Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Impressão de boletos FortesReport cortando margens

Ver Solução Respondido por José M. S. Junior,
  • Este tópico foi criado há 1532 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado

Bom dia. Estou com um problema na impressão de boletos usando o Fortes Report. Este problema ocorre em alguns marcas de impressora, por exemplo Brother. Já tentei mudar várias configurações na impressora mas nenhuma delas resolveu.
O maior problema, como podem ver na primeira imagem, é a margem do lado esquerdo do boleto, que é onde fica o código de barras. A impressora não consegue imprimir o inicio do código de barras, aí quando o cliente vai tentar pagar usando o leitor de código de barras não consegue ler o código. Mas a linha digitável também sai um pouco cortada mas só um pequeno pedaço do último dígito da linha digitável (imagem 2 anexo). Até se verificarem na margem esquerda teria a informação no nome do sistema que está configurado para imprimir ali, mas também está cortando. Algumas impressoras conseguem imprimir esse nome do sistema, mas outras imprime cortado pois o nome do sistema fica bem na borda da página.

E no caso se eu salvar o boleto em PDF e imprimir do PDF na impressora sai tudo corretamente. Mas imprimindo diretamente do relatório para a impressora sai com as margens cortadas.

Verifiquei que já existe um tópico aberto sobre essa questão.

É um tópico um pouco antigo, até eu questionei lá se tiverem alguma solução mas não obtive retorno aí estou abrindo este com o mesmo intuito. Saber se alguém passou pelo mesmo problema ou se conseguiu contornar de alguma forma e puder colaborar.
Desde já agradeço.

Img1.jpeg

Img2.jpeg

• Moderadores
Postado

Bom dia, também pode ser incompatibilidade com as configurações de Vídeo que está utilizando.... Chegou a verificar se a escala não está acima de 100%

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

• Membros Pro
Postado

Em uma das maquinas que estão cortando a margem, no windows está configurado como abaixo. É isso que você se refere ou seria outra configuração? Mas aparentemente está normal a configuração mas cortando as margens do boleto.

image.thumb.png.c95c47c56accded7bb509c5ba2a1dc0c.png

• Moderadores
Postado

Sim, está ok. Nas configurações da impressora existe parametrização de margens? Já vi alguns problemas desse tipo mas se tratava desta configuração de vídeo.

Consultor SAC ACBr

José Junior

• Membros Pro
Postado

Nas parametrizações da impressora já tentamos tudo que é opção e nenhuma delas deu resultado positivo.

Deslocar o código de barras um pouco mais para a direita do relatório não teria como?

• Membros Pro
Postado

Boa tarde, tentei mudar a propriedade de escala no componente do relatório do boleto mas não resolveu pois aparentemente só muda a margem direita do relatório não muda nada com relação a margem esquerda que é a que tem causado problemas no código de barras.

Eu fiz uma alteração deslocando um pouco o código de barras para a direita no relatório. 

Peço que analisem essa alteração (arquivo anexo) e a possibilidade de inclusão desta alteração no repositório de fontes.

ACBrBoletoFCFortesFr.pas

• Membros Pro
Postado

Bom dia, para mim essa pequena alteração sugerida no post acima solucionou o problema de o código de barras do boleto ficar cortado em seu início. Será que esta alteração poderia ser disponibilizada no repositório de fontes do ACBR?

Unica coisa que foi acrescentado por o comando 

imgCodigoBarra.Margins.LeftMargin := 5; 

• Moderadores
Postado

Bom dia, Mateus essa não e a solução ideal, visto que qualquer outro documento que for emitir pelo gerador ACBr terá o mesmo problema com a impressão... Muita gente utiliza a impressão do Boleto com o layout atual, entendo que a forma mair rápida para você é realizando esse ajuste mas o ideal seria identificar o motivo por que isso ocorre...  

Consultor SAC ACBr

José Junior

• Membros Pro
Postado

Bom dia, te entendo @José M. S. Junior, porém outros documentos e até mesmo outras partes do boleto se ficarem uma pequena parte sem imprimir não terá maiores problemas. Mas o código de barras do boleto teríamos que garantir que seja impresso por completo. Por isso essa alteração seria útil.

• Membros Pro
Postado

Bom dia @José M. S. Junior, sim fiz o teste sem a alteração que eu fiz no código de barras, neste teste com a mesma impressora Brother mas em outros computadores, mas o problema persistiu, corta o inicio do código de barras, um pedaço bem pequeno, mas corta, e isso inviabiliza a leitura com o leitor de código de barras. Fiz o teste com uma impressora HP PhotoSmart, nesta impressora sai um pouco cortado as margens do boleto mas o código de barras não é afetado, o que não causa problemas, mas por exemplo nome do sistema que sai bem na lateral esquerda do boleto acaba não imprimindo. 

Já com a alteração que eu fiz na margem de impressão do código de barras que citei no post acima a impressão do código de barras ficou ok, claro que as demais margens do boleto não foram alteradas, somente o código de barras, mas este funcionou sem problemas, e pode ser lido com o leitor de código de barras normalmente. Sei que esta alteração não é a ideal, pois corrige apenas o problema do código de barras, mas creio que este problema seja o mais urgente, para que não cause problemas de leitura do código de barras.

• 2 semanas depois ...
  • Administradores
Postado

Bom dia.

Estamos analisando a possibilidade de um ajuste no fortes para minimizar um problema semelhante no DANFE NFe.

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• 1 mês depois ...
  • 2 meses depois ...
  • Este tópico foi criado há 1532 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.