Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

• Este tópico foi criado há 1545 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado

Olá

Alguém conseguiu resolver o erro de CONSUMO INDEVIDO ao si fazer consulta no DISTRIBUICAODFEPorUltNSU ?

Vi q ja teve um tópico sobre o assunto mas nada das respostas lá resolveu , tendo em vista que as informações sobre as consultas estão todas em concordância com as regras.

• Membros Pro
Postado

Isso tem cara de ser o Sefaz realmente impedindo chamadas consecutivas. Eu não estou com esse problema, mas só chamo o método com no mínimo um intervalo de 60 minutos.

• Membros Pro
Postado

Não, não são chamadas consecutivas, o cliente ja usa o sistema a quase 1 ano e nunca deu problema, como ele mesmo relatou faz apenas duas consultas , uma pela manhã e outra a tarde.

Postado

Bom dia!

Mesmo problema

CNPJ zero bala e certificado saindo do forno nunca usados, cliente só compro um mouse usando o cnpj e no primeiro click consulta indevida, respirei fundo e o jeito foi tomar um café e voltar depois 

Postado

desculpa as palavra que vou usar aqui. MAS ISSO NÃO TEM COMO CORRIGIR NAO E PROBLEMA DO ACBR e sim do mal uso do ws de distribuicao por parte dos usuario sao milhoes de usuarios e desses 99% usão de forma errada prejudicando assim aqueles que usam correta mente seguindo as normas do sefaz o WS distribuicao e no ambiente nacional então imagina so milhares de usuario em loop o dia todo tentando baixar nota manifestando etc.... Não importa a ferramenta que voce esta usando para fazer acesso ao WS se e ACBR se e proprio etc o E ***** WS DISTRIBUICAO NÃO DEVE SER USADA PARA FICAR FAZENDO DOWNLOAD DE NFE *****  

• Membros Pro
Postado

Tem algum processo  como por exemplo, depois da Ciência chama do distribuicaoDFe por chave pra pegar o XML?

11 horas atrás, licerio disse:

Não, não são chamadas consecutivas, o cliente ja usa o sistema a quase 1 ano e nunca deu problema, como ele mesmo relatou faz apenas duas consultas , uma pela manhã e outra a tarde.

Postado

Concordo com você @leandroaoa, não e erro do ACBr não, e esse monte de consultas indevidas fazendo loops mesmo o dia todo sem necessidade. No meu sistema eu limitei o click do botão em ate 5 vezes a consulta por dia, mesmo avisando que com 20 consultas o certificado bloqueia por 1 hora ou mais não adianta, o usuário vai lá e clica 

• Membros Pro
Postado

Nunca, disse que o problema é do ACBR, inclusive eu estou usando o DistribuiçãoNFE que adquiri do Reys Borges do projeto ACBR. 

E o cliente em questão ja usava o sistema a 1 ano fazendo consultas duas vezes ao dia, pela manhã e a tarde pois o mesmo nunca teve necessidade de realizar o procedimento mais vezes.

Como citado acima pelo Perfect7 , é o mesmo caso, o cliente fechou a empresa e abriu uma novinha e na primeira consulta desse cnpj e certificado ja deu o mesmo erro.

Tentei no dia seguinte em outra maquina e a mesma mensagem apareceu, 

Só resta ser problema do SeFaz mesmo , mas ai ligamos la e ta todo mundo do suporte de recesso... affs.

Postado

Estou com o mesmo problema, mas cliente que já estava baixando normalmente e agora retorna mensagem "Consumo Indevido" já na primeira consulta. Creio que seja problema no web-service, estou usando do PR. Não atualizei ACBr e nem alterei a versão do sistema. Alguns clientes continua baixando.

Postado

Hoje fiz um teste.

Se chamar a rotina duas vezes passando o mesmo NSU o DFE é bloqueado por uma hora.

Mesmo se chamar passando NSU 'zero'  é bloqueado por uma hora.

Se fizer a manifestação ela continua funciona somente o DFE é que fica bloqueado

• Consultores
Postado

Boa tarde Edmar,

Pelo se teste podemos concluir o seguinte:

O Ambiente Nacional esta controlando o acesso ao serviço pelo NSU.

Não faz nenhum sentido acessar o serviço mais de uma vez passando o mesmo NSU, dai o bloqueio.

Quando informamos NSU = zero é porque para aquela empresa é a primeira vez que esta acessando o sistema.

Se já foi baixado alguns documentos de uma determinada empresa, o Ambiente Nacional acredita que a mesma tem um controle do ultimo NSU informado, logo também não faz sentido informar zero novamente para o NSU, dai o bloqueio.

• Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado
4 minutos atrás, Italo Giurizzato Junior disse:

Boa tarde Edmar,

Pelo se teste podemos concluir o seguinte:

O Ambiente Nacional esta controlando o acesso ao serviço pelo NSU.

Não faz nenhum sentido acessar o serviço mais de uma vez passando o mesmo NSU, dai o bloqueio.

Quando informamos NSU = zero é porque para aquela empresa é a primeira vez que esta acessando o sistema.

Se já foi baixado alguns documentos de uma determinada empresa, o Ambiente Nacional acredita que a mesma tem um controle do ultimo NSU informado, logo também não faz sentido informar zero novamente para o NSU, dai o bloqueio.

Esta é a conclusão que tive também.

Postado

Complementando:

Ao usar:

ACBrNFe1.DistribuicaoDFe(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, ultNSU, ANSU);

1)Passando o UltNsu ( é bloqueado se consulta duas vezes o mesmo NSU)

msg de retorno:

"Rejeição: Consumo Indevido (Deve ser utilizado o ultNSU nas solicitações subsequentes. Tente após 1 hora)"

Acho que deve haver um prazo entre as consulta para repetir o mesmo 'Último NSU recebido'

2)Se consulta 'NSU específico' passando o ANSU ou seja consulta pelo 'NSU específico' mesmo estando bloqueio ainda retorna do NSU especifico ( fiz consulta 4 vezes e não bloqueou , a consulta 'NSU específico')

Postado

Uma solução que achei:

Consulta pelo 'ultimo ANSU' que você tem armazenado: ''NSU específico''

ACBrNFe1.DistribuicaoDFe(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, '', ANSU);

Sera retornado :
  sMsg := 'maxNSU'+
      ACBrNFe1.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.maxNSU;

Comparar se o MAXNSU e > que o ultimo NSU que foi armazenado

Somente se for que ira fazer a pesquisa pelo Ultimo NSU, assim evita rodar a rotina sem ter novos NSU

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado
Em 05/01/2021 at 16:47, EdmarFrazao disse:

Uma solução que achei:

Consulta pelo 'ultimo ANSU' que você tem armazenado: ''NSU específico''

ACBrNFe1.DistribuicaoDFe(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, '', ANSU);

Sera retornado :
  sMsg := 'maxNSU'+
      ACBrNFe1.WebServices.DistribuicaoDFe.retDistDFeInt.maxNSU;

Comparar se o MAXNSU e > que o ultimo NSU que foi armazenado

Somente se for que ira fazer a pesquisa pelo Ultimo NSU, assim evita rodar a rotina sem ter novos NSU

Bom dia Edmar,

fiquei com uma duvida sobre essa sua solução, pois ao fazer a comparação do maxNSU, vc já vai estar fazendo uma nova solicitação para conseguir ele!

• Consultores
Postado

Bom dia Pedro,

Eu faria diferente:

1. Eu utilizo o método DistribuicaoDFePorUltNSU(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, UltNSU);

2. Temos como retorno tanto o valor de ultNSU quanto o maxNSU.

3. Se maxNSU for maior que ultNSU aguardo 2 minutos e executo novamente o método acima passando agora o valor do ultNSU retornado, além de armazenar esse valor no banco de dados.

4. Se maxNSU for igual a ultNSU aguardo 30 minutos e executo novamente o método acima passando agora o valor do ultNSU retornado, além de armazenar esse valor no banco de dados.

Lembre-se que o DistribuicaoDFe e os eventos de Manifestação do Destinatário não foram criados para você baixar e automatizar a entrada dos produtos no estoque do seu cliente e sim para ele saber quem esta emitindo nota contra o CNPJ dele e tomar as devidas medidas.

Quem emite a nota tem a obrigação legal de disponibilizar o XML assinado e com o protocolo de autorização ao cliente e outros se houver necessidade, como por exemplo a transportadora.

A forma mais simples de disponibilizar o XML é enviando ele por e-mail.

• Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado

Quando usa:

1. Eu utilizo o método DistribuicaoDFePorUltNSU(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, UltNSU);

Duas vezes com o mesmo UltNsu a Receita bloqueia

2-Se consultar primeiro com o ACBrNFe1.DistribuicaoDFe(StrToInt(cUFAutor), CNPJ, '', ANSU);

O Web service ainda não esta bloqueando quando consulta varias vezes.

Mas mesmo assim seria interessante ter um tempo mínimo entre as consultas porque a receita pode passar a bloquear se consultar o mesmo NSU varia vezes também.

