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dev botao

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Postado

Boa tarde a todos.

Utilizo o ACBrNFe há bastante tempo já e não tenho do que reclamar do projeto, aliás, só tenho a elogiar.

Porém, nesses últimos dias aconteceu uma coisa estranha. Dois cliente meus que utilizam certificado A3 me ligaram dizendo que a nota fiscal não estava validando e o sistema retornava o erro "Conjunto de chaves não está definido". Como esse erro acontece quando a pessoa esquece de por o cartão, perguntei do mesmo, e obtive resposta de que estava sim na leitora. Fazendo o suporte presencial, percebi que o certificado, mais especificamente a chave privada, por meio do programa SafeSign Standard fornecido pela Certisign havia sumido do cartão. Liguei para o suporte deles, fiz todos os procedimentos que me pediram e o certificado mesmo assim não voltou. O atendente me disse então que o certificado teria sido apagado, e que não seria possível recuperá-lo. Ao perguntar a ele o que poderia ter apagado o mesmo, ele me disse que ou o usuário entrou no programa SafeSign e apagou ou o meu programa emissor de nota que o fez.

Algumas semanas depois, o mesmo aconteceu em outro cliente.

Os dois dizem que não apagaram o certificado, o que acredito ser verdade, pois eles nem tem conhecimento do SafeSign para fazer o mesmo. Então me restou a dúvida: Será que foi o ACBrNFe que apagou?

Alguém passou por isso já ou tem alguma informação sobre isso? O ACBrNFe pode mesmo ter apagado o certificado?

Obrigado desde já.

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  • 4 meses depois ...
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No site da Serasa tem a seguinte mensagem já há algum tempo:

 

 

Atenção Se você já possui o software antigo instalado, caso apareça a mensagem “inicializar o token” não o faça, pois isso apagará o certificado, não sendo possível a sua recuperação. Neste caso, basta atualizar o software do cartão disponível abaixo. Essa mensagem é do próprio software antigo e aparece devido a sua versão estar desatualizada.

 

Verifiquem se não foi esse o problema, pois esse software antigo a que a serasa se refere, é o safesign, ou seja, o administrador de token, que também é usado pela certisign. Tive o mesmo problema em 2 ou 3 clientes aqui, e um dos clientes me disse que "apareceu mesmo uma mensagem mas eu nem li o que era e confirmei"  hehe. Mas acredito que o problema de vocês também possa ter sido esse.

Outra coisa que um atendente da serasa me disse uma vez é pra não deixar o cartão na leitora sem estar usando, como a noite por exemplo, pois qualquer descarga elétrica pode interferir na leitora e apagar o cartão, como acontecia com os antigos modens por exemplo.

  • Solution
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No meu caso acredito que não foi isso, o certificado é da Pronova A3 e o suporte informou que foi o meu software que apagou o certificado, que habilitaram o log do gerenciado do token e nele consta uma chamada: CryptAcuireContext com excluir container ao CSP do Token ou Cartão Inteligente onde foi gerado e gravado o certificado digital e-CNPJ A3.
Porem não vi os testes que fizeram e quando olhei o log deles, não entendi nada, já vivenciou algo parecido?

No site da Serasa tem a seguinte mensagem já há algum tempo:

 

 

 

Verifiquem se não foi esse o problema, pois esse software antigo a que a serasa se refere, é o safesign, ou seja, o administrador de token, que também é usado pela certisign. Tive o mesmo problema em 2 ou 3 clientes aqui, e um dos clientes me disse que "apareceu mesmo uma mensagem mas eu nem li o que era e confirmei"  hehe. Mas acredito que o problema de vocês também possa ter sido esse.

Outra coisa que um atendente da serasa me disse uma vez é pra não deixar o cartão na leitora sem estar usando, como a noite por exemplo, pois qualquer descarga elétrica pode interferir na leitora e apagar o cartão, como acontecia com os antigos modens por exemplo.

  • 2 semanas depois ...
  • 2 semanas depois ...
Postado
Boa tarde,
 
estou com um problema que esta se propagando. utilizo o componente Acbr NFe em meu projeto e funciona perfeitamente, porem alguns clientes nas ultimas semanas estão tendo a situação de ter o certificado digital A3 sendo excluido do token ou do cartão, tive o problema com certificados da Pronova e da CertSign.
Segundo o suporte da Pronova o certificado foi excluido pelo meu sistema, porem só acesso o certificado pelo componente para assina e transmitir.
Há relatos desse problema ou alguem sabe exatamente como funciona a CAPICOM para acesso ao certificado e se pode haver alguma verdade na declaração da certificadora.
A Pronova habilitou um log de operações, porem ele não diz que programa mandou apagar.
Uma outra coisa deixo o componente sem a senha afim de poder escolher o certificado.
Segue em anexo o arquivo de log do certificado, o problema do certificado ser apagado ocorreu no dia 14.
Postado

Pessoal o certificado foi mesmo excluído ou apenas o Windows não o está acessando por estar com a revogação automática de certificado ativada ?

