Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Contribuição banco CORA


Recommended Posts

  • Membros Pro

Boa noite prezados.
Consegui implementar o banco cora para disponibilizar pro ACBR, eu iria montar por fora, mas preferi ajudar a comunidade  para que também possam estar utilizando, porém  algumas ressalvas a respeito do que foi feito:

Nunca mexi direto nos fontes do acbr com tantas modificações como dessa vez, o banco cora tem algumas particularidades que outros bancos não tem, como por exemplo eles tem um identificador de boletos no padrão: "inv_KYIqCOjeQh90k8K0kUhPZjg"  por exemplo, isso precisa ser armazenado para que possamos cancelar ou consultar detalhadamente algum boleto.
Eu cheguei a implementar um filtro no FiltrosAPI pelo ID, mas seria interessante se vocês pudessem criar no titulo o ID e ai nós populassemos na hora de carregar para poder consultar ou cancelar o titulo.

Outro ponto, que foge da minha alçada é o calculo do código de barras, tentei com algumas instruções do Panda, mas infelizmente foge do que eu consigo ajudar, até porque no retorno da integração ja devolve tanto a linha digitavel quanto a do código de barras, mas a função de calcular do Acbr não consegui fazer, vou estar subindo os fontes, conseguem verificar se conseguem recriar com  o conhecimento de vocês? ou quem sabe, criar alguma forma ao invés de calcular, simplesmente entrarmos com o código/linhadigitavel? Entendo que isso possa ser uma necessidade cada vez mais usada num futuro, onde os bancos digitais vem tomando força e os antigos cnabs deixaram de existir pra novos bancos.

 

Foi implementado tanto  a parte de envio/cancelamento/consulta/consultadetalhe, rodei em produção alguns boletos e está funcionando de forma correta, porém a impressão aqui eu realizei pela URL que eles me fornecem, pois não consegui gerar o código de barras.

 

Agradeço ao Diego e Panda pela ajuda no discord, foram essenciais pra que pudessemos avançar com isso!
 

Obrigado desde já

 

ACBrBoleto.pas ACBrBoletoWS.pas ACBrBoletoW_Cora_API.pas AcbrBoletoRet_Cora_API.pas

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite @luisclaudio_jr,

Obrigado pela contribuição!!!!

Você tem como anexar a documentação do banco aqui no tópico também?

Obrigado!

Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Aproveitando ja deixo aqui como conseguir as credenciais.

 

é bem simples, porém a API é paga, eles cobram um valor de 50 reais (atualmente), para usar, então clientes que querem terão que pagar a taxa de uso da API.

No app/banco tem lá integrações via API(https://app.cora.com.br/integracoes)

Acessar Integração direta(https://app.cora.com.br/integracoes/integracao-direta):

Lá tem ambientes de teste e ambiente de produção.

Onde lá eles irão te dar o teu cliente secret e os certificados para teste ou produção (bem simples).

a credencial é valida por um ano, então se quiserem implementar algo no sistema pra avisar sobre o vencimento seria interessante :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Criada a TK-5227 para avaliação.

Obrigado pela contribuição.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde pessoal

Obtive o retorno do email que enviei ao cora  sobre o código de barras me responderam isso, veja se ajuda a equipe..

  • Os três primeiros dígitos representam o código da IF (403)

  • O quarto dígito representa o código da moeda (9)

  • O quinto dígito é um dígito variável

  • Os dígitos seis a nove representam o fator de vencimento

  • Os dígitos de dez a dezenove representam o valor (acrescido de um zero na frente)

  • Os dígitos vinte a vinte e quatro são preenchidos com zeros (00000)

  • Os dígitos vinte e cinco a quarenta e dois representam o nosso número

  • Os dígitos quarenta e três e quarenta e quatro representam a identificação do tipo de documento do processamento (01)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois ...
  • Consultores

Boa tarde, Luis Claudio. Tudo bem?

Primeiramente, obrigado pela sua contribuição.

