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dev botao

Cfe Duplicando. Controle De Sessão.


Ver Solução Respondido por José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 1383 dias atrás.
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Postado

Prezados.
Por gentileza gostaria de um auxílio.
De uns tempos pra cá, meu emissor de Cfe passou a duplicar alguns cupons quando a aplicação não recebe retorno do equipamento Mfe.
Em contato com as fabricantes, fui orientado a realizar um controle de sessão na aplicação para sanar o problema.

Hoje eu envio da seguinte forma:


ACBrSAT1.ConsultarSAT;
    SATError := (ACBrSAT1.Resposta.codigoDeRetorno <> 8000);
    if (SATError) then
    begin
      Result.CodigoErro      := ACBrSAT1.Resposta.codigoDeRetorno;
      Result.MensagemRetorno := ACBrSAT1.Resposta.MensagemRetorno;
      exit;
    end;

    ACBrSAT1.EnviarDadosVenda;


Porém continua duplicando. Alguém pode me ajudar a identificar o que estou fazendo de errado?
Obrigado.

  • Moderadores
  • Solution
Postado

Boa tarde, o próprio componente ACBrSAT tem a propriedade "ValidarNumeroSessaoResposta" para realizar de forma automática uma consulta pelo numero de sessão quando não obtem o retorno do aparelho. Estáutilizando essa propriedade como True? Note que pode configurar também o número de tentativas para validar sessão.

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Consultor SAC ACBr

José Junior
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Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Postado

Sim, Já estou utilizando essa propriedade, ainda continuo com o mesmo problema de duplicidade. Queria saber se ao consulta o numero da sessão e a mesma já foi utilizada, eu ler o xml para que somente eu imprima essa cupom. 

Ou algum outro processo.

 

Grato.

 

  • Moderadores
Postado
8 horas atrás, ch4rl3s disse:

Queria saber se ao consulta o numero da sessão e a mesma já foi utilizada, eu ler o xml para que somente eu imprima essa cupom. 

Sim, isso seria a função do método "ConsultarNumeroSessao". O SAT permite consultar apenas o ultimo Numero Sessão enviado para o aparelho. Se o ultimo método foi de "EnviarDadosVenda" o numero de sessão deste método retornará o XML do CFe de venda... Se não estiver retornando é porque pode ter ocorrido algum erro de fato no aparelho, neste caso é necessário extrair um log do aparelho para verificar o motivo de não estar retornando o XML...

O normal seria sempre retornar o XML de venda como resposta do método EnviarDadosVenda. A consulta pelo ultimo numero de sessão deveriam ser exceções.

Consultor SAC ACBr

José Junior
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Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Postado

Então após EnviarDadosVenda eu faço ConsultarNumeroSessao, se retornar o xml é que o CFe da venda foi transmitido corretamente, caso não venha eu tento enviar novamente, mesmo o retorno sendo 8000? Tenho um cliente que o modulo dele todo dia acontece duplicatas, e outros muito raro, mas acontece.

  • Moderadores
Postado

ConsultarNumeroSessao precisa fazer apenas quando não obter o retorno do aparelho depois de enviar a venda...

O procedimento ideal é esse:

ConsultarSAT - Se o retorno está ok "8000" pode enviar a venda, caso contrário precisa investigar o porque não está respondendo... Não adianta enviar a venda porque não vai respnder também.

EnviarDadosVenda - O normal é sempre receber um retorno, seja de sucesso "6000" ou com código de erro. Se não tiver nenhuma resposta ai sim precisa ConsultarNumeroSessao, para tentar obter a ultima resposta do aparelho. Mas se isso for recorrente precisa extrair o log do aparelho para análise... Não é normal a NÃO geração da resposta.

obs: Se mesmo sem obter a resposta, enviar a mesma venda pode duplicar mesmo... O aparelho está processando o CFe mas não está retornando. Extraia um log do aparelho quando isso ocorrer para poder analisar o que está ocorrendo.

Consultor SAC ACBr

José Junior
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Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Postado
5 horas atrás, José M. S. Junior disse:

EnviarDadosVenda - O normal é sempre receber um retorno, seja de sucesso "6000" ou com código de erro. Se não tiver nenhuma resposta ai sim precisa ConsultarNumeroSessao, para tentar obter a ultima resposta do aparelho. Mas se isso for recorrente precisa extrair o log do aparelho para análise... Não é normal a NÃO geração da resposta.

