Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

E182 : Erro na autenticação em Belo Horizonte

Ver Solução Respondido por Renato Rubinho,
  • Este tópico foi criado há 621 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Com certeza está habilitado, mesmo porque senao o outro sistema não ia conseguir emitir as notas , e ele está emitindo normal. 

É um mistério...

Abri uma outra solicitaçõa lá no suporte do BHISS, aguardando retorno.

Postado

Segue novo retorno do provedor, não ajudou em nada, mesma coisa do anterior...

"Boa tarde, o usuário do CNPJ XXXXXXXXXXX se encontra apto a emissão da NFS-e. A autenticação no Web Service é realizada através de certificado digital com SSL Bidirecional que deve pertencer ao cnpj do emissor e estar instalado na máquina onde roda a aplicação cliente que se conecta ao web service."

Postado (editado)

Segue novo retorno do suporte, dessa vez mais detalhado... alguma idéia ? 

O certificado está correto e corresponde sim, ao mesmo cnpj do emitente que está no XML. Consigo confirmar isso pelo próprio acbr, clicando no botão CNPJ na aba Certificado. 

Bom dia, o arquivo XML está com assinatura válida e correspondente ao CNPJ e não seria motivo para rejeição. O problema da autenticação ocorre realmente no momento em que o certificado digital SSL bidirecional é apresentado para estabelecer a conexão com o WebService (https://bhissdigital.pbh.gov.br/bhiss-ws/nfse?wsdl). Nesse momento é validado se o certificado utilizado para estabelecer a conexão pertence ao mesmo CNPJ do emissor da NFS-e e possivelmente está falhando nessa verificação. Uma maneira mais simples de fazer os testes seria tentando consultar uma NFS-e através do Web Service onde também ocorre a mesma verificação de autenticação, como por exemplo: <soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:ws="http://ws.bhiss.pbh.gov.br"> <soapenv:Header/> <soapenv:Body> <ws:ConsultarNfseRequest> <nfseCabecMsg><![CDATA[<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><cabecalho xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd" versao="1.00"><versaoDados>1.00</versaoDados></cabecalho>]]></nfseCabecMsg> <nfseDadosMsg><![CDATA[<ConsultarNfseEnvio xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd"><Prestador><Cnpj>XXXXXXXXXX</Cnpj><InscricaoMunicipal>12560230013</InscricaoMunicipal></Prestador><PeriodoEmissao><DataInicial>2023-01-01</DataInicial><DataFinal>2021-07-13</DataFinal></PeriodoEmissao><Tomador><CpfCnpj><Cnpj>XXXXXXXXXXXX</Cnpj></CpfCnpj></Tomador></ConsultarNfseEnvio>]]></nfseDadosMsg> </ws:ConsultarNfseRequest> </soapenv:Body> </soapenv:Envelope>

Editado por Paulo
  • Consultores
Postado

Bom dia Paulo,

Fiquei confuso, todo esse texto foi você que enviou para o provedor ou é um retorno deles?

Eles estão questionando algo?

Se não me falha a memória, tem caracteres que não pode conter na razão social que consta no certificado digital, pois esses caracteres podem gerar erros ao tentar assinar.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado
17 minutes ago, Italo Giurizzato Junior said:

Bom dia Paulo,

Fiquei confuso, todo esse texto foi você que enviou para o provedor ou é um retorno deles?

Eles estão questionando algo?

Se não me falha a memória, tem caracteres que não pode conter na razão social que consta no certificado digital, pois esses caracteres podem gerar erros ao tentar assinar.

Esse texto é o retorno do suporte do provedor. Não tem caracteres especiais no certificado. 

Vocês tem notícia de alguem de Belo Horizonte que conseguiu usar o Acbr com sucesso ? Pois parece que tem algum problema do Acbr ligado à Belo Horizonte...

• Consultores
Postado

Boa tarde,

Tenho um cliente em produção em BH e existem outros relatos no fórum de empresas utilizando.

Em 12/2022 precisei fazer um ajuste e também funcionou em homologação na época.

Na aba de consultas, do programa de exemplo, teste a ConsultarNFSe como indicado pelo suporte do provedor para ver se ocorre o mesmo erro.

Confirme se está utilizando OpenSSL e se copiou as dlls para a pasta do exe.

trunk2/DLLs/OpenSSL/1.1.1.10

Postado

UFA !

Finalmente, depois de uma semana batendo cabeça, parece que descobri o motivo.

Ocorre que até então eu só tinha testado no ambiente de homologação, em momento nenhum testei em ambiente de produção... e sempre dava o mesmo erro.

Aí agora tive a idéia de mudar pra produção, enviei a nota e... passou ! 

Ao que parece o ambiente de homologação, por algum motivo, não está funcionando para meu cliente, talvez porque precise de alguma autorização lá na prefeitura, sei lá... Mas no ambiente de produção está indo. O ruim é que não tenho como testar nada, agora é arrumar com o avião voando !

Obrigado a todos pela ajuda !

• Consultores
Postado
Em 10/03/2023 at 13:37, Renato Rubinho disse:

Está ok.

O intuito era confirmar se estava usando um arquivo .pfx.

Tenho um cliente em BH, não tenho acesso à base mas basta configurar o pfx para emitir.

Existem cadastros distintos para emissão em produção e homologação.

Confirme se o cadastro está habilitado para o ambiente que está utilizando.

Te avisei na sexta-feira sobre os cadastros distintos e para verificar se estava habilitado o que estava utilizando.

Fale para o cliente solicitar ao provedor que habilite o ambiente de homologação para você fazer os testes com o avião pousado... 🤣

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

• Curtir 1
  • Este tópico foi criado há 621 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.