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dev botao

ACBrNF-e: Erro tempo limite


Ver Solução Respondido por Adriano Toledo,
  • Este tópico foi criado há 2747 dias atrás.
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  • Moderadores
Postado

Erro Transmitir NFe

O tempo limite da operação foi atingido

Pode ser sobrecarga no servidor da SEFAZ da UF que está processando. Verifique a disponibilidade dos servidores.


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Postado

Estado Pernambuco.

O modo normal está fora do ar, mas estou enviando no modo scan

e segundo eles está td normal, mais tenho sistema no estado da bahia q estava dando

o mesmo erro equanto o sistema do sefaz estava normal.

  • 10 meses depois ...
Postado

Estou com um cliente tentando cancelar uma nota feita ontem 26/12/2012 as 11:42 mais desde ontem esta dado a seguinte mensagem e não deixa cancelar a nota,

''O tempo limite da operação foi atingido - URL:https://nfe.fazenda.mg.gov.br/nfe2/services/NfeConsulta2 - SOAPAction:http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NfeConsulta2''

COnsulto a sefaz de origem que é MG mais ela esta totalmente ativa, alguem esta se deparando com esse mesmo problema?

Postado

agora deu esse erro:

NFE.CancelarNFe(31121203031110000290550010000113911000113916,ERRO NA DIGITACAO DOS DADOS DA NOTA)
OK: Lote de Evento Processado
[CANCELAMENTO]
Versao=13_0_53
TpAmb=1
VerAplic=13_0_53
CStat=578
XMotivo=Rejeicao: A data do evento nao pode ser maior que a data do processamento
CUF=31
ChNFe=31121203031110000290550010000113911000113916
DhRecbto=27/12/2012 08:57:26
NProt=
tpEvento=110111
xEvento=CANCELAMENTO
nSeqEvento=1
CNPJDest=
emailDest=
XML=<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>
<ProcEventoNFe versao="1.00" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">
<evento versao="1.00">
<infEvento Id="ID1101113112120303111000029055001000011391100011391601"><cOrgao>31</cOrgao><tpAmb>1</tpAmb><CNPJ>03031110000290</CNPJ><chNFe>31121203031110000290550010000113911000113916</chNFe><dhEvento>2012-12-27T08:57:03-03:00</dhEvento><tpEvento>110111</tpEvento><nSeqEvento>1</nSeqEvento><verEvento>1.00</verEvento><detEvento versao="1.00"><descEvento>Cancelamento</descEvento><nProt>131120942632897</nProt><xJust>ERRO NA DIGITACAO DOS DADOS DA NOTA</xJust></detEvento>
</infEvento>
<Signature xmlns="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#">
<SignedInfo><CanonicalizationMethod Algorithm="http://www.w3.org/TR/2001/REC-xml-c14n-20010315"/><SignatureMethod Algorithm="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#rsa-sha1"/><Reference URI="#ID1101113112120303111000029055001000011391100011391601"><Transforms><Transform Algorithm="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#enveloped-signature"/><Transform Algorithm="http://www.w3.org/TR/2001/REC-xml-c14n-20010315"/></Transforms><DigestMethod Algorithm="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#sha1"/><DigestValue>W9Df6ZyVl+GqtKVVJuDMJDbMeuc=</DigestValue></Reference>
</SignedInfo>
<SignatureValue>PpzLG8ESPuGuqSLIleHWkoz8SsLpu+cNflLbbyT5kHGnR9XGVae+2c35l3YhwGIfmqfv0k8fRdRrGum8aoGpTtwf4xr2IUMtLPxmh6S2w2joZ8OxEXaxAiPDsSB3iQrVTtJOfkCmvXqfrNMd9jMTFHPfqBFXgH+unbqqXz44F30=
</SignatureValue>
<KeyInfo><X509Data><X509Certificate>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</X509Certificate></X509Data>
</KeyInfo>
</Signature>
</evento>
<retEvento versao="1.00">
<infEvento><tpAmb>1</tpAmb><verAplic>13_0_53</verAplic><cOrgao>31</cOrgao><cStat>578</cStat><xMotivo>Rejeicao: A data do evento nao pode ser maior que a data do processamento</xMotivo><chNFe>31121203031110000290550010000113911000113916</chNFe><tpEvento>110111</tpEvento><xEvento>CANCELAMENTO</xEvento><nSeqEvento>1</nSeqEvento><dhRegEvento>2012-12-27T08:57:26-02:00</dhRegEvento>
</infEvento>
</retEvento>
</ProcEventoNFe>
 

