Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Problema ECF Bematech


Ver Solução Respondido por EMBarbosa,
  • Este tópico foi criado há 1543 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Bom dia pessoal.

Estou tendo problemas com impressoras bematech modelo 4000 e não entendi muito bem o que acontece, mas a princípio pelo log do ACBrECF ao enviar o VendeItem a impressora vende normal mas posteriormente acontece um 2o envio do mesmo item sendo que não é feito pelo VendeItem.

Segue o trecho do log que isso ocorre.

-- 11/06 12:09:12:634 VendeItem( 07898475352778 , #1708700#02071400# F AVE SERRA 1KG FILE PEITO SC NV , 7 , 1 , 9,99 , 0 , UN    , $ , D , -1 )
-- 11/06 12:09:12:634                 TX -> [STX][133][NUL][FS]?010000099900001000000000000000000000000100000000000000000000UN07898475352778[NUL]#1708700#02071400# F AVE SERRA 1KG FILE PEITO SC NV[NUL][231][26]
-- 11/06 12:09:13:071    12:09:13:071 RX <- ACK = 0 Falha: 0
-- 11/06 12:09:13:180                 TX -> [STX][133][NUL][FS]?010000099900001000000000000000000000000100000000000000000000UN07898475352778[NUL]#1708700#02071400# F AVE SERRA 1KG FILE PEITO SC NV[NUL][231][26]
-- 11/06 12:09:13:305    12:09:13:305 RX <- ACK = 6 Falha: 1


O problema é que a impressora registra o item mas acontece esse 2o envio que ocorre a falha, e como eu recebo a falha não registro o item no meu sistema.

No final o valor que tem registrado na impressora é um e o que eu tenho no sistema é outro.

Esse comportamento da impressora é normal? Como trataria esse caso dela registrar mas devolver uma falha?

 

Giuliano Naspolini Ribeiro

Automalog Consultoria e Sistemas Ltda

  • Moderadores
Postado
16 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

Lembro de alguém ter tido esse problema só não recordo se foi um tópico. mas sei que é algo que está errado no código.

deixa ver se acho

Parece ser a configuração de timeout muito baixo:

 

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Postado
11 minutos atrás, BigWings disse:

Parece ser a configuração de timeout muito baixo:

 

Meu timeout já está em 20. 

Aumento?

Giuliano Naspolini Ribeiro

Automalog Consultoria e Sistemas Ltda

Postado
6 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Verifique se seus fontes estão bem atualizados...

Não estou na última versão. Acho que devo ter atualizado a última vez a 1 mês atrás.

Mas já vou atualizar.

Fora isso tem mais alguma coisa que eu possa fazer?

Hoje eu faço um tratamento para caso a venda de um item falhe. 

Consulto se houve incremento no número do item e o GT da impressora.

Nesse caso da impressora imprimir mas devolver um erro, eu confirma através dessa verificação e gravo no sistema.

Problema é que esses dados não retornam atualizados nesse caso.





 

Giuliano Naspolini Ribeiro

Automalog Consultoria e Sistemas Ltda

  • Consultores
  • Solution
Postado
Em 19/06/2020 at 12:03, giulianon disse:

Meu timeout já está em 20. 

Aumento?

Se estiver usando impressora USB com porta virtual, talvez valha a pena aumentar e fazer o teste.

Eu tive muitos problemas que foram resolvidos assim.

Em 19/06/2020 at 13:33, giulianon disse:

Fora isso tem mais alguma coisa que eu possa fazer?

Você já deve ter feito mas não custa relembrar:

  • Verificar se há atualizações para o Firmware do ECF
  • Verificar se trocando algum componente da comunicação o comportamento muda (cabo, placa serial, etc...)
  • Verificar se há atualizações pro Driver do ECF (caso esteja usando USB)
  •  
Em 19/06/2020 at 13:33, giulianon disse:

Hoje eu faço um tratamento para caso a venda de um item falhe. 