Faça o seguinte teste: Entre no Internet Explorer e clique em Ferramentas/Opções da internet e clique na aba Avançadas e procure o grupo Segurança (quase no final da lista) desmarque a caixa "Verificar se há certificados revogados do editor" de OK e faça o teste no seu ACBr para ver se resolveu ...

 

No meu caso estava dando este tipo de mensagem em alguns clientes e me deixando doido e agora toda vez é isso que está resolvendo !

 

Marcos Dias.

Postado

Pessoal o certificado foi mesmo excluído ou apenas o Windows não o está acessando por estar com a revogação automática de certificado ativada ?

Faça o seguinte teste: Entre no Internet Explorer e clique em Ferramentas/Opções da internet e clique na aba Avançadas e procure o grupo Segurança (quase no final da lista) desmarque a caixa "Verificar se há certificados revogados do editor" de OK e faça o teste no seu ACBr para ver se resolveu ...

 

No meu caso estava dando este tipo de mensagem em alguns clientes e me deixando doido e agora toda vez é isso que está resolvendo !

 

Marcos Dias.

 

O certificado foi mesmo excluido, inclusive se for tentar acessar qualquer pagina que precise de certificado digital não abre. Sem falar que o suporte do certificado testeou e informou que o mesmo foi excluido.

Postado

Hummm, tem gasparzinho na área, essa é muiuto interessante, melhor analisar o fato da atualizaçãoe usar aplicativo antigo.

 

[]s

Jorge Andrade

 

"Quem tem medo de perguntar, está fadado a eternizar-se na dúvida - [Jorge Andrade]";
 

"A soberba,  é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais - [Desconhecido";
 

"Aquele  que pesquisa antes de indagar, tem a grande chance de dirimir as suas dúvidas, fixar o aprendizado da pesquisa e evoluir para outros conhecimentos inesperados - [Jorge Andrade]";
 

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão - [Éça de Queiroz]".

Postado

Hummm, tem gasparzinho na área, essa é muiuto interessante, melhor analisar o fato da atualizaçãoe usar aplicativo antigo.

 

[]s

 

Vc me aconselha a voltar a versão do meus sistema? Eu tenho o memso sistema, nessa versão em outros clientes (com certificado Pronova e outros) e não tenho qualquer problema. Vc sabe me dizer como é o funcionamento da comunicação do componente com o certificado digital, pois o suporte da Pronova se prontificou a ajudar a tentar descobrir se há algum problema entre nossa comunicação e o token deles.

  • Moderadores
Postado

Procure nos fontes do ACBrNFe2 por CAPICOM_STORE_OPEN_MAXIMUM_ALLOWED e tente trocar por CAPICOM_STORE_OPEN_READ_ONLY.

Em nenhum local dos fontes do ACBrNFe2 existe algum comando para excluir o certificado, tanto que para fazer a assinatura é criado um Store em memória e adicionado o certificado que será usado neste Store temporário, mas vc pode trocar o modo de abertura para READ_ONLY para evitar qualquer tentativa de exclusão, pois o local onde o certificado está gravado estará sem direito de escrita.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.xpos.com.br
Postado

Procure nos fontes do ACBrNFe2 por CAPICOM_STORE_OPEN_MAXIMUM_ALLOWED e tente trocar por CAPICOM_STORE_OPEN_READ_ONLY.

Em nenhum local dos fontes do ACBrNFe2 existe algum comando para excluir o certificado, tanto que para fazer a assinatura é criado um Store em memória e adicionado o certificado que será usado neste Store temporário, mas vc pode trocar o modo de abertura para READ_ONLY para evitar qualquer tentativa de exclusão, pois o local onde o certificado está gravado estará sem direito de escrita.

 

Fiz a modificação que voce sugeriu, agora é esperar para ver, porque não identiquei nenhum agente comum entre os clientes que tiveram esse problema.

Uma duvida caso na maquia que estiver "rodando" meu sistema o cliente abrir um outro programa ou pagina da web que necessite do certificado digital pode apresentar algum conflito?

  • 2 semanas depois ...
Postado

André

 

Isso pode acontecer no AcbrNfeMonitor também? Acabou de acontecer hoje, pela 2a vez em 30 dias.

Mesma máquina rodando Win 7 (32) e A3 da Certisign. Poderia ser vírus ? Internet Explorer 10 ? Pau

na leitora USB ? Acabei comprando outro certificado A1 para me garantir...

