 

Tendo por base isto, eu poderia seguir o seguinte roteiro ? 

1-Tento enviar a NFe em modo normal, não consigo devido a erro de conexão. 

2-Consulto o serviço na Contingencia, se a mesma estivar ativa, mudo e tento enviar a NFe.  

3-Ao fazer uma nova NFe faço a tentiva no modo normal, caso contrario volto a tentar na Contingencia. 

Seria uma má pratica ? 

• Moderadores
Postado

Boa tarde!

Acredito que melhor se aplicaria dentro deste contexto:

Emitir NFe no ambiente normal e sempre tratar o retorno.
Geralmente o retorno para serviços paralisados são: 
-  Rejeição Status: 108 - Serviço paralisado momentaneamente (curto prazo).
-  Rejeição Status: 109 - Serviço paralisado sem previsão.
Quando se deparar com o 108 a recomendação é aguardar, mas nada impede que você consulte o ambiente de contingência.  Ele não é ativo instantaneamente se não estiver já programado. 
Se for o 109 então já procure pelo serviço de contingência, que mesmo assim pode ainda demorar um pouco para ser acionado (ativado pela SEFAZ)

Uma vez que esteja emitindo em contingência poderá emitir nele até receber o status de rejeição: 114 - SVC desabilitada pela SEFAZ Origem
Voltando então emitir no ambiente normal. 

Obs.: Lembrando que tem sugestões da própria SEFAZ para avançar um número na sequencia da numeração da NFe nas trocas destes serviços para evitar duplicações e mais tarde se faz o tratamento do número que ficou pendente ou seu cancelamento se necessário.  

• Curtir 1

logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

Postado
4 minutos atrás, Kiko Fernandes disse:

Boa tarde!

Acredito que melhor se aplicaria dentro deste contexto:

Emitir NFe no ambiente normal e sempre tratar o retorno.
Geralmente o retorno para serviços paralisados são: 
-  Rejeição Status: 108 - Serviço paralisado momentaneamente (curto prazo).
-  Rejeição Status: 109 - Serviço paralisado sem previsão.
Quando se deparar com o 108 a recomendação é aguardar, mas nada impede que você consulte o ambiente de contingência.  Ele não é ativo instantaneamente se não estiver já programado. 
Se for o 109 então já procure pelo serviço de contingência, que mesmo assim pode ainda demorar um pouco para ser acionado (ativado pela SEFAZ)

Uma vez que esteja emitindo em contingência poderá emitir nele até receber o status de rejeição: 114 - SVC desabilitada pela SEFAZ Origem
Voltando então emitir no ambiente normal. 

Obs.: Lembrando que tem sugestões da própria SEFAZ para avançar um número na sequencia da numeração da NFe nas trocas destes serviços para evitar duplicações e mais tarde se faz o tratamento do número que ficou pendente ou seu cancelamento se necessário.  

@Kiko Fernandes Muito interessante esta abordagem.  Existe algum momento em que a SVC pode estar ativa e não deveriamos utilizar ela ? Me desculpem por prolongar o assunto, mas estou tentando diminuir a interação com suporte nestes casos. Então sei que aqui tem muito conhecimento e experiencia. Acho que quase todo mundo já fez algo para o cenario. 

• Moderadores
  • Solution
Postado
19 minutos atrás, fabiofranzini disse:

Existe algum momento em que a SVC pode estar ativa e não deveriamos utilizar ela ?

Não.  Sempre que estiver disponível poderá utilizar.
Na prática ninguém gosta de utilizar quando não há necessidade, mas uma vez ativa a contingência, não existe restrição para não usa-la pelo lado da SEFAZ.

Uma situação em que ela fica ativa e teus clientes podem estar emitindo normalmente é em uma instabilidade. 
Exemplo você pode emitir 5 notas e ir tudo bem, emitir a próxima e ela ficar em processamento ou perdendo a conexão (instável), neste caso provavelmente a contingência permanece ativa a disposição de quem precisar.

Quem deve decidir nesta situação seria o teu cliente.   Se ele emite muitas notas, ele vai reclamar da instabilidade.  Porém se é um cliente que emite 5 notas no dia, provavelmente ele nem passe para a contingencia. 

Não sei se ficou claro, mas seria esta a lógica.  

Este cenário existe. Geralmente quando a SEFAZ volta com o ambiente normal, mas ela não tem segurança que o problema está resolvido, ela pode deixar um dia ou dois a mais ativo a contingência  até se certificar que está tudo normal para só então desativar.

• Curtir 1

logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.