Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

XML de nfe cancelada está sendo atualizado

Ver Solução Respondido por Victor H. Gonzales - Panda,

Recommended Posts

Postado

Bom dia,

Conforme esse tópico:

O Ítalo menciona dois trecho que fiquei em dúvida:
 1 - Em nenhuma linha desse manual traz a informação que devemos ou podemos se assim desejarmos realizar a troca do protocolo de autorização pelo de cancelamento no XML da nota.

2 - Portanto no meu entendimento, se você ao cancelar uma nota trocar o protocolo de autorização pelo de cancelamento, o XML deixa de ter validade jurídica.

Portanto, o que está ocorrendo é o seguinte:
Ao cancelar uma nfe, não ocorre nada especificamente, nem atualiza o xml original e nem cria-se o nfedfe.xml.

Mas ao chamar carregar o xml original e chamar o método .consultar, daí sim, atualiza-se o xml original com o protocolo de cancelamento e cria-se o nfedfe.xml.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito bem, então a dúvida é o seguinte, conforme o ítalo diz acima, ao cancelar uma nfe não devemos atualizar o xml original pelo xml com o cancelamento, porém isso ocorre de forma automática ao chamar o método .consultar, entao eu fiquei confuso se isso está correto ou não.

Eu devo manter o xml original de quando a nota estava aprovada ? ou realmente está certo substituir o xml original com esse xml + cancelamento ?

• Moderadores
Postado

Não.

existe o evento de cancelamento e em momento algum ele pede pra alterar o xml

pois o mesmo não tem mais valor juridico pra nada.

o que ocorre é que contadores e softwares legados não entenderam isso.

mas para isso tem uma propriedade que atualiza o xml da nfe , mas que não é o correto e sim pegar o evento e usar ele

acho que isso foi feito internamente pelo componente se estiver marcado a opção que foi criado pra atualizar o xml

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

• Consultores
  • Solution
Postado

Bom dia,
no MOC visão geral versão 7.03 da NF-e, página 125, item 6.3 que trata sobre a distribuição da NF-e
Fica claro que o XML da NF-e deve conter os dados que foram enviados para a SEFAZ mais o protocolo de autorização ou denegação.
Não existe um "ou de cancelamento"
Na pagina 127 e 128 temos o item 7.4 que trata sobre a distribuição de eventos (o cancelamento é um evento)

Portanto, o entendimento é, que deve-se ter o XML de autorização ou denegação e o evento de cancelamento, são 2 XML.

Atualizar o XML autorizado com o cancelamento, eu entendo como errado, ai cabe a sua interpretação e sua rotina em fazer se assim o quiser atualizar.

Consultor SAC ACBr

Victor H Gonzales - Pandaaa
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

"Ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem perder o entusiasmo"

Postado (editado)

Certo, é isso mesmo que estou questionando, mesmo com a TAG ATUALIZARXMLCANCELADO setado como false, o xml original está sendo alterado com o cancelamento em si.

Isso não ocorre ao cancelar a nfe, e sim ao chamar o método .consultar de uma nfe cancelada.

Editado por rogercon
  • Consultores
Postado

Boa tarde Roger,

Se a propriedade de configuração AtualizarXMLCancelado esta com o valor False e mesmo assim esta ocorrendo a troca, precisamos do XML de retorno dessa consulta pois o mesmo deve estar sendo gerado de forma errada pela SEFAZ.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Consultores
Postado

Boa noite @rogercon

Os XML ao consultar pelo carregamento por XML com a flag AtualizarXML desativada, não está acontecendo esse efeito que você está relatando.

image.png

Confirma <ACBrNFe>.Configuracoes.Geral.AtualizarXMLCancelado := False; em algum momento você está atribuindo true ou não está passando false para a propriedade.

não detectei erros na rotina usando os seus XML consultando;

Consultor SAC ACBr

"Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende” - Leonardo da Vinci

Postado

Boa noite, realmente, como eu nao havia passado false, o componente em tela estava como true, mas agora continuemos:

1 - O nfedfe.xml só é recuperado realmente quando chamo o método .consultar ?
obs: pois eu preciso do conteudo deste xml, notei que com ele é a única forma de mostrar no danfe que está cancelado! 

2 - Tentei usar ACBrNFe1.NotasFiscais.ImprimirCancelado; (mas nao mostrou a tarjeta 'cancelado'), entao ai fiquei na duvida, se devo guardar o nfedfe.xml ou chamar .imprimircancelado!