Analisando a documentação do Banco Cora que você enviou, percebemos que ela é bastante superficial e não traz muitas informações detalhadas. Entendemos que o Banco Cora é um banco exclusivamente digital e que a integração será realizada somente via API, sem suporte ao formato CNAB.

Na sua última mensagem, você mencionou a composição da linha digitável. No entanto, precisamos de mais detalhes que geralmente devem estar descritos no manual ou na documentação do banco, como, por exemplo, informações sobre o "Nosso Número". Precisamos entender como ele é composto: se possui carteira, se é apenas um número sequencial, se tem dígito verificador (DV) e, em caso afirmativo, qual é o cálculo utilizado para o DV.

Aparentemente, a composição é "Número do convênio concatenado com a sequência do documento", mas não temos certeza se isso se aplica apenas na requisição ou também na impressão do boleto.

Será que essas informações existem nesse banco, ou são acessíveis?

Por fim, gostaríamos de sugerir que a forma da contribuição seja alterada para o formato ACBrJSON. Se você conseguir migrar para esse formato, facilitará bastante o processo de merge para o SVN.

Obrigado

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
Em 29/05/2024 at 16:12, Victor H. Gonzales - Panda disse:

Boa tarde, Luis Claudio. Tudo bem?

Primeiramente, obrigado pela sua contribuição.

Analisando a documentação do Banco Cora que você enviou, percebemos que ela é bastante superficial e não traz muitas informações detalhadas. Entendemos que o Banco Cora é um banco exclusivamente digital e que a integração será realizada somente via API, sem suporte ao formato CNAB.

Na sua última mensagem, você mencionou a composição da linha digitável. No entanto, precisamos de mais detalhes que geralmente devem estar descritos no manual ou na documentação do banco, como, por exemplo, informações sobre o "Nosso Número". Precisamos entender como ele é composto: se possui carteira, se é apenas um número sequencial, se tem dígito verificador (DV) e, em caso afirmativo, qual é o cálculo utilizado para o DV.

Aparentemente, a composição é "Número do convênio concatenado com a sequência do documento", mas não temos certeza se isso se aplica apenas na requisição ou também na impressão do boleto.

Será que essas informações existem nesse banco, ou são acessíveis?

Por fim, gostaríamos de sugerir que a forma da contribuição seja alterada para o formato ACBrJSON. Se você conseguir migrar para esse formato, facilitará bastante o processo de merge para o SVN.

Obrigado

Bom dia
Posso ver com eles se consigo tirar essas duvidas, também posso passar pra vocês minhas requests e retornos (quantas quiserem), pra analise, sem problemas.

Sobre o ACBRJson, nunca nem tinha ouvido falar,mas se tiver algo que eu possa me basear.. Até essa contribuição eu nunca tinha feito nada de muito grande nos fontes do ACBR, fui me virando baseado em outros bancos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
7 minutos atrás, luisclaudio_jr disse:

Bom dia
Posso ver com eles se consigo tirar essas duvidas, também posso passar pra vocês minhas requests e retornos (quantas quiserem), pra analise, sem problemas.

Sobre o ACBRJson, nunca nem tinha ouvido falar,mas se tiver algo que eu possa me basear.. Até essa contribuição eu nunca tinha feito nada de muito grande nos fontes do ACBR, fui me virando baseado em outros bancos.

 

Bom dia, 

pode enviar nos [email protected] se desejar.

Todos os BoletosWS já são ACBrJson, se quiser basear neles, todos já foram migrados.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Vou interceptar algumas requisições e retornos quando gerarmos aqui e envio pra vocÊs tudo, talvez dê pra pegar algo, porque o contato é sempre muito vago pelo suporte deles.

E sobre o acbrJson, vou ver se consigo um tempo pra verificar também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite, recebemos a mensagem que eles vão migrar a versão da API deles e descontinuar a atual

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
5 horas atrás, Victor H. Gonzales - Panda disse:

Boa noite, recebemos a mensagem que eles vão migrar a versão da API deles e descontinuar a atual

Recebi aqui também, é a V2 deles acho.. vou verificar também, ando meio sem tempo aqui com outros projetos, mas assim que der, eu vou verificar sobre, pelo que vi por cima muda algumas coisas só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • 2 semanas depois ...
  • Administradores

Bom dia Ivo,

Devido a migração de versão, não será possível utilizar a contribuição do inicio do tópico, apesar de estar no nosso radar, devido a outras demandas ainda não foi possível atuar nesta demanda.

