Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Pedido de uma informação relativa a um erro de processamento

Ver Solução Respondido por Kiko Fernandes,
  • Este tópico foi criado há 1673 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa noite, eu estou usando o ACBRMonitorPlus e ontem quando enviava uma N;Fiscal para ser validada,  a resposta demorou muito tempo e com um erro de time out. Presumo que por ter perdido a ligação com a internet, provocou esse problema. 

Como não obtive a validação desse mesmo documento, pergunto  se posso utilizar esse numero de N/Fiscal novamente. 

Como a numeração dos documentos é sequencial, eu gostaria de saber como contornar este problema porque tentei enviar o documento novamente e ele deu-me como resposta duplicidade de NF.

Ficando a aguardar o favor de V. noticias, subscrevo-me com elevada estima e consideração.

Atenciosamente,

Fernando Almeida     

• Fundadores
Postado
1 hora atrás, Tasca à Portuguesa disse:

Como não obtive a validação desse mesmo documento, pergunto  se posso utilizar esse numero de N/Fiscal novamente. 

O Correto é consultar a Chave da Nota, e verificar se ela existe ou não no SEFAZ

Nunca é bom reutilizar números...

Se a Nota não existir no SEFAZ, você pode inutilizar a Numeração, para não ficar furos na sequencia...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Postado (editado)

Como faço para usar essa consulta ? 

Eu peço desculpa mas ainda não tenho muita experiencia aqui com este sistema e por isso tenho que me socorrer para poder ultrapassar os problemas que me vão aparecendo.

Eu desenvolvi uma aplicação de PDV e envio o leyout para o app de nome ACBRMonitor, ele valida o documento e devolve essa validação. Mas quando acontece este tipo de problemas eu fico de mãos atadas, não sabendo como posso tornear a situação. Na minha aplicação eu tenho uma numeração sequencial, mas como ela não foi validada lá no sefaz, eu presumo que possa usar esse numero de documento novamente. 

Agradeço  imenso a sua ajuda. 

Editado por Tasca à Portuguesa
Postado

@Tasca à Portuguesa vou te sugerir algo que pode ajudar, o acbr tem a função de criar e enviar junto e tambem separado, sugiro que você crie a o documento fiscal primeiro, vai receber alguns dados de volta, inclusive a chave da dfe, ai de posse dessa informação salve ela no seu db e sempre que ocorrer algo semelhante você sabe que se tem a chave é porque ja tentou enviar, então antes de enviar consulte e caso o retorno foi que não consta na base só assim vc reenvia ela.

Att.

Postado (editado)

Como faço para usar essa consulta ? 

Sr. Daniel Simões explique-me como posso consultar um documento tendo eu que lhe informar o caminho se esse documento não me foi devolvido. Eu não o tenho gravado no meu pc.

Ex: NFE.CONSULTARNFE("c:\.............

Postado (editado)

Sr. Anderson, aproveito para lhe agradecer a sua ajuda.

Tem como o Sr. me exemplificar como eu posso processar as coisas como diz. 

É que eu sou português e estou aqui a relativamento pouco tempo e não tenho quase nenhuma informação como estas ferramentas funcionam. Se não lhe causar transtorno eu agradecia imenso que me desse mais detalhes sobre essa operação.

Postado
12 minutos atrás, Tasca à Portuguesa disse:

Tem como o Sr. me exemplificar como eu posso processar as coisas como diz. 

Vou tentar, vamos la para facilitar pode postar uma parte do codigo que você usa para enviar a nota fiscal? 

mais precisamente o envio e após o envio como trata o retorno.

Att.

Postado

Como esta calmo hoje eu vou-lhe explicar:

Processo o documento no meu aplicativo e em seguida crio na pasta c:\notas um ficheiro TXT que vai em anexo com o layout do documento. 

É então que o ACBRMonitor envia esse layout e me devolve o documento validado e pronto a gravar ou imprimir, e também grava numa determinada pasta dentro da pasta notas o respectivo documento em XML e sua denominação.

