Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ERRO ECF FS800i - Erro Cancelamento de Cupom


Ver Solução Respondido por kebe,
  • Este tópico foi criado há 1900 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Bom dia comunidade Acbr !

Reativando hoje um problema que até foi abordado em outro tópico que criei e não pude dar a atenção e o retorno devido.

Acontece que aqui em SC, com o uso ainda obrigatório de ECF's, temos um modelo de ECF ( Daruma FS800i ) que não estamos conseguindo

cancelar o ultimo cupom fiscal emitido. Para testes de confirmação do problema usei o próprio ECFTeste que vem com o ACBrMonitorPLUS.

Em nossa ECF que temos para testes e homologações (FS700) tudo ocorre tranquilamente, mas na FS800i o problema persiste. Já testamos em mais de 4

ecfs diferentes (do mesmo modelo)  e sempre acontece o mesmo erro. Estamos pegando um novo cliente agora e ele só tem este modelo de ECF e não podemos

implantar o sistema se não conseguirmos cancelar cupom. :-(

Estou preparando um vídeo onde imprimo um simples cupom via ECFTeste do ACBrMonitor e vou postar assi que eu compactar para que vcs possam apreciar. 

 

Desde já agradeço a atenção dada a este problema.

 

  • Consultores
Postado
3 horas atrás, kebe disse:

Segue vídeo da venda .... 

O Erro que aparece no final do vídeo é : 

"Motivo 146 - Documento especificado não foi encontrado"

Por volta dos 56 segundos do vídeo, aparece uma janela pedindo o número do cupom. No vídeo dá pra ver que você não digita o COO do cupom que quer cancelar.

Você tentou especificar o valor para a impressora?

 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Postado

Boa tarde !

Com outras impressoras, como a nossa FS700 ele nem abre a tela perguntando o numero do cupom. Em uma Bematech até aparece a janela porém deixando em "0" (Zero) ele cancela o último cupom normalmente. No manual do ACBrMonitor o comando Cancela Cupom nem permite parâmetro algum, ele simplesmente cancela o ultimo cupom.

Ao que me parece, a funcao interna do acbr que retorna o numero do ultimo cupom não está funcionando corretamente no FS800i.

Porque para algumas impressoras ele solicita e para outras não ????

 

Fico no aguardo .... 

Obrigado.

  • Administradores
Postado

Boa tarde.

Seria interessante anexar também os logs .

Att.

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

olá .. não tenho experiência com Delphi, mas olhando o codigo fonte da função de cancelamento de cupom das impressoras Daruma, dá pra perceber que ela NÃO faz uso de qualquer parâmetro, mas sim, localiza o codigo do último cupom fiscal emitido. 

Como ela funciona na Daruma FS700 e não funciona na FS800i, dá pra concluir que estas impressoras tem uma implementação diferente nesta função e que não foi implementada nos componentes ACBr.

Alguém da área do Delphi se habilita ?

Att.

 

Postado

Boa tarde !

Relatando comportamento muito ESTRANHO nas impressoras DARUMA FS800i.

1 - Emitimos um cupom fiscal AVISTA cujo COO era 15054

2 - Tentamos cancelar este cupom via nosso sitema e a Daruma FS800i retornou o erro  Motivo 146 - Documento especificado não foi encontrado

3 - Usamos o ECFTeste do ACBrMonitor para tentar cancelar o cupom informando o COO 15054 mas o ECF retornou o mesmo erro do item 2

4 - Aqui está o incrível ! Usamos o ECFTeste tentando cancelar o cupom 15053 (Que era um comprovante de credito ou Debito anterior ao ultimo cupom fiscal emitido) e a ECF CANCELOU o comprovante, mas não o último cupom Fiscal.

Pelo que percebemos, a Daruma não permite cancelar o ULTIMO mas deixa cancelar o PENULTIMO cupom !!!!!

Tá OSSO !

  • Consultores
Postado
Em 06/09/2019 at 16:15, kebe disse:

Porque para algumas impressoras ele solicita e para outras não ????

Porque: (1) a impressora é diferente e (2) o protocolo é diferente.

