Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

E0536 : Não é permitido o preenchimento de informações relativas à benefício municipal para o prestador de serviço ME/EPP que não tenha o regime de apuração de tributos nesta NFS-e fora do Simples Nacional

Ver Solução Respondido por gabriel.hilbig,
  • Este tópico foi criado há 435 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Bom Dia

Gerei uma NFSe no Portal NFSE.GOV.BR

Repeti os mesmos dados e mesmas configurações dentro de meu app

A API retorna uma erro referente à TAB BM ( BENEFÍCIO MUNICIPAL ) que nem está no XML

image.thumb.png.b3f337b3125e3d2afa2014d0c7ca5c6c.png

Em anexo coloco o XML NFSE gerado no PORTAL NFSE.GOV.BR e a DPS gerada dentro do meu APP

Não sei o que fazer ... o erro acontece por uma TAG que nem existe no meu DPS

6477UNICA-rps.xml 43149022292389436000132000000000000123100637065976.xml

• Consultores
Postado

Bom dia Gabriel,

Notei as seguinte diferenças:

A sua aplicação esta gerando com estes dados:

<serv>
	<locPrest>
		<cLocPrestacao>4314902</cLocPrestacao>
	</locPrest>
	<cServ>
		<cTribNac>010701</cTribNac>    Código do serviço Diferente
		<xDescServ>teste</xDescServ>
	</cServ>
</serv>
<valores>
	<vServPrest>
		<vServ>0.01</vServ>
	</vServPrest>
	<trib>
		<tribMun>
			<tribISSQN>4</tribISSQN>
			<tpRetISSQN>1</tpRetISSQN>
		</tribMun>
		<totTrib>
			<indTotTrib>0</indTotTrib>  Essa informação não consta no XML gerado pelo Portal
		</totTrib>
	</trib>
</valores>

Gerado pelo Portal:

<serv>
	<locPrest>
		<cLocPrestacao>4314902</cLocPrestacao>
	</locPrest>
	<cServ>
		<cTribNac>990101</cTribNac>
		<xDescServ>teste</xDescServ>
	</cServ>
</serv>
<valores>
	<vServPrest>
		<vServ>0.01</vServ>
	</vServPrest>
	<trib>
		<tribMun>
			<tribISSQN>4</tribISSQN>
			<tpRetISSQN>1</tpRetISSQN>
		</tribMun>
		<totTrib>
			<pTotTribSN>5.00</pTotTribSN> Essa informação não esta sendo gerada pela sua aplicação.
		</totTrib>
	</trib>
</valores>

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Consultores
Postado

Boa tarde Gabriel,

Acho que você não entendeu.

Ao emitir a nota pelo portal o código do serviço é:

<cTribNac>990101</cTribNac>

A sua aplicação ou o programa exemplo esta gerando o XML com o código:

<cTribNac>010701</cTribNac>

Quais dos dois códigos é o correto?

A nota emitida pelo portal temos:

<totTrib>
	<pTotTribSN>5.00</pTotTribSN>
</totTrib>

O que a sua aplicação ou programa exemplo esta gerando:

<totTrib>
	<indTotTrib>0</indTotTrib>
</totTrib>

Qual é o certo?

Enviar o percentual total do tributo do simples nacional ou informar que o indicador de total de tributos é 0 = Não?

Você deve alterar a sua aplicação ou o programa exemplo para gerar o XML do DPS exatamente com os mesmos dados.

Só assim vamos saber se a API ou a parametrização da prefeitura esta com problemas.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

• Solution
Postado

PROBLEMA RESOLVIDO

Fazendo o DPS direto no PORTAL preenchimento automático

<regApTribSN>1</regApTribSN> //-> 1 – Regime de apuração dos tributos federais e municipal pelo SN; 

Fazendo pelo Aplicativo , usando REST API é necessário preencher

<regApTribSN>2</regApTribSN> //->2 – Regime de apuração dos tributos federais pelo SN e ISSQN por fora do SN conforme respectiva legislação municipal do tributo; 

Solução para PORTO ALEGRE , não sei outras cidades

A mensagem de erro não ajuda nada para resolver o problema

Não existe nenhuma documentação a respeito nem Federal  e nem municipal

O desenvolvedor precisa resolver na TENTATIVA E ERRO

Postado

Também estou parado neste problema faz algum tempo.

Meu receio é emitir as notas erradas, pois acredito que para uma empresa do simples nacional que paga na DAS o ISSQN o correto seria o código 1.

Acredito que seja uma falha no sistema, pois se aceita algo manualmente no portal deveria acertar via integração também.

• Consultores
Postado

Bom dia Gabriel,

Muito obrigado pela informação, com certeza vai ajudar os demais desenvolvedores.

Tomei a liberdade de criar um tópico com a sua dica.

@mafvb, pode ser uma divergência entre o Portal em relação a API.