At.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
  • Consultores

Boa tardem

Devido a migração de versão por parte do Banco, não será possível utilizar a contribuição do inicio do tópico.

Apesar de estar no nosso radar esse banco, devido a outras demandas ainda não foi possível atuar nesta demanda e não há uma previsão exata para a mesma no momento.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Boa tarde. Na realidade mudou só a URL basicamente, por aqui sigo usando normalmente, unico problema realmente é a geração de boletos pelo acbr, como não sabia recriar, não avancei, mas isso não muda pq no retorno eles me devolvem isso normalmente, então, acaba sendo tranquilo, além do código de barras utilizo ja o boleto que eles devolvem na URL também.
Segue a unit com a mudança da URL.

 

OBS: a V2 é mais pra outras funcionalidades do banco, como Pix...pagamentos..


ACBrBoletoW_Cora_API.pas
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
9 minutos atrás, luisclaudio_jr disse:

Boa tarde. Na realidade mudou só a URL basicamente, por aqui sigo usando normalmente, unico problema realmente é a geração de boletos pelo acbr, como não sabia recriar, não avancei, mas isso não muda pq no retorno eles me devolvem isso normalmente, então, acaba sendo tranquilo, além do código de barras utilizo ja o boleto que eles devolvem na URL também.
Segue a unit com a mudança da URL.

 

OBS: a V2 é mais pra outras funcionalidades do banco, como Pix...pagamentos..


ACBrBoletoW_Cora_API.pas 24.95 kB · 0 downloads
 

era esse o comunicado que eu tinha :

"A API v1 do banco cora será completamente desativada a partir do dia 05/10/2024. Qualquer requisição feita em endpoints da v1 receberá uma resposta de erro. Já está liberada no portal do cora a documentação da /v2/ para integração. Dessa forma, todas as requisições a partir da data 05/10/2024 deverão ser feitas usando os endpoints pela API v2. "

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
10 minutos atrás, Victor H. Gonzales - Panda disse:

era esse o comunicado que eu tinha :

"A API v1 do banco cora será completamente desativada a partir do dia 05/10/2024. Qualquer requisição feita em endpoints da v1 receberá uma resposta de erro. Já está liberada no portal do cora a documentação da /v2/ para integração. Dessa forma, todas as requisições a partir da data 05/10/2024 deverão ser feitas usando os endpoints pela API v2. "

Isso e de fato, só mudou a URL pra v2 pra boleto... mas continuou tudo igual.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
20 minutos atrás, luisclaudio_jr disse:

Boa tarde. Na realidade mudou só a URL basicamente, por aqui sigo usando normalmente, unico problema realmente é a geração de boletos pelo acbr, como não sabia recriar, não avancei, mas isso não muda pq no retorno eles me devolvem isso normalmente, então, acaba sendo tranquilo, além do código de barras utilizo ja o boleto que eles devolvem na URL também.
Segue a unit com a mudança da URL.

 

OBS: a V2 é mais pra outras funcionalidades do banco, como Pix...pagamentos..


ACBrBoletoW_Cora_API.pas 24.95 kB · 2 downloads
 

envie um boleto no email que é emitido pelo portal do Cora, onde tem a linha digitavel, junto com as credenciais tambem.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
8 minutos atrás, Victor H. Gonzales - Panda disse:

envie um boleto no email que é emitido pelo portal do Cora, onde tem a linha digitavel, junto com as credenciais tambem.

tudo é feito via certificado digital que é gerado no portal deles, só tenho credenciais que uso aqui na conta do meu cliente, infelizmente não consigo passar, mas caso alguem  aqui tenha alguma e puder colaborar..

