Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 2942 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Olá.

Tenho uma sugestão para um projeto a ser desenvolvido.

Como todos sabem, no portal da sefaz, a disponibilidade de serviço nem sempre corresponde a realidade, ou seja, muitas vezes a sefaz está com problemas e no site fica mostrando que está OK. Isso acaba muitas vezes ocasionando confusão com clientes que acessam e dizem que a sefaz está OK e a gente tem que argumentar que não está OK. Dependendo da situação a sefaz demora para liberar o SCAN ou SVC.

A minha sugestão é um projeto para monitorar o real status da sefaz, com a ajuda de voluntários. Um software que fica no cliente e reúna estatísticas de autorização e consultas de documentos eletrônicos, estatísticas que podem ser geradas a partir do componente ACBrNFe e ACBrCTe, que são enviadas para um webservice. Neste webservice estas estatísticas podem ser compiladas e disponibilizadas de forma parecida do site do sefaz.

Desculpa se essa ideia é uma bola fora. Talvez é algo que na prática não se torne viável. Além disso, temos o caso de onde este webservice ficará hospedado($$), questão da privacidade do cliente, etc.

O que vocês acham?

Postado

Mas na real, não precisaria fazer consultas ao webservice. Por exemplo, se um documento for autorizado, significa que o webservice de autorização está funcional, se o documento foi consultado, o webservice de consulta está funcional, e assim para todos os webservices.

Postado

entendi.

mas enfim: a gente faz isso e mostra pro cliente que esta fora do ar.

mas no site da sefaz/portal nfe diz q esta no ar.

pq o cliente passaria a acreditar em vc?

sei la... eu acho que nao mudaria muita coisa, o cliente continuaria na duvida e sem entender mto...

• Moderadores
Postado

Eu costumo passar a seguinte instrução para os clientes.

- A pág. de monitoramento do Portal Nacional nem sempre está atualizada e leva alguns minutos para o sincronismo.

Então já deixo claro que aquela tela pode não mostrar a situação real do servidor de origem e que o correto é a consulta feita pelo sistema que está usando o certificado e consultando o servidor de origem em tempo real.

No sistema tem um botão que aciona a consulta ao status de serviço.

Então oriento os clientes que ao receberem algum erro que não seja uma rejeição específica da nota e que eles notem que não esta dentro do padrão de emissão da nfe que eles estão acostumados, para clicarem no botão da consulta pelo menos umas 3 vezes em intervalos de 15 a 30 segundos. Se eles recebem status "999 - Erro não catalogado" , "108 - Paralisado a curto prazo", "109 - Paralisado sem previsão" na tela mostra:

"Problemas com o WS, avaliar a possibilidade de emissão em contingência."

Oriento a consultar pelo menos umas 3 vezes, porque quando os servidores estão instáveis acontece de receber status "107 - Serviço em operação" e logo em seguida um "999 - Erro não catalogado". Ai eles já sabem que não está ok.

Lembrando que não se deve abusar da consulta status de serviço, isto é apenas para casos como estes que seja necessário saber a atual situação do servidor.

Não tenho tido problema com isto.

logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

Postado

Em meu sistema eu preferi tirar esta opção (consulta de status) das mãos do usuário, sendo assim, sempre que não é possível comunicar com algum webservices o sistema verifica o status, caso não esteja com uma situação disponível, aumenta o tempo de verificação de "comandos" a serem executados e tenta executar um a um de 5 em 5 minutos para cada comando, por exemplo, quando o status volta ao normal, o sistema também volta ao normal, executando a fila a cada 10 segundos. Ficou bem interessante, como é um windows services, tenho possibilidade de realizar outros processos, além de conseguir ser notificado por email, ou como eu quiser, caso tenha muito comando na fila de espera, por exemplo.

- Sou desenvolvedor.

- De que linguagem, delphi? .NET? Java?

- Qualquer uma, sou desenvolvedor.

Postado

No meu caso eu também fiz bem semelhante ao markapollo, inclusive quando acontece qualquer problema no meu emissor sempre sou notificado por e-mail, juntamente com o log do sistema. E isso ajuda muito!

Mas a ideia não seria substituir a forma que estamos fazendo hoje a consulta do status da sefaz, isso continuaria na mesma. O que eu penso é um projeto que seja paralelo ao site do sefaz. Servindo como referencia quase que em tempo real do status dos webservices da sefaz. Esse monitoramento funcionaria como um "termômetro" dos serviços da sefaz, medindo a qualidade do serviço. Ajudaria até quem não usa os componentes ACBr, visto que ficaria disponível on-line.

Outro caso que poderia vir a ajudar: suponhamos que eu tenha apenas um cliente no estado X. O sistema está autorizando normalmente até que para. Não obtenho nenhum retorno da sefaz (nem pela consulta do status e nem ligando na sefaz e pedindo) e não tenho nenhum outro cliente como base para saber se está ou não emitindo normal. Nesse momento eu tenho de considerar outras hipóteses, como algum antivirus ou firewall bloqueando, algum problema com a internet do cliente, certificado com problema, etc... Ou começo a verificar estas outras possibilidades ou fico aguardando até a sefaz reconhecer o problema (e como sabemos, isso pode demorar), isso tudo com o cliente pressionando para resolver o problema o quanto antes.

Como o ACBr é amplamente usado, é quase certo que no referido estado tenha algum voluntário monitorando os serviços, dessa forma eu teria certeza de que a sefaz está ou não com problemas, caso esteja autorizando normalmente para outros usuários do ACBr daí eu tenho certeza que é algum problema no cliente que está interferindo.

Postado

além do twitter, tem o http://robonfe.sefaz.rs.gov.br/

É +/- isso, porém este RoboNFe é também mantido pela sefaz, além de não ter um robo para o CT-e.

A ideia é a mesma, porém ao invés de ser mantido pela sefaz, seria mantido pelos voluntários que contribuiriam enviando os dados. Além disso, seria detalhado, mostrando o status de cada webservice, pois tem caso por exemplo ontem, que a consulta ao status da sefaz do CT-e do RS retornava erro 999, porém estava autorizando, ou seja, só estava com problema os webservices de consulta (status ou consulta de CT-e). Ficou assim até por volta das 16h.

• 4 anos depois...
Postado
Em 11/09/2012 at 11:01, ncc.star disse:

além do twitter, tem o http://robonfe.sefaz.rs.gov.br/

É +/- isso, porém este RoboNFe é também mantido pela sefaz, além de não ter um robo para o CT-e.

A ideia é a mesma, porém ao invés de ser mantido pela sefaz, seria mantido pelos voluntários que contribuiriam enviando os dados. Além disso, seria detalhado, mostrando o status de cada webservice, pois tem caso por exemplo ontem, que a consulta ao status da sefaz do CT-e do RS retornava erro 999, porém estava autorizando, ou seja, só estava com problema os webservices de consulta (status ou consulta de CT-e). Ficou assim até por volta das 16h.

Senhores!

Se toparem, simplesmente podemos criar um grupo do whatssap, incluindo mais algumas pessoas que emitem fretes (CT-e)  e que trabalhem em Transportadoras.

Creio que dessa forma poderemos ter uma percepção real de uma possível instabilidade no serviço, uma vez que NÃO dá para confiar no portal (Sefaz).

O objetivo de criar o grupo é a percepção do problema baseado em estatísticas. Ou seja, Se várias pessoas do grupo estão com o mesmo problema, logo seria uma indisponibilidade "geral" ou por estado, por exemplo.

Segue meus contato para os interessados:

[email protected]

Um abraço!

• Este tópico foi criado há 2942 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.