Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 190 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado (editado)

Nos manuais do ACBr diz que o Sicredi não tem homologação de registro online dos boletos (webservice), mas tem. Inclusive peguei as URLs de homologação

  URL HOMOLOGAÇÃO
  https://api-parceiro.sicredi.com.br/sb/auth/openapi/token
  username : 123456789
  password: teste123
 

  URL PRODUÇÃO
  https://api-parceiro.sicredi.com.br/auth/openapi/token

Dúvida:

1. Onde eu informo as URLs nos componentes do ACBr? quando estiver homologando serão diferentes de quando estiver em produção e são difentes para cada banco.

2. Ao envia um boleto para registro, chega de imediato uma resposta dizendo se for registrado com sucesso ou o erro para o não registro? Isso vale para todos os comandos de boletos, como por exemplo, alterar vencimento, conceder desconto, etc.? a resposta da requisição já é se o comando foi dado com sucesso?

3. Já as liquidações por exemplo, eu não envio comando, neste caso eu tenho de fazer uma consulta à cada boleto em aberto na minha base de dados. No caso o comando seria de consulta? No caso de liquidação, o retorno deverá trazer a data de quitação, valor pago, juros, multa, descontos concedidos, etc. Vai estar tudo no retorno da requisição? A URL de comando (como se fosse a remessa) é diferente da URL de consulta (como se fosse puxar um retorno)? pergunto porque dá a entender que o retorno destas requisições são diferentes.

4. No Demo, aparece um erro para mim no ACBrBoletoFCFortesFr. Eu realmente não trabalho com fortes e sim com o FastReport. É só eu mandar baixar via SVN Update esse componente e posso testar?

5. Quais componentes do ACBr preciso usar e configurar para usar o WebService? Eu uso hoje o ACBrBoleto e ACBrBoletoFCFR.

Editado por Luciano Rodrigues Pereira
corrigir titulo (estava escrito errado)
Postado

Já consegui testar, mas fiquei com algumas dúvidas

1. Eu adicionei na lista de títulos, um único titulo e mandei fazer a consulta (eu nem havia enviado o registro do titulo ainda). Usei operacao = tpConsulta e o ACBr retornou 501 registros de retorno. Quando eu utilizei operacao = tpConsultaDetalhe, aí não retornou nenhum, que é o correto, porque o título que estou consultado que está na lista de títulos não existe na base de homologação.

O FiltrosAPI está configurado assim:
  FiltrosAPI.Clear;
  FiltrosAPI.indicadorSituacao        := isbBaixado;
  FiltrosAPI.dataMovimento.DataInicio := IncDay(Date,-1);
  FiltrosAPI.dataMovimento.DataFinal  := Date;
  //FiltrosAPI.indiceContinuidade       := 300;
 

Qual a relação entre o os tipos de operações com o FiltrosAPI? Quando o ACBr utiliza o esses Filtros e quando não utiliza? 

2. Mesmo usando esse filtro, a data de movimento da base de dados de homologação não está neste intervalo, de ontem até hoje, então porque trouxe 501 registros de retorno?

3. Os 501 títulos de retorno de tpConsulta, trouxeram:

2. Neste filtro acima, o indicadorSituacao (isbBaixado), quer dizer que vai consultar apenas os títulos que foram baixados (Baixa Simples)?

3. Quando eu for pesquisar por intervalo de datas, eu vou querer buscar toda a movimentação dos títulos no período: Registro, Alteração, Baixa, Liquidação, Protesto, etc. Então é só setar o indicadorSituacao com isbNenhum?

4. E se eu não quiser fazer uma consulta por período mas pesquisar um título específico como ficaria?

5. Para que tipos de operação (Boleto.Configuracoes.WebService.Operacao) eu adiciono os títulos na lista de títulos? tpInclui? tpAltera? tpBaixa? tpCancelar? tpPIXCriar? tpPIXCancelar? tpPIXConsultar? Porque como já mencionei na dúvida 1, eu adicionei um título na lista de títulos e quando eu fiz operacao = tpConsultar ele retornou 501 retornos.

