Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Divergência entre Código de Barras e Linha Digitavel


Recommended Posts

Boa tarde!

Implementei o boleto bancário do ACBR mês passado em um cliente, inicialmente tudo OK. Essa semana me reportaram divergência em 3 boletos, em que o cliente do meu cliente foi pagar o boleto e constavam valores e nome do sacado diferentes do boleto impresso. Isso me assustou, pois poderia ter ocorrido com muitos, pensei inicialmente, mas não, são poucos casos, apenas 3 em mais de 300 boletos. Então consegui rastrear o seguinte:  Peguei o boleto errado (que ainda consta em aberto até a data de hoje) fiz a leitura pelo meu celular e também digitei a linha digitavel, ambos deram certo. Porém quando o cliente faz a leitura do codigo de barras, aparece a linha digitável idêntica a que está no boleto, porém com valores e sacados diferentes, conforme abaixo:

4191090160016325026912090840005194380000064368 -- Código de Barras da linha digitavel. Fizemos testes de leitura pelo celular e carregou corretamente, porém quando o cliente faz a leitura, carrega o código abaixo.

34196943800000643681090100163330261209084000 -- Código de Barras que está aparecendo quando o cliente lê o boleto, carregando valores errados e sacado errado.

Alguém poderia me dar uma luz nesse caso, por favor?

Obrigadoboleto_1001632__4028258_E.N.SHOPPINGDOREALLT (1).pdf

Editado por Pedro Nilo Zapata Junior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Verifique a possibilidade de virus no computador do cliente que está tentando realizar o pagamento.

qqr coisa veja se ele consegue pegar uma segunda via direto no site do banco por outro computador ou celular.

Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alexandre, acho que não é vírus, pois fiz o seguinte teste: peguei o código de barras que apareceu para o cliente (deixei imagem em anexo codigo no topo em vermelho) = 34196943800000643681090100163330261209084000 e digitei no site do meu banco (caixa), e  apareceu o valor errado, porém com o mesmo codigo da linha digitável, muito estranho mesmo.

BoletoErrado.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, faltou uma informação importante que consegui detectar agora. Esse valor que aparece divergente de 2.750,00 corresponde a outro boleto que está na mesma remessa do boleto anterior. Ou seja, me parece que está havendo uma divergência realmente no formação do código de barras, no entanto, quando eu fiz a leitura pelo meu celular, não houve divergência, apenas com o cliente, estou aqui pensando se pode haver divergência se lido por um leitor de codigo de barras, comparado ao leitor do meu celular... Minha preocupação é isso começar a se repetir, pois esse caso é o terceiro.

Editado por Pedro Nilo Zapata Junior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

O boleto que vc anexou é o que vc tem ou o que o cliente final tem?
Fiz a leitura dele no meu aplicativo do banco e funcionou normal. Com o leitor e também digitando o codigo

Nome e valor corretos.

Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

O Código de Barras é padrão febraban, ele precisa ser convertido para ter a mesma sequencia que a linha digitavel.

se pegar a sequencia literal das barras lidas ITF 2OF5, ele não será nas mesmas posições da linha digitavel, e a quantidade de dígitos diferente, devendo ser convertido pelo aplicativo bancário ou aplicativo que está realizando a leitura, geralmente os leitores modernos fazem essa conversão automático.

 

Caso, a tarja magnética e a linha digitavel não se referem ao boleto, pode ser vírus no equipamento, que inferiu na impressão do mesmo.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O boleto nosso número 1632 que você anexou parece ser o correto.

O boleto nosso número 1633 parece ser o que o cliente tem em mãos, ele teve data de vencimento e valor alterados no CIP, mas manteve o código de barras.

  • Curtir 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

image.png

Como o BigWings falou, quando há instruções de alteração, a linha digitavel se mantem e a CIP recalcula, verifica se você não enviou nenhuma instrução de alteração nesse boleto.

mas o fato da Linha Digitavel ser diferente das posições do código de barras, isso é normal e previsto no campo livre.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Alexandre, é o boleto que o meu cliente reimprimiu ontem, não é o boleto original que está lá no cliente. Já solicitei para me enviar o boleto original.

Victor, você comentou que pode ser vírus, como disse, acho que não, pois veja que o valor e o nome do sacado (divergentes) que aparecem ao fazer a leitura, bate exatamente com um outro boleto que está na mesma remessa. O cliente acabou de me reporta que houve mais um caso e parece haver mais. Já são 5 casos ao todo. Eu solicitei o arquivo de remessa e os boletos para tentar fazer alguma investigação, estou aguardando me enviarem. Também me informaram que não houve nenhuma alteração nesse boleto.


BigWings, você comentou que o nosso numero estão divergentes entre o boleto que enviei e o original. Já solicitei o boleto original, mas então isso poderia ser a resposta para esse confusão, ou seja alguma inversão do Nosso Numero pode gerar essa falha?

 

Obrigado pelo apoio.

Editado por Pedro Nilo Zapata Junior
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
7 horas atrás, Pedro Nilo Zapata Junior disse:

BigWings, você comentou que o nosso numero estão divergentes entre o boleto que enviei e o original. Já solicitei o boleto original, mas então isso poderia ser a resposta para esse confusão, ou seja alguma inversão do Nosso Numero pode gerar essa falha?

Não sei o que causou a falha, só notei que são boletos diferentes.

Talvez a consulta do histórico de alterações dos boletos no banco te dê alguma ideia do motivo.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 08/08/2023 at 15:32, Alexandre de Paula disse:

O boleto que vc anexou é o que vc tem ou o que o cliente final tem?
Fiz a leitura dele no meu aplicativo do banco e funcionou normal. Com o leitor e também digitando o codigo

Nome e valor corretos.

Nos códigos de barra dos boletos do governo (secretaria de fazenda, conta de Energia, conta de Agua) onde identifico a data de vencimento ou fator de vencimento nos boletos dos banco encontrei, mas esses que citei acima não consegui identificar.
Um detalhe também como identifico o tipo se é ipva, licenciamento, multa, telefone, agua, energia..?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Não são boletos de cobrança, são D8.

Pesquise sobre como montar a linha / codigo de barras de arrecadação 

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.