  • 1 mês depois ...
Postado (editado)

Também estamos com o mesmo problema em um cliente aqui no RS utilizando o componente para transmitir a nfe:

 

"O tempo limite da operação foi atingido - URL:https://nfe.sefaz.rs.gov.br/ws/Nferecepcao/NFeRecepcao2.asmx - SOAPAction:http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NfeRecepcao2".


Porém o mais grave é quando retorna este erro mas a nota transmite para o SEFAZ e não recebenos o status de retorno do webservice na nossa aplicação. Como não temos o retorno o cliente tenta enviar novamente então recebe a rejeição por Duplicidade de NF-e.

 

Já setamos as propriedades abaixo na tentativa de sanar o problema porém não obtivemos sucesso:

 

NFe1.Configuracoes.WebServices.AguardarConsultaRet := 30000;
NFe1.Configuracoes.WebServices.AjustaAguardaConsultaRet := True;
NFe1.Configuracoes.WebServices.IntervaloTentativas := 10000;
NFe1.Configuracoes.WebServices.Tentativas := 5;

 

Também ja colocamos a consulta da nfe no sefaz através da chave de acesso para buscar o protocolo de autorização, antes de enviar a nota novamente porém o cliente pode ter feito alterações na nota antes de tentar o proximo envio, o que poderia causar um problema ainda maior por se tratar de notas com o mesmo número e mesma chave mas com conteudos diferentes.

 

Se alguém passou por algo parecido e estiver disposto a ajudar ou alguma idéia de como proceder. Desde já agradeço.

Editado por Cleiton
Postado

Eu acho que vc deveria tratar esse erro (tempo limite atingido)

 

da mesmissima forma como vc trata o retorno de Lote em Processamento.

 

Nao deixe o seu usuario enviar uma nova nota com a mesma numeracao, pois nao sabe se essa foi autorizada ou rejeitada.

  • 2 anos depois...
Postado

Estou tendo esse problema com um cliente, a nota é autorizada, porém para receber o retorno da Sefaz para poder imprimir o DANFe dá erro.

Gostaria de saber como estão fazendo o tratamento para isso, visto que o xml foi autorizado, se for reenviar a mesma nota vai ocorrer a duplicidade.

desde já agradeço.

 

Adriano Toledo

  • Solution
Postado

Bom dia Italo,

Acontece o erro de tempo Limite de operação Atingido,

e o cliente tem conexão com internet,

se eu verificar a conexão com a receita está ok,

porém quando emito a NFCe me retorna esse erro,

e quando tento reenviar a mesma, me retorna a duplicidade,

pois a NFCe foi enviada e atualizada.

Adriano Toledo

  • Consultores
Postado

Boa tarde Adriano,

Regra: Se enviou e depois ocorreu algum erro, não se deve enviar novamente.

O que tem que ser feito é carregar o XML assinado usando o LoadFromFile e depois executar o método Consultar.

Se este retornar que a nota não existe na base dados ai sim você envia novamente.

Por outro lado se a nota foi enviada com sucesso, foi processada com sucesso, o método Consultar vai se encarregar de atualizar o XML acrescentando-o o protocolo de autorização.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Postado

Boa tarde Adriano,

Regra: Se enviou e depois ocorreu algum erro, não se deve enviar novamente.

O que tem que ser feito é carregar o XML assinado usando o LoadFromFile e depois executar o método Consultar.