Postado

Olá, minha primeira resposta no blog.
Notei que apesar de ser bloqueado consultando com distNSU da SEFAZ o consNSU continua funcionando.
E inclusive, consegui percorrer milhares de NSUs consultando NSU por NSU, ao invés de fazê-lo por lote.
Fica a dica. Mas parece ser problema da SEFAZ mesmo.

Postado

Bom dia,

Essa também é minha primeira mensagem por aqui.

Entrei em contato com o suporte DF-e e recebi o seguinte retorno:

O Web Service de Distribuição da NF-e tem regulamentado o uso
indevido desde a sua criação conforme NT 2014.002. Mas, em função do alto
volume de uso indevido nos últimos tempos, impactando a performance no
banco de dados, foi necessário uma implementação mais efetiva, para
garantir o melhor uso do serviço para todos os interessados.

O maior volume de uso indevido se refere a receber o cStat 137, ou
seja, a informação que não há mais documentos para o CNPJ pesquisado.
Então, após receber a mensagem cStat 137, a conduta recomendada, na NT
2014.002, é aguardar 1 hora para buscar novamente. Assim, adotando esse
procedimento, evita-se o bloqueio, possibilitando as consultas e eventuais
downloads em curto intervalo de tempo.

Uma outra situação que tem gerado o uso indevido é a consulta fora da
sequência do NSU. Então, a orientação é ficar atento e enviar NSU
sequenciais.

Algumas empresas estão consultando faixas diferentes de NSU com mais
de um IP. Isso pode acarretar no uso indevido. Verifique se não é o seu
caso.

Importante ressaltar que o controle de uso indevido é por CNPJ.

No meu caso, estou consultando NSUs em sequencia, não estou repetindo NSU ou consultando lotes antigos. Sempre passo a UltNSU que recebo do WS como parâmetro na próxima requisição, e estou validando o UltNSU contra o MaxNSU. Uso um único IP para consultas, e não faço consultas simultâneas/concorrentes. Também limitei a frequência de requisições a no máximo uma por minuto.

Mesmo com todos esses cuidados, ainda estou recebendo mensagem de consumo indevido. Consigo fazer entre 10 e 20 requisições com sucesso e ai dá erro. Cheguei a limitar a uma consulta a cada 5 minutos, e ainda assim dá problema.

Alguém teria mais detalhes sobre qual o limite de requisições por hora/minuto/segundo do WS de Distribuição DF-e? 

• Curtir 2
  • Membros Pro
Postado
2 minutos atrás, lohmann78 disse:

Bom dia,

Essa também é minha primeira mensagem por aqui.

Entrei em contato com o suporte DF-e e recebi o seguinte retorno:

No meu caso, estou consultando NSUs em sequencia, não estou repetindo NSU ou consultando lotes antigos. Sempre passo a UltNSU que recebo do WS como parâmetro na próxima requisição, e estou validando o UltNSU contra o MaxNSU. Uso um único IP para consultas, e não faço consultas simultâneas/concorrentes. Também limitei a frequência de requisições a no máximo uma por minuto.

Mesmo com todos esses cuidados, ainda estou recebendo mensagem de consumo indevido. Consigo fazer entre 10 e 20 requisições com sucesso e ai dá erro. Cheguei a limitar a uma consulta a cada 5 minutos, e ainda assim dá problema.

Alguém teria mais detalhes sobre qual o limite de requisições por hora/minuto/segundo do WS de Distribuição DF-e? 

Será que o cliente não tem outro software em uso? tipo o manifestador gratuito? Ou a Contabilidade não usa alguma solução pra baixar os xmls também?

Daí pode gerar outras consultas de ip diferente e bloquear por consumo indevido.

Postado
5 minutos atrás, douglaswf disse:

Será que o cliente não tem outro software em uso? tipo o manifestador gratuito? Ou a Contabilidade não usa alguma solução pra baixar os xmls também?

Daí pode gerar outras consultas de ip diferente e bloquear por consumo indevido.

Também pensei nessa possibilidade em todos os casos que tenho estudado. Nos que tive contato, nenhum possuia outro baixador.

Postado
9 minutos atrás, douglaswf disse:

Não, estou testando com um certificado que não faz emissão de notas ou consome qualquer outro serviço, e só eu estou testando no momento.

Postado
Em 12/01/2021 at 09:17, douglaswf disse:

Consegui descobrir o problema: o certificado estava configurado em um ERP (Conta Azul), que também estava baixando notas pelo WS de distribuição. Não tinha acesso ao sistema, e não fazia ideia que estava sendo usado. Parando essa integração a minha consulta voltou a funcionar normalmente.

Valeu pela dica @douglaswf!!!

• Curtir 2
  • Este tópico foi criado há 1545 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...