Em 06/09/2019 at 18:05, kebe disse:

Pelo que percebemos, a Daruma não permite cancelar o ULTIMO mas deixa cancelar o PENULTIMO cupom !!!!!

Realmente precisamos do Log gerado pelo ACBrECF para analisar melhor.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Postado

Bom dia ! 

Segue abaixo novas evidências com relação ao erro de cancelamento de cupom na Daruma FS800i.

Log gerado após tentarmos cancelar o último cupom emitido.

 

Categoria: 16-Erro específico do Fabricante
Motivo: 146-Documento especificado năo foi encontrado
----------------------------------------

-- 09/09 10:47:34:142 
-- 09/09 10:47:34:142                 TX -> [SOH][ESC][CR][NUL][LF][NUL]104576||||Y
-- 09/09 10:47:34:142                 RX <- [ACK]
-- 09/09 10:47:34:142          Status TX -> [ENQ][NUL]
-- 09/09 10:47:34:158                 RX <- [WAK][16][SOH][NUL][NUL][NUL] (1)
-- 09/09 10:47:34:220          Status TX -> [ENQ][NUL]
-- 09/09 10:47:34:220             Resposta: SEQ:27 CMD:13 EXT:0 CAT:7 RET:[TAB][NUL][NUL][NUL] TBR:0 BRS:"" CHK:56
-- 09/09 10:47:34:220     RX <- [SOH][ESC][CR][NUL][7][TAB][NUL][NUL][NUL][NUL][NUL]8
-- 09/09 10:47:34:220 

 em anexo, foto do cupom emitido com o EcfTESTE.

 

 

foto_erro_cupom_104576.jpg

Postado
1 minuto atrás, Daniel Simoes disse:

ok... obrigado... analisando...

Faltaram estas linha no final do arquivo ..

 

----------------- ERRO -----------------
Erro retornado pela Impressora: DARUMA AUTOMAÇĂO

Categoria: 7-Erro em Relatório Gerencial ou CCD
Motivo: 9-CCD especificado já foi estornado.
----------------------------------------

Segue novo anexo completo do log

 

todo_log_09_09_2019.txt

  • Fundadores
Postado

Pelo seu Log... notei que o seu ECF retorna um erro, quando ocorre a chamada do método "TipoUltimoDocumento"... Isso não deveria ocorrer, (não ocorre no meu ECF)... pode ser que o seu ECF precise de atualização do Sw.Básico

em todo caso, podemos ignorar esse erro, e permitir que a rotina continue, chamando o comando de cancelamento...  porém dessa maneira, o seu ECF nunca conseguirá cancelar um Cupom Fiscal que foi precedido de Cupom Vinculado

por favor teste com a Unit em anexo

 

ACBrECFEscECF.pas

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Postado (editado)
26 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Pelo seu Log... notei que o seu ECF retorna um erro, quando ocorre a chamada do método "TipoUltimoDocumento"... Isso não deveria ocorrer, (não ocorre no meu ECF)... pode ser que o seu ECF precise de atualização do Sw.Básico

em todo caso, podemos ignorar esse erro, e permitir que a rotina continue, chamando o comando de cancelamento...  porém dessa maneira, o seu ECF nunca conseguirá cancelar um Cupom Fiscal que foi precedido de Cupom Vinculado

por favor teste com a Unit em anexo

 

ACBrECFEscECF.pas 140 kB · 0 downloads

Estamos usando a versão 1.2.0.75 do ACBrMonitorPlus

Olhei a mudança que fez, porém, usamos Java e não tenho como gerar uma versão trocando esta Unit ! :-(

A atualização do software básico da ECF teria que ser através de uma intervenção técnica ? 

Pior que com esta, já são 3 ecf's deste modelo que acontece este problema.

Att

 

Editado por kebe
  • Consultores
Postado
12 minutos atrás, kebe disse:

A atualização do software básico da ECF teria que ser através de uma intervenção técnica ? 

Pior que com esta, já são 3 ecf's deste modelo que acontece este problema.

Geralmente é feito por meio de intervenção técnica mesmo.

Você pode entrar em contato com a Daruma pra ter certeza de que tanto essa como as outras impressoras estão com as versões do Firmware atualizado. Eles saberão te informar qual a última versão do Firmware para esse modelo.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.