 

5. O que seria o indiceContinuidade?

 

Postado

Desconsidere a pergunta acima, eu corrigi mas não deu tempo de editar. Segue a pergunta correta:

Já consegui testar, mas fiquei com algumas dúvidas:

Eu adicionei na lista de títulos, um único titulo e mandei fazer a consulta (eu nem havia enviado o registro do titulo ainda). Usei operacao = tpConsulta e o ACBr retornou 501 registros de retorno. Quando eu utilizei operacao = tpConsultaDetalhe, aí não retornou nenhum, que é o correto, porque o título que estou consultado que está na lista de títulos não existe na base de homologação.

O FiltrosAPI está configurado assim:
  FiltrosAPI.Clear;
  FiltrosAPI.indicadorSituacao        := isbBaixado;
  FiltrosAPI.dataMovimento.DataInicio := IncDay(Date,-1);
  FiltrosAPI.dataMovimento.DataFinal  := Date;
  //FiltrosAPI.indiceContinuidade       := 300;

1. Esse filtro é só para a operação de consulta certo? E assim mesmo, só para tpConsulta, porque tpConsultaDetalhe olha para a lista de títulos e não para o Filtro? está correto essa afirmação?

2. Todas as outras operações (tpInclui, tpAltera, tpBaixa, tpCancelar, tpConsultaDetalhe, tpPIXCria, tpPIXCancelar e tpPIXConsultar ele vai olhar para a lista de títulos que eu adicionei e não para FiltrosAPI, é isso?

3. Então se eu quiser consultar por título e não por Período, eu utilizo o tpConsultaDetalhe e quando quiser consultar por período eu utilizo o tpConsulta? é isso?

4. Mesmo usando esse filtro, a data de movimento da base de dados de homologação não está neste intervalo, de ontem até hoje, então porque trouxe 501 registros de retorno?

5. Os 501 títulos de retorno de tpConsulta, trouxeram: dataRegistro e dataVencimento que eu posso considerar nulos apesar de ser estranho não ter essas datas, mas trouxe valor Original com uma data ao invés um valor, o que daria pau se estivesse em produção.
dataRegistro = 30/12/1899
dataVencimento = 30/12/1899
valorOriginal = 13/07/1900

6. Neste filtro acima, o indicadorSituacao (isbBaixado), quer dizer que vai consultar apenas os títulos que foram baixados (Baixa Simples)?

7. Quando eu for pesquisar por intervalo de datas, eu vou querer buscar toda a movimentação dos títulos no período: Registro, Alteração, Baixa, Liquidação, Protesto, etc. Então é só setar o indicadorSituacao com isbNenhum?

8. O que seria o indiceContinuidade?

Postado
Em 04/03/2024 at 11:48, Juliomar Marchetti disse:

Utilizo já em produção no cliente o sicredi não precisei fazer alterações mudanças.

somente pegar o demo configurar os dados e emitir um ou dois boletos já consegue testar

Nos meus testes do Sicredi de cara já dá erro na hora de tentar registrar um boleto.

Cod_Retorno=
Msg_Retorno=
Ori_Retorno=
HTTP_Result=400
JSON={"timestamp":"2024-03-05T13:59:42.984+0000","error":"BAD_REQUEST","code":"400","message":"O seu numero do boleto \u00e9 obrigat\u00f3rio e deve ser preenchido."}
[Rejeicao0]
Campo=
Codigo=
Versao=BAD_REQUEST
Mensagem=O seu numero do boleto é obrigatório e deve ser preenchido.
Ocorrencia=
Valor=

Como pode ver falta no Demo setar o  SeuNumero. Eu corrigi e consigo registrar, mas na hora de consultar o mesmo boleto que acabei de registrar, ele já não encontra. Aliás, quando vou ver no log ele traz sempre o mesmo boleto, você pode consultar qualquer nosso número, qualquer número de documento, qualquer coisa, não interessa, ele vai sempre trazer um boleto que você não faz nem ideia de onde ele tirou. Isso usando a ConsultaDetalhe. Usando a ConsultaLista que ele usa o Filtro, mesmo setando um período tipo, de ontem para hoje, ele traz sempre 500 títulos que tem todos o mesmo nosso número (não sei como pode ser possível dois títulos com mesmo nosso número) e que com certeza não foram movimentados de ontem para hoje.