Se este retornar que a nota não existe na base dados ai sim você envia novamente.

Por outro lado se a nota foi enviada com sucesso, foi processada com sucesso, o método Consultar vai se encarregar de atualizar o XML acrescentando-o o protocolo de autorização.

Ok Italo irei fazer os teste.

Muito obrigado pela ajuda.

Adriano Toledo

  • 4 meses depois ...
Postado

Boa tarde.

 

Estou com o mesmo problema enviando para TECNOS de FLORES DA CUNHA - RS.

O lote é enviado e processado com sucesso, segundo consulta nos dados da prefeitura, porém o erro é o em anexo:

 

A rotina de envio usada =  ACBrNFSe.EnviarSincrono(pNroLote, False);

Obs: TRUNK2.

 

Já aumentei o TimeOut para 15000, e valores maiores, mas nada, alguém tem alguma dica ?

 

 

 

120.png

  • 1 mês depois ...
Postado

bom dia a todos,

Nosso sistema estava funcionando sem problema no Pará, hoje pela manhã cinco empresas apresentaram o mesmo problema...

 

 

Erro Nfe.jpg

já efetuei as seguintes alterações...

 

NFe1.Configuracoes.WebServices.AguardarConsultaRet := 30000;
NFe1.Configuracoes.WebServices.AjustaAguardaConsultaRet := True;
NFe1.Configuracoes.WebServices.IntervaloTentativas := 15000;
NFe1.Configuracoes.WebServices.Tentativas := 10;

porém o erro persiste!!

  • 6 meses depois ...
Postado
Em 27/10/2015 at 15:38, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde Adriano,

Regra: Se enviou e depois ocorreu algum erro, não se deve enviar novamente.

O que tem que ser feito é carregar o XML assinado usando o LoadFromFile e depois executar o método Consultar.

Se este retornar que a nota não existe na base dados ai sim você envia novamente.

Por outro lado se a nota foi enviada com sucesso, foi processada com sucesso, o método Consultar vai se encarregar de atualizar o XML acrescentando-o o protocolo de autorização.

Italo Bom Dia, poderia tirar uma dúvida, ontem 30/11 enviei uma nota e deu o erro de, tempo limite de operação foi atingido, tente várias vezes e nada porém como era final de tarde e não consegui deixei para hoje, o problema é que hoje virou o mês, 01/12 e a chave mudou, qual é o procedimento correto ? devo excluir o xml que deu rejeição de tempo limite mesmo ele tendo sido assinado e gero outro com a data de hoje ou faço como você disse acima de só executar o método de consulta ? Caso seja este último é só isso que precisa fazer ? não tem que alterar nada ? Agradeço antecipadamente

Postado

Bom dia ...

Estou com 1 cliente com esse problema de tempo "limite da operação foi atingido" e ontem a tarde eu coloquei o IE como padrão e tudo mais e passou ... Porem hoje ja voltou a dar a mesma mensagem !!!

O mais estranho é que mal digita a senha e já da essa mensagem.

Postado
Em 27/10/2015 at 15:38, Italo Jurisato Junior disse:

Boa tarde Adriano,

Regra: Se enviou e depois ocorreu algum erro, não se deve enviar novamente.

O que tem que ser feito é carregar o XML assinado usando o LoadFromFile e depois executar o método Consultar.

Se este retornar que a nota não existe na base dados ai sim você envia novamente.

Por outro lado se a nota foi enviada com sucesso, foi processada com sucesso, o método Consultar vai se encarregar de atualizar o XML acrescentando-o o protocolo de autorização.