Portanto eu sei quando o processo termina sem erros, é quando ele me grava esse documento no meu pc.

Note: Esse documento TXT está com os dados alterados, só serve de referencia.

ENT.TXT

Postado

maravilha, vamos la, neste trecho "NFE.CriarEnviarNFe(" em vez de CriarEnviarNFe, você vai mandar o comando Criar somente, vai ficar "NFE.CriarNFe(" o AcbrMonitor vai te retornar um arquivo e neste arquivo vai conter a chave, provavelmente você vai salvar essa chave em algum campo no banco de dados para posteriormente usar, mas no caso do exemplo agora você vai chamar o comando "NFE.ConsultarNFe("  como neste link, https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/NFEConsultarNFe.html como você tem a chave da nota pode pontar a estrutura do comando consultar, dessa forma você sempre antes de enviar uma nota (caso tenha a chave ja) então deve consultar.

Att.

Postado

Sr. Anderson eu iria obter o mesmo problema. 

Repare se eu enviei o comando para criar e enviar e ele me deu um erro de time out e não me devolveu a resposta, com a opção de criar eu teria a mesma resposta. Logo estava na mesma situação em que me encontro. 

Como eu frisei na resposta anterior, ele devolve-me o resultado e cria um ficheiro em XML na pasta denominada com ano e mês no meu pc.  Eu criei uma aplicação onde posso reimprimir, cancelar e inutilizar qualquer documento que já se encontre no meu pc, proveniente desse processo do sefaz e aproveitei e fiz uma rotina onde seleciono a pasta do mês anterior ao corrente e compacto-a e envio-a por email ao contador. 

O que eu quero dizer é o seguinte: enviando só a criação para obter a chave e depois emitir o documento ou  processando tudo e já gravando o resultado final, é a mesma coisa pois como não me chegou resposta nenhuma eu não sei se o documento foi aceite ou não.

Eu acho que o documento não existe, porque como não obtive a validação, considero que tenha que inutilizar esse numero e dar continuidade. 

Postado

Eu acrescento o seguinte, se o documento não foi validado, ele não existe, logo deveríamos ter a oportunidade de enviar novamente esse documento para poder ser devidamente validado. A lógica para mim era essa .

Não tendo essa oportunidade, acho que a operação a poder ser realizada nestas circunstancias é a inutilização do documento.

• Moderadores
  • Solution
Postado
6 horas atrás, Tasca à Portuguesa disse:

porque tentei enviar o documento novamente e ele deu-me como resposta duplicidade de NF.

acho que a operação a poder ser realizada nestas circunstancias é a inutilização do documento.

Bom dia!!! 
Observe que primeiro você disse que tentou enviar novamente e veio a resposta como duplicidade.  Portanto a nota existe e se existe não pode ser inutilizada. 

Vou tentar explicar o que o andersonscinfo comentou a respeito de enviar através de comandos separados e também a opção de consultar sugerida pelo Daniel Simoes

Passo 1 - Você utilizara o comando:  NFeCriarNFe(cIniNFe,[bRetornaXML],[bAssina]   //Lembrando que os comandos que estão entre [ ] (colchetes) são opcionais. 

Neste caso vc teria que usar o valor  1   para o segundo parâmetro (bRetornaXML) de modo que retorne o arquivo XML. 
Leia o conteúdo do link que verá o resultado deste comando: 
Segundo o exemplo o resultado seria algo semelhante a isto: OK: NFe criada em: C:\ACBrNFeMonitor\logs\35XXXXXXXXXXXXXXXX550010000000190000000193-nfe.xml 
Lendo o resultado você tem o número da chave, além de todo conteúdo no arquivo XML

Entenda que neste passo você apenas "criou" (gerou) o arquivo XML. Ele não foi enviado a SEFAZ. Este procedimento foi feito no ambiente local. 
O terceiro parâmetro [bAssina] se estiver com valor 1 este XML estará assinado. Se 0  estará sem assinatura, devendo assinar com o comando NFe.AssinarNFe()https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/NFECriarNFe.html
Veja maiores informações do comando através do link.