Cod_Retorno=
Msg_Retorno=
Ori_Retorno=
HTTP_Result=200
JSON={"linhaDigitavel":"74891121150023100718882848251011287560000000177","codigoBarras":"74892875600000001771121100231007188284825101","carteira":"SIMPLES","seuNumero":"MOCKDDA","nossoNumero":"211002310","pagador":{"codigo":"02LNG","documento":"01234567890","nome":"PAGADOR DDA"},"beneficiarioFinal":{"codigo":"R8N","documento":"01234567890","nome":"PAGADOR DDA"},"dataEmissao":"2021-08-24","dataVencimento":"2021-09-27","valorNominal":90,"situacao":"LIQUIDADO","txId":"445488181811848","codigoQrCode":"00020126930014br.gov.bcb.pix2571pix-qrcode-h.sicredi.com.br\/qr\/v2\/cobv\/528520acdd5f4740b63b9b643ca2bcf99999999999999999999BR5903PIX6006Cidade62070503***630441AC\n\n","multa":0.05,"abatimento":0,"tipoJuros":"A - VALOR","juros":0.01,"diasProtesto":3,"validadeAposVencimento":1,"diasNegativacao":0,"tipoDesconto":"A - VALOR","descontoAntecipacao":0,"dadosLiquidacao":{"data":"2021-09-27T03:00:00.000+0000","valor":80,"multa":2.67,"abatimento":15.99,"juros":5.13,"desconto":10},"descontos":[{"numeroOrdem":1,"valorDesconto":10,"dataLimite":"2021-10-05"},{"numeroOrdem":2,"valorDesconto":5,"dataLimite":"2021-10-06"},{"numeroOrdem":3,"valorDesconto":3,"dataLimite":"2021-10-07"}]}
indicadorContinuidade=0
proximoIndice=0
 
 
[Boletos Index = 000]
numeroBoletoBB = 211002310
dataRegistro = 24/08/2021
dataVencimento = 27/09/2021
valorOriginal = 90
carteiraConvenio = SIMPLES
variacaoCarteiraConvenio = 0
codigoEstadoTituloCobranca = 6
estadoTituloCobranca = LIQUIDADO
contrato = 
dataMovimento = 30/12/1899
dataCredito = 30/12/1899
valorAtual = 0
valorPago = 80
 

Postado
Agora, Juliomar Marchetti disse:

aqui está o erro mal formado no caso está faltando informação

Foi isso que eu disse Juliomar. Nos fontes do DemoBoleto ele não está setando o "SeuNumero". Não existe um caixa de edit para esse campo, só para o Numero do Documento que imagino eu deva ser o SeuNumero também e de qulaquer forma a rotina btnBoletoIndividualClick só seta o NumeroDocumento, não seta seu número, então eu setei para conseguir registrar. Entendeu?

  Titulo.NumeroDocumento   := edtNumeroDoc.Text; <<--------------- É o que existe na rotina
  Titulo.SeuNumero         := edtNumeroDoc.Text;        <<--------------- Eu acrescentei. 


E as demais dúvidas que eu mencionei? Estou desde o dia 26/02 aguardando algumas respostas aqui para dar sequencia aos meus testes. Tem como você saná-las para mim?
Eu até pensei em fazer uma assinatura do ACBr para um suporte mais ágil, só para resolver essa questão da API Cobrança, porque eu ainda trabalho com troca de arquivos. Mas eu vi que só existe a assinatura anual, e eu não pretendo levar nem sequer 2 meses para resolver todos os bancos. Aí dificultou a assinatura. Vocês não tem um suporte mais especialista diretamente com vocês? Preciso resolver esse registro onLine, mas no ritmo que está não vou conseguir. Eu queria que você visse todas essas dúvidas que eu postei, por favor.

Postado
1 minuto atrás, Juliomar Marchetti disse:

sim no caso o demo lembre-se é só pra exemplificar o uso não é para ser um emissor então dai tu tem que  preencher os dados seus e dai rodar pra emitir

Sim, eu sei Juliomar. O que quis dizer é que o Demo não roda sem a linha que acrescentei setando o SeuNumero. Entendeu? E quanto aos outros questionamentos que fiz?

  • 2 meses depois ...
  • Este tópico foi criado há 190 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.