Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 2127 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Consultores
Postado

Boa tarde a todos,

Conforme anunciado pelo SEFAZ, a partir de Janeiro de 2019, seria válido o layout 0.08 do XML de entrada.... e ao mesmo tempo, o (antigo e obsoleto) layout 0.06 deixaria de ser aceito....

O fato do layout ser aceito, não significa necessariamente que todos precisam migrar imediatamente para ele... Isso depende inclusive, da atualização do Software Básico dos equipamentos em campo (veja tópico a seguir )

O que realmente muda, é que o layout 0.06, deixou de ser aceito... ( bem, mesmo isso foi prorrogado )

Portanto se a sua aplicação apenas suporta o XML 0.06, CORRA e faça os ajustes necessários para suportar a 0.07 ou a 0.08...

Se você já suporta o layout 0.07, então veja aqui, o que há de novo no layout 0.08, e como se ajustar a ele...

O que mudou no XML de entrada 0.08 ?

Conforme consta na  Especificação SAT_v_ER_2_26_04, temos as seguintes alterações: 

Layout do XML de venda:

1. Grupo enderEmit - campo xBairro passa a ter o seu tamanho variável alterado de 2-60 para 1-60 (mínimo 1 caractere e máximo de 60).

2. Grupo emit - campo IE passa a ter o seu tamanho fixo de 12 alterado para variável: 2-14.

3. Grupo dest - campo CPF passa a ter tamanho fixo de 11 dígitos, antes o campo poderia ficar vazio.

4. Grupo prod - incluído o campo CEST (opcional) de tamanho fixo de 7 dígitos.

5. Grupo obsFiscoDet - campo xTextoDet passa a ter uma nova instrução de preenchimento:

No caso de combustíveis e/ou lubrificantes, quando informado “CFOP 5656 – Venda de combustível ou lubrificante adquirido ou recebido de terceiros destinado a consumidor ou usuário final”, informar código de produto do Sistema de Informações de Movimentação de produtos - SIMP (http://www.anp.gov.br/simp).  
Informar 999999999 se o produto não possuir código de produto ANP.

6. O grupo obsFisco gerado pelo SAT é que teve uma mudança significativa e merece ser mencionado aqui. Esse grupo antes estava dentro do grupo infAdic, agora ele esta no mesmo nível do infAdic, portanto ambos (infAdic e obsFisco) estão dentro do grupo CFe.

Layout do XML de Cancelamento:

1. Os campos referentes aos itens: 1, 2 e 3 (do layout do XML de venda) sofreram a mesma alteração, mas eles são gerados pelo SAT.

• Curtir 7
  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• Fundadores
Postado

Como verificar se meu SAT suporta o layout 0.08 ?

Para verificar quais equipamentos já suportam o layout 0.08, você pode acessar essa página do SEFAZ

https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/Modelos-SAT.aspx

Exemplo, acessando a página acima, temos a seguinte informação a respeito dos SATs da Gertec

image.png

Portanto o seu SAT Gertec precisa estar na versão 03.00.07 (ou superior) para que o mesmo seja capaz de compreender o XML na versão 0.08

Como atualizar o meu SAT de versão ?

Para SATs de Produção, basta deixar o aparelho conectado na Internet, que o mesmo será atualizado automaticamente...

Para SATs de Homologação (SDK) será necessário entrar em contato com o Suporte do Fabricante, pois essa atualização deve ser "forçada",  no aparelho

Lembrando que todos os SATs de homologação iniciam com o número de série com '9'. e não é possível transformar um SAT de Produção em Homologação, ou vice-versa

Como posso verificar a versão do Software do SAT ?

Simples... basta rodar o comando ACBrSAT.ConsultarStatusOperacional

NSERIE.........: 123456789
LAN_MAC........: 22:d9:d0:45:17:02
STATUS_LAN.....: CONECTADO
NIVEL_BATERIA..: ALTO
MT_TOTAL.......: 1000.00
MT_USADA.......: 10.00
DH_ATUAL.......: 04/03/2019 18:04:05
VER_SB.........: 00.00.03
VER_LAYOUT.....: 0.06

ULTIMO_CFe.....: 35190211111111111111591234567890003762001999
LISTA_INICIAL..: 35170611111111111111591234567890000015605003
LISTA_FINAL....: 35190211111111111111591234567890003762001999
DH_CFe.........: 04/03/2019 18:04:05
DH_ULTIMA......: 04/03/2019 18:04:05
CERT_EMISSAO...: 09/06/2017
CERT_VENCIMENTO: 30/05/2019
ESTADO_OPERACAO: DESBLOQUEADO

Outra maneira, é extrair o Log Interno do SAT, com o comando:

ACBrSAT1.ExtrairLogs( NomeArquivo )

Geralmente na inicialização do SAT, ele grava no LOG, várias informações úteis, como por exemplo o número da versão do Sw.Básico e do XML de Entrada

Meu SAT ainda não suporta a versão 0.08, há alguma outra maneira de testar ?

