Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Dúvida no Cancelamento de Cupom Fiscal - TEF Discado


veiow
Ver Solução Respondido por veiow,
  • Este tópico foi criado há 4552 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde!

Ao realizar o cancelamento do ultimo cupom fiscal emitido, se esse cupom fiscal teve um vinculado TEF, o ACBr

"tenta" realizar o cancelamento do cupom. Se o ECF permite cancelamento de cupom fiscal mesmo depois de emitir um vinculado,

o ACBr primeiro emite um cupom de cancelamento do vinculado (Comprovante do TEF) e depois emite o cancelamento do cupom fiscal.

O problema é o seguinte: Se o ACBr emitir o cancelamento do vinculado TEF, porém não foi feito o cancelamento através de CNC, ficará

inconsistente, pois o valor não terá sido estornado.

Tem alguma forma de impedir que o ACBr emita o cupom de cancelamento do vinculado (Comprovante do TEF) ?

Ou enviar uma CNC e se o usuário não confirmar o cancelamento pelo GP não imprimir esse vinculado?

Muito obrigado a todos, qualquer tipo de ajuda, comentário, sugestão, opinião, etc será de grande ajuda.

abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Vc está querendo quebrar o fluxo de regras definidos para o TEF e ECF...

Não confunda o cancelamento da Transação TEF com cancelamento de Cupom... o Guia Técnico do TEF não exige cancelamento de cupom... ainda mais quando o próprio ECF não permite...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution

Sim, mas quando eu cancelo um cupom que teve vinculado, o próprio ACBr faz o estorno do vinculado, porém sem minha Automação Comercial enviar um CNC para efetivamente estornar no Gerenciador Padrão.

Está me dizendo que, quando cancelar um cupom fiscal que tenha vinculado, o ACBr deve estornar o vinculado sem realizar um estorno ou cancelamento CNC? Acredito que não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Por favor estude o Guia Técnico do Gerenciador padrão...

O ACBrTEFD faz quase todo o trabalho, mas é fundamental que o programador tenha domínio do processo...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O que o Daniel quis dizer é somente que o componente faz praticamente tudo e você está se confundindo com a sequência em que as coisas devem acontecer, por isso sempre pedimos ao usuário para estudar primeiro o manual, primeiro porque temos usuários de todos os tipos e precisamos nivelar o conhecimento é segundo porque o componente está dentro de todas as regras e na grande maioria das vezes, muito bem testado pois temos usuários no país inteiro e homologando a toda hora.

Se entendi bem você está dizendo que o componente cancela o vinculado, cancela o cupom mais não envia o NCN da transação, é isso?

Se for, você está chamando o método CancelarTransacoesPendentes? O ACBr já teria que chamar ele, mas você pode chamar manualmente ao fim do teu processo, talvez isso lhe ajude, mas ainda insisto que alguma coisa deve estar errada ai na rotina pois o componente trata essas situações corretamente, verifique se nenhum evento não foi programado corretamente ou se está chamando corretamente os métodos.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

amigo, eu li o Guia Tecnico do Gerenciador padrão e não esclareci... Só quero uma resposta a minha pergunta,

e não respostas do tipo "Estude o Guia Tecnico do Gerenciador Padrão". obrigado!

Usuários como você desistimulam qualquer programador Open Source que gastam horas do seu tempo provendo soluções gratuitas além de ajudar no suporte.

Sorte que raras vezes tenho o desprazer de me deparar com isso.

Para você eu tenho um conselho... Não use o ACBr, compre um componente (o EasyTEF é ótimo), assim você terá todo direito de exigir suporte... mesmo com perguntas sem sentido como a deste tópico.

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desculpem colegas, não foi o objetivo desestimular o trabalho de vocês, que realmente é ótimo. Acredito que não entenderam a pergunta, por eu ter me expressado de forma errada.

A dúvida não é exatamente em cima do componente TEF. O TEF do meu sistema está "finalizado" e funcionando corretamente graças ao otimo componente do ACBr e ao otimo trabalho de vocês, fico muito grato!

O que ocorre é no cancelamento de Cupom Fiscal do ACBrECF. Ao solicitar um cancelamento de TEF, está tudo OK, de acordo com os requisitos para homologação. Porém, o problema está no desenvolvimento do PAF-ECF, e o meu erro talvez foi postar no forum errado, mas acreditei que alguem ja tivesse passado por esse problema, visto que seria a interação entre o ACBrECF e o ACBrTEFD.