Passo 2 - Caso não tenha assinado o arquivo XML aqui será o momento ou então poderá ainda assinar no próximo comando que será o NFe.EnviarNFe()
Caso precise assinar use a opção:   NFE.ASSINARNFE("c:\35XXXXXXXXXXXXXXXX550010000000050000000058-nfe.xml")
https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/NFEAssinarNFe.html

Passo 3 -  Uma vez criado o arquivo XML (lembre-se, não foi enviado a SEFAZ apenas criado e assinado se você o fez)  agora você tem o arquivo que pode já estar gravado no banco de dados  e tem também a chave. 
Neste momento vamos enviar a SEFAZ.  
O comando será:   NFe.EnviarNFe(cArqXML,nLote,[bAssina],[bImprime],[cImpressora],[bSincrono],[bValidaXML],[bGeraNovoXML])
https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/NFEEnviarNFe.html 

Aqui vamos tratar a sua situação:
1 - Envio a SEFAZ.
2 - Perdeu a conexão ou deu time out 
3 - Pode usar a opção que o Daniel Simoes citou:  NFe.ConsultaNFe(cArqXML [, aExtrairEventos] )
      Link do comando: https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/NFEConsultarNFe.html  

4 - Se o resultado for:  OK: Autorizado o uso da NF-e 
      Terá todas as demais informações que desejar, além de atualizar o XML com o protocolo de autorização. (desde que o ACBrMonitorPLUS esteja configurado para atualizar)

5 - Se não estiver autorizado você terá no retorno o resultado. Não constando a NFe na SEFAZ você poderá repetir o comando NFe.EnviarNFe() 

Exemplo de retorno: 

Exemplo de Resposta:
OK: Lote recebido com sucesso
[ENVIO]
...
CStat=100
XMotivo=Autorizado o uso da NF-e

• Curtir 4
  • Obrigado 1

logoacbr.pngConheça o Portal do Projeto ACBr

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC ACBr
Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

Postado (editado)

Boa tarde Sr. Kiko Fernandes. 

De acordo com a sua sintaxe como eu posso preenche-la devidamente se não tenho o documento.

O seu exemplo: Aqui vamos tratar a sua situação:
   1 - Envio a SEFAZ.  
   2 - Perdeu a conexão ou deu time out 
   3 - Pode usar a opção que o Daniel Simoes citou:  NFe.ConsultaNFe(cArqXML [, aExtrairEventos] )

NFeConsultaNFe( Nome do arquivo que eu não tenho )

Se me puder dizer onde posso encontrar esse nome que tanto procuro, eu agradeço.

Era mesmo isso que eu queria, mas como não tenho experiencia nenhuma com esta ferramenta.     

O documento já foi processado, logo não tenho como reverter a situação para poder envia-lo de acordo com essa etapas.

Acrescento o seguinte,

depois de fazer uma pesquisa, encontrei o documento na pasta AcbrMonitorPlus\logs 

50200403775975000180650010000000751132918945-nfe.xml com mais estes arquivos que vou mensionar abaixo:

75-pro-lot-soap

75-pro-lot

75-env-lot-soap

75-env-lot

Não sei se me favorecem, mas se puder realizar alguma operação de validação com eles eu agradecia que me informasse 

• Moderadores
Postado

De acordo com a sua sintaxe como eu posso preenche-la devidamente se não tenho o documento.

Boa tarde!

Uma vez que se cria com o comando NFeCriarNFe(cIniNFe,[bRetornaXML],[bAssina])  (Que está ali no passo1)  e as informações adicionais leia no link do help.
Ao ler o arquivo SAINFE.TXT vai encontrar o retorno como havia sitado. (Tanto a chave como o arquivo XML que será gerado no disco local). //Lembre-se que neste processo nada foi enviado a SEFAZ. Você apenas cria o arquivo. 

