Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 815 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro
Postado

Bom dia.

Estou com problemas em um cliente que possui uma impressora Elgin ZPM 200

A mensagem que ocorre ao imprimir o cupom fiscal é essa :

image.png.bd8bac8e557ede8ac1182a4c374025b4.png

Ocorre sempre que tem mais de 2 itens na venda.

As configurações são :

Porta Serial no Windows baud 115200

No componente tb 115200 e timeout já usei 10, 20 e até 30

Segue em anexo o log do AcbrECF

 

Tentei diversas configurações, sem sucesso.. E só acontece neste cliente e um outro que tb tem ZPM 200

 

O que pode ser ??

 

LogECF.txt

_____________________________________

Junior - Rhovanion Tecnologia

(11) 4224.6543

  • Fundadores
Postado

Notei que em todas as ocorrências desse problema, o ECF respondeu de forma Truncada, ou seja, a resposta não estava de acordo com o Protocolo

Exemplo:

Citar

-- 11/09 00:39:47:877                 TX -> {20;LeTexto;NomeTexto="TextoLivre";34}
-- 11/09 00:40:18:552 RespostaComando: lorTexto="";19}
-- 11/09 00:40:18:562     RX <- lorTexto="";19}

-- 11/09 08:22:41:292                 TX -> {9;LeInteiro;NomeInteiro="EstadoFiscal";39}
-- 11/09 08:22:41:414     RX <- {9;0;ValorInteiro=1;19}                <----- Esse é um retorno completo e correto
-- 11/09 08:22:41:414
-- 11/09 08:22:41:414                 TX -> {10;LeInteiro;NomeInteiro="Indicadores";39}
-- 11/09 08:23:17:415 RespostaComando: ;24}
-- 11/09 08:23:17:420     RX <- ;24}                                               <----- Esse é um retorno truncado e incorreto
-- 11/09 08:23:17:420
----------------- ERRO -----------------
Impressora FiscNET: ZPM - ZPM-200 não está respondendo
----------------------------------------

Com isso o ACBrECF, despreza a resposta, e continua aguardando a mesma...

Isso pode ocorrer, quando há problemas no Cabo... Experimente ainda, diminuir a velocidade da porta Serial do ECF (e do componente)...

Mas pode ser ainda, um problema no ECF, que está compondo errado a resposta para a aplicação

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

  • Membros Pro
Postado
13 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Notei que em todas as ocorrências desse problema, o ECF respondeu de forma Truncada, ou seja, a resposta não estava de acordo com o Protocolo

Exemplo:

Com isso o ACBrECF, despreza a resposta, e continua aguardando a mesma...

Isso pode ocorrer, quando há problemas no Cabo... Experimente ainda, diminuir a velocidade da porta Serial do ECF (e do componente)...

Mas pode ser ainda, um problema no ECF, que está compondo errado a resposta para a aplicação

@Daniel Simoes muito obrigado por responder...

Eu tentei fazer exatamente como você me falou e segue o trecho do log, agora nem ativa :

 

 

--------------------------------------------------------------------------------
ATIVAR - 13/09/18 08:20:53:050 - Modelo: FiscNET - Porta: COM1 - TimeOut: 10
         Device: BAUD=9600 DATA=8 PARITY=E STOP=1 HANDSHAKE=RTS/CTS HARDFLOW MAXBANDWIDTH=0 SENDBYTESCOUNT=0 SENDBYTESINTERVAL=0
--------------------------------------------------------------------------------

-- 13/09 08:20:53:050 
-- 13/09 08:20:53:050                 TX -> {1;LeTexto;NomeTexto="VersaoSW";31}
-- 13/09 08:21:17:250 RespostaComando: 
-- 13/09 08:21:17:250     RX <- 
-- 13/09 08:21:17:250 
----------------- ERRO -----------------
Impressora FiscNET não está respondendo
----------------------------------------