Blz, entendi. Ai então quando eu ConsultaNumeroSessao, ele vai me retornar a última sessão que o módulo recebeu, 
ai o que eu faço? Reenvio a venda com o número de sessão que retornar do método?

  • Moderadores
Postado

Na verdade o ConsultaNumeroSessao retorna o proprio XML se o ultimo método foi o "EnviarDadosVenda", por isso ele só é usado quando você não tem a resposta do último método.

Não sei se chegou a ver esse vídeo, mas pode te auxiliar melhor a enterder os métodos do SAT

 

 

Consultor SAC ACBr

José Junior
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Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Postado (editado)

Encontrei isso no log.

06/11/20 12:15:36:749 -   Gravando XML Venda enviado: C:\I9MOBILE\I9PDV\PDV_BIN\Enviado\29332082000153\202011\AD20201106121536-683293-env.xml
06/11/20 12:15:36:758 -   Inicio do Envio
06/11/20 12:15:46:784 -   Tempo de Processamento: 10,016 segundos
06/11/20 12:15:46:802 - NumeroSessao: 683293
06/11/20 12:15:46:818 - NumeroSessao: 346898 - Comando: ConsultarNumeroSessao( 683293 )
06/11/20 12:16:06:839 - NumeroSessao: 346898
06/11/20 12:16:06:859 -    ERRO: Sessao retornada pelo SAT [0], diferente da enviada [346898].

 

Isso acontece quando tem muitos itens para enviar, tem como configurar um tempo maior para esperar o retorno ?

Editado por ch4rl3s
  • Moderadores
Postado

Extraia um log do aparelho e anexe aqui para verificação... Se possível anexe também o xml de venda.

Mesmo ocorrendo essa demora a resposta deveria vir na ConsultaNumeroSessão... Tentou aumentar o "numeroTentativasValidarSessao"?

 

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José Junior
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Postado
3 horas atrás, José M. S. Junior disse:

Mesmo ocorrendo essa demora a resposta deveria vir na ConsultaNumeroSessão... Tentou aumentar o "numeroTentativasValidarSessao"?

Oi Bom Dia.

Eu não sabia que existia numeroTentativasValidarSessao. É no próprio componente ou em outro local?

Segue xml e 2 logs (um do módulo da gertech e outro gerado pela minha aplicação). Detalhe: O referido xml foi autorizado 4x. Existem 4 vendas

iguais a essa na sefaz, mas na minha aplicação só ficou 1, que é o anexo.

Outra dúvida. Eu notei no .ini de config do driver da sefaz:

[SESSOES]
CONSULTARNUMEROSESSAO = EQUIPAMENTO
;CONSULTARNUMEROSESSAO = DRIVERMFE
;Somente uma configuração de CONSULTARNUMEROSESSAO deve estar ativa

Há alguma diferença se utilizarmos o consultasessão do equipamento ou do driver?
 

Obrigado.

AD23201129332082000153592301025200024464826302.xml LOGS GERTECH.rar

  • Moderadores
Postado
55 minutos atrás, ch4rl3s disse:

É no próprio componente ou em outro local?

Sim tem essa propriedade no componente, experimente deixar como 2 ou 3 tentativas.

Pelo log o MFe está processando tudo corretamente a demora está nesse retorno da dll do MFe. Mas isso não é normal...

Está utilizando a dll atualizada? verifique se está direcionando para o path correto, além disso é importante que nenhuma outra instancia ou aplicação esteja fazendo uso da mesma dll...

 

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José Junior
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  • Moderadores
Postado

Aparentemente com essa configuração já está habilitado a consulta pelo EQUIPAMENTO, pois a outra linha está com ponto e virgula ; Acredito que esteja correto.

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José Junior
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  • 4 semanas depois ...
  • Membros Pro
Postado

Boa tarde, estou tendo os mesmos problemas...

Esta ativado o parametro ValidarNumeroSessaoResposta, e o numerotentativasValidarSessao esta igual a 2. Esta anexado os logs do SAT e do Sistema e o trecho da programação para enviar a venda.

