Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado

Olá a todos,

Aqui no RJ, em ambiente de homologação, ao tentar finalizar o pagamento com o código tpag = 17, recebo a seguinte rejeição:

Rejeicao: Nao informados os dados do cartao de credito/debito nas Formas de Pagamento da Nota Fiscal

Ao usar o tpag = 20 funciona.

Na Tabela de Meios de Pagamento - Vigente a partir de 01/07/2024 - Publicada em 07/06/2024 no Portal da NFe, consta o seguinte:

17 - PIX realizado com a geração do Qr-Code de forma dinâmica ou URL dinâmica. As UF podem exigir que o código de transação do pagamento desse tipo de PIX seja informado na NF-e/NFC-e. 

1ª dúvida - Será devido a essa exigência que estamos estamos recebendo essa rejeição?!?!

2ª dúvida - Se sim, então dia 01/07/2024 começará a criticar em produção também?!?! 

3º dúvida - Nos clientes com PIX em máquinas POS, devo usar o 20?!?!

Desde já agradeço a atenção de todos

• Membros Pro
  • Solution
Postado (editado)

Então pessoal,

Após pesquisas, descobri que esse erro é devido a regra YA04-10 que está para entrar em vigor nos ambientes de Produção, de maneira FACULTATIVA, em 01/07/2024. Para mais detalhes ver NT 2023.004.v1.11.

Realmente meu programa não está gerando o grupo cartões para PIX. Só tem um porém:

Se repararem nesse tópico, caso eu não tenha entendido errado, o amigo @Fabrício G. Araújo sugere que algumas UFs que ativaram essa regra em homologação não devem manter a mesma em produção.

E aí... Entendi corretamente??? O que acham?!?!

Desde já agradeço a atenção de todos 

Editado por bnobre
  • Consultores
Postado

A principio sim, p vc ter uma idéia, tem estado q nem as novas formas de pagamento estão funcionando em homologação.
A principio deve entrar 01/07 junto com a produção.

Consultor SAC ACBr

Daniel de Morais (Infocotidiano)
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

• Membros Pro
Postado
44 minutos atrás, Daniel InfoCotidiano disse:

A principio sim, p vc ter uma idéia, tem estado q nem as novas formas de pagamento estão funcionando em homologação.
A principio deve entrar 01/07 junto com a produção.

Olá amigo...

Sério isso?!?! Jesus...

Bem... Vou me preparar aqui adicionando o grupo de cartões, pois mal não irá fazer.

No dia 01/07/2024 dou um feedback se ativou em produção aqui no RJ.

Abraços

• Curtir 1
Postado

Prezados,

MG e RJ estão validando esta regra que deveria não ser validada, visto que não publicaram nada a respeito.

No caso de MG, já reportei ao desenvolvimento da SEF/MG agora há pouco e estão verificando.

No caso do RJ, não tenho contato com alguém de lá para reportar.

Sugiro este tópico ficar aberto até sabermos da solução final de cada UF.

Charles

• Curtir 1
  • Moderadores
Postado
Agora, valterpatrick disse:

Pois é, aconteceu comigo aqui.
Como estão fazendo?
Só atualizar os schemas?

Eu geralmente uso a opção fpOutro, mas não está dando certo.

Bom dia!

estão valendo as mesmas regras quando é pagamento com cartão integrado ou não. tpIntegra= 1 (acrescentar dados da transação) ou 2 (não precisa informar nada). Com relação aos schemas, sempre os mantenha atualizados.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Formiga-MG

• Membros Pro
Postado
17 minutos atrás, valterpatrick disse:

Pois é, aconteceu comigo aqui.
Como estão fazendo?
Só atualizar os schemas?

Eu geralmente uso a opção fpOutro, mas não está dando certo.

Bom dia meu amigo

Onde seria o aqui contigo?!?!

Em relação a regra de validação YA04-10, agora é necessário informar o grupo de cartões para o pagamento 17.

Observar também que agora temos 2 Pagamentos Instantâneos:

• Pagamento Instantâneo Dinâmico  - 17 - Antes só Pagamento Instantâneo, agora renomeado
  • Pagamento Instantâneo Estático - 20 - Esse é novo

Sugiro ler a Nota Técnica 2023.004 versão 1.11 para maiores detalhes. 