SIM. Você pode usar o Emulador de SAT do Sefaz, que a partir da versão 2.9.4, já passou a suportar o XML de entrada na versão 0.08

image.png

• Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

• Fundadores
Postado

Como ajustar a minha aplicação feita com o ACBr, para o layout 0.08 ?

Simples... apenas configure no componente...

image.png

e se necessário, alimente o ACBrSAT.CFe, de acordo com as instruções iniciais desse tópico...

Se você usa o ACBrMonitorPLUS... tenha certeza de ter a última versão do programa... e configure conforme na tela abaixo:

image.png

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/DadosdoSATCFe.html

• Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

• Membros Pro
Postado

Olá,

tenho um SAT tanca com a versão 0.08 (imagem em anexo)

o parâmetro foi alterado e os fontes estão atualizados.

em anexo segue o xml, tem a indicação da versão 0.08.

mesmo assim retorna a mensagem:

"Versão do leiaute do arquivo de entrada do SAT não é válida de acordo com a Tabela de Vigência de Leiaute"

os teste feitos usando o Emulador (emulador_off_line_v2_9_4) tiveram sucesso! mas com o SAT da Tanca não vai!

se puderem dar uma olhada no XML ou postarem um  XML validado na versão 0.08?

obrigado!

Tanca.PNG

AD20190305104439-068970-env.xml

• Fabricantes
Postado (editado)

neto233,

Na nova versão de Software Básico da Tanca 03.00.00 que é aderente aos layouts 0.07 e 0.08 é necessário logo após o processo de ativação ou atualização do Software Básico, que o SAT acesse um novo serviço requerido pela Sefaz, trata-se do CFeConsultaGestao. No retorno bem sucedido do acesso a este serviço o SAT atualizará algumas tabelas dentre elas a vigência dos layouts de XML. 

O retorno esperado é conforme o exemplo abaixo:

20190228174006|SAT-SEFAZ|info|Acessando CFeConsultaGestao (obtendo todos os parametros)
20190228174007|SAT-SEFAZ|info|CFeConsultaGestao[id:1]: wssatsp.fazenda.sp.gov.br:443
20190228174007|SAT|info|Codigo de resposta do WS: 200
20190228174008|SAT|info|Recebido arquivo de vigência de leiaute.
20190228174008|SAT|info|Recebido arquivo da tabela ANP.
20190228174008|SEFAZ-SAT|info|CFeConsultaGestao: [133] Solicitação de dados efetuada com sucesso

Percebemos algumas instabilidades na retaguarda da Sefaz nos últimos dias, caso você receba o retorno de insucesso ao acessar o serviço CFeConsultaGestao,  o SAT não atualizará/receberá a tabela de vigência dos layouts e como o SAT fica sem referência por conta do não recebimento da tabela através da Sefaz acessando este serviço, o retorno de insucesso é conforme o exemplo abaixo:

20190225125714|SAT-AC|erro|Funcao EnviarDadosVenda [003251]: Erro de validacao do conteudo([1004]Rejeição: Versão do leiaute do arquivo de entrada do SAT não é válida de acordo com a Tabela de Vigência de Leiaute

Caso o acesso ao serviço ocorra da forma esperada, em decorrência do perfeito funcionamento de sua rede e da retaguarda da Sefaz, o retorno das funções de venda e cancelamento será de sucesso quando o software utilizar o layout de XML 0.08 e de alerta quando o software usar o layout de XML 0.07 (pois 0.07 não é a versão mais atual de layout), mas não ocorrerá rejeição.

