Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvida referente ao CTe e documentos anteriores


maiko_bito
  • Este tópico foi criado há 3780 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal... Estou recorrendo novamente a vocês pedido ajuda com algumas etapas do desenvolvimento do CTe, eu já desenvolvi o Projeto por alto tenho tudo pronto, porém estou encontrando dificuldades agora na etapa final realizando os testes... A minha principal dúvida é sobre os documentos de transporte anteriores...eu desenvolvi tudo seguindo os modelos dos fragmentos de fontes na pasta de exepmplos do ACBr CTe, porem em ambos os arquivos de exemplo “AlimentarComponente.txt” e “RotinaCompleta.txt”, neles existem em determinado ponto um procedimento chamado GerarLoteCTe neste procedimento tenho uma parte na qual ele carrega as Notas Fiscais Associadas ao CTe, pegando da tabela cnt_notas , logo mais ao final da procedure ele consulta novamente a tabela cnt_notas utilizando do mesmo SQL , mas desta vez como documentos anteriores associados ao CTe, nesta altura me surgiu a dúvida, “Notas fiscais associadas ao CTe, e documentos Anteriores de Transporte, são a mesma coisa, se referem aos mesmos documentos?” , e outra dúvida a mais importante, é que na primeira etapa quando consulta as notas associadas ao CTe tem um Case apartir do campo Tipo da tabela cnt_notas, que se comporta da seguinte forma 0 Nota Fiscal, 1Nota Fiscal Eletrônica, e 2 para outros documentos...

Seguindo a frente no final da procedure quando a consulta na tabela de notas ocorre novamente, o Case no campo tipo esta presente novamente mas desta vez a ordem muda ficando da seguinte forma: 3 para documentos de transporte anteriores de papel, e 4 para documentos anteriores eletrônicos... estou um tanto confuso, estou perto de fazer funcionar e bastante ansioso para testar, se alguém puder me ajudar fico extremamente grato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Maiko,

Os fragmentos que você se baseou se refere a minha aplicação, quando desenvolvi acabei utilizando e mesma tabela: Cnt_Notas para armazenar os documentos originários (NF, NF-e ou Outros) e documentos anteriores por exemplo: CTRC (conhecimento de papel), CTe, etc. mas você pode ter no seu banco de dados 2 tabelas.

Não sou nenhum expert em transporte de cargas, mas estudando o Manual do CTe conclui que os dados referentes ao grupo: idDocAnt = Informações de identificação dos documentos de Transporte Anterior faz referencia ao conhecimento emitido pela transportadora anterior ou seja Redespacho.

Vamos a um exemplo para ficar mais claro.

Transporte de carga envolvendo somente 1 transportadora, neste caso não temos redespacho logo, não temos os tais dos documentos de transporte anterior.

Transporte de carga envolvendo duas transportadoras, neste caso temos redespacho.

A primeira transportadora vai informar somente os documentos originários, e colocar os dados da segunda transportadora no grupo recebedor, alem de informar quem é o remetente e o destinatário da carga.

A segunda transportadora vai informar os documentos originários mais o documento anterior, por exemplo o CTe que a outra emitiu, colocar os dados da primeira transportadora no grupo Expedidor, alem de informar quem é o remetente e o destinatário.

Observação o Remetente e Destinatário não são transportadoras e sim as outras duas empresas, a que vendou e a que comprou a carga que vai ser transportada.

Espero ter ajudado e não confundido mais ainda.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa maravilha! fico muito grato Italo, muito obrigado a minha dúvida foi resolvida...

Até ja passei a diante aqui, consegui validar os dados tentei transmitir aqui, gerou o XML na pasta de retorno e agora estou tendo dificuldades com o QuickReport, ontem a noite fiz um teste utilizando o que vem com o Delphi não deu certo, dizia que uma banda invisivel não poderia ser criada algo assim, dai hoje atualizei removi o componente DACTe e instalei o QuickReport 5.02 e em seguida instalei o DACTe novamente, agora avança até parece que vai gerar mas dai a tela fica branca na aplicação e da um erro de Column Property Unknow algo assim, mas deve ser alguma baianagem minha vou conferir bem a noite... Mas muito obrigado pela Ajuda Italo, fico grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal...