-- 13/09 08:21:51:126 
--------------------------------------------------------------------------------
ATIVAR - 13/09/18 08:21:51:126 - Modelo: FiscNET - Porta: COM1 - TimeOut: 20
         Device: BAUD=9600 DATA=8 PARITY=E STOP=1 HANDSHAKE=RTS/CTS HARDFLOW MAXBANDWIDTH=0 SENDBYTESCOUNT=0 SENDBYTESINTERVAL=0
--------------------------------------------------------------------------------

-- 13/09 08:21:51:126 
-- 13/09 08:21:51:126                 TX -> {1;LeTexto;NomeTexto="VersaoSW";31}
-- 13/09 08:22:12:353 RespostaComando: 
-- 13/09 08:22:12:358     RX <- 
-- 13/09 08:22:12:358 
----------------- ERRO -----------------
Impressora FiscNET não está respondendo
----------------------------------------

Antes de eu atualizar o sistema lá, eu usava a dll do fabricante para as vendas e com o programa da elgin não dá nenhum erro, o que me faz crer que o problema na impressora está descartado. O cabo nós trocamos e continua o mesmo problema..

Tentei usar timeout 10 e 20 e mesmo assim permanece o erro..

 

Além do cabo e a velocidade da porta, tem idéia de como posso resolver ???

_____________________________________

Junior - Rhovanion Tecnologia

(11) 4224.6543

  • Membros Pro
Postado

Alterando o baud para 115200 novamente, imprimi um cupom que saiu normalmente, e na sequencia fui imprimir outro deu erro, truncando conforme log :

 

 

-- 13/09 08:31:41:192 FormasPagamento
-- 13/09 08:31:41:192                 TX -> {53;PagaCupom;CodMeioPagamento=2 Valor=65,9;43}
-- 13/09 08:31:41:782     RX <- {53;0;;6}
-- 13/09 08:31:41:802 FechaCupom( Obrigado pela Preferencia[LF]Venda Num.: 000000000270417[LF]Total de Tributos R$ 16.11 (24.45%) : [LF]Tributos Federais R$ 6.56 (9.95%) [LF]Tributos Estaduais R$ 9.55 (14.49%) [LF]Tributos Municipais R$ 0.00 (0.00%) [LF]Fonte IBPT. ;[LF] )
-- 13/09 08:31:41:802                 TX -> {54;ImprimeTexto;TextoLivre="Obrigado pela Preferencia\x0AVenda Num.: 000000000270417\x0ATotal de Tributos R$ 16.11 (24.45%) : \x0ATributos Federais R$ 6.56 (9.95%) \x0ATributos Estaduais R$ 9.55 (14.49%) \x0ATributos Municipais R$ 0.00 (0.00%) \x0AFonte IBPT. ;\x0A";267}
-- 13/09 08:31:42:787     RX <- {54;0;;6}
-- 13/09 08:31:42:787 
-- 13/09 08:31:42:787                 TX -> {55;EncerraDocumento;;21}
-- 13/09 08:31:43:567     RX <- {55;0;;6}
-- 13/09 08:31:43:682    Ativando a porta: COM1
-- 13/09 08:31:43:687 CortaPapel
-- 13/09 08:31:43:687                 TX -> {56;CortaPapel;TipoCorte=0;26}
-- 13/09 08:31:43:817     RX <- {56;0;;6}
-- 13/09 08:31:57:669 
--------------------------------------------------------------------------------
ATIVAR - 13/09/18 08:31:57:669 - Modelo: FiscNET: ZPM - ZPM-200 - Porta: COM1 - TimeOut: 20
         Device: BAUD=115200 DATA=8 PARITY=E STOP=1 HANDSHAKE=RTS/CTS HARDFLOW MAXBANDWIDTH=0 SENDBYTESCOUNT=0 SENDBYTESINTERVAL=0
--------------------------------------------------------------------------------