Exemplo que está no help do link que passei no passo 1:

NFe.CriarNFe("C:\ACBrMonitorPlus\arquivoNFe.ini",1)    //Parece que esta parte você não entendeu bem.
COM ESTE COMANDO VOCÊ CRIA O XML (ESTARÁ NO TEU EQUIPAMENTO O XML PRONTO)

Com a opção 1 do Segundo parâmetro ele estará assinando. Bastando apenas você enviar a nota depois com o passo 3 citado acima. 

Veja o exemplo de resposta do manual:

OK: NFe criada em: C:\ACBrNFeMonitor\logs\35XXXXXXXXXXXXXXXX550010000000190000000193-nfe.xml

Com esta opção acima gerou o arquivo XML antes de enviar a SEFAZ entende?  Aqui você tem no teu disco aonde você configurou para salvar. E abrindo o arquivo SAINFE.TXT vai estar a mensagem semelhante a de cima. 
Diferente da opção NFE.CriarEnviarNFe()  que cria e envia na sequencia mas em um único comando. 

Pedia a sua ajuda para me dizer se só posso consultar o respectivo documento ou posso valida-lo ? 

A consulta você vai usar o comando: NFe.ConsultaNFe(cArqXML [, aExtrairEventos] ) //Também tem o link do help do comando para mais informações se for necessário. 
Você usará em cArqXml:
cArqXML - Caminho do arquivo a ser consultado.   //Passando o arquivo caso o XML caso a NFe esteja autorizada e falte apenas o protocolo de autorização ele será adicionado automaticamente.
Veja conforme o help no link acima:

Exemplo:

NFE.CONSULTARNFE("c:\35XXXXXXXXXXXXXXXX550010000000050000000058-nfe.xml")  

Exemplo de resposta que deverá estar no arquivo NFESAI.TXT

OK: Autorizado o uso da NF-e
[CONSULTA]
Versao=1.07
TpAmb=2
VerAplic=SP_NFE_PL_005c
CStat=100
CUF=35
ChNFe=350XXXXXXXXXXXXXXXX550010000000220000000229
DhRecbto=2009-03-24T20:19:38
NProt=1350900073XXXXX
DigVal=OZl9uzQ+JVFPxNuqBJ/ex7TTxhc=

• Curtir 1

Assine um dos planos de longa duração do SAC ACBr, obtenha Descontos Especiais, Parcele no Cartão e ainda ganhe Brindes Exclusivos. Saiba mais aqui

Conheça o ACBrLib, o ACBr de forma nativa para qualquer linguagem de programação. Saiba mais aqui

Postado

Muito obrigado pela participação. 

Como não me disseram que ele criava os arquivos XML localmente, eu presumia que fossem criados lá quando enviado o layout do documento e após essa operação de validação é que me retornava esse arquivo.

Ao consultar o documento obtive esta resposta:  

NFE.CONSULTARNFE("C:\ACBrMonitorPLUS\Logs\50200403775975000180650010000000751132918945-nfe.xml)
OK: Autorizado o uso da NF-e
[Consulta]
CStat=100
CUF=50
ChNFe=50200403775975000180650010000000751132918945
DhRecbto=26/04/2020 20:23:15
DigVal=hav7qR7XomTDc6+oTbBOJsxfwbA=
Msg=Autorizado o uso da NF-e
NProt=150200109740140
VerAplic=MS_1.5.18
Versao=4.00
cMsg=0
tpAmb=1
xMsg=

Agora faço-lhe a seguinte pergunta porque preciso de reimprimir o documento e envia-lo ao cliente. 

Posso usar o comando de reimpressão com este nome de documento ? 

• Moderadores
Postado

Agora faço-lhe a seguinte pergunta porque preciso de reimprimir o documento e envia-lo ao cliente. 