Em caso de duvidas mesmo após as checagens acima, abra um ticket no site da Tanca com o XML de venda ou cancelamento e também o log do SAT.

http://tancasuporte.mysuite2.com.br/empresas/tanc/central.php

Editado por Julio_Arauveira
  • Curtir 2
  • Membros Pro
Postado

Julio_Arauveira,

depois de entrar em contato com o suporte da Tanca, verificamos que o problema é exatamente esse, veja o erro:

20190307090642|SAT-SEFAZ|info|Acessando CFeConsultaGestao (obtendo todos os parametros)
20190307090642|SAT-SEFAZ|info|CFeConsultaGestao[id:1]: wssatsp.fazenda.sp.gov.br:443
20190307090643|SAT|info|Codigo de resposta do WS: 200
20190307090643|SEFAZ-SAT|erro|CFeConsultaGestao: [215] Rejeição: Falha no schema XML
20190307090643|SAT|erro|CFeConsultaGestao: Falha na obtenção dos parametros de gestao.

o pessoal da Tanca analisou o XML e disseram estar tudo certo.

então, já fiz vários procedimentos conforme me orientaram, até bloquear e depois desbloquear o sat eu já fiz, na tentativa de atualizar corretamente o equipamento, mas nada deu certo.

agora mandei um email para SEFAZ pelo "fale conosco" e estou aguardando um retorno.

sabe se tem alguma outra maneira de corrigir isso?

Obrigado.

Postado

Acabamos de ligar na Tanca, eles informaram que nesta versão do SB só vai passar o layout 0.08, ou a gente adapta o sistema ou entrar em contato com o fale conosco da sefaz, pois informaram que " Falha na obtenção dos parametros de gestao." é  problema com a sefaz.

• Membros Pro
Postado

Olá,

recebi a pouco uma resposta do SEFAZ sobre o problema, vejam:

"Contatamos o pessoal da Tanca e o que nos foi informado é que seria um caso isolado e que vários outros SATs foram atualizados e não estão tendo problemas.
O assunto deve ser tratado pela Tanca e a mensagem de "falha de schema XML" acima é um retorno da Sefaz indicando uma má formatação da mensagem enviada pelo SAT."

eu mandei o xml gerado pelo ACBr com a versão 0.08 para o suporta da Tanca analisar na quinta feira passada e me disseram que está ok o arquivo.

@Marcio Rossato você tem algum equipamento com o mesmo problema?

não estou conseguindo resolver, Tanca diz que problema é na Sefaz que diz que o problema é com a Tanca.

• Fabricantes
Postado

Pessoal,

Reforçando a informação, qualquer retorno diferente do demonstrado abaixo não esta dentro do previsto, deve-se contatar o suporte técnico da Tanca no link acima com o log do equipamento, caso ja tiverem ticket aberto na plataforma informar diretamente para o e-mail [email protected], irei agilizar a resposta.

20190228174006|SAT-SEFAZ|info|Acessando CFeConsultaGestao (obtendo todos os parametros)
20190228174007|SAT-SEFAZ|info|CFeConsultaGestao[id:1]: wssatsp.fazenda.sp.gov.br:443
20190228174007|SAT|info|Codigo de resposta do WS: 200
20190228174008|SAT|info|Recebido arquivo de vigência de leiaute.
20190228174008|SAT|info|Recebido arquivo da tabela ANP.
20190228174008|SEFAZ-SAT|info|CFeConsultaGestao: [133] Solicitação de dados efetuada com sucesso

• Curtir 5
Postado
Em 11/03/2019 at 16:15, neto233 disse:

Olá,

recebi a pouco uma resposta do SEFAZ sobre o problema, vejam:

"Contatamos o pessoal da Tanca e o que nos foi informado é que seria um caso isolado e que vários outros SATs foram atualizados e não estão tendo problemas.
O assunto deve ser tratado pela Tanca e a mensagem de "falha de schema XML" acima é um retorno da Sefaz indicando uma má formatação da mensagem enviada pelo SAT."

eu mandei o xml gerado pelo ACBr com a versão 0.08 para o suporta da Tanca analisar na quinta feira passada e me disseram que está ok o arquivo.

@Marcio Rossato você tem algum equipamento com o mesmo problema?

não estou conseguindo resolver, Tanca diz que problema é na Sefaz que diz que o problema é com a Tanca.

Olá, consegui solução com o pessoal da tanca mesmo. A Tanca está de parabéns sempre comprometida em ajudar a software house. Aconselho falar com eles novamente. 

• Curtir 2
  • Membros Pro
Postado

Olá,

acabei de receber um novo equipamento da Tanca, e agora sim deu tudo certo!

Sat atualizado com o layout 0.08.

e arquivo XML gerado pelo ACBr também na versão 0.08.

Obrigado @Julio_Arauveira

0.08_sat.PNG

0.08_log.PNG

• Curtir 2
  • 1 mês depois ...
Postado

Boa tarde

Estou com o mesmo problema em um SAT da Tanca.

Esse CFeConsultaGestao é executado no momento da atualização do software do SAT, porque no meu log eu não encontrei.

Obrigado.

• Este tópico foi criado há 2127 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...