Italo Bom Dia, poderia tirar uma dúvida, ontem 30/11 enviei uma nota e deu o erro de, tempo limite de operação foi atingido, tente várias vezes e nada porém como era final de tarde e não consegui deixei para hoje, o problema é que hoje virou o mês, 01/12 e a chave mudou, qual é o procedimento correto ? devo excluir o xml que deu rejeição de tempo limite mesmo ele tendo sido assinado e gero outro com a data de hoje ou faço como você disse acima de só executar o método de consulta ? Caso seja este último é só isso que precisa fazer ? não tem que alterar nada ? Agradeço antecipadamente

Sinceramente não sei o que está havendo, ontem emite umas 10 notas e agora não vai, o maior problema é que o status de serviço da sefaz está tudo operante e não fiz nenhuma alteração no sistema para que parasse de transmitir 

Postado

BOM DIA Amigos !

 

Basta abrir o INTERNET EXPLORER e verificar que a opção SSL 2.0 foi removida na ultima atualização, então a opção de SSL 3.0 estará Desabilitada, HABILITE o SSL 3.0 feche todos os programas abertos e tente novamente, Aqui funcionou em todos os meus clientes que apresentaram este problema esta semana (TIME OUT)

Postado
16 minutos atrás, renatojosecampos disse:

BOM DIA Amigos !

 

Basta abrir o INTERNET EXPLORER e verificar que a opção SSL 2.0 foi removida na ultima atualização, então a opção de SSL 3.0 estará Desabilitada, HABILITE o SSL 3.0 feche todos os programas abertos e tente novamente, Aqui funcionou em todos os meus clientes que apresentaram este problema esta semana (TIME OUT)

 

Não é isto não, aqui está SSL2.0, 3.0 e TLS1.0 habilitadas, ou seja, não foi modificado isto também, estou na luta, resolvendo posto aqui

Postado

Amigo só hoje já configurei uns 5 clientes do estado de são paulo desta maneira, talvez o seu problema seja outro mas não custa tentar;

Desabilite o SSL 2.0 deixe somente o 3.0 , repito só irá funcionar se fechar TODOS os programas e abrir novamente,  este erro esta ocorrendo principalmente no estado de SÃO PAULO , nos demais estados (na maioria deles) o SSL 2.0 ainda funciona. 

Postado
55 minutos atrás, renatojosecampos disse:

Amigo só hoje já configurei uns 5 clientes do estado de são paulo desta maneira, talvez o seu problema seja outro mas não custa tentar;

Desabilite o SSL 2.0 deixe somente o 3.0 , repito só irá funcionar se fechar TODOS os programas e abrir novamente,  este erro esta ocorrendo principalmente no estado de SÃO PAULO , nos demais estados (na maioria deles) o SSL 2.0 ainda funciona. 

Tentei novamente agora a tarde e consegui enviar, não precisei fazer modificação alguma o problema provavelmente era na Sefaz porém o status deles estavam todos operante porém vai saber se alguém atualiza isso.

  • 4 semanas depois ...
Postado

Problema resolvido em cliente, mas achei interessante compartilhar, até p ver se alguem tem alguma explicação ou possa ajudar quem tiver passando por isso.
Estava com um cliente com o problema: O tempo limite da operação foi atingido - URL:https://nfce.fazenda.pr.gov.br/nfce/NFeAutorizacao3
tentamos atualizar DLLs que os componentes ACB usam, revisar as configurações SSL/TLS (várias configurações), desconfigurar Firewall, desisntalar antivirus e nada. Tb olhamos as ultimas atualizações do Windows e nao havia nada nos logs.
A máquina alem do nosso servidor, tinha tb um servidor Firebird 2.5 + servidor de transação TEF - isso tudo rodando em um Windows Server 2008 Intel Xeon 3.10GHz (4 núcleos) 4GB RAM.
Nao conseguimos identificar a causa do problema (se alguem tiver alguma dica compartilhe para avaliar). 
O detalhe que o servidor iniciava, autorizava algumas NFC-es normalmente e logo depois de um tempo começava o erro (nao havia um padrao, autorizava 30 e começava o erro... as vezes ficava uns 15/20 minutos e começava o erro). 
Tudo levava a acreditar que era algum bloqueio do Sefaz apesar que outros clientes estava tudo normal. O cliente é do parana. 
Em contato com o Sefaz, o pessoal informou que não havia nenhum bloqueio desse cliente.