Abraços

• Curtir 1
Postado

Colocando como Pagamento fpPagamentoInstantaneoEstatico esta passando nos estados da Bahia e Pernambuco, não testei em outros estados. Também não conclui a leitura da Nota Tecnica e como fica a questão fiscal em relação a diferença do modo anterior, mas resolve o problema.

• Membros Pro
Postado
26 minutos atrás, LIDERNetwork disse:

Colocando como Pagamento fpPagamentoInstantaneoEstatico esta passando nos estados da Bahia e Pernambuco, não testei em outros estados. Também não conclui a leitura da Nota Tecnica e como fica a questão fiscal em relação a diferença do modo anterior, mas resolve o problema.

Olá amigo, tudo bom?

Vai passar sempre, pois a rejeição não faz menção ao tPag = 20.

image.thumb.png.d9a7d59948da5596468b3033f7321422.png

Cuidado com a sua interpretação de resolve o problema, pois pode gerar outro no futuro.

Pois com isso seu cliente está afirmando que o QRCode dessa venda é do tipo Estático. Eu abri um tópico a respeito do tema, mas está na parte do ACBr Pro... Pedi para eles migrarem, se possível, para o fórum aberto. Depois da migração eu cito o mesmo pra você.

Abraços

• Curtir 1
Postado

A priori eu ja tinha verificado isso mas após escriturar a venda como PIX e os campos 1601 sendo preenchidos em respectivos SPEDs com as informações obrigatórias, acredito não haver problemas, mas o sensato mesmo é corrigir de forma como a SEFAZ orienta. Como falei acima, foi uma correção paliativa ate a que seja realizada a definitiva.

Saudações!

• Membros Pro
Postado (editado)

Diferenças sobre o fpPagamentoInstantaneo e fpPagamentoInstantaneoEstatico:

Editado por bnobre
  • Curtir 3
Postado

Bom dia me parece que o pix 17 agora migrou pro grupo de cartoes e assim estao conseguindo , sabe me dizer se preciso atualizar os fontes do acbr, porque aqui nao consigo

image.png.c33af8bcb21030832723ed42565377c5.png

• Membros Pro
Postado
51 minutos atrás, Tiago Mendes disse:

Bom dia me parece que o pix 17 agora migrou pro grupo de cartoes e assim estao conseguindo , sabe me dizer se preciso atualizar os fontes do acbr, porque aqui nao consigo

image.png.c33af8bcb21030832723ed42565377c5.png

Bom dia...

Tudo bom?!

Não entendi o que quis dizer ao falar migrou para o grupo de cartões.

Sobre atualização dos componentes, para atender essa regra de validação YA04-10 você irá precisar adicionar o grupo de cartões (card) quando o tPag = 17, veja se seu componente como está já faz isso.

Provavelmente SIM, pois essa obrigatoriedade já existe para as formas de pagamento de cartões de crédito e débito há tempos.

Abraços 

Postado

Atualizei os fontes e agora informando a tpintegra como 2 passa em homologação e produção. Foi acionado uma novo meio de pagamento instantâneo também. Mais usando o 17 funciona perfeitamente agora

• Curtir 1
  • Membros Pro
Postado
3 horas atrás, Tiago Mendes disse:

Atualizei os fontes e agora informando a tpintegra como 2 passa em homologação e produção. Foi acionado uma novo meio de pagamento instantâneo também. Mais usando o 17 funciona perfeitamente agora

Oi meu amigo...

Como você adicionou o tpIntegra = 2, o componente cria o grupo card e joga o mesmo lá dentro.

Dessa forma você passa pela validação YA04-10.

• Curtir 1
  • Membros Pro
Postado
8 minutos atrás, Cleber Ferreira disse:

nosso amigo @Diego A. Folieni fez uma postagem a respeito.

Vamos acompanhar por lá os desdobramentos. Aparentemente alguns estados estão validando e outros não.

Olá @Cleber Ferreira

Tudo bom?!

Independente da resposta dos órgãos, eu creio que é mais vantagem seguir logo essa regra.

Pois se a UF não obrigar, também não irá impedir que seja seguida... E lá no futuro já estaremos atendendo, caso a mesma volte atrás quanto a sua obrigatoriedade.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.