Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFSe cachoeirinha/RS Provedor IPM

Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 1200 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Olá. Estou começando a desenvolver a NFSe para o município de Cachoeirinha/RS.

No programa exemplo, em ConsultarNFSeporRPS dá a mensagem: Erro de Conexão: Serviço não implementado para este provedor. Se alguém puder ajudar, agradeço.

PS: Componente novo. Acbr atualizado na versão 24002

Em anexo segue manual técnico. No ítem 5.5 consta o layout para Consulta de NFSe por RPS

manual_eletron.pdfFetching info...

Postado

Bom dia Alex!

Eu dei uma olhada no fonte ontem, para esse layout da IPM não está implementada a consulta de NFSe por RPS... Vi no manual q a consulta existe,

tbm preciso implementa-la, mas acho q não consigo essa semana. Verifica na tua unit aí, não existe a function (grifei no anexo)

IPM-ConsNFSeRPS-001.png

IPM-ConsNFSeRPS-002.png

• Moderadores
Postado
  Em 21/12/2021 at 12:14, tiago.rizzon disse:

Bom dia Alex!

Eu dei uma olhada no fonte ontem, para esse layout da IPM não está implementada a consulta de NFSe por RPS... Vi no manual q a consulta existe,

tbm preciso implementa-la, mas acho q não consigo essa semana. Verifica na tua unit aí, não existe a function (grifei no anexo)

IPM-ConsNFSeRPS-001.png

IPM-ConsNFSeRPS-002.png

Expandir  

Seus fontes estão desatualizados ou modificado localmente

Em 21/12/2021 at 14:57, alexfermiano disse:

Boa tarde. Nos fontes aqui nem consta a consulta por RPS.

segue anexo print da Unit.

Sem título02.png

Expandir  

o fonte dele está diferente mesmo

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: juliomar_m@yahoo.com.br
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Postado

Olá.

Por via de dúvida atualizei os fontes. Versão atual 24065. A unit IPMprovider.pas está igual ao anexo que coloquei acima:

function GerarNFSe(ACabecalho, AMSG: String): string; override;
    function ConsultarLote(ACabecalho, AMSG: String): string; override;
    function ConsultarNFSe(ACabecalho, AMSG: String): string; override;
    function Cancelar(ACabecalho, AMSG: String): string; override;

A função de consulta por RPS, não consta neste arquivo

Postado

Oi Alex, sim meus fontes estam alterados local aqui, conforme o Juliomar falou... Eu preciso implementar/revisar a consulta e tbm o cancelamento de Cachoeirinha, mas essa semana estou apurado tenho q concluir outras tarefas na frente, por isso não consigo começar 🤦‍♂️🙏

Postado
  Em 21/12/2021 at 17:10, tiago.rizzon disse:

Oi Alex, sim meus fontes estam alterados local aqui, conforme o Juliomar falou... Eu preciso implementar/revisar a consulta e tbm o cancelamento de Cachoeirinha, mas essa semana estou apurado tenho q concluir outras tarefas na frente, por isso não consigo começar 🤦‍♂️🙏

Expandir  

Ok. Se possivel, quando voltar, por favor, crie um um topico para cancelamento (se eu ainda não tiver criado), pois também vou precisar. Assim iremos acompanhando os topicos um do outro.

• Curtir 1
  • Consultores
Postado

Boa tarde a todos,

Esse provedor tem diversos manuais, pelo jeito um para cada cidade, e para ajudar existem diferenças entre eles, assim fica muito complicado implementar os métodos, pois não se se o respectivo método vai funcionar em todas as cidades.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado
  Em 21/12/2021 at 18:43, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde a todos,

Esse provedor tem diversos manuais, pelo jeito um para cada cidade, e para ajudar existem diferenças entre eles, assim fica muito complicado implementar os métodos, pois não se se o respectivo método vai funcionar em todas as cidades.

Expandir  

Entendo a dificuldade deste provedor. Ao meu ver o componente está quase de acordo com o que tem de materiais e exemplos do portal https://www.nfs-e.net/fiscalweb.php

Penso eu que, poderia ter como base as informações do portal e a partir disso verificar as exceções, como por exemplo RPS assinado ou não na emissão, cancelamento, etc...

O NFSe antigo tinha no arquivo .ini esta opção por exemplo, de assinar ou não o RPS, lote, cancelamento, etc. Acho que será inevitável manter algo assim no novo NFSe

Desculpe se "falei" bobagem, se já tem no novo, pelo menos eu não estou encontrando isso, por exemplo.

Postado
  Em 21/12/2021 at 17:02, alexfermiano disse:

Detalhe: No manual que anexei mais acima, não consta que a  IPM tenha consulta Por Lote. Tem certeza que o processo é este mesmo?

Expandir  

Estou testando o provedor IPM para Pinhais-PR, usando o AcbrNFSeX, realmente o consultar RPS não esta disponivel, mas o consultar LOTE esta funcionando, tenho testado em produção e tem retornado o XML.

Dercide Alvarez

Postado
  Em 22/12/2021 at 01:48, Dercide Alvarez disse:

Estou testando o provedor IPM para Pinhais-PR, usando o AcbrNFSeX, realmente o consultar RPS não esta disponivel, mas o consultar LOTE esta funcionando, tenho testado em produção e tem retornado o XML.