Para resolver o problema migramos o servidor da aplicação para uma maquina com Windows 7 - 
nessa máquina não foi necessario configurar nada de SSL/TLS, funcionou de primeira e ta funcionado até agora sem nenhum erro "tempo limite da operação foi atingido".

  • 3 meses depois ...
Postado (editado)

Boa tarde pessoal.

Estou tendo esse problema de "O tempo limite da operação foi atingido" em alguns clientes.

Peguei o certificado de um deles e estou testando aqui.

A minha rotina faz o seguinte:

Efetua a "Consulta de NF-e Destinadas" para buscar as Notas que foram emitidas contra o CNPJ da Empresa.

Após isso são montados lotes com no máximo 20 Notas e aí começa a "Manifestação do Destinatário" dando "Ciência da Operação" destas notas.

Após isso se retornado "cStat = 135 (Evento registrado e vinculado a NF-e)" na Manifestação, eu já efetuo a solicitação do Download do XML para anexá-lo.

Porém, como esse cliente recebe MUITA nota, sempre fica executando um bom tempo até terminar de manifestar tudo e baixar os XML's.

Então, no meio das operações acaba ocorrendo os erros em diferentes momentos:

As vezes o erro ocorre no momento da "Consulta de NF-e Destinadas"
0 - Erro: WebService Consulta NF-e Destinadas:
- Inativo ou Inoperante tente novamente.
Erro Interno: 0
Erro HTTP: 0
O tempo limite da operação foi atingido - URL:https://www.nfe.fazenda.gov.br/NFeConsultaDest/NFeConsultaDest.asmx - SOAPAction:http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NfeConsultaDest/nfeConsultaNFDest

 

As vezes o erro ocorre no momento da "Manifestação do Destinatário"

Esse não consegui pegar o erro, mas é o mesmo de "O tempo limite da operação foi atingido" apenas mudando as URL's.

 

As vezes o erro ocorre no momento do Download do XML
Project raised exception class ESOAPHTTPException with message 'O tempo limite da operação foi atingido - URL:https://www.nfe.fazenda.gov.br/NfeDownloadNF/NfeDownloadNF.asmx - SOAPAction:http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NfeDownloadNF/nfeDownloadNF'.

 

Já mexi em algumas configurações do componente, como sugestões:

NFe1.Configuracoes.WebServices.AguardarConsultaRet := 30000;
NFe1.Configuracoes.WebServices.AjustaAguardaConsultaRet := True;
NFe1.Configuracoes.WebServices.IntervaloTentativas := 15000;
NFe1.Configuracoes.WebServices.Tentativas := 10;

e tbm:

NFe1.Configuracoes.WebServices.AguardarConsultaRet := 15000;
NFe1.Configuracoes.WebServices.AjustaAguardaConsultaRet := True;
NFe1.Configuracoes.WebServices.IntervaloTentativas := 1000;
NFe1.Configuracoes.WebServices.Tentativas := 5;
NFe1.Configuracoes.WebServices.Tentativas TimeOut := 20000;

 

A configuração do I.E está conforme anexo.

Todas as tentativas até o momento sem sucesso.

Não sei mais o que pode ser, será que tem que dar um tempo entre as rotinas? será que sobrecarrega por estar fazendo várias requisições seguidas? ou alguém tem outra idéia do que pode ser?

Obrigado.

config_IE.jpg

Editado por Alex Pereira
  • 1 mês depois ...
Postado

Aqui temos erros com I.E alternadamente nos clientes.

Mas o erro ocorre pelo menos uma vez por dia em deles.

Eu havia lido que o ACBRnfe estava com a opção de envio sem necessidade da utilização do I.E. 

Isto é possível? Está gerando muito transtorno a nota da forma que está. Isso vai 'minando' a paciência dos clientes.

Abraço. 

  • Este tópico foi criado há 2747 dias atrás.
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