 

Agradeço qualquer dica.

 

Abs

Alberto-SP

Postado

André

 

Isso pode acontecer no AcbrNfeMonitor também? Acabou de acontecer hoje, pela 2a vez em 30 dias.

Mesma máquina rodando Win 7 (32) e A3 da Certisign. Poderia ser vírus ? Internet Explorer 10 ? Pau

na leitora USB ? Acabei comprando outro certificado A1 para me garantir...

 

Agradeço qualquer dica.

 

Abs

Alberto-SP

 

Alguma posição?

Alem do win 7 vc identificou algum outro fator comum, pois aconteceu novamente com um de meus clientes, antes de fazer a mudança sugerida.

  • 4 semanas depois ...
Postado

Olá,

 

Estamos com o mesmo problema em um de nossos tokens da provova aqui na empresa. O certificado A3 foi embora do nada.

Utilizamos para emissão de notas na parte da manhã, e à tarde quando fomos utiilizá-lo novamente, já não existia nenhum certifivado, havia "sido excluído".

A resposta da pronova foi que há algo na máquina apagando os certificados e só.

Problema sério pois já é a segunda vez que isso ocorre nesse ano, porém com tokens de empresas diferentes.

 

Alguém já conseguiu descobrir o que está acontecendo?

 

Obrigada!

  • 1 mês depois ...
Postado

Olá bom dia,

 

Alguém chegou a alguma conclusão para o ocorrido?

 

Implantei a AcbrNFSe em meu sistema e estou usando a alguns meses sem problemas, no entanto ontem um cliente me reportou que no momento de emissão de uma nota o sistema travou e reiniciou a maquina, depois não conseguiu emitir mais notas. Entrando em contato com a certificadora constatamos o mesmo problema relatado acima, exclusão do certificado, e para variar a certificadora acusa o software sobre a exclusão.

 

Meu cliente esta me questionando sobre isso e "responsabilizando" o meu software, até o momento não estava preocupado acreditando que seria um problema do cartão ou algo relacionado ao sistema operacional, mas lendo esses relatos estou ao menos com a "pulga atrás da orelha".

 

Existe a possibilidade de exclusão?

 

Obs: Também utilizo o AcbrNfeMonitor com muito sucesso a mais de 3 anos e nunca tive problemas com o certificado.

 

desde já agradeço a atenção,

Júlio

  • 1 mês depois ...
Postado

Olá pessoal,

 

Hoje este problema aconteceu comigo pela segunda vez, meu cliente já fez outro certificado, mas é muito estranho,

inclusive ele ficou tirando um sarro dizendo que meu programa apagou o certificado. Na primeira vez que aconteceu

também o certificado simplismente desapareceu do chip. Uso o ACBRNFeMonitor. O que será que acontece?

Precisamos descobrir pois isto pode gerar mais problemas no futuro.

Pablo Ferreira .·.

Programador Delphi/Visual Basic

Atlantis Informática

  • Moderadores
Postado

Como disse no meu primeiro post, não existe NENHUM comando para exclusão do certificado nos fontes do ACBr. Sugeri uma mudança mas não obtive nenhum retorno para saber se parou de excluir o certificado ou se teve algum efeito colateral no componente. Uso o ACBrNFeMonitor em mais de 200 clientes e nunca tive nenhuma reclamação de certificado excluído. Mas se o computador trava ou tem vírus é uma coisa que foge do controle do componente.

  • Curtir 1
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André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
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Postado

Pessoal fazendo uma pesquisa na internet, constatei que existem MUITOS relatos de exclusão de certificados, e

são soutros programas que não tem nada a ver com o ACBr. Acho que o problema tem origem no cartão

ou no programa SAFESIGN por exemplo.

Pablo Ferreira .·.

Programador Delphi/Visual Basic

Atlantis Informática

  • Moderadores
Postado

Eu só tive 1 caso de perda do certificado é era problema no computador do cliente, a placa dele enviava um pico de energia a porta USB que acaba por queimar ou apagar o pen-drive, tenho mais de 300 clientes e tudo ocorre perfeitamente inclusive com vários tipos de certificado (cartão por leitora usb, cartão por leitor de cartão, token, etc)

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Postado

Tivemos esse tipo de problema com alguns clientes, em um desses casos, entrei em contato com o suporte da certificadora, e quando questionei o que poderia estar causando isso de apagar o certificado do nada, ela me disse que se não for o programa, com certeza era problema de hardware, uma dica que ela me deu foi de nunca deixar o cartão na leitora ligada no micro se não estiver usando, mesmo que o micro esteja desligado, pois qualquer problema com energia por exemplo, pode ocasionar de apagar o certificado, como acontecia antigamente com os modems discados, se deixasse ligado na linha telefonica e tivesse um mau tempo, qualquer descarga eletrica já queimava o infeliz. Segundo a atendente, com os leitores usb acontecem a mesma coisa.