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Postado
Em 16/10/2023 at 08:12, gabriel.hilbig disse:

PROBLEMA RESOLVIDO

Fazendo o DPS direto no PORTAL preenchimento automático

<regApTribSN>1</regApTribSN> //-> 1 – Regime de apuração dos tributos federais e municipal pelo SN; 

Fazendo pelo Aplicativo , usando REST API é necessário preencher

<regApTribSN>2</regApTribSN> //->2 – Regime de apuração dos tributos federais pelo SN e ISSQN por fora do SN conforme respectiva legislação municipal do tributo; 

Solução para PORTO ALEGRE , não sei outras cidades

A mensagem de erro não ajuda nada para resolver o problema

Não existe nenhuma documentação a respeito nem Federal  e nem municipal

O desenvolvedor precisa resolver na TENTATIVA E ERRO

Bom dia.

Mas segundo o contador do meu cliente, não é o correto. Porque se tu verificar emitindo uma nota com regApTribSN = 1 o emitente não será tributado de ISSQN, que é o correto e se emitir com regApTribSN = 2, ele será tributado. Fiz a emissão pelo emissor WEB e o DANFe sai sem valores de ISSQN, se informar 2, vai sair com valores de base e valor de ISSQN e o contador consultou o Portal do ISSQN e lá está como tributado.

Postado
4 horas atrás, Alex Finger disse:

Bom dia.

Mas segundo o contador do meu cliente, não é o correto. Porque se tu verificar emitindo uma nota com regApTribSN = 1 o emitente não será tributado de ISSQN, que é o correto e se emitir com regApTribSN = 2, ele será tributado. Fiz a emissão pelo emissor WEB e o DANFe sai sem valores de ISSQN, se informar 2, vai sair com valores de base e valor de ISSQN e o contador consultou o Portal do ISSQN e lá está como tributado.

Tem sentido sua colocação

O lógico seria regApTribSN = '1' o que gera o erro E0536 : Não é permitido o preenchimento ....

A única maneira de autorizar NFSe é com regApTribSN = '2' 

O WEBSERVICE do PADRÃO NACIONAL tá cheio de problemas e nem tem como testar em ambiente de homologação. 

Nem documentação decente existe . Nenhuma documentação da Prefeitura existe.

Se junte a nós para GRITAR  com a PREFEITURA DE PORTO ALEGRE ( caso seja daqui ) . 

Estou em contato com meu contador , contador dos meus clientes e com os clientes sobre os problemas que estão acontecendo.

A partir de 01/11/2023 vai ter turbulência

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, gabriel.hilbig disse:

image.png.b676ab4963b6ff884bb90a6933aebc7f.png

regApTribSN = '2'  no Portal aparece Imposto Pendente

Pois é, sou de Porto Alegre também. Realmente será bem complicado e o problema de tudo isso é explicar para os clientes, que não está funcionando como deveria e não temos o que fazer. Porque se tu questiona a prefeitura, mandam falar com a RFB, lá tu manda e-mail e não tem retorno. Mas o prazo, permanece inalterado. Em homologação, aceita o regTribSN = 1, em produção acusa erro. No emissor nacional web, aceita também. Só que não podemos parametrizar de maneira que o cliente seja cobrado por um imposto que não é devido.

Seria bom ter um canal decente para contato de suporte ao desenvolvedor. Infelizmente não é a realidade.

Gritar contra a prefeitura acho que não seja nada produtivo, já que agora, eles tem em quem colocar a culpa. Porque a emissão da NFSe em Poa sempre foi muito ruim, com ambiente instável e com disponibilidade bem questionável.

Enfim, fica o desabafo... Se alguém tiver uma solução, por favor ajude o grupo.

Postado

Uma coisa, que talvez ajude, seria quem puder, mandar e-mail para [email protected] ou algum outro canal, para tentar fazer com que resolvam o problema ou apresentem uma solução no próprio XML. Já mandei 2 e-mails para lá sobre o assunto e não recebi retorno. E daí se alguém receber retorno, postar a solução.

Postado
10 minutos atrás, Alex Finger disse:

Pois é, sou de Porto Alegre também. Realmente será bem complicado e o problema de tudo isso é explicar para os clientes, que não está funcionando como deveria e não temos o que fazer. Porque se tu questiona a prefeitura, mandam falar com a RFB, lá tu manda e-mail e não tem retorno. Mas o prazo, permanece inalterado. Em homologação, aceita o regTribSN = 1, em produção acusa erro. No emissor nacional web, aceita também. Só que não podemos parametrizar de maneira que o cliente seja cobrado por um imposto que não é devido.

Seria bom ter um canal decente para contato de suporte ao desenvolvedor. Infelizmente não é a realidade.

Gritar contra a prefeitura acho que não seja nada produtivo, já que agora, eles tem em quem colocar a culpa. Porque a emissão da NFSe em Poa sempre foi muito ruim, com ambiente instável e com disponibilidade bem questionável.

Enfim, fica o desabafo... Se alguém tiver uma solução, por favor ajude o grupo.

type : result
request : NFSeAutorizacao  
response : 
{
	"statusCode": 400,
	"body": {
		"tipoAmbiente": 2,
		"versaoAplicativo": "Testes_0.1.0",
		"dataHoraProcessamento": "2023-10-17T14:05:58.1570296-03:00",
		"idDPS": "DPS431490229238943600013200900000000000006498",
		"erros": [
			{
				"Parametros": null,
				"Codigo": "E0168",
				"Descricao": "CPF do tomador não encontrado no cadastro CPF."
			}
		]
	},

Não consigo usar o ambiente de homologação ... Olha o erro que dá ...

