Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

• Este tópico foi criado há 4216 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Bom dia Amigos,

Estou com um problema...

Estou usando um sistema que comunica com a porta serial COM1.

e preciso conectar outro sistema na mesma porta COM1.

só que não dá muito certo.

Já tentei várias coisas... Ouvi falar que tem que fazer um porta VIRTUAL.

Agora minha pergunta é?

Como fazer essa porta Virtual??

Agradeço a todos.

Aguardo Respostas.

• Consultores
Postado

Você precisa usar um programa que crie essas portas. Um que provavelmente faça isso é o hub4com que faz parte do projeto com0com.

Link para o projeto https://sourceforge.net/projects/com0com/

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
  • Consultores
Postado

Acho que você (ou eu) não entendeu bem o seu problema. Qual é o seu objetivo? Por quê você precisa acessar a mesma porta por aplicativos diferentes?

O Windows não permite mais de um acesso à mesma porta serial simultaneamente. O que você pode fazer no seu código é fechar a porta sempre que terminar o uso.

O que esse tipo de programa faz é criar então várias portas virtuais, que na verdade vão se comunicar com um programa. Esse programa é que faz acesso a porta serial física no seu computador. Isso é feito por meio de drivers. Então para o Windows, os programas sempre estão acessando portas diferentes.

Repito: Qual é o seu objetivo? Por quê você precisa acessar a mesma porta por aplicativos diferentes?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Postado

Bom, é exatamente isso que ouvi falar

Não tem como acessar a mesma porta sendo fisica no windows por 2 ou mais aplicativos diferentes.

quando você cria um aplicativo para acessar a porta ele fica ISOLADO gera um handle.

Bom, ouvi falar que tem como criar portas virtuais que foi exatamente o que voce disse acima

que nada mais é outras portas acessando a porta real.

FISICO

COM1 - CONECTADO - via Soft - empresa.

Virtual

COM2 - CONECTADO - via meu soft - na COM1 da empresa.. é essa minha idéia.

Objetivo:

Tenho uma catraca que comprei que usa um soft empresa que tenho que usar por causa de multa

e para fazer minhas funções, crie outro soft.

• Consultores
Postado

Então, você não entendeu bem. Não há como fazer isso no seu aplicativo pois você não pode embutir uma porta nele e fazer o programa da catraca comunicar com o seu programa ao invés de comunicar com uma porta. Os programas vão se comunicar com portas (virtuais ou não, continuam sendo portas) e não com um programa. Assim, a menos que queira reinventar a roda, criar drivers para portas virtuais e refazer o com0com no Delphi, você não deve se preocupar com fazer isso no seu programa. Sobre não depender de terceiros, até onde eu sei, o com0com é gratuito e Open Source.

Baixe o com0com, mais especificamente o hub4com. Configure ele para criar duas portas virtuais (nomeie elas para COM6 e COM7, sei lá...) que vão se comunicar com a sua porta física COM1. Configure no programa da catraca para acessar a COM6 e seu programa para acessar a COM7. Problem solved.

EDIT: Ainda não sei se fui claro sobre o funcionamento... se não tiver sido pode dizer aí o que você não entendeu...

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Postado

Bom até o momento eu não sabia que com0com era open source.

Irei fazer o seguinte.

conectar a catraca na porta COM1 (FISICA).

irei executar o aplicativo do fabricante.

irei pegar a Com0com

executar e emular uma porta COM7.

e fazer o meu aplicativo usar COM7.

Sendo assim irá funcionar correto??

Irei fazer este teste.

Qualquer coisa eu posto novamente.

• Consultores
Postado

Acho que não vai funcionar. Como o aplicativo do fabricante está conectado na COM1 você não conseguirá conectar mais nada nela, nem o hub4com.

Baixe o com0com, mais especificamente o hub4com. Configure ele (hub4com) para criar duas portas virtuais (nomeie elas para COM6 e COM7, sei lá...). As portas virtuais vão se comunicar com um programa que só então vai se comunicar com a sua porta física COM1. Configure no programa da catraca para acessar a COM6 e seu programa para acessar a COM7. Problem solved?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• 1 ano depois...
Postado

Olá, estou com um problema semelhante. Preciso acessar a porta COM2 com 2 aplicativos: o ModSim32 e um programa em C. Nesse programa eu posso mudar a porta que eu irei acessar, assim como no ModSim, o problema é fazer essa associação entre as portas virtuais e a COM2. Baixei o hub4com que necessita do com0com pelo que li no seu Readme.txt. Eu estou seguindo o passo-a-passo que ele propõe mas quando eu abro o hub4com ele gera uma série de informações rapidamente na tela e depois se fecha, alguém saberia como ajudar?

• Este tópico foi criado há 4216 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.