Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 4715 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

NF-e 2G

Vem aí a segunda geração da Nota Fiscal Eletrônica

A dinâmica de implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) não dá trégua. Às vésperas do fim do prazo para que empresas de mais 54 atividades econômica migrem definitivamente do papel para o meio eletrônico, aumentando para quase uma centena o número de segmentos obrigados à escrituração digital, surge agora uma nova demanda: a NF-e de Segunda Geração. Se na primeira fase o sistema reuniu informações sobre o eminente e o destinatário, discriminando produtos, valores e impostos para fornecer a autorização legal em arquivo eletrônico, agora a idéia é documentar todos os eventos que ocorrem durante o ciclo de vida do documento fiscal, o que inclui do registro de saída do produto à confirmação do recebimento da mercadoria, passando por devolução, registro de roubo de carga, carta de correção e outras ocorrências.

“O governo está fechando o cerco e refinando o controle de forma a prevenir fraudes”, observa Marco Antonio Zanini, diretor-geral da NFe do Brasil, do Grupo TBA. Ele explica que a segunda geração amplia a transparência das transações, impedindo malabarismos como artifício de emitir a nota fiscal para uma localidade com menor alíquota de imposto e, e de lá simular o envio da mercadoria a um novo destino. “Não se poderá mais fazer a movimentação apenas no papel. A carga terá de obrigatoriamente transitar entre os pontos, sendo que o efetivo recebimento da mercadoria deverá ser reportado de forma oficial ao Fisco.”

Novos Ajustes

A NF-e 2G teve seus parâmetros definidos pelo governo na versão 3.0 do Manual de integração do Contribuinte. No link http://www.nfe.fazenda.gov.br/PORTAL/integracao.aspx , é possível conhecer o conteúdo na integra, com detalhes sobre as especificações e os critérios técnicos para a integração entre os sistemas de informação das empresas e os portais das Secretarias da Fazenda dos Estados. Já na introdução o texto avisa que, devido à complexidade do projeto, outros ajustes podem vir a ser propostos, além dos já validados no documento.

“A segunda geração da NF-e contempla novidades que resultam da evolução do modelo e dos aprendizados adquiridos desde a implantação do projeto. Trata-se de um avanço que abrangerá todos os contribuintes que já estão emitindo o documento eletronicamente e também aqueles que passarão a fazê-lo de agora em diante”, afirma Jorge Campos, especialista fiscal e tributário da Aliz Inteligência Sustentada.

Empresas que optaram por soluções próprias terão de fazer algum investimento para se adequar ao novo layout, enquanto a atualização é automática para as que utilizam alternativas como Software as a Service (SaaS). Qual a melhor opção? Depende do caso. O que há de certo, no entanto, é que a curva de aprendizado do mercado será útil para orientar os contribuintes listados no recém-divulgado Protocolo 42/09, que especifica o calendário de 2010. Para os novos entrantes, a mensagem é clara: a escrituração digital é um caminho sem volta, e o aperfeiçoamento do sistema será constante, não deixando espaço para soluções improvisadas e sem planejamento.

Fonte: http://www.nfedobrasil.com.br/BlogNfe/i ... a/nf-e-2g/

NFe 2G (Segunda Geração)

by NFe do Brasil on Jul 01, 2010 2,508

views

* Adequação da NF-e para registrar as operações do SIMPLES NACIONAL;

* Novas Regras de Validações:

* Total da NF-e x Total dos Itens da NF-e;

* Total da Base de Cálculo x Somat

Fonte: http://www.slideshare.net/NFedoBrasil/n ... unda-gerao

  • Este tópico foi criado há 4715 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.