Estou fazendo somente no meu CPF não teste com CNPJ

image.png.b6918e889afc1c3c3704d2b60a40e03f.png

HOMOLOGAÇÃO COM CNPJ funciona

6 minutos atrás, Alex Finger disse:

Uma coisa, que talvez ajude, seria quem puder, mandar e-mail para [email protected] ou algum outro canal, para tentar fazer com que resolvam o problema ou apresentem uma solução no próprio XML. Já mandei 2 e-mails para lá sobre o assunto e não recebi retorno. E daí se alguém receber retorno, postar a solução.

Eu fiz isso a respeito do erro E0536

Recebi um email de retorno com um PDF sobre como operar o PORTAL NFSe

Ou seja ...

Postado
13 minutos atrás, gabriel.hilbig disse:
type : result
request : NFSeAutorizacao  
response : 
{
	"statusCode": 400,
	"body": {
		"tipoAmbiente": 2,
		"versaoAplicativo": "Testes_0.1.0",
		"dataHoraProcessamento": "2023-10-17T14:05:58.1570296-03:00",
		"idDPS": "DPS431490229238943600013200900000000000006498",
		"erros": [
			{
				"Parametros": null,
				"Codigo": "E0168",
				"Descricao": "CPF do tomador não encontrado no cadastro CPF."
			}
		]
	},

Não consigo usar o ambiente de homologação ... Olha o erro que dá ...

Estou fazendo somente no meu CPF não teste com CNPJ

image.png.b6918e889afc1c3c3704d2b60a40e03f.png

HOMOLOGAÇÃO COM CNPJ funciona

Eu fiz isso a respeito do erro E0536

Recebi um email de retorno com um PDF sobre como operar o PORTAL NFSe

Ou seja ...

Pois é, com CPF não autoriza em homologação, em produção testei com o meu CPF e funcionou.

Postado
1 hora atrás, Alex Finger disse:

Pois é, com CPF não autoriza em homologação, em produção testei com o meu CPF e funcionou.

Boa tarde, pessoal

Qual é a URL para envio de DPS de homologação? Não encontrei na documentação.

Postado

Bom dia!

Alguém tem uma luz sobre o erro E0536 na nota de optante pelo Simples Nacional, em ambiente de produção, com bloco regTrib informado abaixo?

<regTrib>
<opSimpNac>3</opSimpNac>
<regApTribSN>1</regApTribSN>
<regEspTrib>0</regEspTrib>
</regTrib>

Desde já, obrigado!

• 2 semanas depois ...
Postado

Nada por enquanto, né pessoal? 

Estou me preparando para mês que vem emitir as notas via BHISS com a data em 31/10/2023 caso o sistema em vigor em Porto Alegre não receba notas de a partir de 01/11...

Com certeza não é o ideal, mas parece ser mais correto que setar regApTribSN = '2'.

Tá complicado mesmo...

Postado
7 minutos atrás, Julio Milani disse:

Nada por enquanto, né pessoal? 

Estou me preparando para mês que vem emitir as notas via BHISS com a data em 31/10/2023 caso o sistema em vigor em Porto Alegre não receba notas de a partir de 01/11...

Com certeza não é o ideal, mas parece ser mais correto que setar

Tá complicado mesmo...

Última informação que recebi :

O contador de nossa empresa foi falar com o Plantão Fiscal da Prefeitura de POA

Eles estão CIENTES DO PROBLEMA . Parece que isto depende da Prefeitura e não do NFSE.GOV.BR

regApTribSN = '2' -> calcula ISSQN  a pagar para SIMPLES NACIONAL

Eles precisam resolver isto até 01/11/2023. 

Se não for resolvido espero que BHISS ainda continue funcionando para gerar as notas

Postado

A emissão de NFSe na prefeitura de Poa sempre foi muito ruim, com instabilidade, lentidão e tudo mais. Mas pelo menos saía a nota de maneira correta. Então que prorroguem esse prazo ou deem uma solução de uma vez. Como explicar para o cliente que ele vai ter que emitir a nota no emissor nacional?? Ele só vai entender que o teu sistema é que não funciona.

Postado

Bom dia, @Italo Giurizzato Junior

Sobre o tópico que você criou em https://www.projetoacbr.com.br/forum/topic/74704-e0536-não-é-permitido-o-preenchimento-de-informações-relativas-à-benefício-municipal-para-o-prestador-de-serviço-meepp-que-não-tenha-o-regime-de-apuração-de-tributos-nesta-nfs-e-fora-do-simples-nacional-como-resolver/

Acho que vale o alerta ali de que esta solução acaba por criar um imposto pendente. Pois é um regime diferente.

Para empresas que precisam usar o regApTribSN = 1, o problema continua.

• Curtir 1
  • Este tópico foi criado há 435 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...