Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

E182 : Erro na autenticação em Belo Horizonte

Ver Solução Respondido por Renato Rubinho,
  • Este tópico foi criado há 622 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Pessoal, bom dia ! Estou testando a geração de NFSe para duas cidades, Nova Lima e Belo Horizonte. Nova Lima já está funcionando perfeito. Porém para Belo Horizonte quando tento enviar, recebo este erro : Alguma dica ? Código : E182 Mensagem: Erro na autenticação.

Alguma dica do que poderia ser ? 

• Consultores
Postado

Bom dia Paulo,

O CNPJ que consta no certificado é o mesmo do prestador?

O prestador esta liberado a emitir notas via webservice?

Muitos provedores exigem um cadastro para emitir via site e um outro cadastro para emitir via webservice.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado

Sim, atualmente a empresa usa um outro sistema que emite normalmente, mas estamos desenvolvendo a emissão via Acbr para a empresa emitir por conta própria.

Não sei mais o que fazer, olha o que eu tentei :

1 - Conferi CNPJ e Insc Municipal

2 - Coloquei o mesmo usuario e senha que a empresa usa para entrar no https://bhissdigital.pbh.gov.br/ no Acbr, naquele campo Usuario e Senha da aba Webservice, mesmo erro

3 - Testei diversas combinacoes de configurações na aba Certificado, sempre o mesmo erro

Alguém que use o Acbr em Belo Horizonte , sabe o que precisa ser feito , por favor ? 

Postado

Sim, eu fiz isso, até usei o https://onlinetextcompare.com/xml 

A maioria dos dados está bem parecida (creio que mais de 90%). Algumas diferencas que notei por exemplo :

No outro sistema

<InfRps Id="311NFSE">

No meu :

<InfRps Id="Rps_311NFSE">

E a partir do campo  <Signature tem muitos valores diferentes, creio eu por conta da diferenca do conteudo dos dois XMLs.

Estou mais perdido que cachorro em dia de mudança...

Postado

Uma coisa nova que reparei. Quando eu uso o botão Consultar lote e coloco um número qualquer, teoricamente esperaria o mesmo erro de autenticacao, mas não , o resultado retornado é esse :

Requisição
Ambiente: 2
Cidade  : Belo Horizonte/MG
Provedor: BHISS Versão: 1.00

Método Executado: ConsultarLote

Parâmetros de Envio
Numero do Prot: 1
Numero do Lote: 

Parâmetros de Retorno
Situação Lote : 
Sucesso       : False

Erro(s):
Código  : 86
Mensagem: Número do protocolo de recebimento do lote inexistente na base de dados
Correção: 
---------
Código  : X202
Mensagem: Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)
Correção: 
---------

Postado

Outra coisa que notei, é que os arquivos começam diferentes;  o da esquerda é gerado pelo outro sistema, o da direita gerado pelo acbr.

Screenshot2023-03-08at16_55_45.thumb.png.8d2946a7aee45fac4ad8997dfbc2c6cb.png

• Consultores
Postado

Paulo,

O motivo é muito simples, o da esquerda é que o Rps foi enviado de modo unitário (serviço GerarNFSe) já o da direita o envio foi realizado em modo de lote.

Veja o botão [Enviar um Rps] do programa exemplo, ele vai gerar o XML de envio exatamente igual o da esquerda.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Postado

Entendi. Testei com o botão [Enviar um RPS], o erro foi parecido porem com um adicional :

Requisição

Método Executado: Gerar NFSe

Parâmetros de Envio
Numero do Lote: 1

Parâmetros de Retorno
Data de Envio : 30/12/1899
Numero do Prot: 
Numero da Nota: 
Link          : 
Código Verif. : 
Sucesso       : True

Erro(s):
Código  : E182
Mensagem: Erro na autenticação.
Correção: 
---------
Código  : X202
Mensagem: Lista de NFSe não encontrada! (ListaNfse)
Correção: 
---------

NFS-e Numero....: 1
Cod. Verificacao: 
Prestador.......: xxx
Tomador.........: INSCRICAO DE TESTE E TESTE

• Consultores
Postado

Bom dia Paulo,

Agora o XML de envio gerado pelo componente ACBr esta parecido com o do outro sistema?

