Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Certificados A1 e A3


Ver Solução Respondido por Alexandre de Paula,
  • Este tópico foi criado há 360 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro
Postado

Bom dia !

Em relação ao tópico acima, assisti no Youtube um vídeo do Daniel Simões falando ao respeito onde sugere o uso do A1 em vez do A3, alias praticamente o exclui.

Utilizamos o ACBRMonitor Plus internamente com certificado A3, que tem vida de 3 anos, preço mais económico que o A1 e é o preferido de advogados e juízes.

Não tenho o intuito de criar polemica sobre o assunto, simplesmente entender o porque já que temos duas empresas, cada uma com certificado A3 e  pelas instruções do Monitor parece bem simples mudar de certificado em tempo de execução para o A1 o que facilitaria o uso.

Obrigado  

  • Consultores
  • Solution
Postado

O certificado A3 como você mesmo argumentou tem um apelo comercial maior o que acaba levando a maioria dos consumidores "não tecnicos" optarem pela aquisição dele. Porém o uso do certificado envolve ou um cartão/leitora ou um token, ou seja, um dispositivo físico.

Esse é o primeiro ponto que do lado técnico dificulta a operação. Pois para o atendimento ao cliente final é necessário que seja dada manutenção na instalação da leitora, configuração, instalação de drivers e isso acaba ficando "embutido" na operação da software house, já que o cliente final normalmente não vai buscar orientação com quem vendeu o certificado e sim com quem fornece o sistema.

Na operação também é frequente o cartão ou token não estar conectado, estar com mal contato ou funcionamento incorreto. Mais um ponto de suporte para a SH.

Já o certificado A1 é instalado com alguns cliques e não é feita mais nenhuma manutenção nele. Pode ser copiado caso precise usar em mais de uma máquina (terminais e/ou servidores dentro da empresa, ou com o contador, por exemplo)

Já em relação a configuração nos sistemas realmente não seria dificil alterar entre um ou outro na teoria, porém na prática o que se observa é uma instabilidade e dificuldade maior quando se está usando o certificado A3.

Tendo tudo isso em vista, uma visão muito mais operacional e de desperdício de recursos e tempo dentro da empresa e seus setores operacionais é que sempre recomendamos o uso do certificado A1. Facilidade de instalação, uso e manutenção.

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

  • Membros Pro
Postado

Alexandre

Obrigado pela resposta !!

Entendo sua explicação, como se trata de uso interno não passamos pela maioria das dificuldades que menciona entre outros motivos porque não são emitidas NFe em volume alto.

Consegui via comando verificar se o certificado esta instalado o que se torno suficiente para o uso.

Mas desde o ponto de vista que considera, tem razão enquanto a instalação, manutenção, etc.

 

  • Curtir 2
  • Membros Pro
Postado

Ola,

Outro ponto que pesa contra o A3 e que quando contador precisa usar do certificado o cliente fica sem emitir nota ate que receber de volta!

  • Curtir 2
  • Membros Pro
Postado

Bom dia Lucimauro

Obrigado por comentar o assunto.

Em relação a sua colocação, não é nosso caso, resolvemos tudo internamente.

Acho que como tudo na vida qdo tem duas opções sempre tem pros e contras, tem que ponderar para cada necessidade qual a melhor opção.

Para nosso proposito considerando a segurança e o volume de NFe e outras atividades possíveis com o Certificado, o A3 atende, inclusive existe hoje uma versão com arquivo similar ao A3 sendo que o arquivo fica armazenado no Serpro.

E claro que para outro tipo de necessidades e forma de operar o A1 deve atender melhor.

Meu proposito foi entender melhor o uso do A1, agradeço as orientações. 

 

  • 1 mês depois ...
  • Consultores
Postado

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

  • Este tópico foi criado há 360 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.