Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Problemas com Impressão de etiqueta com Imagem

Ver Solução Respondido por Daniel Simoes,
  • Este tópico foi criado há 1086 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Bom dia. 

Após últimas alterações no componente de etiquetas, não consigo mais realizar a impressão de imagens em PCX. Carrega normalmente na memória da impressora, capturo o nome da da imagem (NomeImagem), porém ao imprimir nada acontece, o mesmo ocorre no demo, após selecionar a imagem o retorno é que foi carrega na memória, mas ao clicar em imprimir imagem, não sai nada. 

Com imagem bmp funcionou a impressão, mas um detalhe que achei muito estranho é que com bmp, após desligar a impressora e ligar novamente, a imagem não imprime mais, e estou passando o mesmo nome da imagem salvo na memória dela. Ou seja, desligando a impressora parece que perde a imagem e tenho que carregar novamente na memória, e com a versão anterior do componente isso não acontecia, estou testando com a impressora ELGIN L42 DT.

Postado

Não fiz alterações no fonte do demo, apenas selecionei a porta da impressora, modelo(ZPL), marquei para selecionar a imagem de um arquivo, selecionei um arquivo .bmp. Carregou normal na memória, realizei a impressão pelo botão de imprimir imagem, saiu normal a impressão. Ao desligar a impressora e ligar novamente, se clico em imprimir imagem não sai nada, como se o nome fosse perdido, sendo assim tenho que carregar novamente a imagem na memória, coisa que não era necessário antes.

Sobre a imagem PCX, seleciono a imagem, carrega normal na memória da impressora, ao clicar em imprimir nada acontece já na primeira tentativa. 

Em anexo as imagens que estou usando, a BMP é do próprio demo, a PCX foi convertida. 

Carregando imagem BMP.png

Carregando imagem PCX.png

LOGOACBR.bmp LOGOACBR.pcx

• Fundadores
  • Solution
Postado

Há algum problema se você carregar a imagem, assim que reiniciar o sistema ?

Acho que isso tem relação com a mudança da Livre de Drive... de E: para R:

Veja a imagem abaixo, do Log do SVN

image.png

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Postado

Bom dia Daniel. 

Esse ponto aonde mencionou, mudei para ^IDE como estava mas o problema persiste. 

"Há algum problema se você carregar a imagem, assim que reiniciar o sistema ?"

Não, a imagem é sempre carregada normal, porém assim que desligo a impressora e ligo novamente, não imprime mais, tenho que carregar novamente a imagem para conseguir imprimir

• Fundadores
Postado

Troque todos R: por E:, em toda a Unit...

Até o fim do dia, vou enviar um ajuste, considerando a propriedade"LimparMemoria: Boolean", para dependendo do valor dela, usar E: ou R:

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Postado

Após esse procedimento funcionou essa parte com a imagem .bmp.  Desliguei a impressora e liguei novamente, continuou imprimindo normal, conforme antes.

Porém, sobre a imagem PCX ainda não está ok. Pois seleciono ela e não faz a impressão. Mesmo pelo demo ou minha aplicação. A PCX já na primeira tentativa após carregar a imagem não imprime.

Postado

Com a ZPL a impressão em PCX acredito que não de fato, como estava testando tudo novamente após as últimas alterações e retornou como imagem carrega com sucesso, pensei que imprimia também, com a ZPL não imprime mesmo.

O problema Daniel, é que mesmo com a EPL eu não consegui mais imprimir em PCX. A etiqueta sai em branco, isso mesmo com o Demo. Não sei se conseguiu testar a impressão em PCX na EPL com o último demo pela imagem que mandei, mas aqui não funcionou. Um detalhe que reparei é que assim que carrego a imagem PCX, com o último fonte a luz indicativa da impressora não pista, com o antigo que funciona, ela pisca quando a imagem é carregada. Com isso, me parece que não está carregando na memória a imagem PCX, e posteriormente não imprime.

image.png

LOGOACBR_1.pcx

Postado

Versão antiga que estou testando é 2.4.2.1. 

Essa como falei, assim que seleciona a imagem PCX a luz da impressora pisca. Com o último demo, a luz não pisca e não imprime.

Tenho instalações mais recentes, aí teria que ir testando com outras para ver quando que começou a parar. Mas essa de dezembro é que estava sendo usada nas impressões.

image.png

• Fundadores
Postado

No Checkout do SVN, você pode informar uma Revisão...

image.png

No SVN ShowLog, você pode acompanhar as modificações enviadas... mas as vezes é mais simples se basear em uma data

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Postado (editado)

Boa tarde. Estava testando alguns Checkouts, até o último do dia 15 de março (24914) funcionando normal, ao selecionar a pcx, a luz da impressora pisca e imprime perfeitamente.