  • Curtir 1
  • 4 semanas depois ...
Postado

Galera,

 

Acabou de acontecer novamente aqui na minha empresa, a terceira vez em um ano!

Utilizamos o Nasajon para emissão de notas fiscais (Controll - controller). Como a função de log estava habilitada no Gerenciador da Pronova, passei o log para o atendente da Pronova e o mesmo me deu a resposta abaixo:

 

Averiguando o log podemos ver que a chave e certificado foram apagados as 10:14:14 do dia de hoje como vem desrito a baixo.
 

O arquivo de log registra de forma clara que uma chamada explícita para a função CryptAcquireContext foi realizada com a flag CRYPT_DELETEKEYSET
 
Podemos identificar o reportado acima no trecho do log destacado abaixo:
 
*** InAcquireContext: SW version = 6.13.12
 TIME: day = 19 time = 10:14:14:593 PID = 3fdc TID = 34d4
 
After AcquireContext from MSCSP
 TIME: day = 19 time = 10:14:14:593 PID = 3fdc TID = 34d4
 
dwFalgs after parse: 10
 TIME: day = 19 time = 10:14:14:593 PID = 3fdc TID = 34d4
 
O valor 10 (destacado em vermelho) é o apontamento que corresponde a flag  ‘CRYPT_DELETEKEYSET ‘.
 
Isto demonstra sem sombra de dúvidas que no dia 19/09/2013 as 10:14:14 ocorreu uma chamada (direta ou indiretamente) a memória do token que foi responsável pela exclusão do conjunto de chaves!

 

Ou seja, só afirmaram o que havia acontecido, colocaram a culpa na tal função e não me disseram de onde veio a ordem para que essa função fosse disparada.

Realmente gente, está cada vez mais complicado trabalhar com tokens A3! Vamos acabar partindo para A1...

Queria uma resposta definitiva do que está acontecendo por parte da certificadora ou do software de emissão de notas fiscais, que simplesmente não resolvem o problema, colocando uma devida proteção nos seus tokens e jogam o problema para frente, colocando a culpa no vizinho.

 

Aqui na empresa, todos os PCs que utilizam os tokens estão em no-breaks, justamente para que quedas de energia não "queimem" o token. Tomamos sempre cuidado de deixar as máquinas limpas, com antivírus ativo, removemos o token quando não estamos utilizando, os tokens não são compartilhados em várias máquinas, cada pessoa tem o seu. Enfim, tomamos precauções. 

 

Se alguém tiver uma posição com relação aos códigos que coloquem aqui, que estavam no log, por gentileza, não deixem de compartilhar!

 

Muito Obrigada!

Postado

Bom dia.

 

tive o mesmo problema em 2 clientes com certificado A3 da certisign, certificadora Valid.

 

Ambos com Win 7.

 

Em um deles já aconteceu duas vezes de apagar o certificado.

 

Uso AcbrNfeMinitor em ambos os casos.

 

O que tem em comum, ambos tem 2 certificados (duas empresas)

 

tentei fazer a modificação sugeria pelo Alex, mas não consigo compilar o monitor cfe abaixo

 

[Error] DoACBrCTeUnit.pas(288): Incompatible types: 'String' and 'Integer'
[Error] DoACBrCTeUnit.pas(289): Incompatible types: 'String' and 'Integer'
[Error] DoACBrCTeUnit.pas(540): Incompatible types: 'String' and 'Integer'
[Error] DoACBrCTeUnit.pas(541): Incompatible types: 'String' and 'Integer'
[Error] DoACBrCTeUnit.pas(547): Incompatible types: 'String' and 'Integer'
[Error] DoACBrCTeUnit.pas(548): Incompatible types: 'String' and 'Integer'
 

  • 4 semanas depois ...
Postado

Pessoal, estou passando pelo mesmo problema relatado por vocês.

 

Tenho um cliente que já vai fazer o quarto certificado em pouquíssimo tempo. 

 

O último certificado que ele fez é da CertiSign. A funcionária emitiu notas normalmente na parte da manhã, utilizando o ACBrNFE, e a tarde, não conseguiu mais utilizar o certificado. Os usuários não tem conhecimento suficiente para entrar no SafeSign e Exluir as chaves do Cartão.

 

Já passei pelo mesmo problema com outro cliente utilizando o mesmo software, e com um outro cliente que usava o Emissor Gratuito de NFE do Estado.

 

Alguém tem uma solução, sem que o cliente adquira um certificado A1?

 

Obrigado

 

 

 

 

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