-- 13/09 08:31:57:669 
-- 13/09 08:31:57:669                 TX -> {57;LeTexto;NomeTexto="VersaoSW";32}
-- 13/09 08:32:19:279 RespostaComando: lorTexto="01.04.03";27}
-- 13/09 08:32:19:279     RX <- lorTexto="01.04.03";27}
-- 13/09 08:32:19:279 
----------------- ERRO -----------------
Impressora FiscNET: ZPM - ZPM-200 não está respondendo
----------------------------------------

-- 13/09 08:32:19:284    Ativando a porta: COM1
-- 13/09 08:32:19:284 CortaPapel
-- 13/09 08:32:19:289                 TX -> {58;CortaPapel;TipoCorte=0;26}
-- 13/09 08:32:19:414     RX <- {58;0;;6}
-- 13/09 08:32:24:119 CancelaCupom
-- 13/09 08:32:24:119                 TX -> {59;CancelaCupom;;17}
-- 13/09 08:32:26:024     RX <- {59;0;;6}
-- 13/09 08:32:26:049 CortaPapel
-- 13/09 08:32:26:049                 TX -> {60;CortaPapel;TipoCorte=0;26}
-- 13/09 08:32:26:179     RX <- {60;0;;6}

 

_____________________________________

Junior - Rhovanion Tecnologia

(11) 4224.6543

  • Fundadores
Postado
4 horas atrás, Edevair Viesa Junior disse:

Eu tentei fazer exatamente como você me falou e segue o trecho do log, agora nem ativa :

Você também teria que mudar a velocidade da Serial no ECF.. (deve ser necessário algum programa do fabricante para isso)

4 horas atrás, Edevair Viesa Junior disse:

Alterando o baud para 115200 novamente, imprimi um cupom que saiu normalmente, e na sequencia fui imprimir outro deu erro, truncando conforme log :

.....

-- 13/09 08:31:57:669 
-- 13/09 08:31:57:669                 TX -> {57;LeTexto;NomeTexto="VersaoSW";32}
-- 13/09 08:32:19:279 RespostaComando: lorTexto="01.04.03";27}
-- 13/09 08:32:19:279     RX <- lorTexto="01.04.03";27}
-- 13/09 08:32:19:279 
----------------- ERRO -----------------
Impressora FiscNET: ZPM - ZPM-200 não está respondendo
----------------------------------------

Novamente a resposta veio truncada... Não há muito o que fazer do nosso lado...

MAXBANDWIDTH=0 SENDBYTESCOUNT=0 SENDBYTESINTERVAL=0  -> são parâmetros que influenciam apenas no Envio de Dados (e o problema está na recepção)

HANDSHAKE=RTS/CTS HARDFLOW  -> Aqui pode ser que alguma combinação de ajuste, ajude... o HandShake configura quando o equipamento está pronto para Receber/Enviar dados. Tente descobrir qual é exatamente o HandShake usado por esse equipamento, ou ainda, tente todas as opções de HandShake

  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

  • Membros Pro
Postado
1 hora atrás, Daniel Simoes disse:

Você também teria que mudar a velocidade da Serial no ECF.. (deve ser necessário algum programa do fabricante para isso)

Novamente a resposta veio truncada... Não há muito o que fazer do nosso lado...

MAXBANDWIDTH=0 SENDBYTESCOUNT=0 SENDBYTESINTERVAL=0  -> são parâmetros que influenciam apenas no Envio de Dados (e o problema está na recepção)

HANDSHAKE=RTS/CTS HARDFLOW  -> Aqui pode ser que alguma combinação de ajuste, ajude... o HandShake configura quando o equipamento está pronto para Receber/Enviar dados. Tente descobrir qual é exatamente o HandShake usado por esse equipamento, ou ainda, tente todas as opções de HandShake