Não entendi o que você quis dizer.  
Se não enviar comando de reimprimir não irá reimprimir. 
Após a consultar e você estar com o XML correto com protocolo de autorização. Basta enviar o XML. 

Posso usar o comando de reimpressão com este nome de documento ? 

Pode reimprimir quantas vezes for necessário. 

• Curtir 1

Postado

Sim, mas ao reimprimir diz-me que o documento não chegou ao SEFAZ em vermelho no corpo dele. 

Como o 50200403775975000180650010000000751132918945-ped-sit-soap.xml tem um final de nome diferente e se encontra na pasta de nome c:\AcBrMonitorPlus\Logs eu sou obrigado a perguntar se posso reimprimir o mesmo. 

Habitualmente os documentos são guardados na pasta C:\Notas\Arqs\03775975000180\NFCe\202004\NFCe e com um final de nome assim 50200403775975000180650010000000751132918945-nfe.xml não me dando problema algum em reimprimir.

Mas ignore que ao voltar a reimprimir para lhe poder mostrar agora,  já me apareceu como VÁLIDAAAAA. ALELUIA. Sem essa observação que lhe falei atrás. 

Eu peço a sua compreensão mas não tinha nenhuma informação sobre a forma como os dados são processados e foi induzido ao erro.

Julgava que só obtinha o documento em XML após o envio ao SEFAZ e isso não é assim dessa forma.  

Agora já estou mais preparado para fazer a manutenção e reparos se necessário. 

Muito obrigado e um forte abraço.

• Moderadores
Postado

@Tasca à Portuguesa, por isto o mais indicado seria você usar em vários comandos compreende?
Pois ao você usar a opção criarnfe  você está dominando e tendo o controle de todo o processo, passo a passo. 

ped-sit-soap.xml  Esta terminação não seria o conteúdo correto pronto entende? 

E ao você fazer a consulta só ai que ele adicionou o protocolo de autorização no XML.  Por isto o XML anterior mesmo que vc tenha pego do outro arquivo ele não estava com o protocolo de autorização.  Ao consultar a nota e ela existindo como autorizada o protocolo de autorização foi acrescentado ao XML e por isto passou a ser validado e neste caso SIM, precisaria imprimir novamente, pois a impressão anterior estava sem o protocolo de autorização e por este motivo você estava com a tarja vermelha de não válido. 

• Curtir 1

Postado

Eu deparei-me com alguma dificuldade pelo facto de não saber que o vosso app criava o arquivo no meu disco. O maior problema estava na interpretação.

Eu fiz uma rotina como a imagem em baixo pode mostrar com uma grade parametrizada por ano e mês para poder reimprimir, cancelar e inutilizar qualquer documento as vezes que precisar, documento esse que se encontra na pasta C:\Notas\Arqs\03775975000180\NFCe\202004 quando a operação se realiza até ao fim sem qualquer interrupção.

Essa minha falta de conhecimento de que o arquivo é criado no meu disco na pasta C:\ACBrMonitorPLUS\Logs é que atrapalhou muito a resolução do problema. Como o tempo era escasso, eu não tive o cuidado de consultar o manual, optando por consultar um entendido nesta matéria. 

Minha sugestão: Sejam mais objetivos, usem de uma pedagogia diferente. Perguntem a quem solicita a ajuda se sabe onde se encontra o arquivo em causa. Se ele não souber indiquem para verificar se o arquivo em causa está  na pasta C:\ACBrMonitorPLUS\Logs e aproveitem e digam para alterar o final da sua denominação para -nfe.xml que foi o que eu tive que fazer para então poder fazer o que vocês me pediam. Fazer a consulta do arquivo com o comando NFE.CONSULTARNFE("c:\...........wr23535345.

Sem mais de momento, um abraço 

AppDocs.thumb.PNG.6fd6a7a32ff886d71e5353777c31e109.PNG

• Este tópico foi criado há 1673 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...