Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

nfc-e


jeferson.procopio
  • Este tópico foi criado há 4363 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

O contribuinte de Mato Grosso será um dos primeiros do Brasil a ter uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) simplificada, especialmente orientada à operação de varejo. Trata-se do projeto Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e), que após ser desenvolvida em conjunto com os estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe, já está sendo testada pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT). Além de racionalizar a operação do contribuinte, a NFC-e proporcionará redução de custos, já que dispensa a utilização de impressoras fiscais específicas, mapas de caixa e lacres, interventores técnicos, e, ainda, utiliza menor volume de papel.

Segundo o superintendente de Informações do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços da Sefaz-MT, Vinícius José Simioni da Silva, esta nova solução aproveitará a estrutura atual dos contribuintes e está sendo concebida em conjunto Fisco e contribuintes, de forma que atenda a todas as partes relacionadas, com ganhos mútuos. “Além do contribuinte, o grande beneficiado será o consumidor, que poderá optar por receber o documento fiscal, por exemplo, em seu e-mail. O cidadão terá mais ferramentas para acompanhar o seu imposto pago. Ele poderá entrar no portal da Secretaria de Fazenda e verificar a validade do documento fiscal recebido, assegurando a idoneidade da operação”, pontuou Simioni.

Neste momento do projeto, cinco empresas mato-grossenses estão trabalhando na equipe técnica e operacionalizando a NFC-e em ambiente de testes, mas a previsão é que a partir de maio de 2013 as demais empresas possam utilizar este novo modelo de nota fiscal. Em Mato Grosso, cerca de 12,8 mil contribuintes do varejo já utilizam a Nota Fiscal Eletrônica e estarão aptos para o novo modelo.

Desde 2008, as empresas brasileiras já emitiram cinco bilhões de notas fiscais eletrônicas e, hoje, a média é de 180 milhões de NF-e por mês. A Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor é uma alternativa aos atuais equipamentos Emissores de Cupom Fiscal (ECFs) utilizados no varejo.

Agora que vi q SP tbm esta no mesmo projeto entao será o mesmo projeto para todos!

Fonte Sefa - MT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Em SP é SAT - http://www.fazenda.sp.gov.br/sat/

Dia 01/10/2012 estive em uma reunião no SEFAZ em SP, e o responsável pela implantação do SAT deixou claro que a partir de 01/01/2013(se não houver mais nenhum atraso) não será mais permitido lacrar novos ECFs em SP sendo permitido somente o uso do SAT em SP.

Sobre a NFC-e, ele disse que SP está acompanhando, mas que ainda é um projeto piloto, ou seja, longe de estar maduro para por em produção, pois para atender a demanda que os varejistas vão gerar para autorizar as notas terão que ser feitos muito investimento, mas que SP, vendo que o projeto é viável, irá adotá-lo, mas que a contingência para NFC-e será o SAT, ou seja, qdo acontecer algum problema (internet, indisponibilidade do SEFAZ, etc) para o estabelecimento continuar funcionando terá que usar o SAT, então o contribuinte terá que ter pelo menos um equipamento SAT no estabelecimento(aparentemente nos outros estados que estão fazendo o piloto da NFC-e, por enquanto, a contingência é o ECF).

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.xpos.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.