@Daniel Simoes  , verificando todo o log eu percebi que muitas e muitas vezes a ECF se perde na questão dos pagamentos. Por este motivo eu verifiquei em alguns fóruns que falam sobre a Elgin em específico e muitos deles informam que a forma de pagamento Dinheiro (escrito exatamente assim) não pode ocupar nenhum outro indez que não seja o default -2, no caso esta impressora foi lacrada por uma empresa desconhecida e nosso cliente já a possuia quando instalamos o sistema. Enfim eu ignorei a forma de pagamento 20 - DINHEIRO e a 1 - Dinheiro na listagem de formas de pagamento e associação dos index para enviar ao ECF, havia reparado que sempre que usava um exemplo de impressão com forma de pagamento 2 - Cartao Debito o problema não ocorria, conforme informado no log :

 

13/09 08:31:41:192 FormasPagamento
-- 13/09 08:31:41:192                 TX -> {53;PagaCupom;CodMeioPagamento=2 Valor=65,9;43}
-- 13/09 08:31:41:782     RX <- {53;0;;6}
-- 13/09 08:31:41:802 FechaCupom( Obrigado pela Preferencia[LF]Venda Num.: 000000000270417[LF]Total de Tributos R$ 16.11 (24.45%) : [LF]Tributos Federais R$ 6.56 (9.95%) [LF]Tributos Estaduais R$ 9.55 (14.49%) [LF]Tributos Municipais R$ 0.00 (0.00%) [LF]Fonte IBPT. ;[LF] )
-- 13/09 08:31:41:802                 TX -> {54;ImprimeTexto;TextoLivre="Obrigado pela Preferencia\x0AVenda Num.: 000000000270417\x0ATotal de Tributos R$ 16.11 (24.45%) : \x0ATributos Federais R$ 6.56 (9.95%) \x0ATributos Estaduais R$ 9.55 (14.49%) \x0ATributos Municipais R$ 0.00 (0.00%) \x0AFonte IBPT. ;\x0A";267}
-- 13/09 08:31:42:787     RX <- {54;0;;6}
-- 13/09 08:31:42:787 
-- 13/09 08:31:42:787                 TX -> {55;EncerraDocumento;;21}
-- 13/09 08:31:43:567     RX <- {55;0;;6}
-- 13/09 08:31:43:682    Ativando a porta: COM1
-- 13/09 08:31:43:687 CortaPapel
-- 13/09 08:31:43:687                 TX -> {56;CortaPapel;TipoCorte=0;26}
-- 13/09 08:31:43:817     RX <- {56;0;;6}
-- 13/09 08:31:57:669 

Veja que aqui não ocorre nenhum erro. Então eu alterei a forma de pagamento na listagem interna do nosso sistema para usar o Dinheiro no index -2 e voilá o erro desapareceu e está imprimindo todos os cupons sem nenhum erro...

Talvez implementar na FiscNet que se no caso for uma impressora Elgin ZPM - 200 no caso da forma de pagamento ser "Dinheiro     " o componente ignora o index e usa -2 (Default Dinheiro Elgin).

O problema foi solucionado..

Muito Obrigado pela ajuda.

Abs

 

 

  • Curtir 1

_____________________________________

Junior - Rhovanion Tecnologia

(11) 4224.6543

  • Fundadores
Postado

Nossa... esses são os mistérios da informática... Eu nunca suspeitaria disso... boa pegada...

Obrigado por reportar...

Vou analisar a questão do ajuste no código...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

  • Membros Pro
Postado
15 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Nossa... esses são os mistérios da informática... Eu nunca suspeitaria disso... boa pegada...

Obrigado por reportar...

Vou analisar a questão do ajuste no código...

Hehe... E eles falaram que é uma ciência exata.. Rsssss

Não sei em qual planeta... Rssss

Muito obrigado pela ajuda e em relação ao ajuste no código eu agradeço a análise.

_____________________________________

Junior - Rhovanion Tecnologia

(11) 4224.6543

  • 3 anos depois...
  • Este tópico foi criado há 815 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.