Por exemplo: Efetuei uma venda com cartão e fechei o cupom fiscal normalmente, imprimindo o comprovante do TEF. Logo em seguida, o usuário

acessa uma opção do meu sistema (do PAF-ECF e não do TEF (não precisa dessa opção para homologar o TEF)) "Cancelamento do Ultimo Cupom Fiscal". Ao enviar o comando de cancelamento para o componente ACBrECF, o mesmo está efetuando o cancelamento do cupom vinculado (TEF) antes de cancelar o cupom fiscal, porém não enviando nenhuma forma de CNC (visto que o componente ACBrECF não tem esse objetivo). Desta forma, não existe nenhum problema com o ACBrTEFD, pois nesse momento ele nem está sendo "chamado". O que ocorre seria com o ACBrECF que cancela o vinculado. Não estou dizendo que ele está errado, só gostaria de uma ajuda para saber o que estou fazendo de errado ou como devo proceder.

Pesso desculpas novamente pelo mal entendido. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se entendi bem você está dizendo que o componente cancela o vinculado, cancela o cupom mais não envia o NCN da transação, é isso?

Se for, você está chamando o método CancelarTransacoesPendentes? O ACBr já teria que chamar ele, mas você pode chamar manualmente ao fim do teu processo, talvez isso lhe ajude, mas ainda insisto que alguma coisa deve estar errada ai na rotina pois o componente trata essas situações corretamente, verifique se nenhum evento não foi programado corretamente ou se está chamando corretamente os métodos.

Regys, obrigado pelo retorno e desculpe o mal entendido.

Na verdade não estou chamando o método CancelarTransacoesPendentes nesse caso por ja ser uma transação impressa e confirmada CNF.

Apos fechar o cupom fiscal, imprimir o vinculado TEF e enviar uma CNF, o usuário acessa a opção de "Cancelar o ultimo cupom fiscal" e não "Cancelar ultima transação TEF", desta forma, atraves do metodo do ACBrECF "ACBrECF.CancelaCupom;" é enviado solicitação para cancelar o cupom fiscal. Porém, como existe um vinculado a esse cupom, o ACBrECF "tenta" efetuar primeiro o cancelamento do cupom vinculado (se o ECF permitir). Aí é que está o meu problema. Se ele "conseguir", ele cancela o vinculado sem nenhuma relação com o componente ACBrTEFD, e desta forma não envia nenhum comando para o gerenciador padrão.

Gostaria de, ao menos, desabilitar essa opção do ACBrECF de cancelamento de vinculado, se for possível. Se estou no forum do componente errado me desculpem, mas acredito que, por ter relação com o TEF poderia obter ajuda mais facilmente aqui.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Agora entendi o que você quer, você emitiu tudo normal, e depois pediu para cancelar um cupom fiscal, o útlimo, se ele tiver um cupom vinculado o ACBrECF vai cancelar esse vinculado e depois o cupom fiscal desse vinculado.

Blza, isso é a impressora fiscal quem faz, quando do envio do comando de cancelamento do cupom fiscal ela verifica que existe um vinculado e cancela ele primeiramente, liberando então o cancelamento do cupom fiscal atrelado.

Você teria que fazer um controle no teu software, onde quando isso ocorrer, você enviar uma transação de cancelamento ao TEF ou não deixar o usuário cancelar, visto que o cliente pode ter pago é ir embora.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, obrigado pela resposta.

Aí é que eu quero chegar, se eu verificar em meu software que teve vinculado TEF, e efetuar um cancelamento através do ACBrTEFD CNC, ele irá imprimir as vias do estorno do vinculado TEF, porém quando solicitar o cancelamento do Cupom Fiscal, agora não é mais permitido, retornando mensagem de "Cancelamento não disponível, não imediatamente após". Ou seja, se o componente ACBrECF tentar estornar/cancelar o vinculado antes de cancelar o cupom fiscal, a impressora permite. Se, antes de enviar o cancelamento do cupom fiscal ao ACBrECF, eu enviar uma CNC através do ACBrTEFD e imprimir os cupons de estorno/cancelamento, a impressora não permite mais cancelar o cupom fiscal.

Alguem tem alguma sujestão, opinião, dica, ajuda, ou qualquer forma de contribuição? Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no caso essa nota de entrada deverá ser manual?

Ficará correto se eu não permitir de forma alguma cancelar cupom fiscal se ja tiver sido emitido um cupom vinculado, e

então o usuário poderá optar, manualmente, acessar o menu de cancelamento da ultima trasanção TEF manualmente e efetuar uma CNC e posteriormente, manualmente, efetuar uma nota de entrada devolvendo os produtos vendidos?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 4552 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.