Consulto se houve incremento no número do item e o GT da impressora.

Nesse caso da impressora imprimir mas devolver um erro, eu confirma através dessa verificação e gravo no sistema.

Por que você não consulta o subtotal? Se ele estiver diferente (maior) de antes da venda do item, quer dizer que o item foi vendido.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
  • Consultores
Postado
11 horas atrás, EMBarbosa disse:

Por que você não consulta o subtotal? Se ele estiver diferente (maior) de antes da venda do item, quer dizer que o item foi vendido.

Deixa eu detalhar melhor essa parte. Eu sugiro uma abordagem similar a essa

  1. Inicializa uma variável de subtotal como zero
  2. abre o cupom
  3. Vende item
    1. Caso tenha sucesso some a variável subtotal
    2. Caso dê erro compare a variável subtotal com o Subtotal do ECF
    3. Proceda conforme o resultado
  4. Faça outras vendas (volte ao passo 3) ou feche o cupom

Vantagem: Você pode fazer esse tipo de tratamento para quase todas as variáveis que precisa ler do ECF. Assim, você diminui a quantidade de consulta a fazer ao ECF durante a venda.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Postado
8 horas atrás, EMBarbosa disse:

Deixa eu detalhar melhor essa parte. Eu sugiro uma abordagem similar a essa

  1. Inicializa uma variável de subtotal como zero
  2. abre o cupom
  3. Vende item
    1. Caso tenha sucesso some a variável subtotal
    2. Caso dê erro compare a variável subtotal com o Subtotal do ECF
    3. Proceda conforme o resultado
  4. Faça outras vendas (volte ao passo 3) ou feche o cupom

Vantagem: Você pode fazer esse tipo de tratamento para quase todas as variáveis que precisa ler do ECF. Assim, você diminui a quantidade de consulta a fazer ao ECF durante a venda.

Eu já faço essa abordagem mas cruzando o número do último item e o GT. Por incrível que pareça isso também falha as vezes. O número do item o valor não retornam atualizados.

Já atualizei os fontes do ACBr como o Daniel sugeriu e vou tentar atualizar o driver dessa impressora, aumentando o timeou também.

Assim que tiver um retorno eu posto aqui.

Obrigado a todos.

Att.

Giuliano Naspolini Ribeiro

Automalog Consultoria e Sistemas Ltda

  • Consultores
Postado
Em 23/06/2020 at 17:53, giulianon disse:

Eu já faço essa abordagem mas cruzando o número do último item e o GT. Por incrível que pareça isso também falha as vezes. O número do item o valor não retornam atualizados.

Sim. O Subtotal é mais confiável. Se não me engano, dependendo do ECF, o GT é atualizado só no final (na finalização do cupom).

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
  • 2 meses depois ...
Postado
Em 23/06/2020 at 21:34, EMBarbosa disse:

Sim. O Subtotal é mais confiável. Se não me engano, dependendo do ECF, o GT é atualizado só no final.

Bom dia, não pode esquecer que se você cancelar um item o seu subtotal tem que diminuir também, eu tive o mesmo problema do giulianonsó que esse problema ainda não resolvi, provavelmente vou ter que fazer alguma verificação e adicionar esse item na venda via sistema para que fique igual a impressora com a venda.

  • Curtir 2
  • Consultores
Postado
51 minutos atrás, welsoncj disse:

Bom dia, não pode esquecer que se você cancelar um item o seu subtotal tem que diminuir também, eu tive o mesmo problema do giulianonsó que esse problema ainda não resolvi, provavelmente vou ter que fazer alguma verificação e adicionar esse item na venda via sistema para que fique igual a impressora com a venda.

Verdade.

É importante fazer um teste com cancelamentos e também descontos e acréscimos nos itens para garantir que o seu Subtotal está funcionando igual ao do ECF.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
  • Este tópico foi criado há 1543 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.