Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recommended Posts

Pessoal, uma empresa que presto serviço está querendo desenvolver um sistema para emissão de notas fiscais de serviço, ou seja, ser um provedor também.
A ideia é seguir o modelo ABRASF 2.04.
Eu já utilizo o ACBr para emitir NFe, NFCe e também NFSe, mas criar este tipo de sistema a primeira vista parece ser simples já que tem toda a documentação pronta, mas a minha dúvida é quanto as regras de negócio internas para validar uma nota e etc, isto o manual não tem e creio que depende um pouco de cada municipio.

Podem me dar dicas e conselhos quanto a este projeto?

Valter Patrick

Gerente de Projetos na empresa CTEC

(33)98400-0936

GitHub: https://github.com/valterpatrick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia @valterpatrick,

Eu realmente não sei quanto ao nível de dificuldade em desenvolver um webservice.

Mas uma coisa é certa, se for desenvolver seguir a versão 2.04 do layout da ABRASF.

Implementar todos os serviços documentados no manual da ABRASF.

Seguir a risca o layout da ABRASF de todos os XML, seja ele de envio e de retorno.

Quanto as regras de negócio, com certeza, vai ter algumas particularidades de cada prefeitura.

Lembre-se que para essa empresa implantar o sistema deles em uma prefeitura vai ter que ganhar o processo de licitação.

Processo que possui um prazo de validade, findo o prazo uma nova licitação vai ocorrer e consequentemente poderá perder.

O sistema vai ter que funcionar 24x7 e sem gargalo, caso contrario vai ocorrer muita reclamação e a prefeitura poderá cancelar o contrato e chamar o segundo colocado.

Isso sem falar em questões de segurança como backup, proteção contra ataques, etc.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Italo Giurizzato Junior disse:

Bom dia @valterpatrick,

Eu realmente não sei quanto ao nível de dificuldade em desenvolver um webservice.

Mas uma coisa é certa, se for desenvolver seguir a versão 2.04 do layout da ABRASF.

Implementar todos os serviços documentados no manual da ABRASF.

Seguir a risca o layout da ABRASF de todos os XML, seja ele de envio e de retorno.

Quanto as regras de negócio, com certeza, vai ter algumas particularidades de cada prefeitura.

Lembre-se que para essa empresa implantar o sistema deles em uma prefeitura vai ter que ganhar o processo de licitação.

Processo que possui um prazo de validade, findo o prazo uma nova licitação vai ocorrer e consequentemente poderá perder.

O sistema vai ter que funcionar 24x7 e sem gargalo, caso contrario vai ocorrer muita reclamação e a prefeitura poderá cancelar o contrato e chamar o segundo colocado.

Isso sem falar em questões de segurança como backup, proteção contra ataques, etc.

Tem o Padrão Nacional que seria um único webservice para todas as cidades né?

Só que por se tratar de política nem todos os municipios vão aderir e ai sobra espaço para politicagem.

A minha ideia é seguir a risca e já disponibilizar total suporte para o ACBr.

 

Valter Patrick

Gerente de Projetos na empresa CTEC

(33)98400-0936

GitHub: https://github.com/valterpatrick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

@valterpatrick,

Nenhuma empresa esta autorizada a criar um webservice para recepcionar o XML segundo o layout do Padrão Nacional.

Hoje temos somente a Serpro responsável por recepcionar as notas de serviços no Padrão Nacional do pais inteiro.

As prefeituras podem aderir somente o compartilhamento dos dados com o Padrão Nacional ou além do compartilhamento a emissão também.

Eu acredito que a adesão pelo compartilhamento vai ocorrer na grande maioria dos municípios em função dos benefícios.

Já a adesão pela emissão, temos alguns municípios, não sei lhe informar quantos.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

@valterpatrick,

Nenhuma empresa esta autorizada a criar um webservice para recepcionar o XML segundo o layout do Padrão Nacional.

Hoje temos somente a Serpro responsável por recepcionar as notas de serviços no Padrão Nacional do pais inteiro.

As prefeituras podem aderir somente o compartilhamento dos dados com o Padrão Nacional ou além do compartilhamento a emissão também.

Eu acredito que a adesão pelo compartilhamento vai ocorrer na grande maioria dos municípios em função dos benefícios.

Já a adesão pela emissão, temos alguns municípios, não sei lhe informar quantos.

Basicamente quem aderir ao Padrão Nacional vai utilizar os serviços da Serpro e isto é gratuito e com os dados compartilhados de forma mais fácil com o Governo.

Nem toda prefeitura vai aceitar, seria tão bom que todos seguissem o mesmo caminho da NFe, mas paciência.

Valter Patrick

Gerente de Projetos na empresa CTEC

(33)98400-0936

GitHub: https://github.com/valterpatrick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.