Dercide Alvarez

Expandir  

Boa noite. Pelo que eu percebi o consultar lote, internamente, consulta pelo código de verificação, por isso funciona.

A princípio amanhã eu terei usuário e senha de login, para fazer os testes no meu sistema. Peço, aos ADM, por gentileza, deixar o tópico aberto, pelo menos até eu concluir os testes.

• Consultores
Postado

Bom dia Alex,

Implementar essa consulta não é nada complicado, estude a Unit: IPM.Provider é nela que temos as procedures e functions necessárias para cada método disponibilizado pelo provedor.

Quando a necessidade de assinar ou não também encontra-se nessa Unit.

Toda ajuda em testes e implementação é bem vinda.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Postado

Boa tarde Alex! Tudo bom?

Vou abrir o tópico sobre o cancelamento... Fiz apenas a alteração necessária para enviar/funcionar o cancelamento,

ainda não fiz o tratamento retorno (eu costumo tratar o retorno diretamente/manualmente no XML),

Na semana q vem vou ver sobre a consulta de NFSe por RPS, caso ainda esteja pendente.

• Curtir 1
Postado

Bom dia Alex! Tudo bom?

vc conseguiu algum sucesso na consulta de NFSe?

No manual constam 3 tipos de consultas (1. Pelo código de autenticidade;  2. Por número, série e cadastro (econômico);  3. NFSe por RPS).

Fiz um teste da opção 3, consulta NFSe por RPS (teste com o código engessado na unit, só para ver se iria funcionar. print em anexo)...

Segundo o manual, essas 3 consultas obtém o mesmo retorno onde deveriam estar inclusas 3 tags (q estam ausentes): situacao_codigo_nfse, link_nfse, codigo_html.

Deixo em anexo os arquivos de envio e retorno, se vc conseguir algum sucesso nessa questão, compartilha aqui com nós :D hehe

Assim q der vou testar as outras consultas. * Nenhum dos parâmetros na URL fez diferença nos testes: ?eletron=1  ?formato_saida=2

Abração! Feliz Natal

Teste engessado no codigo.png

FPEnvio.xmlFetching info... FPRetorno.xmlFetching info...

• Curtir 1
Postado
  Em 24/12/2021 at 12:18, tiago.rizzon disse:

Fiz um teste rápido na consulta pelo código de autenticidade, vieram todas as tags... Nem cheguei a verificar se essa consulta já estava implementada ou não...

Teste-Temp.png

FPEnvio.xml 422 B · 0 downloads FPRetorno.xml 58 kB · 2 downloads

Expandir  

Bom dia. Não estou conseguindo alterar as units, sempre da erro e não reconhece as alterações. Uso o Delphi 2010, não sei se é por isso. Estudei as units sugeridas e pensei em fazer da seguinte forma observando o programa de exemplo de NFSe:

No botão "Consultar NFSe por Numero" o programa exemplo executa o método "ACBrNFSeX1.ConsultarNFSeGenerico(InfConsultaNFSe)" e na classe "InfConsultaNFSe" tem varios campos, menos os 3 que precisa neste caso: "codigo da cidade", "número do RPS" e "série do RPS". Como este método está funcionando ,tanto o envio quanto o retorno, e nas consultas da IPM a URL é sempre a mesma, o layout do XML de retorno é sempre o mesmo e o que muda é somente o layout do XML de envio, pensei em criar na classe "InfConsultaNFSe" da unti ACBrNFSeXWebserviceBase.pas este 3 campos que faltam. E na procedue PrepararConsultaNFSe da unit IPM.Provider, colocar a condição de se for informado o numero do RPS, montar o layout do xml de acordo (como o layout que o colega fez acima), senão monta o xml como já está. A princípio, o restante do processo o componente já está fazendo.

Peço que analise a minha sugestão e implementem para verificarmos na prática se funcionaria.

Desde já agradeço.

• Consultores
Postado

Boa tarde Alex,

Se após a alteração na unit do provedor a mesma não é reconhecida então você precisa reinstalar o ACBr após alterar a unit.

Lembre-se de primeiro atualizar todos os fontes de todas as pastas antes de iniciar as alterações.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Postado
  Em 27/12/2021 at 16:40, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde Alex,

Se após a alteração na unit do provedor a mesma não é reconhecida então você precisa reinstalar o ACBr após alterar a unit.

Lembre-se de primeiro atualizar todos os fontes de todas as pastas antes de iniciar as alterações.

Expandir  

Olá Italo.

Eu já tentei isso. Depois de alterar eu rodei o instalador novamente e não funcionou. A impressão que eu tenho é que devido ao erro não está gerando a .dcu.

O programa exemplo não reconhece os novos campos que eu me referi acima, por exemplo

Postado
  Em 27/12/2021 at 20:06, Italo Giurizzato Junior disse:

Alex,

Faça um teste com a unit em anexo.

IPM.Provider.pas 39 kB · 0 downloads

Expandir  

Italo, testei com a nova unit que você anexou, a princípio funcionou. Como o meu cliente ainda não me forneceu o login, peço a gentileza do Tiago para realizar o teste também. Mas utilizando esta unit, obtive retorno de usuário e senha inválido. Isso significa que o webservice está respondendo a solicitação por RPS.

Muito obrigado por enquanto.

• Este tópico foi criado há 1200 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...