Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nosso número versus Seu número como funciona

Ver Solução Respondido por Juliana Tamizou,
  • Este tópico foi criado há 1695 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Olá,

estou desenvolvendo emissão de boletos bancários utilizando o ACBrMonitor PLUS e estou com dúvidas sobre os campos nossonum e seunumero do arquivo TITULO.INI que meu aplicativo está criando para o ACBr.

Meu sistema pode gerar um número sequencial para o campo nossonum  de cada boleto do arquivo TITULO.INI ? Por exemplo, o primeiro boleto emitido pelo sistema seria nossonum = 1, o segundo boleto emitido pelo sistema nossonum = 2 e assim por diante? Ou meu sistema deve obrigatoriamente gerar o nossonum utilizando o comando BOLETO.MontarNossoNumero ?

Outra dúvida: o número que meu sistema definir no arquivo TITULO.INI para cada boleto, no campo nossonum do arquivo de remessa, será o mesmo número retornado pelo arquivo de retorno do banco?
Exemplo: Se nossonum = 5 no arquivo de remessa, o campo nossonum do arquivo de retorno do banco também será 5?

Então, para que serve o campo SeuNumero do arquivo TITULO.INI ?
Obtive um arquivo ".ret" do Bancoob de um conhecido e, após converter esse arquivo para Retorno.INI pelo ACBr (para analisar), o arquivo Retorno.INI possui, para cada boleto, os campos nossonum e SeuNumero, conforme trecho do arquivo abaixo. Esse SeuNumero seria gerado pelo meu sistema?

[Titulo1]
...
NumeroDocumento=30347-3       
DataProcessamento=09/06/2020
NossoNumero=0202300
...
SeuNumero=0000000000000000000030347

Desde já agradeço qualquer colaboração.

• Administradores
  • Solution
Postado

Bom dia.

O NossoNumero costuma ter uma faixa de valores aceitos pelo banco, oque é definido pela carteira e outros fatores sob controle do banco.

Já os campos SeuNumero e NumeroDocumento são livres para utilização conforme a necessidade do seu sistema e costumam ser usados para identificar o número da fatura ou algo semelhante.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
1 hora atrás, Juliana Tamizou disse:

Bom dia.

O NossoNumero costuma ter uma faixa de valores aceitos pelo banco, oque é definido pela carteira e outros fatores sob controle do banco.

Já os campos SeuNumero e NumeroDocumento são livres para utilização conforme a necessidade do seu sistema e costumam ser usados para identificar o número da fatura ou algo semelhante.

Att.

Bom dia, Juliana.

O campo NossoNumero pode ser preenchido sequencialmente pelo meu sistema (primeiro boleto número 1, segundo boleto número 2 e assim por diante) ?
Ou devo utilizar obrigatoriamente a função BOLETO.MontarNossoNumero ?

Desde já agradeço.

• Administradores
Postado

Bom dia.

O NossoNumero deve ser preenchido sequencialmente, mas dentro da faixa permita pelo banco, a função MontarCampoNossoNumero() é usada para formatar corretamente o campo com o DV e outras informações exigidas pelo banco na impressão e na remessa.

Esta função também pode ser usada se vc desejar salvar o nosso numero formatado em seu bd.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Postado

Obrigado, Juliana.

A propósito, percebi que se eu gerar o arquivo TITULO.INI sem valor no campo NossoNumero de cada boleto, ao chamar a função MontarCampoNossoNumero() a mesma retorna zero.
Já se eu gerar o arquivo TITULO.INI com um valor sequencial no campo NossoNumero de cada boleto, a função MontarCampoNossoNumero() retorna um número com o dígito.

Obs.: estou chamando a função MontarCampoNossoNumero() passando o índice de cada boleto via parâmetro corretamente.

Isto procede? Fiz algo errado?

• Administradores
Postado

Boa tarde.

4 horas atrás, Sandro TC disse:

Obs.: estou chamando a função MontarCampoNossoNumero() passando o índice de cada boleto via parâmetro corretamente.

isso não é necessário, exceto se vc deseja salvar o nosso numero formatado no banco de dados.

Sugiro ver essa sessão do manual

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/PassoaPassoBOLETO.html

Att.

• Obrigado 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

• Administradores
Postado

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

• Este tópico foi criado há 1695 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...