Lendo os tópicos anteriores encontrei solução para o meu problema com a impressão do XML, agora sim estou visualizando o a preview do meu CTe. Mas uma dúvida, eu vi que ele fez o processo de validar, assinar, tudo sem necessitar de internet, por fim saiu impresso com uma mensagem destacada bem grande “CTe não enviado para a sefaz”. Estou em ambiente de homologação, seria esse o motivo? Ou meu XML não foi enviado devido a algum erro? Não obtive informação de erros, apenas o caso é que não enviou...alguém sabe o que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Maiko,

Se foi impresso essa mensagem "CTe não enviado para a sefaz" é porque o comando "Enviar" não foi executado.

Como você esta se baseando na minha rotina, para construir a sua veja este trecho:


 // EnviaSefaz = variável booleana

 // Se False, apenas gera o XML, assina, valida e Imprime o DACTe não protocolado

 // Se True, gera o XML, assina, valida, envia para o SEFAZ e Imprime o DACTe protocolado

 if DM_CTA.EnviaSefaz

  then begin

   MemoStatus.Lines.Add(' Aguarde Enviando...');

   // Envia o lote de Conhecimentos para o SEFAZ e Imprime o DACTe

   // Lote = variável que contem o numero do lote (numero sequencial)

   DMCTE.CTe.Enviar(Lote);

   (...)

  end;

Note que o comando Enviar(Lote) só será executado se a variável EnviaSefaz for True.

Eu tenho essa variável na minha aplicação, por que não tenho um certificado válido, desta forma consigo testar tudo mesmo o envio e o retorno da sefaz.

Se você fez a sua rotina parecida com a minha e tem um certificado válido deixe essa variável com o valor True.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Boa tarde a todos...

Italo inicialmente queria te agradecer pelas ajudas, deu certo meu projeto, ta enviando certinho tudo funcionando conforme esperado, e tenho certeza que boa parte disso foi graças a sua ajuda, obrigado mesmo!

Assim, estou dando os retoques finais, eu deixei de fora a parte de lotação, pedágio, veiculos e tudo mais, nos fragmentos vi que tem uma parte no alimentacomponente que tem um if que só entra essas informações se lotação estiver marcado, acredito que o pessoal que vai usar meu projeto inicialmente não iria precisar informar isso, questão de veículos, motoristas etc... mas a minha dúvida, seria obrigatório informar esses dados? pensei na seguinte situação, não pode ocorrer de por exemplo eu tenho que fazer um CTe que não vai marcado como lotação mas vai valores de pedágio, posso estar fazendo confusão, não entendo muito da area de transportes não sei ao certo se essa situação é possivel, mas pode ocorrer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Maiko,

A dica é: consulte o manual, verifique se essa informação é obrigatória ou não ou de qual grupo ela faz parte e quando esse grupo passa a ser obrigatório.

Vamos a um exemplo:

campo: placa (página 128 do Manual versão 1.04c) esse campo é obrigatório e faz parte do grupo que por sua vez é opcional, logo se não informarmos nada do grupo não precisamos informar o campo .

Mas, o grupo tem que ser informado em CTe rodoviário de lotação.

No de diz respeito ao valor do pedágio não temos um campo especifico, algumas transportadoras colocam esse valor como componente do valor total do frete (grupo página 113 do manual).

Espero ter ajudado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Transporte de carga envolvendo duas transportadoras, neste caso temos redespacho.

A primeira transportadora vai informar somente os documentos originários, e colocar os dados da segunda transportadora no grupo recebedor, alem de informar quem é o remetente e o destinatário da carga.

A segunda transportadora vai informar os documentos originários mais o documento anterior, por exemplo o CTe que a outra emitiu, colocar os dados da primeira transportadora no grupo Expedidor, alem de informar quem é o remetente e o destinatário.

 

Bom dia, desculpe desenterrar esse tópico antigo, mas tenho uma dúvida.

 

No caso, a primeira transportadora vai emitir um CTe com Tipo de Serviço Normal e com as notas ficais originárias na tag infNf?

 

A segunda transportadora emite um CTe com Tipo de Serviço Redespacho, com as notas fiscais originárias na tag infNf e a chave do CTe da primeira transportadora?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Álvaro,

 

Sim, mas a chave do CT-e deve ser informada no grupo de documentos anteriores e não junto com as notas.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Bom dia Italo

 

Estou enviando um CTe de redespacho com documentos anteriores, porém quando lançado um CTe com 2 documentos anteriores, após assinar o Cte fica apenas o primeiro documento anterior informado. É possivel enviar mais de um documento anterior por CTe ou apenas um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Este tópico foi criado há 3780 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.