 

Att

 

João Victor

 

 

Duplicidade_cupom_sat.txt

  • 2 meses depois ...
  • Membros Pro
Postado
Em 05/11/2020 at 07:32, José M. S. Junior disse:

 

EnviarDadosVenda - Se não tiver nenhuma resposta ai sim precisa ConsultarNumeroSessao, para tentar obter a ultima resposta do aparelho. Mas se isso for recorrente precisa extrair o log do aparelho para análise... Não é normal a NÃO geração da resposta.

 

 

 

Amigos, ótimo tópico,  mas para ficar 100% claro,  José, quando você diz 'se não tiver resposta' , isso significaria exatamente o que?  Que o Retorno viriam vazios, nulos ou a string inteira de retorno seria vazia?  Dependendo da resposta, a forma de identificar o problema muda e se não fizer certo pode gerar problema.

 

Pergunto porque não tenho como simular isso  já que o problema aparentemente não é simulável facilmente.... pelo menos que eu saiba...

 

 

 

A título de exemplo, um simples IF Seria o suficiente pra atender a sua afirmação?

                    IF Vazio ( retIni["ENVIO"]["CodigoDeRetorno"])) // não obteve resposta....
 

Ps. Estou usando a DLL.

  • Moderadores
Postado
38 minutos atrás, OFF-DEV disse:

Amigos, ótimo tópico,  mas para ficar 100% claro,  José, quando você diz 'se não tiver resposta' , isso significaria exatamente o que?  Que o Retorno viriam vazios, nulos ou a string inteira de retorno seria vazia?  Dependendo da resposta, a forma de identificar o problema muda e se não fizer certo pode gerar problema.

Correto a validação é realizada pela classe "Resposta" do componente neste caso o CodigoRetorno retornará 0. O ideal é sempre validar pelo código 6000 para êxito do retorno

ex:

 if ACBrSAT1.Resposta.codigoDeRetorno = 6000 then 

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José Junior
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  • Membros Pro
Postado

 

Obrigado José!  

É um certo desafio criar um fluxo que realmente traga segurança ao tratamento do retorno, evitando assim duplicações ou a perda do XML mesmo quando algo no hardware acontece de errado.

No caso que eu expliquei, é necessário a verificação do CodigoRetorno == 0 pois na sequência eu quero usar ConsultarNumeroSessao(s) para obter o XML, caso mesmo assim eu não obtê-lo, eu descarto tudo e volto a mensagem para o operador que algo falhou e ele precisa tentar novamente.

Mas isso me levou a outra dúvida,  estou usando ValidarNumeroSessaoResposta=1 sempre.  Mesmo se falhar a obtenção do XML com CodigoRetorno == 0  e usando ValidarNumeroSessaoResposta=1, você acha necessário ainda usar ConsultarNumeroSessao(s) para tentar obter o XML mais uma vez ou é desnecessário?

 

 

 

Mais uma dúvida, tem como simular o CodigoRetorno voltando '0' ?

  • Moderadores
Postado

Se utiliza a property ValidarNumeroSessaoResposta como True, creio que não adianta utilizar o método ConsultarNumeroSessao, a não ser que sua aplicação espere um tempo maior para tentar consultar o NumeroSessao novamente.

Mas ressalto que não é comum o aparelho falhar para devolução de retorno, se isso acontece com frequencia pode ser problema com o aparelho ou falta de atualização... O recomendado é extrair o log do aparelho e contatar o fabricante.

5 horas atrás, OFF-DEV disse:

Mais uma dúvida, tem como simular o CodigoRetorno voltando '0' ?

Para simular, só alterando os fontes mesmo na classe SAT.Resposta mesmo... Pois se o SAT está comunicando com a aplicação o provável é que sempre obtenha o retorno com alguma informacao no campo CodigoRetorno.

Consultor SAC ACBr

José Junior
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  • Membros Pro
Postado

Entendi, mas creio que alterando o meu próprio fonte pra 0 consigo fazer os tratamentos necessários. minha maior dúvida era mesmo se voltaria 0 ou vazio....

 

Quanto à consulta do número de sessão, vou deixar então lá por enquanto para ver como se comporta.

 

Valeu José!

  • Moderadores
Postado
59 minutos atrás, OFF-DEV disse:

Entendi, mas creio que alterando o meu próprio fonte pra 0 consigo fazer os tratamentos necessários. minha maior dúvida era mesmo se voltaria 0 ou vazio....

Como a classe é instanciada com valor 0 para esse campo, vai retornar o mesmo se não obter a resposta da dll do SAT.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

José Junior
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