Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 129 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado

Olá a todos,

Nos últimos dias tenho sido bombardeado com avisos de contadores informando já ser obrigatório a manifestação de destinatário em ROndônia.

Já li e reli toda a NT 2012.02 e confesso que ainda estou perdido... 

A dúvida é simples:

Quem deve emitir que evento? Pelo que parece é apenas quem recebe a NFe que deve se manifestar, mas quem emite a NFe deve realizar algum evento ou basta emitir a NFe e o destinatário é que tem que se virar para se manifestar?

O emitente da NFe deve fazer algo para que o destinatário se manifeste?

---

Agora o contrário... (que é o que eu entendi)... meu cliente em SP ainda não tem que fazer a manifestação de destinatário, mas vamos supor que já queremos deixar tudo pronto... quais os eventos que devemos usar para saber quais NFes estão sendo enviadas para ele?

Em tempo: Uso o ACBRNfeMonitorPlus e não o Delphi...

Obrigado pelas orientações;

• Administradores
Postado

Bom dia.

Creio que este tópico possa lhe auxiliar.

Att.

• Curtir 1
Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membros Pro
Postado

Obrigado Juliana,

Pelo que entendi é só quem recebe que tem que assinar o documento de manifestação.

O emissor (meu cliente) deve apenas enviar a NFe. Não vi nenhuma operação junto à Sefaz que o emissor (vendedor) deva fazer... estou certo?

O duro é explicar aos contadores que quem tem que se manifestar é o destinatário e não o remetente da mercadoria...

Postado

Quem manifesta é o destinatário! Ele que vai informar se a operação foi concluída ou não, se tem ciência ou desconhecimento da operação.

Em 08/04/2019 at 09:16, A.Gaeta disse:

O duro é explicar aos contadores que quem tem que se manifestar é o destinatário e não o remetente da mercadoria...

Tem 'contador' que é complicado rsrs

• Curtir 1
  • Moderadores
Postado
Em 08/04/2019 at 09:16, A.Gaeta disse:

O emissor (meu cliente) deve apenas enviar a NFe. Não vi nenhuma operação junto à Sefaz que o emissor (vendedor) deva fazer... estou certo?

O destinatário da NFe deve fazer a manifestação. Se o destinatário é uma PJ em RO ele está obrigado a fazer isso pra todas as NFe.

Não significa que o emitente não precise saber as manifestações que foram geradas para as NFe emitidas por ele. Se um destinatário manifestar NFe como "Desconhecimento da operação", o emitente terá que se explicar junto ao fisco. O desconhecimento da operação é o destinatário denunciando o emitente por fraude.

Pelo método DistribuicaoDFePorUltNSU você recebe os eventos de manifestação geradas pelos destinatários.

• Curtir 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Moderadores
Postado
1 hora atrás, A.Gaeta disse:

Joia!

E se o destinatário não se manifestar? É considerado ok?

Do ponto de vista do emitente, sim.

Do ponto de vista do destinatário, em RO ele leva multa. Em outros estados não sei dizer.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Postado

Quando o destinatário realiza um evento de manifesto (Ciência, Confirmação, Operação não realizada ou Desconhecimento) é criado um NSU e o mesmo é disponibilizado para o emitente do documento fiscal, conforme o fluxograma abaixo. 

Fluxograma.png.9ab8b426d3dfdf22dcbc888f19a95767.png

Ou seja, por mais que o evento de manifesto deva ser gerado pelo destinatário, o emitente da nota fiscal consegue ter acesso a esse evento criado através do Web Service de DistribuicaoDFe. Com isso, o emitente do documento fiscal poderá realizar consultas nesse web service e capturar os eventos criados pelo destinatário e "anexar" a nota fiscal que foi criada. Dessa forma o emitente da nota vai saber se o destinatário reconheceu/confirmou ou desconhece essa nota fiscal.*

*Até onde eu sei não é obrigatório o emitente buscar os eventos criados pelo destinatário. Mas como citado pelo nosso amigo acima, se o o destinatário informar o Desconhecimento da Operação, o emitente tem que se explicar com o fisco.... E dessa forma o emitente saberá se algum destinatário realizou um manifesto com o desconhecimento da operação.

De uma olhada na Nota Técnica 2014/002 v1.02b que fala sobre o Web Service de distribuição

• Curtir 3
  • 5 anos depois...
Postado

Eu preciso da biblioteca da manifestação do destinatário para implementar no meu ERP em Python e não estou encontrando. Onde encontro esta biblioteca? 

• Moderadores
Postado
8 minutos atrás, Natutech BI disse:

Eu preciso da biblioteca da manifestação do destinatário para implementar no meu ERP em Python e não estou encontrando. Onde encontro esta biblioteca? 

ela faz parte da LibNFe e conforme os métodos chamados

https://acbr.sourceforge.io/ACBrLib/NFE_DistribuicaoDFe.html

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

• Este tópico foi criado há 129 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.