O que parece então é que foi na próxima revisão relativa ao componente de etiquetas, número 24953 do dia 16 de março.

Editado por Gabriel Lazarin
  • Fundadores
Postado

Enviei os seguintes ajustes ao SVN... Commit [r25294]

-- ACBrETQZplII --
[*] Ajustes nos métodos de Carregamento e impressão de Imagem, para considerar
    a propriedade "LimparMemoria", e carregar a imagem em uma área volátil ou não

-- ACBRETQ, ACBrPosPrinterElginE1Lib, ACBrPosPrinterGEDI --
[*] Ajustes para usar novas Units de ACBrUtil
    (por: DSA)

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

• Fundadores
Postado
Em 19/04/2022 at 12:07, Gabriel Lazarin disse:

Com a ZPL a impressão em PCX acredito que não de fato, como estava testando tudo novamente após as últimas alterações e retornou como imagem carrega com sucesso, pensei que imprimia também, com a ZPL não imprime mesmo.

O problema Daniel, é que mesmo com a EPL eu não consegui mais imprimir em PCX. A etiqueta sai em branco, isso mesmo com o Demo. Não sei se conseguiu testar a impressão em PCX na EPL com o último demo pela imagem que mandei, mas aqui não funcionou. Um detalhe que reparei é que assim que carrego a imagem PCX, com o último fonte a luz indicativa da impressora não pista, com o antigo que funciona, ela pisca quando a imagem é carregada. Com isso, me parece que não está carregando na memória a imagem PCX, e posteriormente não imprime.

image.png

LOGOACBR_1.pcx 4 kB · 0 downloads

Em relação a esse problema de Carga e Impressão da Imagem PCX, em EPL2... eu não consegui reproduzir...   No Demo do ACBr a impressão ocorreu com sucesso...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Postado

Boa tarde.

Com esse exe que anexou acontece a mesma coisa, não imprime. Qual impressora usa aí? Estou utilizando a ELGIN L42 DT. Com a versão mais antiga (24914) do SVN funciona perfeitamente. Engraçado que com essa última versão, a luz da impressora não pisca conforme a versão anterior quando carregao a imagem, acho que a imagem não deve estar salvando na impressora. Se aí funcionou então ficou alguma incompatibilidade com essa impressora que estou usando após últimas alterações, pois com a mesma impressora, exe antigo imprime e com o novo não, só pode ser isso, pois a linguagem é a mesma (EPL).

Vou tentar revisar novamente a unit da EPL para ver se encontro algo, mas de fato foi algum detalhe que foi modificado que está ocasionando a não impressão da imagem em PCX nessa linguagem.

Postado

PPL não funciona, em ZPL não imprime PCX, apenas com EPL. A etiqueta sai, mas sai em branco. Se eu uso o exe antigo, com EPL, mesma imagem sai normal. 

Estou selecionando a imagem em anexo, com o nome logoacbr.pcx, assim que carrega fica conforme imagem, que seria o nome salvo na memória da impressora, antes não era assim, essa questão do nome teve algumas mudanças, eu acho que nesse sentido pode estar o problema.

image.png

Postado

Sim, sinceramente vou deixar de utilziar a PCX, analisei os fontes por algumas horas, não consegui identificar o que fez com que não funcionasse mais com essa impressora nesse formato. Vamos orientar a utilziar BMP ou PNG. 

Agradeço e bom feriado!

Postado

Boa tarde Daniel.

Consegui identificar aonde estaria o problema. Analisei os logs de impressão e o antigo e atual estão com os mesmos comandos, a única coisa que muda é a tratativa do nome da imagem, que sofreu alterações em ultimas versões. Então o que eu fiz para testar foi simplesmente pegar o nome da imagem do edit conforme era no fonte antigo, e funcionou perfeitamente, a luz da impressora piscou e imprimiu normal. Testei com outras imagens, outros nomes e funcinou perfeitamente pegando o nome direto do edit.

//NomeImagem := ExtractFileName(OpenPictureDialog1.FileName);
       NomeImagem := edNomeImg.Text;

Nesse atual, manda junto ao nome da imagem a extensão sem o ponto, só isso que muda do anterior, então pode ser que a ELGIN L42 DT não esteja interpretando como deveria, considerando que aí com a PRO você disse que funciona dessa forma.

Não sei agora qual seria a melhor opção para sanar isso, de forma que funcione para todas as linguagens a tratativa do nome.

Log.png

Modificação.png

• Fundadores
Postado

Enviei a seguinte correção ao SVN, que deve corrigir o problema...

-- ACBrETQEpl2 --
[*] Correçao em "AjustarNomeArquivoImagem", para calcular nomes com no máximo 8 caracteres, conforme o Manual
    (por: DSA)

image.png

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

• Este tópico foi criado há 1086 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...