posso te enviar requests/retornos que vem.. Inclusive, fizemos uns questionamentos pra eles na epoca a respeito do boleto
Uma sugestão que eu havia dado era o proprio acbr aceitar códigos de barras vindo de fora, o problema que o Cora não tem cnab, e isso creio que será uma tendencia de bancos digitais, então, caso tivesse uma forma de receber o qrcode e até mesmo algo que recebesse talvez um stream do boleto, ja resolveria todos os problemas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
5 minutos atrás, luisclaudio_jr disse:

tudo é feito via certificado digital que é gerado no portal deles, só tenho credenciais que uso aqui na conta do meu cliente, infelizmente não consigo passar, mas caso alguem  aqui tenha alguma e puder colaborar..

posso te enviar requests/retornos que vem.. Inclusive, fizemos uns questionamentos pra eles na epoca a respeito do boleto
Uma sugestão que eu havia dado era o proprio acbr aceitar códigos de barras vindo de fora, o problema que o Cora não tem cnab, e isso creio que será uma tendencia de bancos digitais, então, caso tivesse uma forma de receber o qrcode e até mesmo algo que recebesse talvez um stream do boleto, ja resolveria todos os problemas.

 

complica um pouco isso... não temos acesso a todos os bancos...

a linha é montada com base nos dados do titulo, quando há cnab eles informam os calculos do campo livre, se não houver isso na documentação, precisamos saber com eles como é formado os DAC.

tem banco por exemplo que usa, convenio, agencia, carteira, modulo 11 para calcular o DAC.

se há DAC do nosso numero ou não.

o ideal seria a composição da linha digitavel inteira, assim conseguiríamos compor a informação, com a linha fazemos o código de barras.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro
15 minutos atrás, Victor H. Gonzales - Panda disse:

complica um pouco isso... não temos acesso a todos os bancos...

a linha é montada com base nos dados do titulo, quando há cnab eles informam os calculos do campo livre, se não houver isso na documentação, precisamos saber com eles como é formado os DAC.

tem banco por exemplo que usa, convenio, agencia, carteira, modulo 11 para calcular o DAC.

se há DAC do nosso numero ou não.

o ideal seria a composição da linha digitavel inteira, assim conseguiríamos compor a informação, com a linha fazemos o código de barras.


Esse foi o retorno, quando questionamos a respeito na epoca..


Olá, Luis, tudo bem?

 

Conseguimos a seguinte informação sobre a geração do nosso código de barras:

 

  • Os três primeiros dígitos representam o código da IF (403)

  • O quarto dígito representa o código da moeda (9)

  • O quinto dígito é um dígito variável

  • Os dígitos seis a nove representam o fator de vencimento

  • Os dígitos de dez a dezenove representam o valor (acrescido de um zero na frente)

  • Os dígitos vinte a vinte e quatro são preenchidos com zeros (00000)

  • Os dígitos vinte e cinco a quarenta e dois representam o nosso número

  • Os dígitos quarenta e três e quarenta e quatro representam a identificação do tipo de documento do processamento (01)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
2 minutos atrás, luisclaudio_jr disse:


Esse foi o retorno, quando questionamos a respeito na epoca..


Olá, Luis, tudo bem?

 

 

 

Conseguimos a seguinte informação sobre a geração do nosso código de barras:

 

 

 

  • Os três primeiros dígitos representam o código da IF (403)

     

  • O quarto dígito representa o código da moeda (9)

     

  • O quinto dígito é um dígito variável

     

  • Os dígitos seis a nove representam o fator de vencimento

     

  • Os dígitos de dez a dezenove representam o valor (acrescido de um zero na frente)

     

  • Os dígitos vinte a vinte e quatro são preenchidos com zeros (00000)

     

  • Os dígitos vinte e cinco a quarenta e dois representam o nosso número

     

  • Os dígitos quarenta e três e quarenta e quatro representam a identificação do tipo de documento do processamento (01)

     

 

 

 

isso é o código de barras, com isso da para criar a linha digitavel...

se o nosso numero não tiver nenhum DAC especial não está tão complicado assim montar a linha digitavel com as informações que tu passou do código de barras.

 

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.