Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Projeto SapL elevou classe exceção 'EClassNotFound' com a mensagem: Class "TACBrCalculadora" not found

Ver Solução Respondido por Juliano Van,
  • Este tópico foi criado há 1604 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Salve galera. Sou desenvolvedor DELPHI7 e estudando o LAZARUS. Eu tinha instalado a versão 64bits no windows10, comecei a criar alguns projetos testes, porém tive um problema de SIGSEGV e como não consegui resolver, desinstalei-o e instalei a versão 32bits. Ainda na instalação LAZARUS64 eu criei um projeto para testar a TDI, onde havia colado na FmPrincipal do meu projeto a tACBrCalculadora. Acontece que na nova instalação LAZARUS32 eu não instalei o pacote ACBR ainda, no entanto quando vou tentar compilar o Projeto que eu tinha criado na versão 64Bits, ele gera o erro, conforme imagem abaixo. 

image.png.cd221af1b2ab6bbd255a20494282b5da.png

Apesar de eu saber que vou instalar o pacote ACBR novamente, me interessei em excluir a referencia à classe ACBR, até para me familiarizar melhor com a ferramenta. O problema é que eu não consegui achar onde esta escondido este vinculo, pois já abri todos os arquivos, fui excluindo a referencia ao referido componente e o erro persiste. Já fiz pesquisa dentro de todos os arquivos (.lpi, .lpr, .lps, .lfm, .pas) dentro da pasta do pequeno projeto, pesquisando como "ACBR" o editor não localiza nada. Fiz isso até nos arquivos na pasta lib dentro da pasta do projeto, e não encontro referencia nenhuma. Onde estou errando ?  Ou ele guarda esta referencia em alguma outra pasta que não seja a do projeto, e preciso fazer algum tipo de RESET na IDE ?

Sei que talvez o erro seja bobo ou simples, mas preciso aprender a resolver desde o começo, para não apanhar com coisas simples nos projetos maiores...

Desde já o meu muito obrigado por qualquer ajuda ou indicação. 

image.png.dec0da781bbc4c40670676857f729120.png

• Solution
Postado

Ola Daniel. Obrigado pela resposta.
Sim, exatamente, foi lá que eu fiz a exclusão da declaração (usando o Notepad++). Mas acontece que eu abria o projeto, clicando no arquivo .lpr e já tentava compilar, e o erro persistia. Agora a pouco eu fiz uma alteração no Form (pelo Lazarus), Salvei e Compilei. E parece que agora ele "enchergou" a exclusão da referencia.  Vai entender...  Mas resolveu. Como eu disse, eu tava desconfiado que era algo simples, mas já quebrei cabeça, hein...

Valeu!

• Este tópico foi criado há 1604 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...