• Moderadores
Postado
12 horas atrás, rogercon disse:

1 - O nfedfe.xml só é recuperado realmente quando chamo o método .consultar ?

Sim, já que é o método de consulta que retorna os eventos de cancelamento e carta de correção vinculados.

obs: pois eu preciso do conteudo deste xml, notei que com ele é a única forma de mostrar no danfe que está cancelado! 

Você pode atribuir as propriedades ACBrNFe.DANFE.Cancelada e ACBrNFe.DANFE.Protocolo que será exibido no DANFE. Então basta ter essas informações no banco de dados.

2 - Tentei usar ACBrNFe1.NotasFiscais.ImprimirCancelado;

Salvo engano, esse método só funciona pra NFCe.

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

Postado

boa noite,

agora ficou tudo certo, estou guardando o xml original e também o xml -procEventoNFe.xml

Mas ficou uma pendencia:

Quando eu chamo o método .CONSULTAR está gerando o .xml original na pasta ENVIADAS, e como no momento que eu cancelo a nota, eu movo esse xml para a pasta CANCELADAS, eu nao gostaria que fosse gerado. Então tem como coibir a execução dessa atualizacao do xml? inclusive o arquivo nfedfe.xml, como ele nao é obrigatório, não vejo motivo para cria-lo.

• Consultores
Postado
14 horas atrás, rogercon disse:

boa noite,

agora ficou tudo certo, estou guardando o xml original e também o xml -procEventoNFe.xml

Mas ficou uma pendencia:

Quando eu chamo o método .CONSULTAR está gerando o .xml original na pasta ENVIADAS, e como no momento que eu cancelo a nota, eu movo esse xml para a pasta CANCELADAS, eu nao gostaria que fosse gerado. Então tem como coibir a execução dessa atualizacao do xml? inclusive o arquivo nfedfe.xml, como ele nao é obrigatório, não vejo motivo para cria-lo.

bom dia,

você está com a opção Salvar como ativa, então o componente cria os arquivos nos paths automaticamente.
caso você queira manipular, pode deixar como false e criar os arquivos nos paths desejados como quiser.

voce pode desativar o salvar só na consulta e ativar ele no finally novamente caso isso for da sua regra de negocios.

Consultor SAC ACBr

• 2 anos depois...
Postado
Em 16/02/2022 at 18:07, rogercon disse:

boa noite,

Mas ficou uma pendencia:

Boa tarde meu amigo,

me parece que voce conseguiu resolver o problema  de apos o cancelamento, trazer o xml completo da nfe cancelada, desde que a opcao "atualizarxmlcancelado" esteja como true.

eu uso a linha de codigo:  ACBrNFe1.WebServices.EnvEvento.EventoRetorno.retEvento.Items[0].RetInfEvento.XML

mas so me traz o xml do protocolo de cancelamento, poderia me informar qual o linha de codigo que traz todo o xml para atualizar o original?

Att

Adilson

• Moderadores
Postado
3 horas atrás, xim.logan disse:

me parece que voce conseguiu resolver o problema  de apos o cancelamento, trazer o xml completo da nfe cancelada, desde que a opcao "atualizarxmlcancelado" esteja como true.

XML de cancelamento não existe. o que vem e tem é o XML do EVENTO que esse tem validade juridica

o que é feito é uma gambiarra onde tu deixa true uma função e altera um XML que já não tem mais validade juridica e adiciona o protocolo nele pois o pessoal ainda insiste em ter isso que era lá no começo.

mas é só deixar true e será feito isso no xml original desde que tenha ele carrgado ao componente

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Postado
4 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

XML de cancelamento não existe. o que vem e tem é o XML do EVENTO que esse tem validade juridica

o que é feito é uma gambiarra onde tu deixa true uma função e altera um XML que já não tem mais validade juridica e adiciona o protocolo nele pois o pessoal ainda insiste em ter isso que era lá no começo.

mas é só deixar true e será feito isso no xml original desde que tenha ele carrgado ao componente

Entendi Juliomar,

mas quando cancelamos, o sistema tem aqueles varios Memos que recebe um retorno, poderia me informar qual a funcao de retorno apos o cancelamento que traz essas informacoes, porque, quando marcado a opcao "atualizarxmlautomaticamente" o acbr faz isso com o xml, porem, precisamos armazenar no BD esse xml substituindo o Original, poderia me dizer qual instrucao de comando faz isso, sem precisar eu ler o xml salvo ?

grato

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.