Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 2266 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membros
Postado

Caso os colegas façam importação de NFe tomem cuidado com usuários que conseguem "inventar"  certas informações na NFe.

Basicamente um de nossos cliente estava com problemas ao importar a NFe.
Analisando o XML percebemos que o fornecedor enviou com um EAN que não existe 0000012345670 e para melhorar repetiu esse código em três dos itens da NFe.   

Não é uma beleza ?   "Toca" fazer rotina para tratar esse tipo de informação furada...

-<det nItem="7">
-<prod>
   <cProd>423794</cProd>
   <cEAN>0000012345670</cEAN>
   <xProd>ESM COLORAMA S/BL EXTRA BRILHO 6UN P LOREA</xProd>
   <NCM>33043000</NCM>
   <CEST>2001200</CEST>
   <CFOP>5405</CFOP>
   ...

-<det nItem="8">
-<prod>
   <cProd>423772</cProd>
   <xProd>ESM COLORAMA S/BL LEITE DE COCO CREM 6UN LOREA</xProd>
   <NCM>33043000</NCM>
   <CEST>2001200</CEST>
   <CFOP>5405</CFOP>
   ...

-<det nItem="9">
-<prod>
   <cProd>423773</cProd>
   <xProd>ESM COLORAMA S/BL PETALA BRANCA CREM 6UN LOREA</xProd>
   <NCM>33043000</NCM>
   <CEST>2001200</CEST>
   <CFOP>5405</CFOP>
   ...

EAN Inventado.jpeg

• Moderadores
Postado

Vi no cadastro do GS1 que tem como cadastrar o GTIN por grupo de produto.  Por exemplo: um cliente industria de calçados tem a opção de cadatrar o GTIN grupo Botina e dentro dele ter a numeração de 34...até 44 ou cadatrar um GTIN para cada Botina + numeração, então teria um GTIN para botina 34, outro para a 35...

Nesse caso aí do seu exemplo, trata-se de um produto de marca renomada no Brasil então pode ser o caso de GTIN por grupo porque o que está variando é apenas a cor. 

• Curtir 1
  • Membros
Postado (editado)

A ideia de um identificador único e exclusivo me parece a melhor opção. A meu ver, um código que "agrupe" diversos produtos não é de fato um GTIN e quebra a ideia de identificadores exclusivos, pois não faz o principal, que é diferenciar um item de outro. Isso traz transtornos pois impede por exemplo:  A) A Importação direta dos itens de uma compra. B) Na hora do check-out, a utilização do código de barras do fabricante que por ventura já esteja impresso.  C) A contagem direta do inventário através de coletores de dados. D) A troca direta de informações entre fornecedor e cliente, ou seja sempre alguma informação complementar sempre terá que ser anexada.   Minha recomendação para quem precisa de GTIN é um código para cada produto, seja por distinção de tamanho, cor ou qualquer outro detalhe que o diferencie pois quando dependemos de usuários e operadores para complementar as informações geramos a oportunidade de erros. Imagine uma esteira automática que lê o código de barras e separa por tamanho, já não iria funcionar.   Relaciono esse problema diretamente à situação de uma tabela onde não se tem um ID para cada registro e a chave de relacionamento seja composta por mais de um campo...transtorno permanente.  Independente do meu ponto de vista, cada um sabe onde o "calo aperta".  Abraços.  Sobre o exemplo que citei não existe GTIN que começe com '00000' ou seja, tem alguém muito criativo tentando inventar uma maneira de preencher o campo.

Editado por [email protected]
  • Moderadores
Postado

Não precisa ser muito criativo para inventar código de barras. Existe rotina que cria codigo de barras que passam pela NFe e não são cadastrados no GS1. Por enquanto, esses códigos ainda não estão sendo validados junto ao cadastro do GS1, mas o SEFAZ já deixou claro que isso será feito, porém essa validação foi prorrogada para dar tempo às indústrias de se adequarem. Além do mais, o próprio GS1 ainda não disponibilizou uma API para consulta dos códigos cadastrados (somente clientes do GS1 tem acesso a essa consulta). Então, por hora, o que resta a fazer é o comprador exigir do fornecedor códigos de barra reais e credenciados ou a substituição do cEAN por "SEM GTIN". 

Agora, no seu exemplo, existe uma outra forma de diferenciar a entrada desses produtos que é pelo código original de fábrica (cProd), que são diferentes para cada produto. No meu aplicativo, ao importar o xml, eu levo em consideração cEAN + cProd. 

• Curtir 1
  • Este tópico foi criado há 2266 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.