No programa exemplo, o valor de SSLLib é libWinCrypt e o de SSLType é LT_TLSv1_2 ?

Seria possível anexar os XML de envio para que possamos analisar também?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

• Consultores
Postado

Boa tarde Paulo,

Como você editou o XML não sei se no nome do tomador continha vogais acentuadas, cedilha ou até mesmo o "&" que costuma provocar erros na assinatura.

Caso realmente não tem esses caracteres, não vejo outra saída entrar em contato com o provedor.

Enviar para eles o XML de envio (soap) quem sabe eles apontam o erro.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Postado

Eu teste com muitos clientes, alguns com e outros sem caractere especial, sempre retorna o mesmo erro... realmente não sei mais o que fazer. Consegui implantar com sucesso em Nova Lima, que é uma cidade ao lado de Belo Horizonte. Mas BH não vai de jeito nenhum.

• Consultores
Postado

Boa noite,

Como está usando arquivo pfx, tente utilizar OpenSSL para descartar algum problema devido ao winCrypt x falta de atualizações do Windows.

SSLLib := libOpenSSL

SSLCryptLib := cryOpenSSL

SSLHttpLib := httpOpenSSL

Copie as dlls atuais na pasta do exe.

trunk2/DLLs/OpenSSL/1.1.1.10/

Postado
1 hour ago, Renato Rubinho said:

Boa noite,

Como está usando arquivo pfx, tente utilizar OpenSSL para descartar algum problema devido ao winCrypt x falta de atualizações do Windows.

SSLLib := libOpenSSL

SSLCryptLib := cryOpenSSL

SSLHttpLib := httpOpenSSL

Copie as dlls atuais na pasta do exe.

trunk2/DLLs/OpenSSL/1.1.1.10/

Opa valeu pela dica, tentei fazer isso mas retorna exatamente o mesmo erro :

Requisição

Método Executado: Enviar Lote

Parâmetros de Envio
Numero do Lote: 1

Parâmetros de Retorno
Data de Envio : 30/12/1899
Numero do Prot: 
Numero da Nota: 
Link          : 
Código Verif. : 
Sucesso       : False

Erro(s):
Código  : E182
Mensagem: Erro na autenticação.
Correção: 
---------

Consegui abrir uma solicitacao la na BHISS, expliquei o problema e olha a resposta :

"Boa tarde, A autenticação no Web Service é realizada através de certificado digital com SSL Bidirecional que deve pertencer ao cnpj do emissor e estar instalado na máquina onde roda a aplicação cliente que se conecta ao web service. Seria necessário verificar se o certificado A1 instalado na máquina possui suporte a autenticação através de SSL bidirecional."

Tentei postar uma réplica, mas o sistema deles não deixa... vou abrir outro chamado com a réplica.

• Consultores
Postado

Será que o certificado foi exportado sem a chave privada?

Faz um teste, instala o certificado no Windows marcado a opção para permitir Exportação da Chave Privada.

Se não estiver habilitada esta opção, precisa pedir para o cliente o certificado original.

Postado
30 minutes ago, Renato Rubinho said:

Será que o certificado foi exportado sem a chave privada?

Faz um teste, instala o certificado no Windows marcado a opção para permitir Exportação da Chave Privada.

Se não estiver habilitada esta opção, precisa pedir para o cliente o certificado original.

Eu tenho o arquivo da chave privada também, tem como usar ele no Acbr ? Não vi algum local para especificar o arquivo da chave privada.

Postado
2 hours ago, Renato Rubinho said:

Você precisa do arquivo pfx com a chave privada no mesmo arquivo para indicar no local que já está preenchendo o caminho.

Eu tenho dois arquivos, um é o .pfx e o outro é o .key.

No caso da geraçara Nova Lima usei só o pfx e está funcionando.

Mas no caso de Belo Horizonte está dando este erro. Tenho que fazer alguma coisa com este arquivo .key ?

• Consultores
  • Solution
Postado

Está ok.

O intuito era confirmar se estava usando um arquivo .pfx.

Tenho um cliente em BH, não tenho acesso à base mas basta configurar o pfx para emitir.

Existem cadastros distintos para emissão em produção e homologação.

Confirme se o cadastro está habilitado para o ambiente que está utilizando.

• Este tópico foi criado há 622 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.